Estudo de Apocalipse 22:17 – Comentado e Explicado

O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!
Apocalipse 22:17

Comentário de Albert Barnes

E o Espírito e a noiva dizem: Venha – isto é, venha ao Salvador; venha e participe das bênçãos do evangelho; venha e seja salvo. A construção exige essa interpretação, como mostra a última parte do versículo. O propósito deste versículo inteiro é, evidentemente, mostrar a liberdade das ofertas do evangelho; condensar de maneira sumária todos os convites de misericórdia à humanidade; e deixar na mente ao final do livro uma profunda impressão da ampla provisão que foi feita para a salvação de uma raça caída. Nada, é claro, poderia ser mais apropriado no final deste livro, e no final de todo o volume da verdade revelada, do que anunciar, da forma mais clara e atraente, que a salvação é livre para todos e que quem quiser pode ser salvo.

O Espírito – O Espírito Santo. Ele pede a todos que estão por vir. Isso ele faz:

(a) em todos os convites registrados na Bíblia – pois é pela inspiração desse Espírito que esses convites são registrados;

(b) por todas as suas influências no entendimento, na consciência e no coração das pessoas;

(c) por todas as proclamações de misericórdia feitas pela pregação do evangelho, e pelo apelo que um amigo faz a um amigo, de vizinho a vizinho, de estranho a estranho – pois todos esses são métodos pelos quais o Espírito convida as pessoas a virem ao Salvador.

E a noiva – a igreja. Veja as notas em Apocalipse 21: 2 , Apocalipse 21: 9 . Ou seja, a igreja convida todos a virem e serem salvos. Isso faz:

(a) por seus ministros, cujo principal objetivo é estender esse convite à humanidade;

(b) por suas ordenanças – constantemente expondo a liberdade do evangelho;

(c) pela vida de seus membros consistentes – mostrando a excelência e a conveniência da verdadeira religião;

(d) por todos os seus esforços para fazer o bem no mundo;

(e) pelo exemplo daqueles que são trazidos para a igreja – mostrando que tudo, qualquer que tenha sido seu caráter anterior, pode ser salvo; e,

(f) pelos apelos diretos de seus membros individuais.

Assim, um pai cristão convida seus filhos; um irmão convida uma irmã, e uma irmã convida um irmão; um vizinho convida seu vizinho, e um estranho um estranho; o mestre convida seu servo, e o servo seu mestre. A igreja na terra e a igreja no céu se unem no convite, dizendo: Vem. O pai vivo, pastor, amigo, convida – e a voz do pai falecido, pastor, amigo, agora no céu, é ouvida repetindo o convite. A mãe outrora amada que foi para o céu ainda convida seus filhos a virem; e o bebê doce e sorridente que foi levado ao Salvador estende os braços do céu e diz à mãe: “Venha”.

Diga, venha – isto é, venha ao Salvador; entre na igreja; venha para o céu.

E aquele que ouve dizer: Vem – Quem quer que ouça o evangelho, deixe-o ir e convide outros a vir. Nada mais impressionantemente poderia expor a liberdade do convite do evangelho do que isso. A autoridade para fazer o convite não se limita aos ministros da religião; nem está confinado àqueles que a aceitam. Todas as pessoas, mesmo que não aceitem, estão autorizadas a dizer aos outros que podem ser salvas. Um pecador impenitente pode dizer a outro pecador impenitente que, se quiser, encontrará misericórdia e entrará no céu. Como a oferta de salvação poderia ser feita mais livremente à humanidade?

E aquele que tem sede venha – Quem quer que a salvação, como o peregrino cansado, deseja uma fonte de refrigeração para acalmar sua sede, venha tão livremente ao evangelho quanto aquele homem sedento que se abaixa na fonte e bebe. Veja as notas em Isaías 55: 1 . Compare a nota de Mateus 5: 6 ; Nota de João 7:37 ; Apocalipse 21: 6 nota.

E quem quiser, tome a água da vida livremente – Apocalipse 21: 6 . Todo aquele que está disposto a vir, que deseja sinceramente ser salvo, tem certeza de que pode viver. Não importa quão indigno ele seja; não importa qual tenha sido sua vida passada; não importa quantos anos ou quão jovem, quão rico ou quão pobre; não importa se está doente ou bem, um homem livre ou um escravo; não importa se educado ou ignorante; não importa se está vestido de púrpura ou de trapos – cavalgando no estado ou colocado à porta de um homem rico e cheio de feridas, o convite é feito livremente para que todos venham e sejam salvos. Com que verdade mais apropriada poderia uma revelação do céu ser fechada?

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 22:17 . E o Espírito – Com o qual eu inspiro meus servos; e a noiva – A igreja a quem eu esposo, ou o Espírito de adoção na noiva, diz, com fervoroso desejo e expectativa: Venha – E cumpra todas as palavras desta profecia. E aquele que ouve dizer: Vem – Que cada um ecoe o convite; e que meu povo, em todas as épocas, considere isso como seu dever; e aquele que tem sede – Que sinceramente e sinceramente deseja as bênçãos do evangelho, sejam as bênçãos da graça ou as da glória; venha – E participe dessas bênçãos. Aplique ao Senhor Jesus, em arrependimento e fé, para ser perdoado e renovado; levado a favor de Deus, e estampado com sua imagem aqui, e posto em posse da vida eterna no futuro, e ele não aplicará em vão; e quem quiser – Aqui também eles, que estão mais longe, são convidados; deixe-o tirar a água da vida – Ele pode participar de bênçãos espirituais e eternas; livremente – Sim, tão livremente quanto ele faz uso das bebidas mais comuns, tão livremente quanto ele bebe da correnteza. Tal declaração de graça livre parece ter sido inserida sabiamente no final do cânon sagrado, para incentivar a esperança de toda alma humilde que deseja verdadeiramente as bênçãos do evangelho; e proteger-se contra as suspeitas da bondade divina, que a mente sombria do homem está tão pronta para absorver. A palavra ?aµßa?et? , que processamos pegar, geralmente significa receber; e a palavra d??ea?? , traduzida livremente, implica o mesmo que de graça, ou seja, a perfeita liberdade do presente, e pode provavelmente se referir ao célebre convite, Isaías 55: 1-3 .

Comentário de E.W. Bullinger

Este versículo ilustra a figura do discurso Polysyndeton. App-6.

Espírito. App-101.

noiva. Grego. dormente. Ver Apocalipse 21: 9 .

E. Os textos omitem.

quem quiser. Literalmente aquele que deseja

vai. App-102.

livremente. Ver Apocalipse 21: 6 .

Comentário de Adam Clarke

O Espírito e a noiva – Todos os profetas e todos os apóstolos; a Igreja de Deus sob o Antigo Testamento, e a Igreja de Cristo sob o Novo.

Diga: Venha – Convide homens para Jesus, para que por eles possam ser salvos e preparados para este reino.

Aquele que ouve – Que todos os que têm o privilégio de ler e ouvir a palavra de Deus, se juntem ao convite geral aos pecadores.

Aquele que tem sede – Aquele que sente sua necessidade de salvação e anseia por beber da fonte viva.

E quem quiser – Nenhuma alma é excluída: Jesus morreu por todo homem; todo homem pode ser salvo; portanto, quem quiser, que deseja a salvação, venha e tome a água da vida livremente – sem dinheiro ou preço!

Comentário de John Wesley

E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve dizer: Vem. E aquele que tem sede venha. E quem quiser, tome a água da vida livremente.

O Espírito e a noiva – O Espírito de adoção na noiva, no coração de todo verdadeiro crente.

Diga – Com sincero desejo e expectativa.

Venha – E cumpra todas as palavras desta profecia.

E aquele que tem sede, venha – Aqui também eles, os que estão mais longe, são convidados.

E quem quiser, tome a água da vida – Ele pode participar de minhas bênçãos espirituais e indizíveis, tão livremente quanto ele faz uso dos refrescos mais comuns; tão livremente quanto ele bebe da correnteza.

Referências Cruzadas

Salmos 34:8 – Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 2:5 – Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do Senhor!

Isaías 12:3 – Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.

Isaías 48:16 – “Aproximem-se de mim e escutem isto: “Desde o primeiro anúncio não falei secretamente; na hora em que acontecer, estarei ali. ” E agora o Soberano Senhor me enviou, com seu Espírito.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Jeremias 50:5 – Perguntarão pelo caminho para Sião e voltarão o rosto na direção dela. Virão e se apegarão ao Senhor numa aliança permanente que não será esquecida.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Zacarias 8:21 – e os habitantes de uma cidade irão a outra e dirão: ‘Vamos logo suplicar o favor do Senhor e buscar o Senhor dos Exércitos. Eu mesmo já estou indo’.

João 1:39 – Respondeu ele: “Venham e verão”. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 4:29 – “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

Apocalipse 21:2 – Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 21:9 – Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *