Estudo de Gálatas 3:28 – Comentado e Explicado

Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:28

Comentário de E.W. Bullinger

nem = não. App-105.

nem . Grego. oude .

Grego . Veja Romanos 1:14 .

bond = escravo bond. Grego. doulos . App-190.

macho . Grego. arsen . App-123.

nem = e.

Comentário de John Calvin

28. Não há judeu nem grego . O significado é que aqui não há distinção de pessoas e, portanto, não tem importância para qual nação ou condição alguém possa pertencer: nem a circuncisão é mais considerada do que sexo ou posição civil. E porque? Porque Cristo os torna todos um. Quaisquer que tenham sido suas diferenças anteriores, somente Cristo é capaz de unir todas elas. Vocês são um: a distinção foi removida. O objetivo do apóstolo é mostrar que a graça da adoção e a esperança da salvação não dependem da lei, mas estão contidas apenas em Cristo, que, portanto, é tudo. O grego é colocado aqui, como de costume, para os gentios e um departamento para toda a classe.

Comentário de Adam Clarke

Não há judeu nem grego – ????? , grego, é colocado aqui para e?????? , pagão. Sob o Evangelho, todas as distinções são eliminadas, como ajudando ou dificultando; todos são igualmente bem-vindos a Cristo e todos têm uma necessidade igual dele; todas as pessoas de todas as seitas, condições e sexos, que acreditam nele, tornam-se uma família através dele; eles são um corpo, do qual ele é a cabeça.

Nem homem nem mulher – Com grande razão, o apóstolo introduz isso. Entre os privilégios de homens e mulheres, havia uma grande disparidade entre os judeus. Um homem pode raspar a cabeça e rasgar as roupas na hora do luto; uma mulher não tinha permissão para fazê-lo. Um homem pode impor o voto de nasirato a seu filho; uma mulher não poderia fazer isso com a filha. Um homem pode ser cortado por causa do nasirato de seu pai; uma mulher não podia. Um homem pode desposar sua filha; uma mulher não tinha esse poder. Um homem pode vender sua filha; uma mulher não podia. Em muitos casos, eles foram tratados mais como crianças do que adultos; e até hoje não é permitido reunir-se com os homens nas sinagogas, mas são acondicionados em galerias, onde mal conseguem ver, nem podem ser vistos. Sob o espírito abençoado do cristianismo, eles têm direitos iguais, privilégios iguais e bênçãos iguais; e, deixe-me acrescentar, eles são igualmente úteis.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:28 . Não há judeu nem grego isto é, nem gentio. “Todas as distinções estão agora terminadas por esta união feliz; todas são igualmente aceitas em Cristo Jesus; e, sendo feitos um corpo nele, os crentes de qualquer nação, sexo ou condição são cimentados nos laços de santa amizade e animada com as visões da mesma felicidade “.

Comentário de John Wesley

Não há judeu nem grego, não há vínculo nem liberdade, não há homem nem mulher: pois todos somos um em Cristo Jesus.

Não há judeu nem grego – isto é, não há diferença entre eles; eles são igualmente aceitos pela fé.

Não há homem nem mulher – a circuncisão sendo deixada de lado, que era peculiar aos homens, e foi projetada para diferenciar, durante essa dispensação, entre judeus e gentios.

Referências Cruzadas

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 11:52 – e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

João 17:20 – “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 2:9 – Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego;

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

1 Coríntios 7:14 – Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 2:13 – Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *