Estudo de Mateus 3:3 – Comentado e Explicado

Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas {Is 40,3}.
Mateus 3:3

Comentário de Albert Barnes

O profeta Esaias – O profeta Isaías. Esaias é o modo grego de escrever o nome. Esta passagem é retirada de Isaías 40: 3 . Diz-se aqui que foi falado em referência a João, o precursor de Cristo. A linguagem é a familiar aos judeus. e como eles entenderiam. Foi falado a princípio com referência ao retorno do cativeiro na Babilônia. Nos tempos antigos, era costume na marcha dos exércitos enviar mensageiros ou pioneiros antes deles para proclamar sua abordagem; provê-los; remover obstruções; fazer estradas, colinas niveladas, encher vales, etc. Isaías, descrevendo o retorno da Babilônia, usa a linguagem retirada desse costume. Um pregoeiro, ou arauto, é introduzido. Nos vastos desertos que se estendem entre Babilônia e Judéia, ele é representado como elevando sua voz e, com autoridade, comandando um caminho público a ser feito para o retorno dos judeus cativos, com o Senhor como libertador. “Prepare seus caminhos, endireite-os”, diz ele. O significado em Isaías é: “Que os vales sejam exaltados ou cheios, e que as colinas sejam niveladas, e que seja preparada uma estrada reta e nivelada, para que possam marchar com facilidade e segurança”. Veja as notas em Isaías 40: 3-4 . O costume aqui mencionado continua no Oriente atualmente. “Quando Ibrahim Pasha propôs visitar certos lugares no Líbano, os emeers e xeques enviaram uma proclamação geral, um pouco no estilo da exortação de Isaías, a todos os habitantes, para se reunir ao longo da rota proposta e preparar o caminho diante dele. O mesmo foi feito em 1845, em grande escala, quando o atual sultão visitou Brousa. As pedras foram recolhidas, os lugares tortos endireitados e os ásperos, nivelados e lisos. – A Terra e o Livro , Vol. 105.106.

Conforme aplicada a João, a passagem significa que ele foi enviado para remover obstruções e preparar o povo para a vinda do Messias, como um arauto que precede um exército em marcha, para fazer os preparativos para sua vinda.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 3: 3 . Pois é ele, etc. – Essas podem ser as palavras do próprio João (comp. João 1: 22-23 ), mas é mais provável que sejam as palavras dos evangelistas; mencionado pelo profeta Esaias, dizendo: A voz, etc. – Isaías, na passagem mencionada, Isaías 40: 3 , etc., deve ser entendida como falando primeiro, embora não principalmente, sobre os judeus que retornam do cativeiro babilônico, como aparece no capítulo anterior. Porém, como o profeta pretendia, sob o emblema da libertação do povo de Deus, ocultar uma redenção de natureza infinitamente mais alta e mais importante, os evangelistas, com a maior propriedade, aplicam suas palavras à abertura da dispensação do evangelho pela pregação de João e pela introdução do reino do Messias, que deveria efetuar uma libertação muito maior do povo de Deus, tanto dos gentios quanto dos judeus, do cativeiro do pecado e do poder da morte. E o mesmo pode ser afirmado em relação a muitas outras passagens dos profetas. Veja notas em Isaías 40: 3-4 . Essa expressão, a voz de quem chora, é o mesmo que dizer: Um arauto está à mão proclamando. A palavra choro implica que o testemunho de João a respeito de Cristo foi proferido, não secretamente, negligentemente ou duvidosamente, mas abertamente e publicamente, livremente, expressamente e resolutamente, com um espírito fervoroso e uma voz audível ou forte. No deserto – Essas palavras são geralmente consideradas relacionadas ao precedente, de modo a significar que João pregou no deserto da Judéia; e alguns interpretam a expressão de maneira figurativa e literal, e pelo deserto da Judéia, entendem o estado desértico da Igreja judaica na época, destituído de cultura religiosa e as árvores e frutos da justiça. Mas o bispo Lowth conecta as palavras de Isaías com a seguinte cláusula e as traduz: Uma voz grita: No deserto, preparareis o caminho de Jeová, que ele assim interpreta: “O profeta ouve um grito dando ordens, por proclamação solene, para preparar o caminho do Senhor no deserto; remover todas as obstruções antes que Jeová marchasse pelo deserto; através do país selvagem, desabitado e insondável; ” a idéia, ele pensa, “sendo tirada da prática dos monarcas orientais, que, sempre que entravam em uma expedição ou viajavam, especialmente pelos países do deserto, enviavam precursores antes deles para preparar todas as coisas para sua passagem e pioneiros. abrir os passes, nivelar os caminhos e remover todos os impedimentos. ” Assim, João Batista, o prenúncio de Cristo, que era Deus manifesto na carne, é enviado para preparar seu caminho diante dele, chamando o povo ao arrependimento e à fé nele, seu grande Redentor e Salvador. Faça seus caminhos retos – Os caminhos do nosso Deus. Remova todas as obstruções do caminho, particularmente todo pecado e descrença, todos os desejos carnais e visões, afeições e expectativas mundanas, para que seu Salvador e seu rei possam ter uma passagem pronta e livre acesso a seus corações, e possam erguer seus corações. reino espiritual de justiça, paz e alegria no Espírito Santo e por ele ; e pode governar suas vidas, toda a sua conversa e conduta pelas leis justas e santas dele. Embora isso só pudesse ser feito pela graça divina, e é a graça que se prepara para mais graça, mas como o homem deve concordar com Deus e ser um cooperador com ele, João com propriedade pede ao povo que, assim, prepare o caminho do Senhor, para que sua graça não seja recebida em vão. As palavras implicam que eles não estavam preparados para receber o Messias e sua salvação, que de fato estavam em todos os sentidos, não estando em uma disposição adequada para saborear, ou mesmo entender sua doutrina, para serem convencidos por seus milagres, receberem seu Espírito, siga seu exemplo, confie em sua mediação ou torne-se seu sujeito. Uma disposição terrena, sensual e diabólica tomara posse de suas mentes e corações, até todo o espírito do mundo, e obstruía a entrada do reino espiritual de Cristo neles e entre eles. Era necessário, portanto, que essas dificuldades fossem removidas do caminho, para que se tornassem o verdadeiro povo e seguidores do Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

falado. Bem como escrito.

por. Grego. hupo. App-104., Mas todos os textos gregos lêem dia .

Esaias = Isaías. A primeira das vinte e uma ocorrências do nome no NT Veja App-79.

A voz, etc. Citado em Isaías 40: 3 . Veja nota lá. App-107.

o SENHOR = Jeová em Isaías 40: 3 . Veja App-98.

Comentário de John Calvin

Mateus 3: 3 . O jugo de quem clama no deserto Embora essa passagem do profeta Isaías (40: 3) não deva ser limitada exclusivamente a João, ele é um dos muitos daqueles a quem certamente se refere. Depois de ter falado da destruição da cidade e das terríveis calamidades que cairiam sobre o povo, ele promete uma restauração que se seguiria. Suas palavras são,

“Conforte, consolai o meu povo, diz o seu Deus”
( Isaías 40: 1. )

Quando o templo foi derrubado e os sacrifícios abolidos, e o povo levado para o cativeiro, seus assuntos pareciam desesperados. E como seus ouvidos ficaram surdos à voz ininterrupta dos profetas, o Senhor manteve o silêncio por um tempo. (247) Que mentes piedosas não sejam abatidas durante esse silêncio melancólico, anuncia o profeta, que outros pregadores da graça ainda surgirão, para despertar no povo a esperança de salvação. Tais foram Zacarias, Ageu, Malaquias e afins. (248) Mas, como a restauração prometida é perpétua, e não por um tempo, e como Isaías se refere principalmente à redenção, que deveria ser expressa na vinda de Cristo, João Batista é justamente considerado o ministro principal da consolação.

Segue-se a seguir nas palavras do profeta: A voz de quem clama Essa voz se contrasta com o silêncio temporário (249) que acabo de mencionar: pois os judeus foram privados, por um tempo, da instrução que eles desprezou perversamente. A palavra deserto é aqui usada metaforicamente para desolação, ou a terrível ruína da nação, como existia no tempo do cativeiro. Foi tão tristemente destruído, que poderia muito bem ser comparado a um deserto. O profeta magnifica a graça de Deus. “Embora o povo”, diz ele, “tenha sido levado para longe de seu país e até excluído da sociedade dos homens, ainda assim a voz de Deus será ouvida no deserto, para reviver os mortos com alegre consolo”. Quando João começou a pregar, Jerusalém era, nesse sentido, um deserto: pois todos haviam sido reduzidos a uma confusão selvagem e assustadora. Mas a própria visão de um deserto visível deve ter tido um efeito poderoso em homens estúpidos e endurecidos, levando-os a perceber que estavam em estado de morte e a aceitar a promessa de salvação que lhes fora oferecida. Vemos agora que essa previsão realmente se relaciona com João e é mais adequadamente aplicada a ele.

Prepare o caminho do Senhor O profeta, sem dúvida, se dirige a Ciro e aos persas, cuja agência o Senhor empregou nesse assunto. O significado é: por seu maravilhoso poder, Deus abrirá um caminho para o seu povo através de florestas intransitáveis, rochas quebradas, um deserto arenoso; pois ele terá em mãos os ministros de sua graça, para remover todos os obstáculos do caminho. Mas isso era uma antecipação sombria da redenção. Quando a verdade espiritual está prestes a aparecer, João é enviado para remover obstáculos. E mesmo agora a mesma voz soa em nossos ouvidos, para que possamos preparar o caminho do Senhor: isto é, para que possamos afastar os pecados que obstruem o reino de Cristo e, assim, dar acesso à sua graça. Com o mesmo propósito estão as seguintes palavras do profeta: os tortuosos serão endireitados ( Isaías 40: 4 ). Tudo o que eles querem dizer é: existem enrolamentos intrincados e tortos no mundo, mas através de tais dificuldades terríveis o Senhor faz um caminho para si mesmo, e abre caminho, por meios incríveis, para realizar nossa salvação.

Comentário de Adam Clarke

A voz de quem clama no deserto – Ou, a voz de quem clama no deserto. Isso é citado em Isaías 40: 3 , que prova claramente que João Batista era a pessoa de quem o profeta falou.

A idéia é tirada da prática dos monarcas orientais, que, sempre que entravam em uma expedição ou viajavam por um país deserto, enviavam precursores diante deles para preparar todas as coisas para sua passagem; e pioneiros a abrir os passes, nivelar os caminhos e remover todos os impedimentos. Os oficiais nomeados para supervisionar tais preparativos foram convocados pelos latinos, estratores .

O relato de Diodoro sobre a marcha de Semiramis na Mídia e na Pérsia nos dará uma noção clara da preparação do caminho para uma expedição real.

“Em sua marcha para Ecbatane, ela chegou à montanha de Zarcean, que, estendendo-se por muitos períodos, e cheia de precipícios escarpados e cavidades profundas, não podia passar sem fazer uma grande bússola. Sendo, portanto, desejosa de deixar um memorial eterno de ela mesma, além de encurtar o caminho, ordenou que os precipícios fossem escavados e as cavidades preenchidas; e, a um custo elevado, fez uma estrada mais curta e mais rápida, que até hoje é chamada dela, a estrada de Semiramis. Depois, ela foi para a Pérsia, e todos os outros países da Ásia, sujeitos ao seu domínio; e, onde quer que fosse, ordenou que as montanhas e precipícios fossem nivelados, elevando as calçadas no país plano, e, a um custo elevado, tornou os caminhos aceitáveis ??”. Diod. Sic. lib. ii. e Bp. Lowth.

A Igreja Judaica era aquele país deserto, para o qual João foi enviado, para anunciar a vinda do Messias. Naquela época, era destituído de todo cultivo religioso, e do espírito e prática da piedade; e João foi enviado para preparar o caminho do Senhor, pregando a doutrina do arrependimento. Portanto, o deserto deve ser considerado como um emblema adequado do estado rude da Igreja Judaica, que é o verdadeiro deserto pretendido pelo profeta, e no qual João deveria preparar o caminho do Messias prometido. A terrível importância do assunto, e a veemência da maneira de pregar os batistas, provavelmente adquiriram a ele o caráter de quem chamava ???? . Para o significado da palavra João, veja a nota em Marcos 1: 4 .

Comentário de John Wesley

Pois este é o que foi dito pelo profeta Esaias, dizendo: A voz de alguém que clama no deserto: Prepara o caminho do Senhor, endireita os seus caminhos.

O caminho do Senhor – de Cristo.

Faça seus caminhos retos – Removendo tudo o que possa ser um obstáculo à sua aparência graciosa. Isaías 40: 3 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *