Estudo de João 7:37 – Comentado e Explicado

No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba.
João 7:37

Comentário de Albert Barnes

No último dia – O oitavo dia do festival.

Aquele grande dia – O dia da santa convocação ou assembléia solene, Levítico 23:36 . Parece ter sido chamado de grande dia:

1.por causa da assembléia solene, e porque era a cena final.

2.porque, de acordo com suas tradições, nos dias anteriores eles ofereceram sacrifícios tanto para as nações pagãs quanto para si mesmas, mas neste dia apenas para os judeus (Pé de Luz).

3. porque neste dia eles se abstiveram de todo o trabalho servil Levítico 23:39 e o consideraram um dia santo.

4.Neste dia, eles terminaram a leitura da lei, que começaram no início da festa.

5.porque neste dia provavelmente ocorreu a cerimônia de tirar água da piscina de Siloé.

No último dia da festa, era costume realizar uma cerimônia solene desta maneira: O sacerdote encheu um frasco de ouro com água da fonte de Siloé (veja as notas em João 9: 7 ), que foi carregado com grande solenidade, assistiu com o som de trombetas, através da porta do templo, e sendo misturado com vinho, foi derramado sobre o sacrifício no altar. Qual foi a origem desse costume é desconhecida. Alguns supõem, e não de maneira improvável, que ela surgiu de um entendimento impróprio da passagem em Isaías 12: 3 ; “Com alegria tirareis água das fontes da salvação.” É certo que nenhuma dessas cerimônias é comandada por Moisés. Supõe-se que seja provável que Jesus se levantou e chorou enquanto eles estavam realizando esta cerimônia, para que ele pudesse:

1. ilustrar a natureza de sua doutrina com isso; e,

2. chamar sua atenção de um rito que não era comandado e que não podia conferir a vida eterna.

Jesus permaneceu – No templo, no meio de milhares de pessoas.

Se alguém tem sede – Espiritualmente. Se alguém sente sua necessidade de salvação. Ver João 4: 13-14 ; Mateus 5: 6 ; Apocalipse 22:17 . O convite é completo e gratuito para todos.

Deixe-o vir a mim … – Em vez de depender dessa cerimônia de tirar água, venha a mim, o Messias, e ele encontrará um suprimento sempre abundante para todas as necessidades de sua alma.

Comentário de E.W. Bullinger

In = Agora em diante. Grego. pt, como em João 7: 1 .

o último dia. Ver Levítico 23: 34-36 .

isso = o.

bebida = deixe-o beber.

Comentário de John Calvin

37. No último dia. A primeira coisa que deve ser observada aqui é que nenhuma trama ou intriga de inimigos aterrorizou Cristo, a fim de fazê-lo desistir de seu dever; pelo contrário, sua coragem aumentou com os perigos, de modo que ele perseverou com maior firmeza. Isso é comprovado pelas circunstâncias da época, pela assembléia lotada e pela liberdade que ele usava para exclamar , enquanto sabia que as mãos estavam estendidas por todos os lados para agarrá-lo; pois é provável que os oficiais estivessem naquele momento prontos para executar sua comissão.

Em seguida, devemos observar que nada além da proteção de Deus, na qual ele confiava, permitiu-lhe permanecer firme contra os esforços violentos daqueles homens, que tinham tudo ao seu alcance. Por que outro motivo pode ser designado por que Cristo pregou no dia mais público do festival, no meio do templo, sobre o qual seus inimigos desfrutaram de um reinado tranquilo, e depois disso eles haviam preparado um bando de oficiais, mas porque Deus conteve a raiva deles? No entanto, é muito útil para nós que o evangelista introduza Cristo exclamando em voz alta: Todos os que têm sede me procurem. Deduzimos que o convite não foi dirigido apenas a uma ou duas pessoas, ou num sussurro baixo e gentil, mas que esta doutrina é proclamada a todos, de maneira que ninguém a ignore, mas aqueles que, por vontade própria, fecham os ouvidos, não receberão esse grito alto e distinto.

Se alguém tem sede. Por essa cláusula, ele exorta todos a participar de suas bênçãos, desde que, a partir de uma convicção de sua própria pobreza, desejem obter assistência. Pois é verdade que todos somos pobres e destituídos de todas as bênçãos, mas está longe de ser verdade que todos são despertados pela convicção de sua pobreza em buscar alívio. Daí resulta que muitas pessoas não mexem um pé, mas miseravelmente murcham e decaem, e há mesmo muitos que não são afetados pela percepção de seu vazio, até que o Espírito de Deus, por seu próprio fogo, acenda a fome e a sede em seus corações. Pertence ao Espírito, portanto, fazer com que desejemos sua graça.

Quanto à passagem atual, devemos observar, primeiro, que ninguém é chamado a obter as riquezas do Espírito, a não ser aqueles que queimam com o desejo delas. Pois sabemos que a dor da sede é mais aguda e atormentadora, de modo que os homens mais fortes e aqueles que podem suportar qualquer quantidade de trabalho são dominados pela sede. E, no entanto, ele convida os sedentos, e não os famintos, a fim de seguir a metáfora que depois emprega na palavra água e na palavra bebida, para que todas as partes do discurso possam concordar entre si. E não tenho dúvida de que ele faz alusão a essa passagem em Isaías, Toda essa sede vem às águas ( Isaías 55: 1 ). Pois o que o Profeta ali atribui a Deus deve ter sido longamente cumprido em Cristo, como também que a bem-aventurada Virgem cantou, que

quem é rico e cheio, ele envia vazio,
( Lucas 1:53 .)

Ele, portanto, ordena que sejamos diretos a si mesmo, como se ele dissesse, que é somente ele quem pode satisfazer plenamente a sede de todos, e que todos os que buscam o menor alívio de sua sede em qualquer outro lugar estão enganados e trabalham em conjunto. vão.

E deixe ele beber. À exortação é adicionada uma promessa; pois embora a palavrabeba – transmita uma exortação, ainda contém uma promessa em si mesma; porque Cristo testemunha que ele não é uma cisterna seca e desgastada, mas uma fonte inesgotável, que fornece grande e abundantemente todos os que virão beber. Daí resulta que, se perguntarmos a ele o que queremos, nosso desejo não será desapontado.

Comentário de Adam Clarke

No último dia, aquele grande dia da festa – este foi o oitavo dia, e foi chamado o grande dia, devido a certas observâncias tradicionais, e não por qualquer excelência que derivasse da instituição original. Nos sete dias eles professaram oferecer sacrifícios pelas setenta nações da terra, mas no oitavo dia eles ofereceram sacrifícios por Israel; portanto, o oitavo dia foi mais estimado do que qualquer outro. Provavelmente é a isso que o evangelista se refere quando chama o último dia o grande dia da festa. Veja o relato da festa dos tabernáculos, na nota de João 7: 2 ; (Nota). Provavelmente foi quando eles foram tirar água da piscina de Siloé e, enquanto a despejavam no pé do altar, nosso Senhor falou essas palavras; pois, como aquela cerimônia apontou as influências graciosas do Espírito Santo, nosso Senhor, que era a fonte de onde deveria proceder, chamou o povo para si mesmo, para que, acreditando nele, eles pudessem ser participantes desse inestimável benefício .

Comentário de Thomas Coke

João 7: 37-39 . No último dia, etc. – Supõe-se que, enquanto Jesus estava discursando no templo no último e grande dia da festa, a água de Siloé foi trazida à corte feminina do templo com as solenidades habituais. , de acordo com as instruções dos profetas Ageu e Zacarias, se acreditarmos nos escritores judeus: parte dessa água eles beberam com aclamações altas, em comemoração à mercê mostrada a seus pais, que foram aliviados pelo milagre de uma grande corrente de água feita fluir de uma rocha (veja Salmos 78:20 .) quando a nação estivesse pronta para morrer de sede em uma areia desartada, onde não havia rio nem nascente; e parte dela derramaram como oferta de bebida, que eles acompanharam com orações ao Deus Todo-Poderoso que uma chuva abundante caísse na hora seguinte da semente; as pessoas nesse meio tempo cantando a passagem, Isaías 12: 3 . Com alegria tirareis água das fontes da salvação. A exposição do Talmud, que afirma que essa cerimônia se referia ao derramamento do Espírito Santo, mostra a propriedade peculiar do discurso de nosso Senhor, e sua aplicação dessa circunstância; pois o Senhor Jesus, cujo costume era levantar instruções morais de ocorrências sensíveis, aproveitou a oportunidade para convidar, da maneira mais solene e afetuosa, todos os que estavam em busca, de conhecimento ou felicidade, a procurá-lo e beber, em alusão ao rito sobre o qual eles foram empregados. Ele provavelmente ficou eminente, de modo a ser notável, e falou em voz alta, suprindo o lugar das trombetas usadas nessas ocasiões; e por esse discurso ele os ensinou que a efusão do Espírito Santo, representada pelo derramamento de água, não era de se esperar de seus ritos e cerimônias, mas de uma crença na doutrina que ele pregava: por isso, vindo para ele e beber, ele quis dizer acreditar nele, se manifesta a partir do contexto e do cap. João 6:35 . Além disso, para encorajá-los, nosso Senhor prometeu a eles os dons de seu Espírito, que ele representava à imagem de um rio que flui de sua barriga, para expressar a eficácia e a perpetuidade desses dons, juntamente com os prazeres divinos que eles produzem, extinguindo os desejos daqueles que os possuem e frutificam outros que estão sob sua influência. Veja cap. João 4:14 . Isaías 55: 1 . As palavras do versículo 38 não podem ser encontradas literalmente nas escrituras do Antigo Testamento, mas devem ser entendidas, como observa Grotius, como uma referência geral às várias profecias que se referem à efusão do Espírito pelo Messias, sob a semelhança de derramar água. Ver Isaías 52:15 ; Isaías 44: 3 ; Isaías 58:11 . Ezequiel 36: 23-27 . Joel 2:28 . Zacarias 13: 1 ; Zacarias 14: 8 . Veja também Números 24: 7 . O fluxo de rios de água viva para fora da barriga do crente é uma idéia tirada de recipientes colocados em fontes termais, das quais grandes quantidades de água fluem por canos; e talvez haja alguma alusão aqui à proeminência daquele amplo vale dourado, do qual a água desse festival foi derramada em um grande riacho. Esta figura, portanto, representava a plenitude dos dons espirituais a serem possuídos pelos crentes, e os felizes efeitos que eles deveriam produzir no mundo. Pela faculdade de falar fluentemente todas as diferentes línguas da terra, que foi o primeiro dom do Espírito, qualificando os apóstolos e outros a pregar as doutrinas do evangelho que o Espírito lhes revelou, ambos foram regados e em uma condição regar os gentios, não com pequenos riachos, mas com grandes rios de conhecimento divino; e assim a terra, que até então havia sido estéril, era a partir de então a ser mais produtiva da justiça contra Deus. De acordo com o evangelista, por meio de explicações, acrescenta: Mas isto o falou do Espírito, que os que nele crêem deveriam receber; pois o Espírito Santo ainda não foi dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado. Esses dons peculiares de iluminação e expressão ainda não foram comunicados aos crentes, sendo o que eles receberam no dia de Pentecostes, para ajustá-los à conversão do mundo. Contudo, se a universalidade do convite e da promessa inclinar o leitor a pensar que, nesta ocasião, nosso Senhor também tinha em seus olhos as influências comuns do Espírito, a observação do evangelista de que o Espírito Santo ainda não foi dado. não os exclua ; porque, mesmo na época, pode-se dizer que esses não foram dados, como haviam sido dados com moderação, em comparação com a abundante distribuição que lhes devia ser feita a todos os crentes após a ascensão de Cristo. Consequentemente, as influências comuns do Espírito são freqüentemente escritas representadas como conseqüências e recompensas da fé; Gálatas 3:14 . Efésios 1:12 . E possivelmente nas palavras fluirão rios de água viva, nosso Senhor pode fazer um contraste com a corrente que naquele momento foi derramada do vaso de ouro. A quantidade retirada das águas de Siloé era de tal ordem que logo seria derramada e esgotada; mas dentre os crentes a quem o Espírito Santo deveria vir, rios de água viva deveriam fluir, cujos efeitos e benefícios nunca cessariam enquanto o mundo em si durar. Houve algumas gotas, por assim dizer, deste Espírito, que haviam caído sobre parte da nação judaica antes; mas esses não eram mais para serem comparados com esses rios de água do que as águas de Siloé e o grande rio Eufrates. Qual era o espírito que Bezaleel tinha, quando comparado com aquele espírito com o qual os apóstolos foram inspirados? Qual foi o espírito de coragem que foi dado aos juízes, se comparado com o que convenceu o mundo do pecado, da justiça e do julgamento? Qual foi o espírito de Moisés, comunicado aos setenta anciãos, comparado com o do FILHO DE DEUS, que ele derramou no coração do seu povo? Qual foi o espírito de profecia, que inspirou alguns profetas, quando comparado com o derramamento do Espírito sobre toda a carne, após e após o dia de Pentecostes? Por esses rios de água, apesar de terem começado seu curso em Jerusalém naquele dia, como fruto da gloriosa e triunfante ascensão de Jesus ao céu, eles logo transbordaram a igreja cristã em outras partes do mundo: o som daquele poderoso logo se ouvia um vento forte nos lugares mais distantes, e as línguas ardentes inflamavam o coração de muitos que nunca os viam. Veja Levítico 23:36 . Números 29:35 . Atos 2:33 .

Comentário de John Wesley

No último dia, naquele grande dia da festa, Jesus se levantou e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

No último, o grande dia da festa – Neste dia houve o maior concurso de pessoas, e eles costumavam buscar água na fonte de Siloé, que os sacerdotes derramaram no grande altar, cantando um para um. outro: Com alegria tirareis água das fontes da salvação. Nesse dia, eles também comemoraram Deus miraculosamente dando água da rocha e ofereceram orações solenes por chuvas sazonais.

Referências Cruzadas

Levítico 23:36 – Durante sete dias apresentem ao Senhor ofertas preparadas no fogo, e no oitavo dia façam outra reunião sagrada, e também apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo. É reunião solene; não realizem trabalho algum.

Levítico 23:39 – “Assim, começando no décimo quinto dia do sétimo mês, depois de terem colhido o que a terra produziu, comemorem a festa do Senhor durante sete dias; o primeiro dia e também o oitavo serão dias de descanso.

Números 29:35 – “No oitavo dia convoquem uma assembléia e não façam trabalho algum.

1 Reis 8:65 – E foi assim que Salomão, junto com todo o Israel, celebrou a festa naquela data; era uma grande multidão, gente vinda desde Lebo-Hamate até o ribeiro do Egito. Comemoraram diante do Senhor, o nosso Deus, durante sete dias.

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

Salmos 63:1 – Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Salmos 143:6 – Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti. Pausa

Provérbios 1:20 – A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas;

Provérbios 8:1 – A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz;

Provérbios 8:3 – ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz:

Provérbios 9:3 – E enviou as servas para fazerem convites desde o ponto mais alto da cidade, clamando:

Cânticos 5:1 – Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.

Isaías 12:3 – Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.

Isaías 40:2 – Encoragem a Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniqüidade, e recebeu da mão do Senhor em dobro por todos os seus pecados.

Isaías 40:6 – Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei? ” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo.

Isaías 41:17 – “O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Isaías 58:1 – “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.

Jeremias 2:2 – “Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: “Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Amós 8:11 – “Estão chegando os dias”, declara o SENHOR, o Soberano, “em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do SENHOR.

Miquéias 6:9 – A voz do Senhor está clamando à cidade; é sensato temer o teu nome! “Ouçam, tribo de Judá e assembléia da cidade!

Zacarias 9:15 – o Senhor dos Exércitos os protegerá. Eles pisotearão e destruirão as pedras das atiradeiras. Eles beberão o sangue do inimigo como se fosse vinho; estarão cheios como a bacia usada para aspergir água nos cantos do altar.

Mateus 3:3 – Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

João 1:23 – João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ “.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 5:40 – contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

João 6:35 – Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:55 – Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

João 7:28 – Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: “Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

1 Coríntios 10:4 – e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

1 Coríntios 10:21 – Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

1 Coríntios 11:25 – Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

Efésios 5:18 – Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *