Estudo de Apocalipse 22:1 – Comentado e Explicado

Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.
Apocalipse 22:1

Comentário de Albert Barnes

E ele me mostrou um rio puro de água da vida – Na Nova Jerusalém; a feliz morada dos remidos. A frase “água da vida” significa água viva ou corrente, como uma fonte ou fonte, em contraste com uma piscina estagnada. Veja as notas em João 4:14 . A alusão aqui é sem dúvida o primeiro Éden, onde um rio regava o jardim ( Gênesis 2:10 , seg.), E como essa é uma descrição do Éden recuperado, ou o Paraíso recuperado, era natural introduzir também um rio de água. , de maneira a concordar com a descrição geral daquela futura morada dos remidos. Portanto, não brota da terra, mas flui do trono de Deus e do Cordeiro. Talvez, também, o escritor tenha nos olhos a descrição em Ezequiel 47: 1-12 , onde uma corrente sai do templo e se divide em direções diferentes.

Claro como cristal – Veja as notas em Apocalipse 4: 6 .

Procedendo para fora do trono de Deus e do Cordeiro – fluindo do pé do trono. Compare Apocalipse 4: 6 . Essa ideia está estritamente de acordo com as imagens orientais. No Oriente, fontes e correntes corriam constituindo uma parte essencial da imagem de prazer e prosperidade (veja as notas em Isaías 35: 6 ), e essas fontes eram comuns nas cortes das casas orientais. Aqui, o rio é um emblema de paz, felicidade, abundância; e o pensamento essencial ao fluir do trono é que toda a felicidade do céu procede de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 22: 1-2 . E – Prosseguindo com sua descrição da cidade celestial, o apóstolo observa, ele – Ou seja, o anjo que condescendeu a ser seu guia nesta ocasião; mostrou-me um rio puro da água da vida – a influência sempre fresca e frutificante do Espírito Santo; veja Ezequiel 47: 1-12 , onde também são mencionadas as árvores que dão frutos todo mês, ou seja, perpetuamente. Procedimento fora do trono de Deus e do Cordeiro – Todas as coisas que o Pai tem, diz o Filho de Deus, são minhas; até o trono da sua glória. No meio da rua – Aqui está o paraíso de Deus, mencionado cap. Apocalipse 2: 7 ; e em ambos os lados do rio estava a árvore da vida – Como este rio atravessava a rua principal no meio da cidade, então foram plantadas em cada lado dela belas árvores, não apenas para servir de ornamento e refresco, mas que, como a árvore da vida no paraíso, deve tornar os habitantes imortais; que produzia doze tipos de frutos – que produziam uma grande variedade de frutos agradáveis ??e em abundância que os frutos maduros eram produzidos todos os meses – para que todos pudessem participar livremente deles em todas as estações. E as folhas da árvore são para a cura das nações – isto é, para preservar, não restaurar, a saúde espiritual; pois nenhuma doença ou enfermidade, da mente ou do corpo, existe ou pode estar lá: sob a sombra salutar dessas árvores, nenhuma doença pode invadir qualquer indivíduo das nações dos salvos, mas a saúde perpétua deve existir e florescer em todas elas.

Comentário de E.W. Bullinger

puro. Os textos omitem.

água da vida. isto é, água viva.

vida. App-170.

fora de. App-104.

trono. O trono do grande rei-sacerdote ( Zacarias 6:13 ) dos “mil anos” agora dá lugar ao glorioso “trono de Deus e do Cordeiro”, pois Deus agora é “tudo em todos”. Contraste Ezequiel 47: 1-11 , onde o rio procede da “casa” associada ao altar; aqui, do trono.

Deus. App-98.

Comentário de Adam Clarke

Rio puro da água da vida – É evidentemente uma referência ao jardim do paraíso e ao rio pelo qual foi regado; e há também uma referência à conta, Ezequiel 47: 7-12 . A água da vida, como vimos antes, geralmente significa água de nascente ou água corrente; aqui pode significar comunicações incessantes de felicidade procedentes de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 22: 1-5 . E ele me mostrou um rio puro, etc. – Os cinco primeiros versículos deste capítulo são uma continuação da descrição da nova Jerusalém. É descrito mais adiante com o rio da vida e a árvore da vida, Apocalipse 22: 2, como se o paraíso fosse restaurado e melhorado. Um rio que flui pelo meio das ruas e árvores que crescem em ambos os lados do rio são objetos maravilhosamente agradáveis ??e agradáveis, especialmente nos países quentes do leste. Dos frutos há tantos, que todos podem participar livremente deles em todas as estações; e as próprias folhas são para a cura das nações; por tudo o que é significado, a bem-aventurança da imortalidade, sem quaisquer enfermidades. Então, também, não haverá mais maldição, como existe no mundo atual, desde a queda do homem: mas os habitantes abençoados gozarão da visão beatífica, tão falada ; viverá à luz do semblante de Deus, servirá a ele e reinará para sempre, Apocalipse 22: 4-5 . Ver Ezequiel 47: 1 ; Ezequiel 47:23 . Tanto as águas da vida como a árvore da vida são emblemas da imortalidade: os que comem da árvore da vida viverão para sempre. Gênesis 3:22 . As árvores da vida são tão plantadas nesta descrição, que todos os habitantes podem colher frutos livremente e sem impedimentos. Eles produzem seus frutos tão abundantemente, e com tanta freqüência, que não pode haver falta nem em uma cidade tão grande e populosa; e até as folhas têm uma virtude soberana contra todo tipo de indisposição. A sucessão contínua de frutos mostra a duração interminável da felicidade dos santos, que é mantida pelas efusões contínuas da graça e do favor divinos. Quanto à divisão do crescimento dos frutos por meses, penso (diz Daubuz), que isso decorre do costume antigo de fazer distribuições todos os meses, de carne e bebida para criados, ou que dependem para sua manutenção de homens ricos . Os reis de Israel estabeleceram tais distribuições mensalmente; e, assim, planejado, que os tributos que deviam servir para esse fim eram impostos por contas mensais. Veja 1 Reis 4: 7 ; 1 Reis 4:27 . Em vez de não haver mais maldição, Apocalipse 22: 3 . O bispo Sherlock leria: toda maldição cessará. Essa parte da descrição da nova Jerusalém parece nos mostrar quanto maior será a felicidade desse estado do que a felicidade do primeiro paraíso. Nesse estado, os servos fiéis de Cristo não correm o risco de perder a felicidade e perder o paraíso, como nossos primeiros pais fizeram: nesse estado paradisíaco, eles serão um reino de sacerdotes para Deus para sempre. Isso evidentemente descreve um estado de felicidade incomparavelmente acima da condição deste mundo, e apenas para ser desfrutado na Jerusalém celestial.

Comentário de Spurgeon

Apocalipse 22: 1-2 . E ele me mostrou um rio puro de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da rua e em ambos os lados do rio, havia a árvore da vida, que dava doze tipos de frutos, e dava todos os meses seus frutos; e as folhas da árvore eram para a cura das nações.

Alegria abundante, alegria variada, sempre em mudança, mas sempre perfeita; uma árvore que produz doze tipos de frutos e, ainda assim, frutos todos os meses. Oh! quando nos afastaremos daqueles pomares de ouro; quando nos sentaremos debaixo dessas trepadeiras e pressionaremos os cachos com nossos lábios?

Apocalipse 22: 3 . E não haverá mais maldição.

De trabalho, de pecado, de tristeza, de morte.

Apocalipse 22: 3 . Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará nele:

De modo que todos estaremos na sala do trono, todos contemplando o rei em sua beleza, e nós mesmos fizemos seus cortesãos.

Apocalipse 22: 3 . E seus servos o servirão:

Isso é o paraíso para mim, pois aqui às vezes somos incapazes de servi-lo como deveríamos. Estamos distraídos, preocupados, levados ao serviço santo por multidões de cuidados, mas ali seus servos o servirão.

Apocalipse 22: 4 . E eles verão o seu rosto.

Que feliz mistura – serviço e comunhão – as mãos ocupadas, mas as vivas arrebataram com a maravilhosa vista do rosto de Deus! Verás o rosto dele. Se algum de nós pudesse ver a face de Deus na terra, sem dúvida deveríamos morrer. A visão seria brilhante demais para nós. Quando alguém ouviu isso.

um dos maiores santos, ele disse: “Então deixe-me ver e morrer”, e não me pergunto se ele disse isso, pois aos olhos de Deus, mesmo que morramos aqui, ainda deve ser perpétuo, e isso tornaria nós vivemos novamente. “Eles verão o rosto dele.”

Apocalipse 22: 4 . E o nome dele estará na testa deles,

Seus rostos se tornaram como o rosto de Deus, então – seu nome, seu caráter, refletido em suas sobrancelhas – não vale a pena ter isso?

Apocalipse 22: 5 . E não haverá noite lá; e eles não precisam de vela, nem luz do sol; porque o Senhor Deus lhes dá luz; e eles reinarão para sempre e serão eles mesmos reis. Eles reinarão para todo o sempre.

Essa exposição consistia em leituras de Romanos 8: 26-30 ; Apocalipse 21: 10-27 ; Apocalipse 22: 1-5.

Comentário de Spurgeon

Apocalipse 22: 1 . E ele me mostrou um rio puro de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.

A soberania infinita concede graça; o rio da graça flui do trono de Deus. É o rei que salva seu povo; no entanto, a expiação está sempre ligada à soberania: “Ele me mostrou um rio puro de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro”.

Apocalipse 22: 2 . No meio da rua e em ambos os lados do rio, havia a árvore da vida, que dava doze tipos de frutos, e dava todos os meses seus frutos; e as folhas da árvore eram para a cura dos nações.

Deus enriquecerá sua Igreja, dando a ela uma grande variedade de coisas boas: “doze tipos de frutos”. Também haverá constância e perpetuidade sobre o suprimento deles, pois esta árvore “produzia seus frutos todos os meses”. E se houver mal em qualquer lugar do mundo naqueles dias felizes, Deus fornecerá uma cura para isso: “As folhas da árvore eram para a cura das nações”.

Apocalipse 22: 3 . E não haverá mais maldição;

A maldição será tirada do suave sobre o qual caiu obliquamente quando Deus disse a Adão: “Maldito é o terreno por tua causa”. Não haverá maldição sobre o corpo do homem; não haverá nada além de bênção. A bênção engolirá a maldição, e Deus se manifestará em toda parte.

Apocalipse 22: 3 . Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará nele; e seus servos o servirão:

É isso que tentamos fazer agora, mas realizaremos mais plenamente a tarefa abençoada naqueles dias mais brilhantes, nos quais toda revolução da roda do tempo se apressa.

Apocalipse 22: 4 . E eles verão o seu rosto;

Oh, esse é um serviço glorioso: servir ao Senhor e ver seu rosto ao mesmo tempo. Comunhão e serviço são sempre melhores quando misturados. Não pode haver comunhão melhor do que a primeira que serve, e nenhum serviço mais doce que o daqueles que continuam a ver o rosto de seu Mestre enquanto o servem.

Apocalipse 22: 4 . E o nome dele estará na testa deles.

Não haverá dúvida: eles; eles levarão na testa o glorioso nome de Deus, assim como o sumo sacerdote de antigamente tinha as palavras “santidade ao Senhor” em sua testa.

Apocalipse 22: 5 . E não haverá noite lá; e eles não precisam de vela, nem luz do sol;

Até o sol é digno de ser classificado com uma vela em comparação com a própria luz de Deus. João coloca as duas coisas em uma frase: “eles não precisam de vela, nem a luz do sol”;

Apocalipse 22: 5-7 . Pois o Senhor Deus lhes ilumina; e eles reinam para todo o sempre, e ele me disse: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor Deus dos santos profetas enviou seu anjo para mostrar a seus servos o que em breve ser feito. Eis que venho rapidamente abençoado é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Mesmo assim, venha, Senhor Jesus; venha rápido! Amém.

Esta exposição consistia em leituras de Jeremias 5: 1-6 ; Jeremias 5: 10-31 ; e Apocalipse 22: 1-7 .

Comentário de John Wesley

E ele me mostrou um rio puro de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.

E ele me mostrou um rio da água da vida – a sempre fresca e frutuosa efluência do Espírito Santo. Ver Ezequiel 47: 1-12 ; onde também são mencionadas as árvores que “dão frutos todo mês”, isto é, perpetuamente.

Saindo do trono de Deus e do Cordeiro – “Tudo o que o Pai tem”, diz o Filho de Deus, “é meu;” até o trono da sua glória.

Referências Cruzadas

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Salmos 36:9 – Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

Salmos 46:4 – Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

Isaías 41:18 – Abrirei rios nas colinas estéreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o chão ressequido em mananciais.

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Isaías 66:12 – Pois assim diz o Senhor: “Estenderei para ela a paz como um rio e a riqueza das nações como uma corrente avassaladora; vocês serão amamentados nos braços dela e acalentados em seus joelhos.

Jeremias 2:13 – “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.

Jeremias 17:13 – Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem Sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

Ezequiel 47:1 – O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Zacarias 14:8 – Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Atos dos Apóstolos 1:4 – Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 4:5 – Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus.

Apocalipse 5:6 – Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 5:13 – Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! “

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Apocalipse 7:17 – pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 21:11 – Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *