Estudo de Salmos 111:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louvarei o Senhor de todo o coração, na assembléia dos justos e em seu conselho.
Salmos 111:1

Comentário de Albert Barnes

Louvai ao Senhor – Margem: “Aleluia”. Ver Salmo 106: 1 .

Louvarei ao Senhor com todo o meu coração – Com afetos indivisos; segurando nada. Não permitirei que nada esteja no meu coração que interfira na plenitude do louvor; sem frieza ou divisão de afeto; nenhum amor por outras coisas que amorteceriam meu amor por Deus; nenhuma suspeita a respeito dele que esfriasse meu ardor; nenhuma incredulidade que me arrastaria para a terra, enquanto a linguagem dos meus lábios ascendia a Deus. Veja as notas no Salmo 86:12 .

Na assembléia dos retos – Com os justos quando eles estão reunidos para o culto público.

E na congregação – Veja Salmo 22:22 , Salmo 22:25 ; Salmo 66:13 ; Salmo 89: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 111.

O salmista, por seu exemplo, incita outros a louvar a Deus por suas obras gloriosas e graciosas. O temor de Deus gera a verdadeira sabedoria.

?????? aleluia. ESTE salmo no original consiste em tantos versículos quanto letras no alfabeto hebraico. O bispo Patrick supõe razoavelmente que seja uma espécie de epítome dos salmos 105 e 106.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 111: 1-2 . Louvarei ao Senhor de todo o coração – farei meus agradecimentos a ele e agradecerei pelas exibições que ele fez de sua sabedoria, poder e bondade em suas maravilhosas obras, e que não apenas com meus lábios, e com algumas pequenas afeições da minha mente, mas com todo o meu coração e alma: na assembléia, etc. – hebraico, ???? , assediado, na sociedade secreta ou privada, como o bispo Patrick interpreta, dos retos – ou justos; “Daqueles bons homens com os quais estou mais familiarizado”, e na congregação – a congregação pública do povo de Israel. As obras do Senhor são grandes – Muito magníficas. Eles são como ele; não há nada neles que seja mesquinho ou insignificante. São produtos de infinita sabedoria e poder, que devemos reconhecer à primeira vista deles, antes de chegarmos a investigá-los mais particularmente. Eles nos surpreendem e nos assombram no momento em que os contemplamos. Cada um deles, seja no sistema natural ou espiritual, é maravilhoso. “Nada vem das mãos do Artista Divino, a não ser o que é excelente e perfeito em seu tipo, adaptado com habilidade infinita ao seu devido lugar e adequado para o uso pretendido.” Procurados por todos os que deleitam prazer – De todos os que se deleitam em observá-los e considerá-los: valorizam e consideram essas obras: eles freqüentemente os lembram, meditam e se entregam à contemplação deles. E felizes são os que fazem isso com humildade e diligência, com fé e devoção. “A eles abrirá o portão da verdadeira ciência; eles entenderão os mistérios da criação, providência e redenção; e aqueles que assim procurarem encontrarão os tesouros da sabedoria eterna. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Louvai ao SENHOR. Hebraico Hallelu- Jah . App-4.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

assembléia = conclave ou assembléia secreta.

Comentário de Adam Clarke

Louvarei ao Senhor com todo o meu coração – Se professamos “cantar para louvor e glória de Deus”, o coração e todo o coração, sem divisão e distração, devem ser empregados no trabalho.

Na assembléia – ???? besod , na assembléia secreta – as reuniões religiosas particulares para a comunhão dos santos. E na congregação, ed? edah , a assembléia geral – a congregação pública. Houve reuniões como a primeira desde que Deus tinha uma Igreja na terra; e para transmitir informações gerais, deve haver assembléias públicas.

Comentário de John Calvin

1 Louvarei a Jeová O melhor e mais eficiente método de inculcar a realização de qualquer dever é ser exemplar; e, consequentemente, descobrimos que o profeta, no presente caso, se coloca como exemplo, para levar outros a se engajarem na celebração dos louvores de Deus. Sua resolução de louvar a Deus consiste em duas partes; que ele celebraria os louvores de Deus sem fingimento, com todo o seu coração, e que ele faria isso publicamente, na assembléia dos fiéis. Ele muito apropriadamente começa com elogios de coração, porque é muito melhor louvar em segredo, e quando ninguém está consciente disso, do que elevar nossa voz e gritar seus louvores com lábios fingidos. Ao mesmo tempo, a pessoa que, em segredo, derrama seu coração em emoções agradecidas a Deus, também apresentará seus louvores em inchaços, caso contrário, Deus seria privado de metade da honra que lhe é devida. O profeta então decide louvar a Deus com todo o coração, isto é, com um coração reto e honesto; não que ele se comprometa a cumprir todo o seu dever, mas ele declara que não seria como os hipócritas, que, friamente e com um coração duplo, ou melhor, ardilosa e perfidamente, empregam seus lábios apenas nos louvores de Deus. Este é um ponto digno de nota, para que ninguém desanime, por não ser capaz de nutrir a esperança de alcançar a perfeição de coração que é tão desejável; por mais defeituosos que sejam nossos louvores, eles podem ser aceitáveis ??a Deus, desde que apenas nos esforcemos sem fingir em prestar-lhe esse ato de devoção. Chegamos agora à outra parte de sua resolução, na qual ele diz que proclamaria os louvores a Deus diante dos homens; pois, embora o termo hebraico ??? , sod, denota uma assembléia privada, (337) eu acho que, nesta passagem, ele emprega duas palavras de importância sinônima. Ao mesmo tempo, se alguém estiver inclinado a ter uma visão mais refinada da passagem, poderá fazê-lo, se quiser. Ele diz, na congregação dos justos, porque o objetivo principal para o qual as assembléias sagradas são convocadas é proporcionar aos adoradores de Deus a oportunidade de apresentar a ele sacrifícios de louvor, de acordo com o que é afirmado nos Salmos 65: 1 ,

“Louvor te espera, ó Jeová! em Sião. ”

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *