Estudo de Jeremias 14:21 – Comentado e Explicado

Pela honra, porém, de vosso nome, não nos abandoneis, nem desonreis o vosso trono de glória. Lembrai-vos! E não rompais o pacto que conosco firmastes.
Jeremias 14:21

Comentário de Adam Clarke

Não desonre o trono da tua glória – O templo. Que este lugar sagrado não seja profanado por mãos ímpias e sacrílegas.

Não quebre a tua aliança – Veja Êxodo 24: 7 , Êxodo 24: 8 ; Êxodo 19: 5 . Eles já haviam quebrado a aliança e desejam que Deus cumpra sua parte. Eles deixaram de ser seu povo, pois se abandonaram à idolatria; e, no entanto, eles desejavam que Jeová fosse seu Senhor; para defender, apoiar e preenchê-los com todas as coisas boas! Mas quando as condições de uma aliança são quebradas por uma das partes contratantes, a outra parte não fica vinculada; e a aliança é necessariamente anulada.

Comentário de John Calvin

Jeremias continua com a mesma oração; e ele fez isso por amor, e também com o objetivo de incentivar os fiéis, que permaneceram entre o povo, a buscar perdão; pois ele se compromete aqui a representar a verdadeira Igreja, que era então muito pequena. Todos de fato se vangloriavam de que eram filhos de Deus e glorificados na aliança feita com Abraão; mas dificilmente um em cada mil invocava Deus na verdade e no coração. O Profeta então representou o sentimento comum de um número muito pequeno; e, no entanto, ele prosseguiu, como eu disse, com sua oração.

Por isso, ele diz: Não rejeite , não derrube o trono da tua glória; ou o significado dos dois verbos pode ser o mesmo, o que me parece mais provável. (124) Mas o Profeta juntou dois verbos, não tanto por motivos de ornamento quanto os retóricos, mas com o objetivo de expressar a intensidade de sua preocupação e ansiedade; pois viu que o reino de Judá estava em extremo perigo. Ele então não tentou, de maneira comum, desviar a vingança de Deus, mas se apressou em apagar o fogo; para obter perdão foi difícil.

Ele chama Jerusalém de trono da glória de Deus , porque Deus havia escolhido a cidade onde deveria ser adorado, não que ele estivesse confinado ao templo, mas porque o memorial de seu nome estava lá, de acordo com o que costumava ser dito, especialmente por Moisés. ( Êxodo 20:24 ) A arca também não era um símbolo vã de sua aliança, pois Deus realmente morava ali; pois a presença de seu poder e graça foi evidenciada pelas provas mais claras. Mas como esse modo de falar é freqüentemente encontrado nos Profetas, Jeremiah foi suficiente para notar brevemente o assunto. Deus, de fato, como é bem conhecido, aleta o céu e a terra, mas ele dá símbolos de sua presença onde quer que queira; e como era sua vontade ser adorado no templo, isso se chama trono da íris, e em outros lugares é chamado escabelo; pois as Escrituras descrevem a mesma coisa de várias maneiras. O templo é freqüentemente chamado de resto de Deus, sua morada, seu santuário, o lugar de sua habitação; também é chamado de escabelo,

“Vamos adorar em seu banquinho.” ( Salmos 132: 7 )

Mas essas várias formas são usadas para o mesmo propósito, embora sejam aparentemente diferentes; pois onde o templo é chamado a habitação de Deus, seu palácio ou seu trono, é apresentada a presença de seu poder, como se Deus habitasse como amigo entre seus adoradores; mas quando é chamado de escabelo, é com o objetivo de verificar uma superstição que possa ter surgido; pois Deus eleva a mente dos piedosos, para que eles não pensem que a presença dele está confinada a qualquer lugar.

Percebemos então o que as Escrituras pretendem e o que elas significam, sempre que chama Jerusalém ou o Templo de trono ou a casa de Deus.

Mas notamos cuidadosamente o que é mencionado aqui pelo Profeta: Pelo amor de seu nome Sabemos que sempre que os santos oram para serem ouvidos por causa do nome de Deus, eles deixam de lado toda a confiança em sua própria dignidade e justiça. Quem então pede o nome de Deus, a fim de obter o que pede, renuncia a todas as outras coisas e confessa plenamente que não é digno de encontrar Deus propício a ele; pois essa forma de falar implica necessariamente um contraste. Como então o Profeta foge para o nome de Deus como seu único refúgio, está incluída nas palavras uma confissão, como vimos anteriormente, – que os judeus, na medida em que agiam perversamente em relação a Deus, eram indignos de qualquer misericórdia; nem poderiam pacificá-lo com qualquer uma de suas próprias satisfações, nem ter nada pelo qual pudessem obter seu favor. Este é então o significado; e como essa doutrina foi em outro lugar mais completamente tratada, ela; me parece brevemente suficiente para mostrar o desígnio do Profeta.

Ele chama isso de trono da glória, para dizer que o nome de Deus seria desconhecido e despercebido, ou mesmo desprezado e exposto a censuras, se ele não poupasse as pessoas que ele escolhera. O caso genitivo é usado em hebraico, sabemos, em vez de um adjetivo; e ampliar sobre o assunto é inútil, pois esse é um de seus principais elementos. O Profeta, então, ao chamar o Templo de glorioso trono de Deus, no qual sua majestade brilhou, lembra o próprio Deus a não expor seu nome a reprovações; pois instantaneamente os não-dourados, de acordo com suas más disposições, vomitariam suas blasfêmias; e assim o nome de Deus seria repreendido.

Depois, acrescenta: Lembre-se, não anule sua aliança conosco. Aqui também o Profeta fortalece sua oração lembrando a aliança: pois pode-se dizer que os judeus nada tinham a ver com o santo nome de Deus, com sua glória, ou com seu trono; e sem dúvida eram dignos de serem totalmente abandonados por Deus. Como então eles se divorciaram de Deus, e eram totalmente destituídos de toda a santidade, o Profeta aqui apresenta a Deus sua aliança, como se ele tivesse dito: “Eu já orei por você para considerar sua própria glória e poupar seu próprio trono, como tu favoreceste o lugar com tanta honra a ponto de reinar entre nós: agora, embora a nossa impiedade seja tão grande que nos justamente nos rejeites, não fizeste um pacto com o monte Sion, nem com as pedras do templo, ou com coisas materiais, mas conosco; não anule esta tua aliança. ”

Vemos, portanto, que há grande ênfase nas palavras do Profeta, quando ele implora a Deus para não anular ou não desfazer a aliança que ele havia feito com o povo. Pois, embora Deus tivesse continuado verdadeiro e fiel, se ele tivesse obliterado o nome de todo o povo, era necessário que sua bondade contendesse sua iniquidade, sua fidelidade com sua perfídia, na medida em que a aliança de Deus não dependesse da fidelidade ou integridade das pessoas. Era, como se pode dizer, uma estipulação mútua; pois Deus fez uma aliança com Abraão nesta condição – que ele andasse perfeitamente com ele: isso é realmente verdade; e a mesma estipulação estava em vigor no tempo dos profetas. No entanto, ao mesmo tempo, Jeremias assumiu esse princípio – que a graça de Deus não pode ser totalmente obliterada; pois ele escolhera a raça de Abraão, de quem o Redentor iria finalmente nascer. Mas Jeremias pretendia estender a graça de Deus ainda mais, conforme o que já foi dito, e novamente veremos a mesma coisa. Seja como for, ele tinha uma razão justa para orar: “Não desfaça a sua aliança conosco”. Mas Deus havia ocultado meios de realizar seu propósito; pois ele, de acordo com a apreensão comum dos homens, aboliu a aliança pela qual os judeus pensavam que ele estava ligado a eles; e ainda assim ele permaneceu verdadeiro; pois sua verdade brilhou longamente das trevas, depois que o tempo do exílio foi completado. Agora segue –

Não desprezes, por amor do teu nome, não abominas o trono da tua glória.

A mesma forma é adotada a seguir; são usados ??dois verbos, que têm o mesmo caso objetivo, –

Lembre-se, não quebre sua aliança conosco.

O que significa: Lembre-se da tua aliança e não a quebre, nem a anule. Blayney processa as duas primeiras linhas assim:

Não nos rejeite por causa do seu nome.
Desonra não o trono da tua glória.

Mas “nós” não está no original, nem as versões o dão, exceto a Vulgata ; e desonra também foi emprestada dessa versão, e não é o significado do verbo. Sem dúvida, os dois verbos se referem ao trono. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

não. Alguns códigos, com três edições impressas iniciais, siríaco e vulgata, leem “nenhum” .

trono da tua glória. Veja a nota em Jeremias 3:17 .

Comentário de John Wesley

Não nos abomine, por amor do teu nome, não desonre o trono da sua glória; lembre-se, não quebre a sua aliança conosco.

O trono – As palavras devem ser entendidas do trono da casa de Davi, chamado trono do Senhor, 1 Crônicas 29:23 , ou então o templo e a arca, o símbolo mais especial da presença de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *