Estudo de Salmos 79:9 – Comentado e Explicado

Ajudai-nos, ó Deus salvador, pela glória de vosso nome; livrai-nos e perdoai-nos os nossos pecados pelo amor de vosso nome.
Salmos 79:9

Comentário de Albert Barnes

Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação – De quem depende a nossa salvação; quem sozinho pode nos salvar.

Pela glória do teu nome – para que o teu nome seja honrado. Nós somos o teu povo professado; nós fomos redimidos por ti; e tua honra será afetada pela questão de sermos salvos ou destruídos. É o terreno mais alto e mais puro da oração, para que a glória ou honra de Deus seja promovida. Veja as notas em Mateus 6: 9 , notas em Mateus 6:13 ; notas em João 12:28 ; notas em Daniel 9:19 .

E nos libertar – Dos nossos inimigos.

E purgar nossos pecados – perdoe nossos pecados ou nos purifique deles. A palavra original é aquela que é comumente usada para denotar uma expiação. Compare no hebraico, Daniel 9:24 ,; Ezequiel 45:20 ; Êxodo 30:15 ; Êxodo 32:30 ; Levítico 4:20 ; 5:26 ; Levítico 16: 6 , Levítico 16:11 , Levítico 16:24 .

Pelo seu nome – Veja as notas em Daniel 9:19 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 79: 9-10 . Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação – De quem recebemos frequentemente e de quem somente agora esperamos salvação, isto é, libertação ou proteção; para a glória do teu nome – que agora está obscurecida pela insolência e blasfêmia de teus inimigos, que atribuem sua conquista a seus ídolos, e triunfam sobre ti, não menos que sobre o teu povo, como alguém incapaz de libertá-los de suas mãos : veja Daniel 3:15 . Por que os pagãos deveriam dizer: Onde está o Deus deles – a quem serviram e de quem se vangloriavam? Ele está perdido e desaparecido, ou fica impotente ou ocioso. Seja ele conhecido entre os pagãos – Pela execução de seus julgamentos sobre eles, de acordo com Salmos 9:16 ; aos nossos olhos – para que possamos viver para vê-lo e louvar o teu nome por ele; pela vingança do sangue de teus servos que é derramado – Ou melhor, vingança (hebraico, ???? ?? , nikmath dam ) do sangue de teus servos que é derramado seja conhecido entre os pagãos que estão à nossa vista. “É para a glória do nome de Deus libertar sua igreja; porque, enquanto ela está com problemas, esse nome é blasfemado pelo inimigo, como se ele quisesse poder ou vontade para impedir ou remover as calamidades de seus servos. Portanto, a oração é feita aqui pelos fiéis, para que Deus, não para gratificar qualquer espírito vingativo deles, mas para reivindicar seus próprios atributos, quebre os dentes do opressor e faça uma salvação pública e gloriosa para os escolhidos; vendo que os próprios adversários poderiam ser convertidos ”. Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

purgar = cobrir, ou reparar. Hebraico. Kaphar. Veja nota em Êxodo 29:33 .

Tua causa de nome = Tua própria causa. Ver Salmos 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Limpe nossos pecados – cap ? capper , seja propiciado ou receba uma expiação ( ??????? ?? al chattotheynu ) por causa de nossos pecados.

Comentário de John Calvin

9 Ajuda, ó Deus da nossa salvação! Eles repetem novamente neste versículo que todas as aflições que eles sofreram devem ser atribuídas à ira de Deus, e que eles não poderiam ter conforto sob eles, a menos que Ele estivesse reconciliado com eles. Sendo profundamente sensatos de que haviam cometido muitas transgressões, para fortalecer sua esperança de obter perdão, eles empregam uma variedade de expressões. Em primeiro lugar, como argumento para induzir Deus a mostrar-lhes favor, eles se dirigem a ele como o Deus da salvação deles. Em segundo lugar, eles testemunham que nada trazem para influenciá-lo a ter misericórdia deles; e que o único fundamento que eles apresentam diante dele é a sua própria glória. Com isso aprendemos que pecadores não são reconciliados com Deus por satisfações ou pelo mérito de boas obras, mas por um perdão livre e imerecido. A observação que fiz um pouco antes, e que expliquei mais detalhadamente no sexto salmo, deve ser lembrada: – Quando Deus nos visita com a vara, em vez de estar apenas desejando ser aliviado de castigos externos, nossa principal preocupação deveria ser Deus pacificado conosco: nem devemos seguir o exemplo de pessoas tolas e doentes, ansiosas por remover apenas os sintomas de sua doença, e não consideram a libertação da fonte. e causa disso. Com relação à palavra ??? , chapper, (376) que os expositores traduzem: Seja misericordioso ou propício, tive a oportunidade de falar em outro lugar. Significa adequadamente limpar ou expiar e é aplicado a sacrifícios. Sempre que desejamos, portanto, obter o favor de Deus, vamos recordar a morte de Cristo; pois “sem derramamento de sangue não há remissões” ( Hebreus 9:22 .)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *