Estudo de Salmos 42:2 – Comentado e Explicado

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus?
Salmos 42:2

Comentário de Albert Barnes

Minha alma tem sede de Deus – isto é, como os traseiros têm sede do riacho.

Para o Deus vivo – Deus, não apenas como Deus, sem nada mais definitivamente especificado, mas Deus considerava viver, como ele próprio possuindo vida, e como tendo o poder de transmitir essa vida à alma.

Quando devo ir e aparecer diante de Deus? Isto é, como eu estava acostumado a fazer no santuário. Quando terei o privilégio de me unir novamente ao seu povo em oração e louvor públicos? O salmista evidentemente esperava que isso fosse; mas para quem ama o culto público, o tempo parece longo, quando ele é impedido de gozar desse privilégio.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. El hebraico App-4. Porque “os vivos” , em contraste com os ídolos.

Quando irei, etc. Figuras de linguagem Interjectio, Erotesis, and Apostrophe. App-6.

apareça diante de Deus = veja a face de Deus. O mesmo ocorre em alguns códigos, com uma edição impressa inicial, aramaico e siríaco. Veja notas em Êxodo 23:15 ; Êxodo 34:20 .

Comentário de Adam Clarke

Quando irei – Quando, quando terei o privilégio de comparecer em suas cortes diante de Deus? Na boca de um cristão, essas palavras importariam: “Quando verei meu país celestial? Quando devo chegar a Deus, o juiz de todos, e a Jesus, o mediador da nova aliança?” Quem é estrangeiro e peregrino aqui embaixo, e sente um coração cheio de piedade de Deus, pode usar essas palavras nesse sentido; mas aquele que se sente aqui em casa, cuja alma não é espiritual, deseja que a Terra seja eterna, e ele mesmo eterno nela – não sente ofego pelo Deus vivo.

Comentário de John Calvin

O segundo versículo ilustra mais claramente o que eu já disse, que Davi não fala simplesmente da presença de Deus, mas da presença de Deus em conexão com certos símbolos; pois ele põe diante de si o tabernáculo, o altar, os sacrifícios e outras cerimônias pelas quais Deus havia testemunhado que ele estaria perto de seu povo; e que cabia aos fiéis, ao procurarem aproximar-se de Deus, começar por essas coisas. Não que eles continuem apegados a eles, mas que, com a ajuda desses sinais e meios externos, busquem contemplar a glória de Deus, que por si só está oculta à vista. Consequentemente, quando vemos as marcas da presença divina gravadas na palavra ou em símbolos externos, podemos dizer com Davi que existe o rosto de Deus, desde que tenhamos corações puros para procurá-lo de maneira espiritual. Mas quando imaginamos que Deus está presente de outra maneira que ele não se revelou em sua palavra e nas instituições sagradas de sua adoração, ou quando formamos qualquer concepção grosseira ou terrena de sua majestade celestial, estamos apenas inventando para nós representações visionárias, que desfigurar a glória de Deus e transformar sua verdade em mentira.

Comentário de John Wesley

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando voltarei e me apresentarei diante de Deus?

Sede – Não depois de vaidosos ídolos inúteis, mas depois do único Deus verdadeiro e vivo.

Aparecer – No lugar de sua presença especial e adoração pública.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *