Estudo de João 17:11 – Comentado e Explicado

Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.
João 17:11

Comentário de Albert Barnes

Não estou mais no mundo – terminei meu trabalho entre os homens e estou prestes a deixar o mundo. Ver João 17: 4 .

Estes estão no mundo – Eles estarão entre homens maus e inimigos malignos. Eles estarão sujeitos a provações e perseguições. Eles precisarão da mesma proteção que eu poderia lhes dar se estivesse com eles.

Manter – preservar, defender, sustentá-los nas provações e salvá-los da apostasia.

Pelo seu próprio nome – Nossos tradutores parecem ter entendido essa expressão como significando “mantenha pelo seu poder”, mas esse provavelmente não é o seu significado. É literalmente “mantenha em seu nome”. E se o termo nome for usado para designar Deus e suas perfeições (veja a nota em João 17: 6 ), significa “manter o conhecimento de si mesmo. Preserve-os em obediência a ti e à tua causa. Sofra para não se afastarem de ti e se tornarem apóstatas. ”

Que eles possam ser um – Que eles possam estar unidos.

Como somos – Isto não se refere a uma união da natureza, mas de sentimento, plano, propósito. Qualquer outra união entre cristãos é impossível; mas uma união de afeto é o que o Salvador buscava, e isso ele desejava poderia ser tão forte que fosse uma ilustração do amor imutável entre o Pai e o Filho. Ver João 17: 21-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

agora . . . não mais = não mais. Grego. ouketi.

para = até. Grego. profissionais. App-104.

Santo Padre . Ao falar de si mesmo, o Senhor diz: “Pai” , versículos: João 1: 5 , João 1:21 , João 1:24 ; ao falar de seus discípulos, “Santo Padre”; ao falar do mundo, “Pai Justo”, João 17:25 . A santidade de Deus separou os discípulos do mundo. Compare 1 João 2:15 , 1 João 2:16 .

através = in. grego. pt, como em João 17:12 .

quem Todos os textos lêem “qual” , referindo-se a “nome”: ie “guarde-os no Teu nome, que me deste”. Compare Êxodo 23:21 . Isaías 9: 6 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 9 , Filipenses 1:10 . Apocalipse 19:12 .

1. Grego. en. Neut. como em João 10:30 . Essa solicitação é feita cinco vezes (App-6) neste capítulo: aqui, versículos: João 21:21 , João 21:22 , João 21:23 .

Comentário de John Calvin

11. E eu não estou mais no mundo. Ele designa outra razão pela qual ora tão fervorosamente pelos discípulos, a saber, porque em breve eles serão privados de sua presença corporal, sob a qual haviam se reposto até agora. Enquanto ele morava com eles, ele os apreciava,

como a galinha ajunta as galinhas debaixo das asas,
( Mateus 23:37 😉

mas agora que ele está prestes a partir, ele pede que o Pai os proteja por sua proteção. E ele faz isso por conta deles; pois ele fornece um remédio para o tremor deles, para que possam confiar no próprio Deus, em cujas mãos, por assim dizer, ele agora as comete. Não nos traz pouca consolação, quando aprendemos que o Filho de Deus se torna muito mais fervoroso com a salvação de seu povo, quando ele os deixa quanto à sua presença corporal; pois devemos concluir que, enquanto trabalhamos sob dificuldades no mundo, ele fica de olho em nós, para enviar, de sua glória celestial, alívio de nossas angústias.

Pai abençoado. Toda a oração é dirigida a esse objetivo, para que os discípulos não percam a coragem, como se sua condição piorasse por causa da ausência corporal de seu Mestre. Pois Cristo, tendo sido designado pelo Pai para ser seu guardião por um tempo, e agora cumprindo os deveres daquele ofício, devolve-os novamente, por assim dizer, às mãos do Pai, para que, a partir de agora, possam desfrutar de sua proteção, e pode ser sustentado por seu poder. Isso equivale, portanto, a que, quando os discípulos são privados da presença corporal de Cristo, não sofrem perdas, porque Deus os recebe sob sua tutela, cuja eficácia nunca cessará.

Para que eles possam ser um. Isso indica o modo como eles devem ser mantidos; para aqueles que o Pai Celestial decretou guardar, ele reúne uma santa unidade de fé e do Espírito. Mas como não basta que os homens sejam acordados de alguma maneira, ele acrescenta: Como nós somos. Então nossa unidade será verdadeiramente feliz, quando tiver a imagem de Deus Pai e de Cristo, quando a cera assumir a forma do selo que está impresso nela. Mas de que maneira o Pai e Jesus Cristo, seu Filho, são um, explicarei em breve.

Comentário de Adam Clarke

Não estou mais no mundo – apenas deixarei o mundo e, portanto, eles precisarão de assistência e apoio peculiares. Eles precisam de toda a influência da minha intercessão, para que sejam preservados na tua verdade.

Mantenha em seu próprio nome aqueles a quem você me deu – em vez de ??? ded??a? µ?? , aqueles a quem você me deu, ABCEHLMS, MT. BHV, e quase cem outras pessoas, leem ? , que se refere ao t????µat? s?? , teu nome, imediatamente anterior. Toda a passagem deve ser lida assim: Santo Padre, guarde-os através do seu próprio nome, que você me deu, para que sejam um, etc. Pelo nome, aqui, é evidente que a doutrina ou o conhecimento do Deus verdadeiro é pretendido; como se nosso Senhor tivesse dito: Mantenha-os na doutrina que você me deu, para que eles sejam um, etc. Esta leitura é apoiada pela mais ampla evidência e autoridade indiscutível. Griesbach admitiu isso no texto, e o professor White, em seu CRISE says S, diz: Lectio indubie genuina : “É, sem dúvida, a leitura genuína”.

Que eles possam ser Um – Que eles, e todos os que crêem através de suas palavras (a doutrina que lhes dei), possam ser um corpo, unidos por um Espírito a mim, sua cabeça viva. A união que Cristo recomenda aqui e ora é tão completa e gloriosa que é adequadamente representada por aquela união que subsiste entre o Pai e o Filho.

Comentário de Thomas Coke

João 17:11 . E agora não estou mais no mundo : “Tendo terminado o trabalho que me deste para fazer, não devo mais continuar no mundo: – Mas estas estão no mundo. Meus apóstolos devem continuar no mundo, para continue com o gracioso desígnio da redenção, e eu vou a ti “. É muito claro que esta cláusula não poderia ser considerada um argumento adicional para introduzir a petição a seguir; pois a vinda de Cristo ao Pai era a grande segurança de seu povo fiel; mas parece antes ser uma breve reflexão sobre esse assunto agradável, tão familiar à sua mente, com o qual ele se refrescou por um momento no curso de seu discurso humilde e patético: imediatamente após o qual, ele intercede por seus apóstolos, Santo Padre, preserva, etc. “Ó tu, que és a Fonte de toda verdade e retidão, sejam preservados para sempre por teu poder os homens que tu me deste por ajuda, na firme fé das doutrinas que lhes ensinei e nas prática ininterrupta dos preceitos que lhes entreguei; para que, quando forem para o exterior, possam ensinar as mesmas coisas, e sempre se unam no mesmo projeto abençoado, seguindo o padrão da união mais perfeita de conselhos e projetos que subsiste entre mim e ti. ”

Comentário de John Wesley

E agora não estou mais no mundo, mas estes estão no mundo, e eu venho a ti. Santo Padre, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, como nós.

Guarda-os através do teu nome – Teu poder, misericórdia, sabedoria, para que sejam um – conosco e entre nós; um corpo, separado do mundo: como somos – por semelhança conosco, embora não por igualdade.

Referências Cruzadas

Salmos 17:8 – Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas,

Salmos 79:9 – Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 27:3 – “Eu, o Senhor, sou o seu vigia, rego-a constantemente e a protejo dia e noite para impedir que lhe façam dano.

Isaías 64:2 – Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti!

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Jeremias 14:21 – Por amor do teu nome não nos desprezes; não desonres o teu trono glorioso. Lembra-te da tua aliança conosco e não a quebres.

Ezequiel 20:9 – Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações entre as quais estavam e à vista de quem eu tinha me revelado aos israelitas para tirá-los do Egito.

Ezequiel 20:22 – Mas contive o meu braço e, por amor do meu nome, agi evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações à vista das quais eu os havia tirado dali.

Ezequiel 20:44 – Vocês saberão que eu sou o Senhor, quando eu tratar com vocês por amor do meu nome e não de acordo com os seus caminhos maus e suas práticas perversas, ó nação de Israel; palavra do Soberano Senhor’. “

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 10:16 – Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

João 17:13 – “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

Atos dos Apóstolos 1:9 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

Atos dos Apóstolos 3:21 – É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

Romanos 9:17 – Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 João 3:12 – Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *