Estudo de Salmos 86:9 – Comentado e Explicado

Todas as nações que criastes virão adorar-vos, e glorificar o vosso nome, ó Senhor.
Salmos 86:9

Comentário de Albert Barnes

Todas as nações que você criou virão … – Neste versículo, o salmista expressa sua crença de que a convicção que ele nutria sobre a capacidade de Deus de salvar – sobre ele ser o único Deus verdadeiro – ainda prevaleceria em todas as nações da terra; que todos eles ainda estariam convencidos de que ele era o Deus verdadeiro e viriam adorá-lo sozinho. Tão clara para ele parecia ser a evidência da existência e perfeições de Deus que ele não duvidava que todas as pessoas ainda viessem vê-lo e reconhecê-lo. Compare Isaías 2: 2-3 ; Isaías 60: 3-14 ; Salmo 2: 8 ; Salmo 72:17 .

E glorificará o teu nome – Te honrará como o Deus verdadeiro. Eles renunciarão a seus ídolos; eles virão e te adorarão. Essa crença – essa esperança – é sustentada por todo o volume da verdade revelada. Ele alegrou e encorajou o coração dos santos do Antigo Testamento e do Novo; e pode e deve animar e encorajar nossos corações. Não é menos certo, porque parece demorar muito. Para a visão do homem, isso é tudo o que é certo no futuro. Ninguém pode prever o que ocorrerá em relação a qualquer uma das instituições políticas existentes na terra – nem as monarquias do mundo antigo, nem as repúblicas do novo. Ninguém pode dizer em referência às artes; para as ciências; para a vida social; maneiras; para as cidades e vilas que agora existem na terra, o que elas serão no futuro distante. Apenas uma coisa é certa naquele futuro – que o reino de Deus será estabelecido e que o trono do Redentor será estabelecido sobre toda a terra; que chegará o tempo em que “todas as nações virão e adorarão diante de Deus, e glorificarão o seu nome”.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 86: 9 . Todas as nações, etc. – se aplicado a Ezequias, pode significar todas as nações vizinhas. Ver 2 Crônicas 32:23 . Mas também pode ser considerado como uma previsão do chamado dos gentios sob o Messias. Ver Romanos 15: 9 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 86: 9-10 . Todas as nações que você criou – pois, como você as criou, você pode facilmente convencê-las e convertê-las para si mesmo; virá e adorará diante de ti – Abandonarão os seus ídolos impotentes, e somente te adorarão: sendo iluminado por tua palavra e Espírito para ver, e induzido a possuir, que não há como você. Isso foi, em parte, cumprido na multidão de prosélitos da religião judaica, nos dias de Davi e Salomão, mas deveria ter sua plena realização nos dias do Messias, quando alguns de todos os reinos e nações deveriam ser efetivamente levado a louvar a Deus, Apocalipse 7: 9 . Foi por Cristo que Deus fez todas as nações, pois sem ele nada foi feito e, portanto, por meio de Cristo, e pelo poder de seu evangelho e graça, todas as nações serão levadas a adorar diante de Deus, Isaías 66. : 23 Pois tu és grande – Portanto todas as nações adorarão diante de ti, porque, como rei de todas as nações, tu és grande; tua soberania absoluta e incontestável; tua majestade terrível e insuportável; teu poder universal e irresistível; tuas riquezas são vastas e inesgotáveis; teu domínio sem limites e inquestionável; e, como prova disso, você faz coisas maravilhosas – que todas as nações admiram, e de onde elas podem facilmente inferir que você é apenas Deus, e que não apenas não há ninguém como você, mas nada além de você. Eles verão suas obras maravilhosas e, portanto, serão levados a reconhecer que você é infinitamente grande e que é o único Deus verdadeiro. Ou, isso pode ser alegado como uma razão pela qual não foi incrível, que todas as nações deveriam ser convertidas da idolatria à adoração ao Deus verdadeiro. Como se ele dissesse: Deus faz coisas maravilhosas, e ele fará isso entre os demais: os ídolos ele abolirá totalmente, e somente ele será exaltado, como rei sobre toda a terra. Naquele dia haverá um Senhor, e seu nome um.

Comentário de E.W. Bullinger

glorificará. Compare Isaías 66:23 .

Comentário de Adam Clarke

Todas as nações – Tua palavra será proclamada entre todos os gentios: eles receberão o teu testemunho e te adorarão como o único Deus vivo e verdadeiro.

Comentário de John Calvin

9 Todas as nações que fizeste virão. (485) Se alguém preferiria limitar o que é aqui declarado no presente caso de David, essa visão não parece sujeita a nenhuma objeção material. De fato, ele muitas vezes aprimora a bondade divina da qual ele próprio experimentou pela magnífica tensão. Pode, no entanto, ser adequadamente estendido ao poder universal de Deus; mas se ele fala da graça que foi concedida a si mesmo, ou trata, em geral, das obras de Deus, devemos ter em mente o que foi observado em outro lugar, que sempre que ele celebra a prevalência da verdadeira piedade entre os pagão, ele tem um olho no reino de Cristo, antes de cuja vinda Deus deu apenas a manifestação inicial ou nascente de sua glória, que por fim foi difundida em todo o mundo pela pregação do Evangelho. Davi não ignorava o futuro chamado dos gentios; mas sendo esta uma doutrina com a qual os ouvidos judeus não estavam familiarizados, que as pessoas teriam achado um anúncio desagradável, foi dito que os gentios deveriam vir a adorar a Deus indiscriminadamente com os filhos de Abraão e, toda a distinção removida, se tornaria participantes com eles da verdade celestial. Para amenizar o anúncio, ele afirma que os gentios também foram criados por Deus, de modo que não deveria ser considerado estranho se eles, sendo iluminados também, deveriam finalmente reconhecer Aquele que os criou e os modelou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *