Estudo de João 10:16 – Comentado e Explicado

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.
João 10:16

Comentário de Albert Barnes

Outras ovelhas – Existem outras pessoas que serão membros da minha igreja redimida.

Eu tenho – Isso não significa que eles eram seus amigos, mas que eles seriam. Havia outros a quem era seu propósito e intenção chamar as bênçãos do evangelho e da salvação. O objetivo era tão certo, e o fato de que eles acreditariam nele com tanta certeza, que ele poderia usar o tempo presente como se já fosse dele. Esse propósito estava de acordo com a promessa de Isaías 53:11 : “Ele verá o trabalho de sua alma e ficará satisfeito.” Um exemplo de expressão paralela ocorre em Atos 18:10 , “Eu tenho muita gente nesta cidade” (Corinto). Ou seja, era o propósito de Deus abençoar a pregação de Paulo e dar-lhe muitas almas como selos de seu ministério. Era tão certo que eles acreditariam no Salvador, de que poderia ser mencionado como se já estivesse feito. Essa certeza poderia ter existido apenas em consequência da intenção de Deus de que assim fosse. Não consistia em nenhuma disposição de abraçar o evangelho previsto, pois eram as pessoas mais corruptas e licenciosas da antiguidade, e deve ter sido porque Deus quis que fosse assim. Declarações como essas são a prova completa de que Deus tem um plano em relação à salvação dos homens, e que o número é conhecido e determinado por ele. Aprender:

1.que não é uma questão de acaso ou incerteza se os homens serão salvos.

2.que existe incentivo para pregar o evangelho. Existem aqueles a quem Deus quer salvar, e se ele pretende fazer isso será feito.

Não desta dobra – não judeus. Esta é uma indicação distinta de que o evangelho deveria ser pregado aos gentios uma doutrina extremamente ofensiva para os judeus. Essa previsão do Salvador foi surpreendentemente confirmada na conversão de milhões de gentios ao evangelho.

Eles também devo trazer – Trazer para a igreja e reino dos céus. Isso deveria ser feito, não por seu ministério pessoal, mas pelo trabalho de seus apóstolos e outros ministros.

Uma dobra – Uma igreja; não haverá distinção nem privilégios nacionais especiais. A divisão entre judeus e gentios será destruída, e não haverá preeminência de posição ou honra, Efésios 2:14 ; “Cristo derrubou a parede do meio da divisão entre nós;” Romanos 10:12 ; “Não há diferença entre o judeu e o grego.”

Um pastor – ou seja, o Senhor Jesus – o Salvador comum, libertador e amigo de todos os verdadeiros crentes, em qualquer terra em que nasceram e em qualquer língua que possam falar. Isso mostra que os cristãos de todas as denominações e países devem sentir que são um redimido pelo mesmo sangue e que estão indo para o mesmo lar eterno. Compare 1 Coríntios 12:13 ; Gálatas 3:28 ; Colossenses 3:11 ; Atos 17:26 .

Comentário de E.W. Bullinger

outro . Altos gregos . Veja App-124.

de = fora de. Grego. ek. App-104.

dobra . Aule grego = um lugar ao ar livre, como em João 10: 1 , não a mesma palavra que na próxima cláusula.

Eu devo = cabe a mim.

will = vontade.

ser = tornar-se.

dobra = rebanho. Poimne grego . Somente aqui, Mateus 26:31 . Lucas 2: 8 . 1 Coríntios 9: 7 .

Comentário de John Calvin

16. E eu tenho outras ovelhas. Embora alguns se refiram indiscriminadamente a todos, judeus e gentios, que ainda não eram discípulos de Cristo, ainda não tenho dúvida de que ele tinha nos olhos o chamado dos gentios. Pois ele dá a dobra de apelação à assembléia do povo antigo, pela qual eles foram separados das outras nações do mundo e unidos em um corpo como herança de Deus. Os judeus haviam sido adotados por Deus de tal maneira que ele os cercou de certos recintos, que consistiam em ritos e cerimônias, para que não fossem confundidos com incrédulos, embora a porta do rebanho fosse a graciosa aliança da vida eterna confirmada. em Cristo. Por esse motivo, ele chama aquelas ovelhas que não tinham a mesma marca, mas pertenciam a uma classe diferente, outras ovelhas. Em resumo, o significado é que o ofício pastoral de Cristo não está confinado dentro dos limites da Judéia, mas é muito mais extenso. .

A observação de Agostinho sobre essa passagem é sem dúvida verdadeira, que, como há muitos lobos dentro da Igreja, há muitas ovelhas sem Mas isso não se aplica, em todos os aspectos, à passagem atual, que se refere ao aspecto externo da Igreja. , porque os gentios, que eram estranhos por um tempo, depois foram convidados para o reino de Deus, junto com os judeus. No entanto, reconheço que a declaração de Agostinho se aplica a esse respeito, que Cristo dá o nome de ovelha aos incrédulos, que em si mesmos eram os mais distantes possíveis de serem chamados de ovelhas. E não apenas ele indica, por esse termo, o que eles irão mas refere-se à eleição secreta de Deus, porque já somos ovelhas de Deus, antes de percebermos que Ele é nosso pastor. Da mesma maneira, é dito em outro lugar que éramos inimigos quando ele nos amou ( Romanos 5:10 😉 e por essa razão Paulo também diz que éramos conhecidos por Deus antes de conhecê-lo ( Gálatas 4: 9) . )

Eles também devo trazer. Ele quer dizer que a eleição de Deus será segura, para que nada do que ele deseja ser salvo pereça. (290) Pois o propósito secreto de Deus, pelo qual os homens foram ordenados à vida, finalmente se manifesta em seu próprio tempo pelo chamado: – o chamado eficaz, quando ele regenera pelo seu Espírito, para ser seus filhos, aqueles que antigamente foram gerados de carne e sangue.

Mas pode-se perguntar: como os gentios foram trazidos para serem associados aos judeus? Pois os judeus não tinham a necessidade de rejeitar a aliança que Deus fez com seus pais, a fim de se tornarem discípulos de Cristo; e os gentios, por outro lado, não estavam sujeitos à necessidade de se submeter ao jugo da Lei, para que, sendo enxertados em Cristo, pudessem ser associados aos judeus. Aqui devemos atender à distinção entre a substância da aliança e os apêndices externos. Pois os gentios não podiam concordar com a fé de Cristo de outra maneira senão abraçando a aliança eterna na qual a salvação do mundo se baseava. Dessa maneira, foram cumpridas as previsões,

Os estrangeiros falam a língua de Canaã,
( Isaías 19:18 .)

Novamente,

Dez homens dos gentios segurarão a capa de um judeu e dirão:
Nós iremos com você,
( Zacarias 8:23 .)

Novamente,

Muitas nações virão, e dirão:
Vinde, e subamos ao monte do Senhor,
( Isaías 2: 4 ; Miquéias 4: 2. )

Abraão também foi chamado

pai de muitas nações ( Gênesis 17: 5 ; Romanos 4:17 ), porque virão do Oriente e do Ocidente, que se assentarão com ele no reino de Deus,
( Mateus 8:11 .)

Quanto às cerimônias, elas são a parede intermediária da divisão , que, Paulo nos informa, foi derrubada ( Efésios 2:14 ). Assim, temos sido associados aos judeus na unidade da fé, quanto à substância ; e as cerimônias foram abolidas, para que não houvesse nada para impedir que os judeus estendessem a mão para nós.

E haverá um rebanho (291) e um pastor. Isto é, para que todos os filhos de Deus sejam reunidos e unidos (292) em um corpo; como reconhecemos que existe uma Igreja universal santa (293) e deve haver um corpo com uma cabeça.

Há um Deus, diz Paulo, uma fé, um batismo.
Portanto, devemos ser um, como somos chamados a uma esperança,
( Efésios 4: 4. )

Agora, embora esse rebanho pareça estar dividido em dobras diferentes , eles são mantidos em recintos comuns a todos os crentes que estão espalhados por todo o mundo; porque a mesma palavra é pregada a todos, eles usam os mesmos sacramentos, têm a mesma ordem de oração e tudo o que pertence à profissão de fé.

E eles ouvirão a minha voz. Devemos observar a maneira como o rebanho de Deus está reunido. É quando todos têm um pastor e quando apenas sua voz (294) é ouvida. Essas palavras significam que, quando a Igreja se submete a Cristo somente, e obedece aos seus mandamentos, e ouve sua voz e sua doutrina (295), então somente está em bom estado. Se os papistas puderem nos mostrar que existe algo desse tipo entre eles, desfrutem do título de A Igreja, da qual tanto se vangloriam. Mas se Cristo está calado ali, se sua majestade é pisada, se suas ordenanças sagradas são desprezadas, o que mais é a unidade deles senão uma conspiração diabólica, que é pior e muito mais abominável do que qualquer dispersão? Lembremo-nos, portanto, que sempre devemos começar com a Cabeça. Portanto, também os Profetas, quando descrevem a restauração da Igreja, sempre se juntam a Davi, o rei, com Deus; como se dissessem, que não há Igreja onde Cristo não reina e que não há reino de Deus, mas onde a honra de pastor é concedida a Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Outras ovelhas que tenho – os gentios e samaritanos. Como se nosso Senhor tivesse dito: Não imagine que darei minha vida pelos judeus, exclusivamente de todas as outras pessoas; não: também morrerei pelos gentios; pois pela graça, o desígnio misericordioso e o propósito amoroso de Deus, devo provar a morte de todo homem, Hebreus 2: 9 ; e, apesar de não pertencerem a este rebanho agora, aqueles entre os que crerem deverão se unir aos judeus crentes, e formarão um rebanho sob um pastor, Efésios 2: 13-17 .

A palavra original, a??? , que é traduzida aqui, dignifica adequadamente um tribunal. É provável que nosso abençoado Senhor estivesse agora no que foi chamado de quadra interna, ou quadra do povo, no templo, ver João 10:23 ; e que ele se referiu à quadra externa, ou quadra dos gentios, porque os gentios que eram prosélitos da porta foram autorizados a adorar naquele lugar; mas somente aqueles que foram circuncidados tiveram permissão para entrar no átrio interior, sobre cuja entrada estavam escritos, em grandes caracteres de ouro, estas palavras: Que ninguém incircunciso entre aqui! Nosso Senhor, portanto, nesse momento poderia ter apontado para os adoradores daquela corte, quando ele pronunciasse essas palavras, e as pessoas perceberiam imediatamente que ele se referia aos gentios.

Comentário de Thomas Coke

João 10:16 . E outras ovelhas que tenho: “Para convencê-lo de que conheço minhas ovelhas, e que sou conhecida delas, digo-lhe que tenho outras ovelhas além dos judeus; tenho ovelhas entre os gentios; porque conheço as de todos os países, cuja honestidade de disposição os induzirá, através da minha graça, a aceitar o evangelho no amor a ele (ver João 6:37 ; João 6:39 .) Estes trarei à minha igreja e eles me conhecerão, e distinguirão minha voz da voz de um estrangeiro; eles se submeterão alegremente às minhas leis, e haverá um rebanho ( p??µ??, ) e um pastor; haverá apenas uma igreja visível, quando os gentios se converterem, consistindo deles e dos judeus; como existe apenas um pastor para alimentá-los e governá-los, não haverá mais muro intermediário de partição “.

Comentário de Scofield

outras ovelhas

ou seja, não do rebanho judeu, mas gentio. João 10: 4 ; Isaías 56: 8 ; João 17:20 ; Atos 15: 7-9 .

Comentário de John Wesley

E tenho outras ovelhas que não são deste rebanho; também eu devo trazer, e elas ouvirão a minha voz; e haverá uma dobra e um pastor.

Eu também tenho outras ovelhas – as quais ele conheceu; que não são desta dobra – Não da Igreja ou nação judaica, mas gentios.

Devo trazê-los da mesma forma – Em minha Igreja, a assembléia geral daqueles cujos nomes estão escritos no céu.

E haverá um rebanho – (nem uma dobra, uma impressão simples e falsa) nenhum rebanho corrupto ou dividido restante.

E um pastor – que deu a vida pelas ovelhas, e não deixará mercenário entre elas. A unidade do rebanho e do pastor será completada em sua estação. O pastor trará tudo em um rebanho; e todo o rebanho ouvirá o único pastor.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 22:26 – Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 86:9 – Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, glorificarão o teu nome.

Salmos 98:2 – O Senhor anunciou a sua vitória e revelou a sua justiça às nações.

Eclesiastes 12:11 – As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Isaías 24:13 – Assim será na terra, entre as nações, como quando se usa a vara na oliveira ou se buscam os restos das uvas após a colheita.

Isaías 42:10 – Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.

Isaías 43:6 – Direi ao norte ‘Entregue-os! ’ e ao sul ‘Não os retenha’. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas;

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Isaías 56:8 – Palavra do Soberano Senhor, daquele que reúne os exilados de Israel: “Reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos”.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 37:22 – Eu os farei uma única nação na terra, nos montes de Israel. Haverá um único rei sobre todos eles, e eles nunca mais serão duas nações nem estarão divididos em dois reinos.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 10:2 – Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 11:52 – e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

Atos dos Apóstolos 15:14 – Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome.

Atos dos Apóstolos 18:10 – pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

1 Pedro 2:25 – Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *