Estudo de João 15:9 – Comentado e Explicado

Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
João 15:9

Comentário de Albert Barnes

Como o Pai me amou – O amor do Pai em relação ao seu Filho unigênito é o mais alto afeto que podemos conceber. Compare Mateus 3:17 ; Mateus 17: 5 . É o amor de Deus por seu Filho igual. quem é como ele em todas as coisas, quem sempre o agradou e que estava disposto a suportar os maiores sacrifícios e labutas para realizar seu propósito de misericórdia. No entanto, esse amor é produzido para ilustrar o carinho terno que o Senhor Jesus tem por todos os seus amigos.

Eu também te amei – Não no mesmo grau, pois isso era impossível, mas com o mesmo tipo de amor – profundo, terno. imutável; amor incitando abnegações, labutas e sacrifícios para garantir seu bem-estar.

Continue vós – A razão que ele dá para que eles façam isso é a força do amor que ele havia demonstrado por eles. Seu amor era tão grande por eles que ele estava prestes a dar a vida. Isso constitui uma forte razão pela qual devemos continuar em seu amor:

1.Porque o amor que ele mostra por nós é imutável.

2. É o amor do nosso melhor amigo – amor cuja força foi expressa por labutas, gemidos e sangue.

3.Como ele é imutável no caráter e na força de sua afeição, assim devemos ser. Assim, somente podemos expressar adequadamente nossa gratidão; assim, apenas mostram que somos seus verdadeiros amigos.

4. Nossa felicidade aqui e para sempre depende totalmente de continuarmos no amor de Cristo. Não temos fonte de alegria permanente, mas nesse amor.

No meu amor – no amor por mim. Assim, é expresso no grego no próximo verso. A conexão também exige que entendamos isso de nosso amor a ele, e não de seu amor por nós. Este último não pode ser objeto de um comando; o primeiro de maio. Veja também Lucas 11:42 ; 1 João 2: 5 ; Judas 1:21 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

As = Mesmo como. Kathos gregos .

o pai . Veja em João 1:14 .

amou = amou. Aor. como na segunda cláusula. App-135.

continue = permaneça. Grego. meno, como em João 15: 4 .

amor. App-135., E ver p. 1511

Comentário de John Calvin

9. Como o Pai me amou. Ele pretendia expressar algo muito maior do que se supõe; pois aqueles que pensam que ele agora fala do sagrado amor de Deus Pai, que ele sempre teve pelo Filho, filosofam longe do assunto; pois o desígnio de Cristo era depositar, por assim dizer, em nosso seio um penhor seguro do amor de Deus por nós. Essa indagação obscura, sobre a maneira pela qual o Pai sempre se amou no Filho, nada tem a ver com a passagem atual. Mas o amor aqui mencionado deve ser entendido como uma referência a nós, porque Cristo testifica que o Pai o ama , pois ele é o Chefe da Igreja. E isso é altamente necessário para nós; pois quem, sem um mediador, pergunta como é amado por Deus, o envolve em um labirinto, no qual ele não descobrirá a entrada nem os meios de se libertar. Portanto, devemos lançar nossos olhos sobre Cristo, em quem será encontrado o testemunho e a promessa do amor de Deus; pois o amor de Deus foi totalmente derramado sobre ele, para que dele pudesse fluir para seus membros. Ele se distingue por esse título, que é o Filho amado , em quem a vontade do Pai é satisfeita ( Mateus 3:17 .) Mas devemos observar o fim, ou seja, que Deus nos aceite nele. Portanto, podemos contemplar nele, como um espelho, o amor paterno de Deus por todos nós; porque ele não é amado à parte, ou para sua própria vantagem particular, mas para que ele possa nos unir a ele ao Pai.

Permaneça no meu amor. Alguns explicam que isso significa que Cristo exige de seus discípulos amor mútuo ; mas outros explicam melhor, que entendem que significa o amor de Cristo por nós. Ele quer dizer que devemos gozar continuamente daquele amor com o qual ele nos amou e, portanto, que devemos tomar cuidado para não nos privar dele; porque muitos rejeitam a graça que lhes é oferecida, e muitos jogam fora o que antes tinham em suas mãos. Então, desde que já fomos recebidos na graça de Cristo, devemos ver que não caímos dela por nossa própria culpa.

A conclusão que alguns tiram dessas palavras de que não há eficácia na graça de Deus. a menos que seja auxiliado por nossa firmeza, é frívolo. Pois eu não admito que o Espírito exija de nós nada mais do que está em nosso próprio poder, mas ele nos mostra o que devemos fazer, que, se nossa força é deficiente, podemos buscá-la em algum outro bairro. Da mesma maneira, quando Cristo nos exorta, nesta passagem, à perseverança, devemos; não confie em nossa própria força e indústria, mas devemos orar a quem nos ordena, para que ele nos confirme em seu amor.

Comentário de Thomas Coke

João 15: 9 . Continuai no meu amor. Ou: “Mantenha seu lugar no meu carinho: continue a merecer meu amor”. Assim, novamente no versículo seguinte, enquanto guardardes meus mandamentos, continuareis em meu amor; ou seja, “continuarei amando você”.

Comentário de Spurgeon

João 15: 9 . Como o Pai me amou, eu também te amei.

Oh, beba esse néctar! É como quando Cleópatra dissolveu a pérola em um único calado; pois aqui está a pérola mais escolhida da verdade que já foi dissolvida em um único verso para ser um delicioso rascunho para o seu povo beber: “Como o Pai me amou” – tão certo quanto o Pai me amou; e, então, “como” – isto é, – da mesma maneira “como o Pai me amou” – sem começo, sem fim, Sem medida, sem mudança “, eu também te amei”.

João 15: 9-10 . Continuai no meu amor. Se guardardes algum mandamento, permanecereis no meu amor;

Observe este ponto da disciplina do Senhor; – não que Cristo alguma vez rejeite seu povo, mas que ele retire deles o doce senso de seu amor, a realização dele, se eles lhe são desobedientes, e não guardem seus mandamentos.

João 15: 10-11 . Assim como cumpri os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Eu te falei estas coisas, para que minha alegria permaneça em você,

Que ele possa se alegrar em nós, – sentir um prazer sagrado em pensar em nós como ele faz quando nos vê cumprindo seus mandamentos e valorizando suas palavras, vivendo assim em seu amor e sendo poderoso em oração.

João 15:11 . E que sua alegria possa estar cheia.

Se Cristo não está satisfeito conosco, não podemos nos alegrar; e se ele não tem alegria em nós, não podemos ter alegria nele. Essas duas coisas surgem e caem juntas. Quando o pai da família olha com alegria para seu filho, então ele é feliz; mas quando o pai não tem alegria em seu filho, então tenha certeza disso, ele não tem alegria em seu pai, mas ele está triste de coração. Ó Deus, que nunca te entristecemos, pois se o fizermos, seremos nós mesmos entristecidos; pelo menos, acredito que sim, não teríamos de outra maneira. Mas oh! para que possamos ter o testemunho de Enoque antes de sua tradução, para agradarmos a Deus!

Então teremos verdadeiro prazer em nós mesmos.

João 15: 12-14 . Este é o meu mandamento: que vos ameis, como eu vos amei. Maior amor não tem homem do que este, que um homem dê a vida por seus amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

A obediência, então, é recompensada com uma santa amizade, pois Cristo se torna, no mais alto sentido, nosso Amigo; mas não somos amigos dele até que deixemos de nos deleitar com o pecado e nos afastemos dele para os caminhos da santidade.

João 15:15 . Doravante, não os chamo servos; porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu te chamei de amigos; por todas as coisas que ouvi de meu pai, vos fiz saber.

O servo trabalha em um prédio, e basta que ele coloque parte de uma linha de tijolo ou pedra. Talvez ele nunca tenha visto o design da estrutura, nem desejou fazê-lo. Mas você e eu temos o grande arquiteto constantemente vindo até nós para nos dizer qual deve ser o prédio e nos explicar seus planos, e assim trabalhamos com maior prazer e alegria do que um mero trabalhador. O próprio coração de Cristo é exposto ao seu povo: “O segredo do Senhor está com os que o temem”. Felizes são o seu povo; feliz por ser seus servos, – feliz por ser seus amigos.

João 15:16 . Não me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos ordenei que saíssem e produzissem frutos, e que os vossos frutos permanecessem; para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê.

Lá você vê a eleição divina levando à produção de frutos e perpetuada em perseverança: “para que seus frutos permaneçam”. Traz também a cada um de seus objetos esse favor conspícuo, poder predominante na oração: “para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele possa dar a você”.

João 15:17 . Eu ordeno estas coisas, que vocês se amam.

Ó professores, que não se amam, você está quebrando o mandamento do rei! Você está vivendo em violação direta de um comando claro que é muito querido por seu coração. Oh, para que possamos ouvir e obedecer constantemente! “Estas coisas eu lhes ordeno, que vos ameis.”

João 15:18 . Se o mundo te odeia, sabe que me odiava antes de te odiar.

É isso que você tem motivos para esperar, e você poderá se sentir honrado se eles o tratarem como trataram seu Senhor.

João 15: 19-22 . Se fôsses do mundo, o mundo amaria o seu; mas, porque não sois do mundo, mas eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo os odeia. Lembre-se da palavra que eu lhe disse: O servo não é maior que o seu senhor. Se eles me perseguiram, também o perseguiram; se eles mantiveram o meu ditado, também manterão o seu. Mas todas estas coisas lhe farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu não tivesse vindo e falado com eles, eles não tinham pecado; mas agora eles não têm desculpa para o seu pecado.

Há um aumento terrível de pecado produzido por Cristo falando com um homem; e se algum de vocês esteve muito próximo do Reino, e sua consciência foi despertada, e sua mente ficou impressionada com a verdade, e ainda assim você voltou ao seu pecado, multiplicou esse pecado mil vezes. Os tempos de sua ignorância que Deus pode ter piscado; mas agora você está pecando contra a luz e o conhecimento; e a menos que você se arrependa, terrível será a sua desgraça.

João 15: 23-26 . Quem me odeia odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles as obras que nenhum outro homem fez, eles não teriam pecado; mas agora eles viram e odiaram tanto a mim como a meu Pai. Mas isto acontece, para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Eles me odiaram sem causa. Mas quando o Consolador chegar,

E ele veio; ele está aqui, nunca foi levado embora; ele ainda permanece com e na Igreja.

João 15:26 . Quem vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade que procede do Pai, ele testificará de mim:

Com essa marca, você pode saber se o que lhe foi ensinado é do Espírito de Deus. Se não testifica de Cristo, se ele não é a cabeça e a frente de tudo, não há nada para você aceitar. Se alguém vier a você com o que ele chama de revelação, se não é tudo sobre Cristo, por isso você a julgará; não é do Espírito de Deus se não testifica de Cristo.

João 15:27 . E também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.

Que todos prestemos testemunho como temos estado com Cristo, pois não há testemunho de Cristo a menos que tenhamos estado com ele primeiro.

Comentário de John Wesley

Como o Pai me amou, também eu te amei; continuai no meu amor.

Permaneçam no meu amor – Mantenha seu lugar no meu carinho. Veja que você não perde essa bênção inestimável. Quão desnecessária é a cautela, se lhes fosse impossível não permanecer nela?

Referências Cruzadas

João 15:11 – Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *