Estudo de João 17:23 – Comentado e Explicado

eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.
João 17:23

Comentário de Albert Barnes

Pode ser aperfeiçoado em um – Para que sua união seja completa. Que pode não haver jarros, discórdias ou contendas. Uma máquina é perfeita ou completa quando tem todas as suas peças e está em boas condições quando não há parte dela em falta. Assim, a união dos cristãos, pela qual o Salvador orava, seria completa ou perfeita se não houvesse controvérsias, inveja, contendas e sem queimaduras de coração e ciúmes. É digno de nota aqui como inteiramente a união de seu povo ocupou a mente de Jesus quando ele se aproximou da morte. Ele viu o perigo de contendas e contendas na igreja. Ele conhecia as imperfeições até dos melhores homens. Ele viu como eles seriam propensos à paixão e ambição; quão pronto para confundir amor de seita ou zelo por religião pura; como homens egoístas e mundanos na igreja podem dividir seus seguidores e produzir sentimentos e contendas profanos; e ele viu também o quanto isso faria para desonrar a religião.

Por isso, ele aproveitou a ocasião, quando estava prestes a morrer, para impressionar a importância da união em seus discípulos. Por admoestação solene e por apelos mais ternos e afetantes a Deus em súplica, ele mostrou seu senso do valor dessa união. Ele usou a ilustração mais sublime e impressionante; ele advertiu para a união eterna entre o Pai e ele próprio; ele os lembrou de seu amor e do efeito que sua união teria no mundo, para fixá-lo mais profundamente em seus corações. O efeito mostrou a infinita sabedoria do Salvador. As contendas e disputas dos cristãos mostraram seu conhecimento ao prever isso. O efeito de tudo isso na religião mostrou que ele entendeu o valor da união. Os cristãos já lutaram por tempo suficiente. Está na hora de ouvirem as advertências de despedida de seu Redentor e seguirem unidas contra seu inimigo comum. O mundo ainda está na maldade; e os amigos de Jesus, presos pelos cordões do amor eterno, devem avançar juntos contra o inimigo comum e espalhar os triunfos do evangelho ao redor do mundo. Tudo o que é necessário agora, sob a bênção de Deus, para convencer o mundo “de que Deus enviou o Senhor Jesus, é a mesma união entre todos os cristãos pelos quais ele orou”; e quando essa união de sentimento, propósito e ação ocorrer, a tarefa de enviar o evangelho a todas as nações será cumprida em breve, e a manhã da glória milenar surgirá sobre o mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

perfeito = aperfeiçoado. Grego. teleioo. A mesma palavra que “terminar” em João 17: 4 .

in = into. Grego. eis. App-104.

e. Todos omitem.

enviou = não enviou.

amou = amou.

amado . Grego. Agapão. Veja a pág. 1511

as = mesmo como.

Comentário de John Calvin

23. Eu neles e tu em mim; pois ele pretende ensinar que nele habita toda a plenitude de bênçãos, e que o que estava oculto em Deus agora se manifesta nele, para que ele possa transmiti-lo ao seu povo, como a água que flui da fonte por vários canais, rega as campos por todos os lados.

E os amou. (126) Ele quer dizer que é uma exibição muito impressionante, e uma promessa muito excelente, do amor de Deus aos crentes, que o mundo é obrigado a sentir, quer ou não, quando o Espírito Santo habitar neles emite raios de justiça e santidade. De fato, existem inúmeras outras maneiras pelas quais Deus testifica diariamente seu amor paternal por conosco, mas a marca da adoção é justamente preferida a todas elas. Ele também acrescenta e os amou, como me amaste . Com essas palavras, ele pretendia apontar a causa e a origem do amor; pois a partícula como, significa porque, e as palavras, como você me amou, significa: porque você me amou; pois somente a Cristo pertence ao título de Bem-amado ( Mateus 3:17 .) Além disso, o amor que o Pai celestial tem pela Cabeça é estendido a todos os membros, de modo que ele não ama senão em Cristo.

No entanto, isso dá origem a alguma aparência de contradição; para Cristo, como já vimos em outros lugares (127), declara que o amor indescritível de Deus pelo mundo foi a razão pela qual ele deu seu Filho unigênito ( João 3:16 .) Se a causa deve ser anterior ao efeito, nós inferir que Deus, o Pai, amou os homens à parte de Cristo; isto é, antes de ele ser designado para ser o Redentor. Respondo que, naquelas passagens semelhantes, o amor denota a misericórdia com que Deus foi movido para com pessoas indignas e até contra seus inimigos, antes que ele os reconciliasse consigo mesmo. É, de fato, uma maravilhosa bondade de Deus e inconcebível pela mente humana, que, exercendo benevolência para com os homens que ele não podia deixar de odiar, removeu a causa do ódio, para que não houvesse obstrução ao seu amor. E, de fato, Paulo nos informa que existem duas maneiras pelas quais somos amados em Cristo; primeiro, porque o Pai

nos escolheu nele antes da criação do mundo,
( Efésios 1: 4 😉

e, segundo, porque em Cristo Deus nos reconciliou consigo mesmo e mostrou que ele é misericordioso conosco ( Romanos 5:10 ). Assim, somos ao mesmo tempo inimigos e amigos de Deus, até que a expiação tenha feito por nossos pecados, somos restaurados para favorecer com Deus. Mas quando somos justificados pela fé, é então, propriamente, que começamos a ser amados por Deus, como filhos de um pai. Aquele amor pelo qual Cristo foi designado para ser a pessoa, em quem devemos ser escolhidos ferozmente antes de nascermos, e enquanto ainda estávamos arruinados em Adão, está oculto no seio de Deus e excede em muito a capacidade da mente humana. . É verdade que ninguém jamais sentirá que Deus é misericordioso com ele, a menos que perceba que Deus é pacificado em Cristo. Mas, como todo o prazer pelo amor de Deus desaparece quando Cristo é levado, então podemos concluir com segurança que, uma vez que pela fé somos enxertados em seu corpo, não há perigo de nos afastarmos do amor de Deus; pois esse fundamento não pode ser derrubado, porque somos amados, porque o Pai amou seu Filho. (128)

Comentário de Adam Clarke

Que o mundo possa saber – Que o povo judeu, primeiro e depois os gentios, possam me reconhecer como o verdadeiro Messias e ser salvo na vida eterna.

Comentário de Scofield

perfeito (veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Referências Cruzadas

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 13:35 – Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Filipenses 3:15 – Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

Colossenses 3:14 – Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *