Estudo de Isaías 55:1 – Comentado e Explicado

Todos vós, que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar!
Isaías 55:1

Comentário de Albert Barnes

Ho – ( ??? hôy ). Esta palavra aqui foi projetada para chamar a atenção para o assunto como sendo de importância.

Todo mundo que tem sede – A palavra sede freqüentemente indica desejo intenso e, portanto, é aplicada ao sentimento de desejo que os pecadores costumam ter, e a seus desejos ansiosos de salvação. Não é improvável que o Salvador tivesse essa passagem nos olhos quando pronunciou a bênção para aqueles que têm fome e sede de justiça Mateus 5: 6. Nenhuma necessidade é tão acentuada, nenhuma demanda tão imperiosamente a oferta, como as da fome e da sede. Eles ocorrem diariamente; e, por muito tempo, como no caso dos naufrágios e condenados a perambular meses ou anos por areias ardentes com quase nenhuma bebida ou comida, nada é mais angustiante. Portanto, a figura é freqüentemente usada para denotar qualquer desejo intenso por qualquer coisa, e especialmente um desejo ardente de salvação (ver Salmo 42: 2; Salmo 63: 1; Salmo 143: 6; João 7:37). O convite aqui é feito a todos. ‹Todo mundo ‘( ?? kôl ) é convidado a vir. Não é oferecido apenas aos eleitos, ou aos ricos, aos grandes, aos nobres; mas é feito para todos. É impossível conceber uma linguagem mais universal em sua natureza do que isso; e enquanto isso estiver na Palavra de Deus, o convite pode ser feito a todos, e deve ser feito a todos, e deve ser feito a todos. Isso prova que é feita uma provisão para todos. Deus pode convidar para uma salvação que não foi fornecida? Ele pode pedir a um homem que participe de um banquete que não existe? Ele pode pedir a um homem que beba água quando não há? Ele pode atormentar as esperanças e zombar das misérias das pessoas, convidando-as a entrar em um paraíso onde não seriam bem-vindas ou a habitar em mansões que nunca foram fornecidas? (compare Mateus 11:28; Marcos 16:15; João 7:37; Revelação 22:17).

Venham para as águas – Água, enchentes, córregos transbordantes ou chuveiros abundantes são frequentemente usados ??nas Escrituras para denotar abundantes bênçãos de Deus, e especialmente as que existiriam sob o Messias (ver Isaías 35: 6; Isaías 43: 20; Isaías 44: 3).

E quem não tem dinheiro – Os pobres; aqueles que seriam incapazes de comprar a salvação se ela fosse vendida. A idéia aqui é a absoluta liberdade da oferta de salvação. Ninguém pode se desculpar por não ser cristão porque é pobre; nenhum homem rico pode se gabar de ter comprado a salvação, ou de que a obteve em termos mais fáceis porque possuía propriedades.

Venha, compre e coma – (compare Mateus 13: 44-46). Ou seja, adquira-o sem pagar um preço. A palavra traduzida aqui ‘buy’ ( ???? shâbar ) significa propriamente quebrar, depois comprar etc. (grãos), como o que é quebrado em um moinho (Gesenius), ou o que quebra a fome; compare o eng. café da manhã (Castell.)

Compre vinho – ( ??? yayin ). O vinho era comumente usado em suas festas e, de fato, era um artigo de bebida comum (veja as notas em Isaías 25: 6). Aqui é emblemático das bênçãos da salvação mencionadas como um banquete feito para as pessoas. O vinho é geralmente mencionado como o que alegra ou alegra o coração Juízes 9:13; 2 Samuel 13:28; Salmo 104: 15, e é possível que a imagem aqui seja projetada especificamente para denotar que as bênçãos da salvação fazem as pessoas felizes, ou dissipam as tristezas da vida, e as alegram em seus problemas e angústias.

E leite – o leite, nas Escrituras, é usado para denotar aquilo que nutre ou é nutritivo Deuteronômio 32:14; Juízes 4: 1; Juízes 5:25; Isaías 7:22; 1 Coríntios 9: 7. É mencionado como usado com vinho em Song of Cântico de Salomão 5: 1 ‘Bebi o meu vinho com o meu leite;’ e com mel Canção de Cântico de Salomão 4:11 ‘Mel e leite estão debaixo da minha língua.’ O sentido aqui é que as bênçãos do evangelho são adequadas para nutrir e apoiar a alma, além de torná-la alegre e alegre.

Sem dinheiro … – Ninguém é tão pobre que não possa adquiri-lo; ninguém é tão rico que possa comprá-lo com ouro. Se obtido pelos pobres ou pelos ricos, deve ser sem dinheiro e sem preço. Se os pobres estão dispostos a aceitá-lo como um presente, são bem-vindos; e se os ricos não aceitarem isso como um presente, eles não poderão obtê-lo. Que dívida de gratidão devemos a Deus, que a colocou ao alcance de todos: Quão alegremente e com gratidão devemos aceitar a flutuação como um presente que nenhuma riqueza, por mais principesca, possa comprar, e que, comprada pelos méritos do Redentor, é colocado ao alcance do filho mais humilde de Adão!

Comentário de Thomas Coke

Isaías 55: 1 . Ho, todo mundo que tem sede É universalmente aceito que esta profecia diz respeito ao início do Evangelho, ao descrever os atributos de que período o profeta até agora foi particularmente empregado; e que nesta parte dela, especialmente, judeus e gentios são convidados para a comunhão das bênçãos do evangelho. Os próprios judeus referem essas palavras aos tempos do Messias. A graça divina é frequentemente representada sob a semelhança de fontes e correntes de água; e da mesma maneira o conhecimento divino, o alimento e o apoio da alma, são representados sob as metáforas da carne e da bebida. Ver João 6:27 . O profeta exorta os homens, sob essa metáfora, a usar os meios de instrução oferecidos pelo Evangelho; e assim as palavras são expostas pelo próprio Cristo, João 7:37 . A palavra compra é frequentemente usada para significar, em geral, ganhar ou adquirir qualquer coisa; e, nesse sentido, Salomão usa as palavras, quando nos pede que compre a verdade e não a venda. O profeta aqui acrescenta, sem dinheiro e sem preço, mostrar que o conhecimento divino tem um valor muito maior do que ser comprado com dinheiro, sendo o dom de Deus. A liberdade da graça divina, e de todas as bênçãos do Evangelho, também é fortemente denotada por essas palavras. Veja Romanos 3:24 . Apocalipse 22:17 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 55: 1 . Ho, todos – Não apenas judeus, mas gentios; que tem sede – Pela graça de Deus e pelas bênçãos do evangelho; que os deseja sinceramente e sinceramente, é ativo e diligente na busca deles, e não pode ser satisfeito sem apreciá-los; Vinde às águas – Onde você pode beber e se refrescar: venha e participe das graças e confortos do Espírito de Deus, freqüentemente comparados à água nas Escrituras, e aqui projetados pelas outras expressões metafóricas que ocorrem na próxima cláusula. E aquele que não tem dinheiro – Mesmo os mais pobres do mundo, e os que são mais inúteis e iníquos, se tiverem apenas sede, serão bem-vindos. Venha, compre e coma – Ou seja, venha e receba o que é oferecido gratuitamente a você, e do qual você deve participar e gozar livremente, como se fosse seu, como se tivesse comprado e pago o preço total por isso. Compre vinho e leite – Coloque aqui todos os tipos de provisões, que também devem ser entendidas quanto às bênçãos espirituais e do evangelho, como é evidente nas seguintes palavras: como se ele tivesse dito: Essas bênçãos não apenas o atualizarão, como a água refresca. os sedentos, mas eles te alegrarão como vinho, e te nutrirão como leite.

Comentário de Adam Clarke

Ho, todo mundo que tem sede – “Água”, diz Zimchi, “é uma metáfora da lei e da sabedoria: como o mundo não pode subsistir sem água, é impossível que possa subsistir sem sabedoria. A lei também é comparada ao vinho. e leite: ao vinho, porque o vinho alegra o coração, como está escrito: ‘Os estatutos do Senhor são justos, alegrando o coração’, Salmo 19: 8. É comparado também ao leite, porque o leite é a subsistência da criança. ; assim são as palavras da lei o alimento de sua alma que anda no ensinamento divino e cresce debaixo dele “.

Venha, compre vinho e leite – Nos tempos antigos, nossos antepassados ??usavam o que hoje é chamado de terceira terceira pessoa do singular, terminando em eth , para o humor imperativo. Temos um bom exemplo dele nos primeiros versículos deste capítulo. Vou apresentá-los como estão no meu antigo EM. Bíblia: – Todos têm sede de água; e os que não têm sálvia, andam adiante e pagam, e etem. Cummeth, vive sem prata e sem eny chaungyng, wyn e mylc. Heerith gee, me cuidando e etith gode thinge, e deliten schal na gordura de sua alma. Bowith em seu eie e cummeth para me, heerith e animar schal sua alma. E amadurecerei com o gou, o pacto de toda a eternidade, as fiéis misericórdias de Davi.

Comentário de John Calvin

1. Ho, todos os que têm sede. Aqui, o Profeta descreve em elogios a bondade de Deus, que deveria ser derramada de maneira mais abundante e abundante do que antes sob o reinado de Cristo, “em cuja mão estão escondidos todos os tesouros” ( Colossenses 2: 3 ). graça de Deus; pois nele Deus nos explica completamente sua mente; para que as palavras de João sejam realmente cumpridas: “Todos nós tiramos sua plenitude e recebemos graça por graça”. ( João 1:16 ) Os pais eram, de fato, participantes daquela bondade divina e bondade espiritual mencionada aqui. “Quão grande”, diz Davi, “é a tua bondade, que foi posta para os que te temem!” ( Salmos 31:19 ) Mas ele o derramou muito mais liberal e abundantemente em Cristo. Assim, é uma admiração notável da graça de Deus, que é exibida para nós no reino de Cristo; pois o Profeta não nos instrui o que foi feito uma vez, mas também o que é feito todos os dias, enquanto o Senhor nos convida por sua doutrina para o gozo de todas as bênçãos.

Venha para as águas. Alguns vêem a palavra “águas” como se referindo à doutrina do Evangelho, e outros ao Espírito Santo; mas nenhuma dessas exposições, na minha opinião, está correta. Aqueles que pensam que isso denota a doutrina do Evangelho, e que a contrastam com a lei (da qual os escritores judeus pensam que o Profeta fala nesta passagem) incluem apenas uma parte do que o Profeta quis dizer. Aqueles que a expõem como denotando o Espírito Santo têm um pouco mais de plausibilidade e citam essa passagem do Evangelho de João,

“Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me para beber, terias pedido dele, e ele teria te dado água viva.” ( João 4:10 )

E pouco depois, Cristo parece expor essa passagem quando diz:

“Todo aquele que bebe desta água terá sede outra vez; mas todo aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; mas a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que brota para a vida eterna. ” ( João 4:13 )

Mas não tenho dúvidas de que, sob essas palavras, “águas, leite, vinho, pão”, Isaías inclui tudo o que é necessário para a vida espiritual; pois as metáforas são emprestadas desses tipos de alimentos que são usados ??diariamente entre nós. Como somos nutridos por “pão, vinho, leite e água”, da mesma maneira, sabemos que nossas almas são alimentadas e apoiadas pela doutrina do Evangelho, pelo Espírito Santo e por outros dons de Cristo.

O Profeta exclama, como com uma voz acima do tom habitual, Ele! pois a lentidão dos homens é tão grande que é muito difícil despertá-los. Eles não sentem seus desejos, embora estejam com fome; nem desejam comida, da qual precisam muito; e, portanto, essa indiferença deve ser abalada por gritos altos e incessantes. Tanto mais embaraçosa e vergonhosa é a indolência daqueles que são surdos a essa exortação e que, mesmo quando são tão fortemente pressionados a seguir adiante, ainda se entregam à preguiça. Além disso, o convite é geral; pois não há homem que não queira essas “águas” e para quem Cristo não é necessário; e, portanto, ele convida todos indiscriminadamente, sem nenhum respeito pelas pessoas. Mas os homens são tão infelizes que, embora saibam que precisam de Cristo, inventam métodos pelos quais podem ser privados desse benefício e, antes, acreditam no diabo, que oferece várias obstruções, a esse convite.

Devemos, portanto, indagar qual é a verdadeira preparação para receber essa graça. O Profeta descreve pela palavra “sede”. Aqueles que estão inchados com confiança vã e são saciados, ou que, intoxicados pelos apetites terrestres, não sentem sede de alma, não receberão a Cristo; porque eles não têm prazer pela graça espiritual. Assemelham-se àquelas pessoas que necessitam de nutrição, mas que, por estarem cheias e inchadas de vento, detestam comida ou que, sendo levadas por sua própria imaginação vã, se alimentam de sua própria estupidez, como se estivessem em falta. de nada. A conseqüência é que aqueles que estão cheios de orgulho ou uma opinião falsa de sua própria justiça, ou que os sedimentos da carne apreenderam com letargia, desprezam ou rejeitam a graça de Deus. Portanto, é necessário que tenhamos “sede”, isto é, um desejo ardente, para que possamos receber tão grandes bênçãos.

Compre sem dinheiro. Ele não significa que existem pessoas que têm dinheiro em abundância, mas as palavras devem ser explicadas assim. “Embora sejam pobres, apesar de estarem afundados na mais profunda pobreza, ainda assim está aberto o caminho para que eles cheguem a Cristo, através dos quais essas bênçãos são livremente concedidas.” “Mas como é possível”, será dito, “comprar sem preço?” Eu respondo: “comprar” denota figurativamente o método pelo qual adquirimos qualquer coisa; e ??? ( shabar ) é colocado aqui para “adquirir” e “preço” para trabalho ou indústria, ou qualquer outro método pelo qual os homens obtenham alguma coisa, ele mostra que somos pobres e totalmente destituídos, e que não temos nada pelo qual pode ter direito ao favor de Deus; mas que ele gentilmente nos convida, a fim de conceder tudo livremente, sem qualquer recompensa.

Comentário de John Wesley

Ora, todo aquele que tem sede, vem para as águas, e quem não tem dinheiro; Vinde, comprai e comereis; sim, venha, compre vinho e leite sem dinheiro e sem preço.

Sede – Pela graça de Deus e pelas bênçãos do evangelho. Essa sede implica um desejo veemente, ativo e inquieto depois dela.

Sem dinheiro – Aqueles que são mais inúteis e maus, se tiverem apenas sede, podem ser bem-vindos.

Comprar – adquira ou receba o que é oferecido gratuitamente.

Vinho e leite – todas as bênçãos do evangelho; em particular, aquela paz e alegria no Espírito Santo, que são melhores que o vinho, e esse amor de Deus que nutre a alma, como o leite faz o corpo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *