Estudo de João 6:37 – Comentado e Explicado

Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora.
João 6:37

Comentário de Albert Barnes

Todos – A palavra original é do gênero neutro, mas é usada, sem dúvida, para o masculino, ou talvez se refira ao seu povo considerado como uma massa ou corpo, e significa que todo indivíduo que o Pai lhe havia dado deveria procurá-lo. .

O Pai me dá – aprendemos aqui que aqueles que vêm a Cristo e que serão salvos são dados a ele por Deus.

1.Deus prometeu a ele que ele deveria ver o trabalho de sua alma – isto é, “o fruto de seu trabalho cansativo” (Lowth), e deve ficar satisfeito, Isaías 53:11 .

2. Todos os homens são pecadores, e nenhum tem direito à misericórdia, e, portanto, ele pode conceder salvação a quem quiser.

3. Todas as pessoas por si mesmas estão dispostas a rejeitar o evangelho, João 5:40 .

4. Deus capacita aqueles que acreditam nisso. Ele os atrai a Ele por Sua Palavra e Espírito; “Ele abre o coração deles para entender as Escrituras Atos 16:14 ; e Ele concede a eles arrependimento, Atos 11:18 ; 2 Timóteo 2:25 .

5. Todos os que se tornam cristãos podem, portanto, ser ditos a Jesus como recompensa de seus sofrimentos, pois sua morte foi o preço pelo qual foram redimidos. Paulo diz Efésios 1: 4-5 que, “ele nos escolheu nele (isto é, em Cristo) antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e sem culpa diante dele em amor; nos predestinou para a adoção de filhos para si mesmo, de acordo com o bom prazer de sua vontade. ”

Deve vir até mim – Esta é uma expressão que indica que eles acreditariam nele. Chegar a um implica nossa necessidade de ajuda, nossa confiança de que ele pode nos ajudar e nossa disposição de confiar nele. O pecador chega a Jesus sentindo que ele é pobre, necessitado e miserável, e se lança sobre sua misericórdia, acreditando que somente ele pode salvá-lo. Essa expressão também prova que os homens não são obrigados a crer em Cristo. Embora os que crêem sejam dados a ele, e embora o Espírito dele trabalhe neles com fé e arrependimento, ainda assim eles estão dispostos no dia de seu poder, Salmo 110: 3 . Nenhum homem é compelido a ir para o céu contra sua vontade, e nenhum homem é compelido a ir para o inferno contra sua vontade. O Espírito de Deus inclina a vontade de um, e ele vem livremente como um agente moral. O outro escolhe o caminho para a morte; e, embora Deus esteja constantemente usando meios para salvá-lo, ele ainda prefere o caminho que leva à desgraça.

Aquele que vem – Todo mundo que vem – ou seja, todo aquele que vem em um navegador apropriado, sentindo que ele é um pecador perdido e arruinado. Este convite é amplo, completo e gratuito. Mostra a misericórdia ilimitada de Deus; e mostra, também, que a razão, e a única razão pela qual os homens não são salvos, é que eles não virão a Cristo. De qualquer pecador, pode-se dizer que, se ele estivesse disposto a vir a Cristo, poderia ter vindo e sido salvo. Como ele escolhe não vir, ele não pode culpar a Deus porque salva outros que estão dispostos, não importa por qual causa, e que, assim, são feitos participantes da vida eterna.

De nenhuma maneira – De nenhuma maneira, ou em nenhum momento. O original é simplesmente: “Não vou expulsar”.

Expulsar – rejeitar ou recusar salvar. Essa expressão não se refere à doutrina da perseverança dos santos, mas ao fato de que Jesus não rejeitará ou recusará qualquer pecador que vier a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Tudo = Tanto faz (Neut. Singular)

venha . . . vem. “venha” = alcance, denotando chegada; “vem” denota o ato e o processo.

de nenhuma maneira . Grego. ou eu. App-105. Como “nunca” em João 6:35 .

expulsar. Referindo-se ao suplemento divino “mande embora” em Mateus 14:15 . Coloque a figura do discurso Tapeinose (App-6) para dar bênção a isso.

fora = sem.

Comentário de John Calvin

37. Tudo o que o Pai me dá. Que a incredulidade deles não prejudique nada de sua doutrina, diz ele, que a causa de tão grande obstinação é que eles são réprobos e não pertencem ao rebanho de Deus. Sua intenção, portanto, ao distinguir aqui entre eleitos e réprobos, é que a autoridade de sua doutrina permaneça intacta, embora existam muitos que não acreditam nela. Pois, por um lado, os homens ímpios caluniam e desprezam totalmente a palavra de Deus, porque não são movidos por reverência por ela; e, por outro lado, muitas pessoas fracas e ignorantes têm dúvidas de que aquilo que é rejeitado por grande parte do mundo seja realmente a palavra de Deus. Cristo enfrenta essa ofensa, quando afirma, que todos aqueles que não crêem não são seus, e que não precisamos nos perguntar se essas pessoas não têm prazer pela palavra de Deus, mas que ela é abraçada por todos os filhos de Deus. . Em primeiro lugar, ele diz, todos os que o Pai lhe dá vêm a ele ; com que palavras ele quer dizer, que a fé não é algo que depende da vontade dos homens, para que este homem e aquele homem indiscriminadamente e aleatoriamente acreditem, mas que Deus elege aqueles a quem ele entrega, por assim dizer, ao seu Filho ; pois quando ele diz que tudo o que é dado vem , deduzimos disso, que tudo não vem. Novamente, inferimos que Deus trabalha em seus eleitos por tal eficácia do Espírito Santo, que nenhum deles cai; pois a palavra dar tem o mesmo significado como se Cristo tivesse dito: “Aqueles a quem o Pai escolheu, ele regenera, e me dá, para que eles obedeçam ao Evangelho”.

E aquele que vem a mim não rejeitarei. Isso é acrescentado para o consolo dos piedosos, para que eles sejam totalmente persuadidos de que têm livre acesso a Cristo pela fé e que, assim que se colocarem sob sua proteção e salvaguarda, serão graciosamente recebidos por ele. Por conseguinte, segue-se que a doutrina do Evangelho será salutar para todos os crentes, porque nenhum homem se torna um discípulo de Cristo que, por outro lado, não o sente e o experimenta como um professor bom e fiel.

Comentário de Adam Clarke

Tudo o que o Pai me dá – O gênero neutro, pa? , provavelmente é usado aqui para o masculino pa? .

Virá a mim – Tudo o que é atraído pelo Pai, João 6:44 , ou seja, todos os que são influenciados por seu Espírito, e cedem a essas influências: pois todos os que são guiados (não guiados ou arrastados) pelo Espírito de Deus, eles são filhos de Deus, Romanos 8:14 . Deus enviou seus profetas para proclamar sua salvação a este povo; e ele acompanhou sua pregação com a influência de seu Espírito. Os que cederam foram salvos; os que não cederam a esses desenhos foram perdidos. Esse espírito ainda continuava trabalhando e seduzindo; mas as pessoas sendo incircuncisas, tanto no coração como nos ouvidos, sempre resistiram ao Espírito Santo; como seus pais fizeram, eles fizeram; Atos 7:51 . E embora Cristo os tivesse reunido, como uma galinha suas galinhas embaixo das asas, elas não o fariam. Veja a nota em Mateus 23:37 . Aqueles que vêm ao chamado de Deus, ele é representado aqui como dando a Cristo, porque é somente através do seu sangue que eles podem ser salvos. Deus, pelo seu Espírito, convence do pecado, da justiça e do julgamento; aqueles que reconhecem sua iniqüidade e sua necessidade de salvação, ele dá a Cristo, ou seja, aponta para eles o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Nosso Senhor aqui também pode se referir ao chamado dos gentios; pois estes, de acordo com a promessa antiga, o Salmo 2: 8 , foram dados a Cristo; e eles, na pregação do Evangelho, vieram alegremente a ele. Veja amplas provas disso nos Atos dos Apóstolos.

De maneira alguma vou expulsar – As palavras são extremamente enfáticas – se eu µ? e?ßa?? e?? , de maneira alguma vou empurrar para fora de portas; excelentemente prestado por Mateus de Erberg em sua Bíblia italiana – Io non cacciaro fuori , não o expulsarei de casa. Nosso abençoado Senhor alude ao caso de uma pessoa em profunda angústia e pobreza, que vem à casa de um nobre, a fim de obter alívio: a pessoa aparece; e o proprietário, longe de tratar o pobre homem com aspereza, acolhe, recebe-o gentilmente e atende seus desejos. Jesus também. Mais recentemente, ele rejeitou a ação de um penitente, por mais dolorosos que tenham sido seus crimes. Ele veio à casa da misericórdia; ele está deitado no limiar: os servos mandam que ele entre – ele obedece e fica tremendo, esperando a aparição do Mestre, duvidoso de que ele seja recebido ou rejeitado: o Mestre aparece e não apenas concede o seu terno, mas o recebe no número de sua família: ele alega sua inaptidão, sua indignidade, sua culpa, seus crimes, sua ingratidão: não importa, tudo será apagado pelo sangue do Cordeiro, e ele será colocado entre as crianças, e em nenhum desses relatos ele será expulso de casa. Os gentios serão tão bem-vindos quanto os judeus; e o convite a eles é tão livre, pleno e caloroso; tornar-se-ão seus filhos adotivos, e nunca serão expulsos, como os judeus. Ó tu Deus de amor! Quão capaz e desejoso é de salvar os mais vis, os mais vis que vêm a ti! Tu não és apenas o Deus dos judeus, mas também o Deus dos gentios. Alegrai-vos, pois, gentios, com o seu povo.

Comentário de Thomas Coke

João 6:37 . Tudo o que o Pai me dá, etc. – Para a explicação dessas palavras, deve-se notar:

1º, que crer em Cristo e chegar a ele é a mesma coisa. Compare João 5 João 6:38 com João 6:40 . Então João 7 João 6:37 com João 6:38 . Novamente, João 6:35 deste capítulo, Aquele que vem a mim nunca terá fome, é o mesmo com as seguintes palavras: Aquele que crê em mim nunca terá sede. Então, quando Cristo disse: Vistes-me, e não crê, ele acrescenta essa razão da incredulidade deles; você não vem a mim, porque não é dado pelo Pai. Ele então acrescenta: Aquele que vem a mim de maneira alguma será expulso. Nota;

Segundo, o que deve ser dado ao Pai não pode aqui significar que ele é absoluta e incondicionalmente escolhido para a vida eterna; pois então os judeus não poderiam ser razoavelmente acusados ??de não virem a Cristo, ou não acreditarem nele, muito menos que eles não cressem ou viessem a ele. Vendo, sob essa suposição, que somente eles, a quem Deus havia escolhido absoluta e incondicionalmente para a vida eterna, poderiam chegar a ele, era impossível que eles cressem, que não foram assim eleitos; e, portanto, não podia ser imputado como crime deles, que eles não fizeram aquilo que era impossível para eles fazerem; considerando que é certo que nosso Salvador o representa como seu grande pecado, que nele, a quem o Pai havia enviado, eles não creram em João 5:38 e que eles não viriam a ele para que tivessem vida, João 6: 40 e que eles não tinham desculpa para esse pecado, cap. João 15:22 ; João 15:25 . Considerando que melhor desculpa poderia ser feita para eles do que isso, que eles não pudessem vir até ele, como não sendo eleitos por Deus para a vida que ele oferecia, para induzi-los a fazê-lo? (2) Por conseguinte, deve seguir-se que Cristo não poderia racionalmente convidá-los a ir a ele ou os convocou a crer nele, que não lhe foram dados pelo Pai: pois isso teria sido convidá- los a vir a ele para que eles vivessem, que, ele bem sabia, nunca poderia vir, como nunca foi escolhido para obter aquela vida: muito menos ele poderia lhes dizer que essa era a obra que Deus exigia que realizassem, até para crer nele como o verdadeiro Messias; sendo isso exigindo que, de acordo com a suposição atual, acredite em uma mentira; isto é, que Cristo foi enviado para ser o pão da vida e um Salvador para eles, para quem o Pai nunca pretendeu a salvação por ele: e ainda assim Cristo disse manifestamente àqueles que, vendo-o, não criam Trabalhe pela carne que perdura para a vida dominante, a qual o Filho do homem vos dará, João 6:27, e esta é a obra de Deus, que credes naquele que ele enviou, João 6:29 e meu Pai. dá-lhe o verdadeiro pão do céu, mesmo aquele que desce do céu e dá vida (não àqueles que são absoluta e incondicionalmente eleitos, mas) ao mundo. Portanto, aqui pergunto aqui: nosso Senhor estava realmente disposto a que aqueles com quem ele falasse tivessem vida? Se não, por que ele diz: Estas coisas eu digo, para que sejais salvos, cap. João 5:34, mas não quereis vir a mim para ter vida. – Se sim, por que ele disse que sempre fazia as coisas que o agradavam, João 8:29 e não podia fazer nada além do que via o Pai fazendo, visto que não era vontade do Pai que eles fossem salvos ou viessem para ele, para que eles tenham vida, a quem ele não havia dado a ele, isto é, não havia escolhido incondicionalmente para salvar

Mas, finalmente, quem são aqueles a quem o Pai a Cristo? Há uma previsão ou profecia de Cristo, Salmos 2: 8 . (dos quais nas palavras imediatamente precedentes é dito: Tu és meu Filho, hoje te gerei ) que Deus o Pai lhe dará os pagãos por sua herança, e as extremidades da terra por sua possessão; onde discernimos que tipo de doação significa aqui – doação de uma herança ou possessão, e isto é para Cristo ser o Senhor ou o dono deles, e eles, como posses, sujeitos ao seu poder e disposição: e isso é feito no conversão deles. Dessa posse , encontramos a menção de Tito 2:14, onde o povo peculiar é um povo por posse, e esses devem ser purificados por Cristo, para que Ele os redima de toda iniqüidade. Mas não há um número peculiar de homens absolutamente (sem todo respeito a nenhuma qualificação) escolhidos por Deus para a vida eterna; pois é aparente e expressamente afirmado que um desses números estava finalmente perdido: Aqueles que me deram , diz Cristo, guardei; e nenhum deles está perdido, mas o filho da perdição, João 17:12 , onde, por sua miserável falta, um daqueles que haviam sido dados a Cristo por Deus Pai, partiu total e finalmente, e se perdeu dele. Pelas considerações negativas acima, suponho que as positivas serão melhor coletadas. – Para que aqueles que são tão qualificados e dispostos, que Cristo lhes seja proposto, venham a ele, o sigam e sejam seus discípulos. são eles quem Deus Pai dá a Cristo. Pois existe um tipo e temperamento mental que é mais agradável e proporcional ao crer ou receber de Cristo; e aqueles que possuem esse temperamento mental são considerados aptos, preparados ou dispostos para o reino de Deus, Lucas 9:62 , que estão prontos e dispostos a aceitar as condições de Cristo, a se separar de todos e segui-lo. E de tal Cristo diz que eles não estão longe do reino de Deus, e que tal é o reino dos céus. Se for exigido que temperamento é esse; Eu respondo: é o coração honesto descrito na parábola do semeador, desejando sinceramente conhecer a verdade e fazer a vontade de Deus, João 7:17 . É o temperamento que se assemelha às crianças pequenas: e dos pobres de espírito é constituído o reino de Deus (ou o estado cristão); e esses são os que são evangelizados, isto é, operados pela pregação do evangelho; e Deus dá graça aos humildes, mas resiste à pessoa orgulhosa, refratária e confiante. Daqueles que são assim qualificados, é aqui verdadeiramente dito que, como Deus o Pai os dá a Cristo como sua porção, os homens que devem ser seus súditos; então, quando Cristo chama todos a virem a ele, eles realmente virão; assim que Cristo lhes é revelado, eles o recebem: como Josefo, falando de Cristo, Ant. 1 18: 4 diz que ele era “um professor daqueles homens que receberam com prazer a verdade”. Para aqueles que pela graça impeditiva de Deus (e essa graça impeditiva é oferecida a todos) são assim qualificados e dispostos, diz-se que lhes é dado do Pai que venham a Cristo; isto é, a vinda deles a Cristo é conseqüência dessa probidade mental criada pela graça de Deus neles. É um efeito dessa graça e dessa probidade produzida por ela (que desperta a alma para um desejo ardente depois de Cristo) que qualquer homem se apega e recebe a fé genuína de Cristo.

A expressão µ? µ? e?ßa?? e??, De maneira alguma expulsarei, é extremamente bonito e enfático: representa um suplicante humilde, como entrar na casa de algum príncipe, ou outra grande pessoa, para se lançar aos pés e se comprometer com sua proteção e cuidado. . Ele pode temer que sua petição seja rejeitada, e ele é expulso de casa; mas nosso Senhor o assegura o contrário. Sua casa e seu coração são grandes o suficiente para receber, abrigar e suprir todos os indigentes e angustiados. Quão confortável, que idéia gloriosa! Sem dúvida, milhares de almas foram sensivelmente apoiadas por essas palavras mais graciosas.

Comentário de John Wesley

Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e aquele que vem a mim de maneira alguma será expulso.

Tudo o que o Pai me dá – Todos os que se sentem perdidos e seguem os desenhos do Pai, ele de uma maneira peculiar dá ao Filho: virá a mim – Pela fé. E aquele que assim vier a mim, de maneira alguma será expulso; darei-lhe perdão, santidade e céu, se ele perseverar até o fim, para se alegrar à sua luz.

Referências Cruzadas

Salmos 102:17 – Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Isaías 41:9 – eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: “Você é meu servo”; eu o escolhi e não o rejeitei.

Isaías 42:3 – Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça;

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Lucas 23:40 – Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

João 17:6 – “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *