Estudo de Salmos 22:26 – Comentado e Explicado

Os pobres comerão e serão saciados; louvarão o Senhor aqueles que o procuram: Vivam para sempre os nossos corações.
Salmos 22:26

Comentário de Albert Barnes

The meek shall eat and be satisfied – The word “meek” – ????? ?a?na^viym – means here rather “afflicted, distressed, miserable.” This is its usual meaning. It is employed sometimes in the sense of mild or meek (compare Numbers 12:3 ); but it here manifestly denotes the afflicted; the poor; the distressed. When it is said that they would “eat and be satisfied,” the idea is that of prosperity or abundance; and the statement is, that, as the result of the Redeemer’s work, blessings in abundance would be imparted to the poor and the distressed – those who had been destitute, forsaken, and friendless.

They shall praise the Lord that seek him – Those that worship God, or the pious, shall see abundant cause to praise God. They will not merely call upon him by earnest prayer, but they will render him thanks for his mercies.

Your heart shall live for ever – The hearts of those that worship God. Their hearts would not faint or be discouraged. They would exult and rejoice continually. In other words, their joy and their praise would never die away.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 22:26 . Os mansos comerão, etc. – Os humildes: ver Mateus 11:29 . “Eles comerão do verdadeiro sacrifício cristão; em conseqüência disso, louvarão ao Senhor e viverão para sempre; isto é, estarão sempre cheios de consolo e alegria, que nada lhes poderá tirar.” O versículo seguinte representa tão claramente o chamado dos gentios, que não podemos interpretá-lo razoavelmente em nenhum outro sentido. Ver Salmos 2: 8 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 22:26 . Os mansos – Ou seja, os pobres ou humildes, gentis e educáveis, a saber, pessoas crentes e piedosas, cujos corações a graça de Deus suavizou e adoçou, subjugando seu orgulho e paixão, e sua rebelião contra Deus, e ferocidade para com os homens; comerão e serão satisfeitos – Participarão daquelas bênçãos espirituais que Deus lhes concedeu em seu evangelho, que graça, paz e conforto, que todas as almas crentes desfrutam, no sentido do amor de Deus, no perdão de seus pecados. e nas influências do Espírito de Deus. Destas e não de quaisquer bênçãos temporais, é sem dúvida que esta cláusula deve ser entendida. Eles louvarão ao Senhor que o busca – Que buscam seu favor, e o verdadeiro conhecimento espiritual e comunhão com ele. Seu coração viverá – Ele ainda fala das mesmas pessoas, embora haja uma mudança da terceira para a segunda pessoa, como é habitual nesses livros poéticos. Para sempre – Seu conforto não deve ser curto e transitório, como são os confortos do mundo, mas eterno.

Comentário de E.W. Bullinger

manso = paciente ou injuriado.

Comentário de Adam Clarke

Os mansos devem comer – ????? anavim . os pobres comerão. No verdadeiro único sacrifício, deve haver uma provisão para todos os crentes, de modo que eles tenham plenitude de alegria. Os que ofereceram o sacrifício se alimentaram do que ofereceram. Jesus, o verdadeiro sacrifício, é o pão que desceu do céu; quem comer deste pão nunca morrerá.

Comentário de John Calvin

26. Os pobres comerão. O salmista tem uma referência ao costume que naquele tempo era predominante entre os judeus, de se banquetear com seus sacrifícios, como é bem conhecido. Ele aqui promete esta festa, a fim de exercer e provar sua caridade. E certamente é uma oblação agradável e aceitável a Deus, à qual a compaixão e a misericórdia estão unidas. Sem elas, as cerimônias pelas quais os homens professam adorar a Deus, com toda a pompa e magnificência, desaparecem na fumaça. Davi, no entanto, não promete simplesmente dar aos pobres e famintos algo pelo mero alimento do corpo. Ele declara que eles serão participantes deste banquete para outro propósito, a saber, que, se lhes for ministrada uma questão de conforto, a alegria poderá ser restaurada em seus corações e florescer novamente. Pois eles viram naquele banquete, como em um espelho, a bondade de Deus apresentada a todos os que estão em aflição, os quais poderiam amenizar com maravilhoso consolo a dor que surgia de todas as suas calamidades. O salmista, portanto, acrescenta : Louvarão a Jeová que o buscar. A refeição abundante da qual haviam participado deveria, sem dúvida, incitá-los a dar graças a Deus; mas o que se quer dizer em particular é louvar a Deus por essa libertação em grata comemoração pela qual o sacrifício foi oferecido. Isso aparece ainda mais claramente a partir da última cláusula do versículo: Seu coração viverá para sempre Uma refeição não poderia ser suficiente para fazer seus corações viverem para sempre. Foi antes a esperança que eles nutriram de ter pronto socorro de Deus que fez isso; pois todos os fiéis justamente consideravam a libertação deste homem como uma libertação forjada para eles em particular. Daí resulta que, nas ofertas pacíficas, os louvores a Deus eram tão celebrados, que adoradores genuínos também exercitavam sua esperança neles. Além disso, como os hipócritas se contentam apenas em passar pela cerimônia nua e sem vida, o salmista restringe o desempenho correto desse exercício aos israelitas verdadeiros e santos; Louvarão a Jeová que o busca; e buscar a Deus é a marca certa da verdadeira piedade. Agora, se os pais sob a lei tiveram sua vida espiritual renovada e revigorada por suas festas sagradas, essa virtude se mostrará muito mais abundantemente neste dia na santa ceia de Cristo, desde que os que dela participem busquem verdadeiramente o Senhor e com todo o coração.

Comentário de John Wesley

Os mansos comerão e ficarão satisfeitos; louvarão ao SENHOR que o busca; o teu coração viverá para sempre.

Satisfeito – Sem dúvida, é para ser entendido, daquelas bênçãos espirituais, aquela graça, paz e conforto que todas as almas crentes têm no sentido do amor de Deus, do perdão de seus pecados e das influências do espírito de Deus.

Procure-o – Que busque seu favor.

Seu coração – Ele ainda fala das mesmas pessoas, embora haja uma mudança da terceira para a segunda pessoa, como é habitual nesses livros poéticos.

Para sempre – Seu conforto não deve ser curto e transitório, como são os confortos do mundo, mas eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *