Estudo de Isaías 58:1 – Comentado e Explicado

Clama em alta voz, sem constrangimento; faze soar a tua voz como a corneta. Denuncia a meu povo suas faltas, e à casa de Jacó seus pecados.
Isaías 58:1

Comentário de Albert Barnes

Grite alto – Margem, ‹Com a garganta; ou seja, diz Gesenius, com a garganta aberta, com a voz cheia saindo da garganta e do peito; enquanto quem fala baixo usa apenas os lábios e a língua 1 Samuel 1:13 . O caldeu aqui introduz a palavra profeta, ó profeta, clama em voz alta. A Septuaginta traduz: ‘Chora com força.’ ( ?? ?s??? en ischui ).

Não poupe ou seja, não poupe ou restrinja a voz. Que fique cheio, alto e forte.

Ergue a tua voz como uma trombeta – Fale alto e distinto, para que a linguagem da reprovação seja ouvida. O sentido é que as pessoas são insensíveis e estúpidas. Eles precisam de algo para despertá-los para um sentimento de culpa. Vá e proclame-o para que todos possam ouvir. Não fale em sussurros; fale não a uma parte, mas fale tão fervorosamente que sua atenção será presa e todos ouvirão (compare as anotações em Isaías 40: 9 ). “E mostre ao meu pessoal.” Isso também se refere ao povo judeu na época do profeta; ou para as mesmas pessoas em seu exílio na Babilônia; ou para o povo de Deus após a vinda do Messias. Vitringa supõe que se refere à Igreja nominalmente cristã quando deveria ter afundado nos pecados e formalidades do papado, e que a direção aqui é que os verdadeiros ministros de Deus proclamem os pecados de uma igreja corrupta e degenerada. A principal razão atribuída por ele para isso é que não há aqui referência ao templo, aos sacrifícios ou à idolatria que foi o pecado predominante no tempo de Manassés. Rosenmuller, por uma razão semelhante, supõe que se refira aos judeus na Babilônia. Mas já foi observado (veja a análise do capítulo), que esse motivo não parece ser satisfatório.

É verdade que aqui não há referência ao templo ou a sacrifícios, e pode ser verdade que o principal pecado da nação no tempo de Manassés foi a idolatria; mas também é verdade que formalidade e hipocrisia eram pecados importantes e que eles mereciam reprovação. É verdade que, embora aderissem às formas públicas de religião, o coração não estava nelas; e que, embora confiassem nessas formas e ficassem surpresos que o favor divino não lhes fosse manifestado por conta de sua observância, havia uma boa razão para que esse favor fosse prejudicado, e era importante que essa razão fosse declarada de maneira clara e clara. totalmente. É provável, portanto, que a referência aqui seja aos tempos do próprio profeta, e que o assunto da repreensão seja a formalidade, a hipocrisia e os pecados predominantes no reinado de Manassés.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 58: 1 . Clame em voz alta – Seja fiel, claro e sincero em seus discursos, protestos, repreensões e exortações para e entre o meu povo; e não poupes – não deixes de falar o que eu te ordeno por sua convicção e reforma. Erga sua voz como uma trombeta – Não tenha medo de exercer sua voz e gastar sua força neste trabalho. Dê um alarme que todos possam ouvir. Mostre ao meu povo suas transgressões – Coloque seus pecados, todos os seus pecados, diante deles, em um verdadeiro ponto de vista e com todos os seus agravos, especialmente as iniquidades de suas coisas sagradas e a hipocrisia de seus serviços religiosos ( Isaías 58: 2 ) que eles sejam levados ao verdadeiro arrependimento por eles.

Comentário de Adam Clarke

Chore em voz alta, não poupe – Nunca houve um grito mais alto contra a hipocrisia, nem uma repreensão mais severa à maldade, de um povo que professa uma religião estabelecida nacionalmente, tendo todas as formas de piedade sem uma partícula de seu poder. Este capítulo foi muitas vezes designado para ser lido em dias de jejum político para o sucesso de guerras realizadas – Deus sabe quais propósitos e originado – Deus sabe quais motivos. Politicamente falando, alguma coisa foi mais prejudicial?

Comentário de John Calvin

1. Chore com a garganta. Este capítulo foi muito dividido; pois essas palavras estão ligadas ao que se passa antes; e, portanto, se desejamos entender o significado do Profeta, devemos lê-los como se não houvesse separação. O Profeta testificou que o povo deve ser punido de maneira a deixar alguma esperança de paz, e depois ameaçou que os iníquos, que por orgulho indolente se esforçam para escapar de Deus, tenham guerra contínua. Ele agora confirma essa doutrina e informa que Deus lhe deu esse mandamento: “chorar de garganta”, ou seja, usar uma expressão comum ( um plein gosier ) “em toda a extensão da voz”.

Por que é isso? É para dar a conhecer ao povo seus pecados. Ele não fala meramente da extensão da voz, mas significa com isso a perspicácia e a severidade da linguagem que os hipócritas precisam, como se Deus estivesse lançando raios contra eles do céu; pois se deleitam com seus vícios, se não forem severamente reprovados e arrastados para a luz, ou melhor, se não forem violentamente derrubados.

Quando ele acrescenta, não poupe, é um modo de expressão muito frequentemente empregado pelos escritores hebreus, como “choro e não estou calado”. ( Salmos 22: 2 ) É equivalente a uma expressão comum ( Crie sans espargner ): “Chore sem poupar”. Dissemos que o Profeta não fala do mero som da voz, mas significa uma repreensão severa e severa, que é muito necessária para ser usada com afinco em relação aos hipócritas. Por exemplo, se os profetas apenas falavam da Lei do Senhor, e mostravam qual é a regra de uma vida boa e santa, recomendavam a adoração a Deus e, igualmente, vícios reprovados. sem empregar qualquer veemência da linguagem, que impressão eles produziriam em hipócritas, cuja consciência é embalada de tal maneira que eles não podem ser despertados senão aplicando esporas? E, portanto, uma maneira simples de ensinar não seria suficiente, a menos que fossem fortemente atacados, e os raios de palavras fossem lançados contra eles.

Paulo, imitando os profetas, depois de ter condenado toda a humanidade, irrompe com maior veemência contra aqueles que fizeram alguma profissão de santidade e abusaram da paciência de Deus. “Eis que tu és chamado judeu, e descansas na lei, e te glorias em Deus, e conheces a sua vontade, e aprovas o que é excelente, sendo instruído pela lei; e confias que és um guia dos cegos, uma luz daqueles que estão nas trevas, um instrutor de tolos, um professor dos ignorantes, tendo a forma de conhecimento e verdade pela lei. Tu, pois, que ensinas a outro, não ensinas a ti mesmo? Tu que pregas que os homens não devem roubar, furtas? ( Romanos 2:17 ) Contra essas pessoas, ele ameaça o julgamento de Deus e uma terrível vingança, porque abusaram de sua bondade e vangloriaram-se em vão de seu nome.

Assim, o Profeta, nesta passagem, afia expressamente sua caneta contra os judeus, que glorificavam em nome de Deus, e ainda se levantaram orgulhosamente contra ele. Este é o método, portanto, que deve ser seguido contra os hipócritas, que exibem uma demonstração vazia de santidade; pelo menos, se desejarmos cumprir nosso dever de maneira adequada e útil. Assim como o Senhor exercitou os profetas nesse tipo de combate, devemos exercitá-lo nos dias atuais; de modo que não devemos manter nossa paz ou lhes dar uma leve reprovação, mas devemos exclamar contra eles com toda a nossa força.

Pode-se objetar: “Se o Senhor ordena que seus servos reprovem os pecados do povo, a quem promete paz, ele, sem dúvida, pretendia deixar para eles a esperança da salvação. E, no entanto, é certo que essas palavras são dirigidas aos réprobos, contra os quais ele havia declarado guerra anteriormente. Eu respondo, os crentes naquela época foram reduzidos a um pequeno número; pois havia poucos que abraçavam a paz que lhes era oferecida. Consequentemente, quando Isaías mantém a esperança de alcançar a paz, ele está de olho naquele pequeno rebanho; quando ele ameaça a guerra, seu objetivo é aterrorizar a multidão, que se afastou de Deus e desprezou suas advertências; pois o estado do povo era tal, como vimos anteriormente ( Isaías 1:21 ), que quase nenhuma moral pura ou sólida permanecia.

E à casa de Jacó a sua iniqüidade. Por um bom motivo, ele os chama de “a casa de Jacó”, quando a maior parte do povo foi corrompida. E devemos observar cuidadosamente essa distinção: que os profetas às vezes se dirigem à multidão em geral, e às vezes limitam seu discurso a alguns crentes. Tampouco é sem zombaria espirituosa e amarga que ele dá as designações de “seu povo” e “filhos de Jacó” àqueles que haviam degenerado de seus animais e se revoltaram basicamente com a fé dos pais. A concessão feita é, portanto, irônica; como se ele tivesse dito que não há privilégios que os impeçam de ouvir o que merecem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *