Estudo de Isaías 41:17 – Comentado e Explicado

Os infelizes que buscam água e não a encontram e cuja língua está ressequida pela sede, eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.
Isaías 41:17

Comentário de Albert Barnes

Quando os pobres e necessitados buscam água – A água é freqüentemente usada nas Escrituras como um emblema das provisões da misericórdia divina. Fontes estouradas no deserto e riachos inesperadamente encontrados em uma terra seca e com sede também costumam ser empregadas para denotar o conforto e o refresco que o evangelho fornece ao homem pecador e sofredor em sua jornada por este mundo. Os ‘pobres e necessitados’ aqui, sem dúvida, se referem principalmente aos cativos aflitos na Babilônia. Mas a expressão do profeta é geral, e a descrição é aplicável ao seu povo em todos os momentos, em circunstâncias semelhantes ao que era para eles. A imagem aqui é derivada do retorno esperado da Babilônia à Judéia. A jornada passou por um vasto deserto sem trilhas (ver as anotações em Isaías 40: 3 ). Naquela jornada, quando estavam cansados, fracos e com sede, Deus os encontrava e os refrescava como se ele abrisse fontes em seu caminho, e plantava árvores com ramos de longo alcance e folhagem espessa ao longo da estrada para produzir uma sombra agradecida e fazer toda a jornada por um bosque agradável. Como ele conheceu seus pais em sua jornada do Egito para a terra de Canaã, e havia trazido água da rocha no deserto ( Êxodo 15:22 e segs), assim, em sua jornada pelas areias da Arábia Deserta, ele se encontrou novamente eles e prover todos os seus desejos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 41: 17-20 . Quando os pobres e necessitados buscam água Aqui, de acordo com minha hipótese, diz Vitringa, é descrito o estado da igreja cristã afetada, após seu começo feliz; particularmente sob Nero, que foi o primeiro perseguidor público dos cristãos. Depois que os israelitas partiram do Egito e passaram o Mar Vermelho, vagando três dias no deserto, estavam com muita falta de água, com a qual Deus milagrosamente os forneceu. Tal foi o caso da primeira igreja cristã: separados da comunhão do império romano e do judaísmo corrupto, naquele Egito espiritual, eles logo foram expostos a uma variedade de males e inconvenientes, como os judeus depois que deixaram o Egito. Alienados da comunhão de pagãos e judeus, eles pareciam perecer no deserto; como os israelitas temiam depois de terem partido do Egito. E como o Mar Vermelho foi apresentado aos israelitas pela primeira vez e parecia com as ondas prestes a engoli-los, o mesmo aconteceu com os primeiros cristãos no período mencionado; Refiro-me à sangrenta perseguição a Nero, que ameaçou a destruição total do cristianismo. Neste momento, não é de admirar que a mente de muitos estivesse desanimada: com grande ansiedade e angústia, vagando neste deserto dos gentios, não encontraram água; isto é, nenhum conforto do estado romano ou da comunhão dos judeus. Eles foram atacados por todos os lados por inimigos; expostos ao seu ódio, inveja e ferimentos, depois que o portão da perseguição lhes foi aberto. Temos uma passagem paralela, Salmos 107: 4 ; Salmos 107: 43 . Portanto, este é o significado da frase: Os pobres e necessitados buscam água, e não há; que não deve ser tomado absolutamente, mas em um sentido contido; assim, “que eles foram reduzidos a tal estado, que não puderam desfrutar da comunhão de Cristo em suas assembléias, com aquela liberdade e conforto que eles esperavam e desejavam”. Ver Salmos 63: 2 . A frase, a língua deles falha, ou é seca pela sede, denota o grande calor das aflições que eles sofreram no período mencionado, quando Deus chamou sua igreja para andar pelo fogo; CH. Isaías 43: 2 . Deus promete a eles, primeiro, em geral, que ele ouviria suas orações e não as abandonaria; Isaías 41:17 e, em segundo lugar, que a igreja não deve ser destruída por esta e outras perseguições, mas deve ser apoiada por sua providência e graça; para que, por fim, todo o deserto do império romano, no qual a igreja vagueava, com sede e perseguida, fosse transformado em jardim; isto é, deve abraçar a religião cristã; e uma abundância de crentes deve produzir frutos espirituais. O profeta une o efeito dessa obra da graça, Isaías 41:20 . que deveria ser um reconhecimento universal de que esse trabalho de transformar o império romano em igreja e jardim de Deus era obra do Todo-Poderoso. E quem realmente pode olhar para a conclusão dessa profecia na conversão da Roma pagã, sem reconhecer que a mão do Senhor fez isso? Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 41: 17-20 . Quando os pobres e necessitados procuram água, etc. – Quando meu povo pobre chegar ao extremo extremo de perigo e miséria, então eu aparecerei para seu alívio. Abrirei rios em lugares altos – Sobre as colinas e montanhas, onde, pelo curso da natureza, não há rios; e fontes no meio de vales – Ou, nos vales, a saber, naqueles que não são bem regados. Vou fazer do deserto uma piscina de água, etc. – Aquelas pessoas que são como um deserto árido e árido, irei abundantemente regar com minhas bênçãos e torná-las frutíferas: o que pode ser entendido pelos judeus que estavam em condições de deserto, até que Deus os tirou dele; ou dos gentios convertidos para a verdadeira religião sob o evangelho. Plantarei no deserto o cedro, a murta, etc. – Árvores úteis e agradáveis ??aos olhos, proporcionando uma boa sombra ao viajante. Mas que árvores específicas as palavras hebraicas aqui usadas significam certamente não é conhecido. Que eles possam ver – Ou que os homens possam ver: que todos os que vêem essa maravilhosa mudança possam considerá-la e reconhecer que a mão do Senhor fez isso – Que é a obra de Deus. “Os muitos passos maravilhosos pelos quais a restauração da nação judaica será realizada convencerão todos que consideram as pessoas que é obra de Deus; e seu poder ainda mais inegavelmente se descobrirá na propagação do evangelho e na iluminação daqueles que se sentam nas trevas com a verdade salvadora dele. ” – Lowth.

Comentário de John Calvin

17. Os necessitados e pobres buscarão água. Aqui ele segue o assunto que havia começado a tratar no início do quadragésimo capítulo; pois ele descreve a condição miserável e aflita em que os judeus deveriam estar na Babilônia, até que Deus finalmente tivesse compaixão deles e prestasse assistência. Ele, portanto, os prepara para suportar a extrema pobreza, dizendo que terão sede; pois essa figura de linguagem, pela qual uma parte é tomada para o todo, é melhor adaptada para expressar a gravidade da aflição. Sabemos que nada dá aos homens maior angústia do que a falta de água quando estão com “sede”.

Eu Jeová os ouvirei. Deus declara que ele os aliviará quando eles forem trazidos a essa condição necessária; e, portanto, devemos aprender a quem essa promessa pertence, a saber, àqueles que, tendo sido reduzidos ao extremo, são por assim dizer, ressecados de sede e quase desmaiando. Por isso, também vemos que a Igreja nem sempre possui uma abundância de todas as bênçãos, mas às vezes sente a pressão de uma grande pobreza, para que ela seja levada por esses estímulos a invocar Deus; pois geralmente caímos na preguiça, quando tudo segue de acordo com nosso desejo. Portanto, é vantajoso para nós ter sede e fome, para que possamos aprender a fugir para o Senhor com todo o coração. Em uma palavra, precisamos ser profundamente afetados com a convicção de nossa pobreza, para que possamos sentir a assistência do Senhor. O Profeta pretendia inquestionavelmente, por essa circunstância, ilustrar em parte a grandeza do favor e em parte aconselhar o povo a não desanimar por causa de sua pobreza.

Os necessitados e pobres. Devemos observar os nomes pelos quais o Profeta aqui denomina o povo de Deus. Quando ele os chama de “aflitos e pobres”, ele não fala de estranhos, mas daqueles a quem o Senhor adotou e escolheu ser sua herança, e a quem avisa que eles devem suportar pacientemente algumas sérias dificuldades. Portanto, não devemos nos perguntar se o Senhor às vezes nos permite quase definhar pela fome e pela sede, já que ele não lidou com menos severidade com nossos pais.

Quando ele disser que as águas não podem ser vistas em lugar algum, aprendamos que o Senhor, a fim de provar nossa paciência e fé, retira-se de nós toda assistência, para que possamos nos apoiar somente nele. Assim, quando olhamos por todos os lados e não vemos alívio, vamos saber que ainda o Senhor ajudará. Pela expressão, eu vou ouvir, ele quer dizer que Deus não ajuda todo tipo de pessoa, mas aqueles que oram a ele; pois, se formos tão preguiçosos a ponto de desconsiderar sua ajuda, é certo que sejamos totalmente privados dela e, por causa de nossa indignidade, não devemos aliviar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *