Estudo de Salmos 34:8 – Comentado e Explicado

Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele.
Salmos 34:8

Comentário de Albert Barnes

O gosto e ver – Este é um endereço para outros, fundamentado na experiência do salmista. Ele encontrara proteção do Senhor; ele tinha evidência de Sua bondade; e ele pede agora aos outros que eles fariam a mesma provação que ele havia feito. É a linguagem da piedade em vista da experiência pessoal; e é uma linguagem como um jovem convertido, cujo coração se enche de alegria, à medida que a esperança surge em sua alma, dirige-se a seus companheiros e amigos e a todo o mundo ao redor; linguagem como alguém que tenha tido algum conforto especial ou que tenha experimentado alguma libertação especial da tentação ou da angústia diria a outros. Lições derivadas de nossa própria experiência, podemos recomendar adequadamente a outras pessoas; a evidência que nos foi fornecida de que Deus é bom, podemos empregar adequadamente para persuadir os outros a virem provar seu amor. A palavra “sabor” aqui – ? ?am – significa adequadamente experimentar o sabor de qualquer coisa, Jó 12:11 ; comer um pouco para verificar o que é uma coisa, 1 Samuel 14:24 , 1 Samuel 14:29 , 1 Samuel 14:43 ; Jonas 3: 7 ; e então perceber pela mente, tentar, experimentar, Provérbios 31:18 .

É usado aqui no sentido de fazer um teste ou testar pela experiência. A idéia é que, confiando em Deus – testando os confortos da religião – alguém veria ou perceberia tão completamente as bênçãos dela – teria tanta felicidade nela – que seria levado a buscar sua felicidade por lá. Em outras palavras, se pudéssemos fazer com que os homens experimentassem a religião; para entrar nele de modo a realmente entendê-lo e experimentá-lo, podemos estar certos de que eles terão o mesmo apreço que temos e que se envolverão verdadeiramente no serviço de Deus. Se aqueles que estão em perigo olhariam para ele; se os pecadores cressem nele; se os aflitos o procurassem; se os miseráveis ??lançassem seus cuidados sobre ele; se aqueles que buscaram em vão a felicidade no mundo, buscariam a felicidade nele – eles, todos e cada um, certamente encontrarão o que precisam para renunciarem a todo o resto e depositarem sua confiança em Deus. Disso o salmista era certo; disso, todos têm certeza de que buscaram a felicidade na religião e em Deus.

“Oh, faça apenas prova do Seu amor;

A experiência decidirá

Quão abençoadas elas são – e somente elas –

Quem em Sua verdade confia. ”

Bem-aventurado o homem que confia nele – Compare as notas no Salmo 2:12 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34: 8 . Oh, prove e veja que o Senhor é bom – Isso é gentil, misericordioso e gracioso, a saber, para todo o seu povo. A bondade de Deus, aqui mencionada, inclui a amabilidade e a benevolência de sua natureza, e a generosidade e beneficência de sua providência e graça; e, ao nos chamar para provar e ver isso, o salmista significa que devemos considerá-lo seriamente, minuciosamente e afetuosamente, e julgá-lo por nossa própria experiência; que se opõe àqueles pensamentos leves e desaparecidos que os homens geralmente têm da bondade divina. Não é suficiente que o consideremos um benfeitor abundante para nós, mas devemos saborear e deleitar-nos com a bondade manifestada nos e por seus dons, e na contemplação de suas infinitas perfeições e amor sem limites; e deve estar tão convencido e persuadido de sua bondade, para assim ser encorajado, no pior dos tempos, a confiar nele, e lançar nosso cuidado sobre ele.

Comentário de E.W. Bullinger

gosto, etc. Referido em 1 Pedro 2: 3 .

Abençoado = Quão feliz. Veja App-63.

homem = homem forte. Hebraico. Geber. App-14. Confiando não em sua própria força, mas em Jeová.

confia em = foge para se refugiar. Hebraico. hasah . App-69.I.

Comentário de Adam Clarke

O prove e veja que o Senhor é bom – Aplique a ele pela fé e oração; implorar suas promessas, ele as cumprirá; e você saberá em conseqüência, que o Senhor é bom. Deus colocou no poder de todo homem saber se a religião da Bíblia é verdadeira ou falsa. As promessas relativas aos prazeres nesta vida são os grandes testes da revelação divina. Estes devem ser cumpridos a todos aqueles que com profundo arrependimento e verdadeira fé se voltam para o Senhor, se a revelação que os contém for de Deus. Que qualquer homem nesse espírito se aproxime do Criador e implore as promessas adequadas ao seu caso, e ele logo saberá se a doutrina é de Deus. Ele provará, e então verá, que o Senhor é bom, e que o homem é abençoado, que confia nele. Isto é o que se chama religião experimental; o conhecimento vivo e operativo que um verdadeiro crente tem de que é passado da morte para a vida; que seus pecados foram perdoados por causa de Cristo, o próprio Espírito testificando com seu espírito que ele é um filho de Deus. E, desde que seja fiel, leva consigo o testemunho do Espírito Santo; e ele sabe que ele é de Deus, pelo Espírito que Deus lhe deu.

Comentário de John Calvin

8. Prove e veja que Jeová é bom. Neste versículo, o salmista reprova indiretamente os homens por sua tolice em não perceber a bondade de Deus, que deveria ser para eles mais do que questão de simples conhecimento. Pela palavra gosto, ele imediatamente mostra que eles não têm gosto; e, ao mesmo tempo, ele atribui a razão disso, que eles devorem os dons de Deus sem apreciá-los, ou através de um ódio viciado os ocultam sem gratidão. Ele, portanto, convida-os a despertar seus sentidos e a trazer um paladar dotado de alguma capacidade de saborear, para que a bondade de Deus lhes seja conhecida, ou melhor, seja manifestada a eles. As palavras literalmente traduzidas são: Prove e veja, pois o Senhor é bom; mas a partícula ?? , ki , pois, é exegética. O significado de Davi, portanto, é que não há nada da parte de Deus que impeça os piedosos, a quem ele particularmente fala neste lugar, de chegarem ao conhecimento de sua bondade pela experiência real. A partir disso, segue-se que eles também estão infectados com a doença comum da dulness. Essa doutrina é confirmada pela promessa imediatamente adicionada: Bem-aventurado o homem que confia nele; pois Deus nunca desilude as expectativas daqueles que buscam seu favor. Nossa própria incredulidade é o único impedimento que o impede de nos satisfazer ampla e abundantemente com a abundância de todas as coisas boas.

Comentário de John Wesley

Oh, prova e vê que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

O gosto – Julgue-o por sua própria experiência.

Bom – Misericordioso e gracioso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *