Estudo de João 13:1 – Comentado e Explicado

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.
João 13:1

Comentário de Albert Barnes

A festa da páscoa – Veja as notas em Mateus 26: 2 , Mateus 26:17 .

Sua hora chegou – A hora marcada no propósito de Deus para ele morrer, João 12:27 .

Tendo amado o seu próprio – Tendo dado a eles provas decisivas e constantes de seu amor. Isso foi feito chamando-os a segui-lo; ensinando-os pacientemente; suportando seus erros e fraquezas; e fazendo deles os arautos da sua verdade e os herdeiros da vida eterna.

Ele os amou até o fim – Ou seja, ele continuou as provas de seu amor até que ele foi tirado deles pela morte. Instâncias desse amor João passa a registrar imediatamente ao lavar os pés e na instituição da Ceia do Senhor. Podemos observar que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não muda; ele sempre ama os mesmos traços de caráter; nem ele retira seu amor da alma. Se seu povo anda na escuridão e se afasta dele, a culpa é deles, não dele. O dele é o caráter de um amigo que nunca nos abandona ou abandona; um amigo que se aproxima mais do que um irmão. Salmo 37:28 ; “O Senhor … não desampara os seus santos.” Isaías 49: 14-17 ; Provérbios 18:24 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Agora. Não é a mesma palavra que em João 12:27 , João 12:31 , expressando um ponto no tempo, mas uma partícula (grega. De) introduzindo um novo assunto.

antes. Grego. pró. App-104. O dia da preparação, o 14º dia de Nisan, nosso pôr do sol de terça a quarta-feira, o dia da crucificação. Veja App-156,

festa. Veja em Mateus 26:17 e Números 28:17 .

Páscoa . Pascha aramaico . Veja App-94.

quando Jesus sabia = Jesus (App-98. X), sabendo (grego. oida, App-132.)

hora . Ver João 2: 4 ; João 7:30 ; João 8:20 ; João 12:23 , João 12:27 ; João 17: 1 ; e contraste Lucas 22:53 .

partir . Grego. metabaino = passar de um lugar para outro. Usado por João em três outros lugares: João 5:24 ; João 7: 3 e 1 João 3:14 .

fora de. Grego. ek. App-104.

mundo . Grego. Kosmos. App-129.

até . Grego. profissionais. App-104.

o pai . App-98. Ver João 1:14 .

amado . Grego. Agapão. App-135.

dentro Grego. en. App-104.

até . Grego. eis. App-104.

fim = maior extensão, referindo-se não tanto a um período de tempo, o fim de Sua vida, como a Sua disposição de descer ao serviço mais humilde em favor deles.

Comentário de John Calvin

1. Antes da festa da páscoa. João intencionalmente passa por muitas coisas que, ele sabia, haviam sido relatadas por Mateus e outros. Ele se compromete a explicar as circunstâncias que haviam deixado de fora, uma das quais era a narrativa da lavagem dos pés . E embora ele depois explique mais claramente com que propósito Cristo lavou os pés de seus discípulos, ainda assim, antes de fazê-lo, declara, em uma única palavra, que o Senhor testificou, por esse sinal visível, que o amor com o qual ele abraçava eles eram firmes e duradouros; que, embora estivessem privados da presença dele, ainda poderiam estar convencidos de que a própria morte não extinguiria esse amor. Essa convicção deve agora ser fixada também em nossos corações.

As palavras são que Cristo amou até o fim os seus, que estavam no mundo. Por que ele emprega essa circuncisão na descrição dos apóstolos, mas para nos informar que, por estarem envolvidos, como nós, em uma guerra perigosa e difícil, Cristo os considerava com tanta solicitude? E, portanto, embora pensemos que estamos distantes de Cristo, ainda assim devemos saber que ele está olhando para nós; pois ele ama os seus , que estão no mundo ; pois nós, não temos motivos para duvidar que ele ainda tenha o mesmo carinho que reteve no momento de sua morte.

Para remover deste mundo para o Pai. Esta frase é digna de nota; pois se refere ao conhecimento de Cristo, que ele sabia que sua morte era uma passagem para o reino celestial de Deus. E se, enquanto apressava-se para lá, não deixava de se considerar com seu amor habitual, não há razão para pensarmos agora que sua afeição mudou. Agora, já que ele é o primogênito dentre os mortos, essa definição de morte se aplica a todo o corpo da Igreja, que é uma abertura ou passagem para Deus, de quem agora os crentes estão ausentes. (38)

Comentário de Adam Clarke

Agora, antes da festa da Páscoa, quando Jesus sabia, etc. – Ou, como alguns traduzem, Agora Jesus sabia, antes da festa da Páscoa, que chegara a sua hora, etc. A ceia mencionada em João 13: 2 ; deveria ter acontecido na quinta-feira à noite, quando começou a festa da páscoa; e embora, em nossa tradução comum, essa passagem pareça colocar a ceia antes do banquete, mas, de acordo com a tradução alterada, o que é dito aqui é consistente com o que lemos nos outros evangelistas. Ver Mateus 26: 2 ; João 12: 1 .

Tendo amado os seus – seus discípulos.

Quais estavam no mundo – Quem continuaria por mais tempo em seus problemas e dificuldades.

Ele os amou até o fim – Continuou seu fervoroso afeto por eles até o último suspiro, e deu a eles a prova convincente disso mencionada em João 13: 5 . Que somente os discípulos são feitos aqui, todo homem deve ver.

Comentário de Thomas Coke

João 13: 1 . Agora, antes da festa da Páscoa, A observação com a qual João inaugura nesta parte de sua história, pode ser considerada como uma espécie de prefácio aos cinco capítulos subsequentes de seu evangelho. Antes da festa da Páscoa, significa antes de começarem a ceia da Páscoa. Ver Lucas 22: 14-15 . Até o fim, significa o fim de sua vida, pois a eternidade não tem fim. Sabendo que seus sofrimentos estavam chegando, a perspectiva deles não fez nosso gracioso Mestre esquecer seus discípulos. Eles bastante aceleraram sua amizade; pois ele entregou os mais ternos sentimentos de amor nessa ocasião e, à maneira de um amigo que partia, expressou sua bondade da maneira mais afetuosa.

Comentário de Scofield

antes do banquete

Para a ordem dos eventos durante a noite da última Páscoa, (Ver Scofield “ Mateus 26:20 “) .

Comentário de Spurgeon

João 13: 1 . Agora, antes da festa da Páscoa,

Ou, quando estava prestes a começar,

João 13: 1 . Quando Jesus soube que chegara a sua hora de partir deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, ele os amou até o fim.

Essa é uma descrição muito bonita da morte de Cristo: “Sua hora era que ele partisse deste mundo para o Pai” – como se ele estivesse apenas viajando, deixando uma terra para outra; e se essa é uma descrição justa de uma passagem tempestuosa como a de nosso Senhor Jesus, que morreu por nossos pecados na cruz do Calvário, deve com a mesma verdade descrever a morte de qualquer um dos filhos de Deus. Há também um tempo determinado para partirmos e estarmos com Cristo, que é muito melhor do que permanecer aqui. A perda do cabo, a propagação da vela, a travessia sobre o mar estreito, a chegada ao refúgio eterno e a permanência ali – que coração cristão precisa temer isso? Quão melhor é esperar ansiosamente por isso com ardente antecipação! Pense muito na tradição permanente de Cristo: “Tendo amado o seu próprio” – dele por eleição, ele por redenção, pois ele considerou o que já havia sido feito, que estava prestes a ser realizado, – “tendo amado o seu, que estava no mundo, ”- ainda não no céu, mas ainda no meio da provação, ainda imperfeito, assim como você e eu, -“ ele os amou até o fim ”ou“ até a perfeição ”, como pode ser traduzido. O Alfa de seu amor, que encontramos na eternidade, nos faz acreditar que não encontraremos o Ômega dele em lugar algum.

João 13: 2-4 . E a ceia terminou, tendo o diabo colocado no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, para traí-lo; Jesus sabendo que o Pai entregara todas as coisas em suas mãos e que ele veio de Deus e foi a Deus; Ele se levanta da ceia e põe de lado as suas vestes; e pegou uma toalha e se cingiu.

Observe o maravilhoso contraste que nos foi revelado nesses versículos. Nosso Senhor Jesus Cristo teve uma percepção muito vívida de que ele havia vindo de Deus e estava voltando para Deus, e que todas as coisas haviam sido entregues em suas mãos; no entanto, embora soubesse disso e tivesse uma consciência mais do que comum de sua própria natureza e posição dignas, ele condescendeu em lavar os pés de seus discípulos. Embora muitos anos tenham se passado entre o evento e o momento em que João o gravou, todos os detalhes parecem ainda estar presentes em sua memória, de modo que ele menciona distintamente cada ato separado: “ele se levanta da ceia e deixa de lado sua roupa superior, e pega uma toalha e se cinge.

João 13: 5 . Depois disso, ele derrama água em uma bacia,

Aquele que normalmente ficava na câmara de hóspedes para lavar as mãos e os pés dos convidados.

João 13: 5-6 . E começou a lavar os pés dos discípulos e a limpá-los com a toalha com a qual ele estava cingido. Então ele veio a Simão Pedro; e Pedro disse-lhe: Senhor, lavas os meus pés?

Você deve enfatizar os pronomes para obter a forja completa do original. “Senhor, lavas meus pés?” O contraste está entre o mestre de Pedro e ele próprio.

João 13: 7-8 . Jesus respondeu e disse-lhe: O que eu não sei agora, mas você saberá a seguir. Pedro disse-lhe: Nunca lavarás meus pés.

Isto é, nunca, enquanto eu viver, você fará algo assim.

João 13: 8-10 . Jesus lhe respondeu: Se eu não te lavar, você não terá parte comigo. Simão Pedro disse-lhe: Senhor, não apenas meus pés, mas também minhas mãos e minha cabeça. Disse-lhe Jesus: Quem é lavado, não precisa economizar para lavar os pés, mas é limpo de todos os lados; e você está limpo, mas não todos.

Ao comentar, muitas vezes notamos a falha de Pedro; talvez tenhamos notado demais isso. Notemos agora a excelência de Pedro. Admiro sua humildade ao pensar que também significa um ofício para Cristo lavar os pés; parece-me um sentimento muito apropriado que o levou a perguntar: “Você lava meus pés?” Parecia uma condescendência esmagadora de amor que ele mal podia permitir. Sem dúvida, ele falou muito positivamente quando disse a Cristo: “Nunca lavarás meus pés;” mas, ainda assim, seu motivo para falar assim era bom. Era porque ele não podia permitir que seu Senhor se abaixasse tanto; ele achava péssimo educar permitir que alguém como Cristo lavasse os pés de alguém como o pobre pescador Pedro. Eu já disse que havia algo que não estava certo e, no entanto, era perfeitamente natural para esse discípulo “rock” e esse discípulo “pomba”, que era uma mistura tão estranha de vanglória e inconstância, mas não se esqueça de quanto bom havia nele. Eu gostaria que todos nós fôssemos metade do que Peter. Essa foi uma grande expressão: “Não lave apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça”. Ele quis dizer: “Senhor, deixe-me ter toda a limpeza que puder, não apenas como a lavagem dos meus pés traria, mas também como a lavagem da minha cabeça e das minhas mãos. Deixe-me esclarecer tudo o que impediria a plena comunhão contigo, pois desejo ser uno contigo. Então, nosso Salvador, mansamente, gentil e silenciosamente, explicou que não havia necessidade de lavar a cabeça e as mãos, pois todo o seu ser já havia sido renovado pelo único grande ato de regeneração; e como ele havia sido purificado do pecado pelo presente gratuito de perdão no momento em que ele acreditou pela primeira vez, não havia necessidade de repetir o banho espiritual, tudo o que era necessário era lavar os pés – uma bela distinção sempre para ser observado. Quem crê em Cristo é totalmente perdoado. Ele é como um homem que entrou no banho e se lavou, mas quando sai do banho e põe o pé no chão, muitas vezes o suja, de modo que, antes de se vestir, ele precisa se lavar seus pés novamente. Essa é a nossa condição como crentes em Jesus; somos lavados em seu precioso sangue e somos mais brancos que a neve; mas esses pés tocam constantemente esta terra contaminada, de modo que precisam ser lavados todos os dias. Cristo, nosso Senhor Jesus, disse a Pedro: “Aquele que é lavado não precisa salvar os seus pés, mas está limpo de todas as partes: e você está limpo, mas não todos”.

João 13:11 . Pois ele sabia quem deveria traí-lo; por isso disse: Não estás todos limpos.

Todos foram lavados até onde estavam os pés, mas nem todos foram lavados no banho salvo, que remove as manchas do pecado.

João 13: 12-17 . Então, depois que lavou os pés e tirou as vestes, e foi pousado novamente, ele lhes disse: Sabei o que eu te fiz? Vós me chamas de Mestre e Senhor; e dizeis bem; pois eu sou. Se eu, Senhor e Mestre, lavei seus pés, você também deve lavar os pés uns dos outros. Pois eu te dei um exemplo, para que você faça o que eu fiz para você. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior que o seu senhor; nem aquele que é enviado maior do que aquele que o enviou. Se você sabe essas coisas, feliz será se as fizer.

Bem-aventurados os que, quando compreendem o significado do exemplo de Cristo, o imitam em suas próprias vidas.

Comentário de John Wesley

Antes da festa – Ou seja, na quarta-feira, na semana pascal. Tendo amado os seus – seus apóstolos, ele os amou até o fim – de sua vida.

Referências Cruzadas

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Mateus 26:2 – “Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado”.

Mateus 26:45 – Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 14:1 – Faltavam apenas dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de flagrar Jesus em algum erro e matá-lo.

Lucas 9:51 – Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.

Lucas 13:32 – Ele respondeu: “Vão dizer àquela raposa: ‘Expulsarei demônios e curarei o povo hoje e amanhã, e no terceiro dia estarei pronto’.

Lucas 22:1 – Estava se aproximando a festa dos pães sem fermento, chamada Páscoa,

Lucas 22:53 – Todos os dias eu estava com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam”.

João 6:4 – Estava próxima a festa judaica da Páscoa.

João 7:6 – Então Jesus lhes disse: “Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.

João 7:30 – Então tentaram prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque a sua hora ainda não havia chegado.

João 8:20 – Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas. No entanto, ninguém o prendeu, porque a sua hora ainda não havia chegado.

João 11:9 – Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.

João 12:23 – Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 13:34 – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 14:28 – “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

João 16:5 – “Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais? ’

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:13 – “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:16 – Eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

João 18:4 – Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando? “

Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *