Estudo de Jeremias 17:13 – Comentado e Explicado

Senhor, que sois a esperança de Israel, confundidos serão todos os que vos abandonam, e de vergonha serão cobertos os que de vós se afastam, por haverem deixado o Senhor, fonte das águas vivas.
Jeremias 17:13

Comentário de Albert Barnes

Devem ser escritos na terra – ou seja, seus nomes desaparecerão rapidamente, diferentemente daqueles gravados na rocha para sempre Jó 19:24 . Uma tábua coberta de areia é usada no Oriente até hoje nas escolas para dar lições por escrito: mas a escrita inscrita em tais materiais deve ser imediatamente eliminada. Igualmente passageira é a existência daqueles que abandonam a Deus. “Todos os homens estão escritos em algum lugar, os santos no céu, mas pecadores na terra” (Orígenes).

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 17:13 . Será escrito na terra “O nome deles será escrito no pó, o mínimo vento o apagará.” É uma maneira proverbial de falar, paralela à dos latinos, que, falando de promessas vãs e falsas, dizem que estão escritas na água; ou, talvez, para ser escrito na terra, possa ser colocado em oposição aos escritos no céu no livro da vida. “Os ímpios podem fazer-se um nome na terra; mas essa é toda a sua porção; serão apagados do livro da vida.” Veja Calmet. Houbigant apresenta a cláusula: Os rebeldes serão extirpados da terra, porque, etc.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 17:13 . Ó Senhor, a esperança de Israel – Ou seja, Aquele em quem somente o teu verdadeiro Israel pode esperar; todos os que te abandonam serão envergonhados – Aqueles que abandonam a tua lei e a regra que lhes deste, para dirigir a conversa deles, mais cedo ou mais tarde terão vergonha dessa desobediência. Ou, como Lowth parafraseia as palavras: “Deste muitas promessas graciosas ao teu povo, para encorajá-lo a confiar em ti; e aqueles que abandonam seu interesse pela tua bondade encontrarão todas as outras expectativas que falharão e as desapontarão; e aqueles que se afastam de mim – do meu amor e serviço, diz Deus, e sua confiança em mim, serão escritos na terra – Não terão parte além da terra, sobre a qual depositam suas afeições. Ou, seus nomes e memórias serão extintos em breve; como palavras escritas no pó: elas não serão registradas no meu povo, nem seus nomes serão registrados no livro da vida. A expressão parece aludir a registros mantidos por membros de cidades ou corporações, cujos privilégios ninguém pode pretender senão aqueles que têm seus nomes inscritos em tais registros; porque abandonaram o Senhor, a fonte das águas vivas – O único alívio e conforto certo de qualquer pessoa, a fonte e a origem de todo o bem que eles podem esperar. Veja a nota em Jeremias 2:13 .

Comentário de Adam Clarke

Escrito na terra – Eles nunca chegarão à verdadeira honra. Seus nomes serão escritos no pó; e o primeiro vento que sopra sobre ela estraga todas as letras e as torna ilegíveis.

Comentário de John Calvin

Parece mais claro neste versículo por que o Profeta havia elogiado diante da excelência de sua própria nação, mesmo que pela comparação a impiedade deles possa parecer menos desculpável; pois quanto mais abundante Deus havia lidado com eles, mais atroz era o pecado de ingratidão. Como então os judeus haviam sido elevados, de modo que sua elevação parecia eminente em todo o mundo, mais detestáveis ??se tornaram sua contumação contra Deus, e também sua ingratidão em rejeitar e desprezar um favor tão notável, quando o abandonaram e seguiram ídolos, vãs esperanças e seus próprios conselhos falsos. É o mesmo que se o Profeta tivesse dito: – “O que é de bom para você que Deus habita entre vocês e que o Templo é como se fosse sua habitação terrena, onde ele conversa familiarmente com você? que benefício é esse para você? pois ninguém aceita esse favor; antes, voluntariamente, e como foi projetada para longe de nós, a bondade que nos é oferecida livremente. ”

Vemos, portanto, que tudo isso deve ser lido em conjunto – que o trono de Deus estava na Judéia, mas que, entretanto, o povo rejeitou malignamente e perversamente o favor que lhes era oferecido.

Mas o Profeta se volta para Deus, para despertar os judeus, pois essa era a perversidade deles que ele em vão os ensinou. E ele diz: Jeová, a expectativa de Israel! todo aquele que te abandonar será envergonhado ; como se ele tivesse dito: “A multidão ímpia que não aceita a dignidade pela qual nossa raça supera todas as outras nações, não recebe nenhum benefício. Deus realmente mora no meio de nós, mas dificilmente um em cem se apega a ele; antes, quase todos o traiçoeiramente o abandonam; mas, apesar de toda a sua glória, serão envergonhados, que assim rejeitam a bondade de Deus. ” O Profeta, em resumo, lembra aos judeus quão vã e presunçosamente eles glorificavam, porque Deus havia adotado sua raça; pois era necessária uma reciprocidade, para que respondessem a Deus e recebessem seus benefícios. Mas quando eles perversamente a favor dele, o que poderia ter restado para eles?

Por isso, ele diz: Envergonhado serão feitos todos os que te abandonam . Pela palavra abandonar, ele sugere que os judeus haviam sido favorecidos por Deus; pois isso não poderia ter sido dito no mesmo sentido, e em igual grau dos heafilens, como os pagãos nunca foram reunidos por Deus em um corpo; mas somente os judeus haviam desfrutado desse favor. Quando, portanto, manifestou-se a eles e testificou que seria o Pai deles, foi abandonado por eles. Essa deserção, da qual somente os judeus eram culpados, é notada, porque Deus os havia procurado por si mesmo; ele também veio a eles e fez com eles um pacto. Como então foram trazidos a Deus, essa deserção foi a mais execrável. É isso que o Profeta quer dizer.

Ele agora acrescenta: E os que partirem serão escritos na terra . Literalmente é: “Quem se afasta de mim”; mas o ? , iod , no final, como muitos pensam, é uma carta servil. E alguns pensam que a palavra é um verbo, e que ? , iod , no começo denota o tempo futuro, e consideram que ? , iod , no final, é para ? , vau , ????? isuru , “que partem. ” Outros supõem que seja um substantivo e leem ????? isuri , para ?????? vasurim (180) Quanto ao significado, é evidente que o Profeta designado aqui para afastar dos judeus a vã glória com a qual foram inflados, quando se vangloriavam que eles eram o povo de Deus, a santa raça de Abraão, o sacerdócio real; todas essas coisas ele ridiculariza como vaidoso, como se tivesse dito: “Afaste-se de todas essas jactâncias, todas falsas; sois apóstatas, portanto o seu nome será escrito na terra. ” Sem dúvida, a terra aqui é posta em oposição ao céu; e as Escrituras às vezes dizem que o nome dos iníquos será um opróbrio na terra. Porém, como muitas vezes adquirem um nome célebre e honrado na terra, o Profeta faz uma concessão e diz: “Seja assim; deixe o mundo considerá-lo como a santa raça de Abraão, a semente abençoada e o povo escolhido; em suma, cada um de vocês reivindique para si o que bem entender, mas seu nome estará na terra e será apagado do céu; não haverá herança em cima para você, nem porção no reino de Deus. ” Ele em resumo sugere que os judeus não teriam lugar diante de Deus e de seus anjos, pois eram indignos de que Deus shouhi os considerasse seus filhos, uma vez que o haviam negado perversamente. Ele então lhes concede um nome na terra; mas é o mesmo que ele havia dito que eles mentiram perversamente, vangloriando-se de que eram um povo escolhido, uma vez que eles mesmos, tanto quanto podiam, obliteraram a eleição de Deus.

Depois, acrescenta: Por terem abandonado a Jeová, a fonte das águas vivas . O Profeta confirma o que ele havia dito, para que os judeus não pensassem que foram severamente repreendidos, quando ele disse que seu nome foi apagado do céu: Vocês abandonaram , diz ele, a fonte das águas vivas . “O que isto significa? Deus (de acordo com o que é dito em Jeremias 2: 0 ) se manifestou a você; não há nele uma felicidade plena e suficiente para você? O que mais pode ser buscado por um homem mortal do que desfrutar de seu Deus, em quem há a plenitude de todas as bênçãos? Deus se ofereceu a você, e sua generosidade já foi estendida a você, como se ele fosse uma fonte da qual você possa atrair o suficiente para satisfazê-lo; mas vós abandonastes esta fonte. Portanto, você deve perecer pela sede, e com justiça, pois sua ingratidão foi tão grande que desprezou esses notáveis ??e inestimáveis ??favores de Deus. ” Agora segue –

E apóstatas na terra serão registrados.

Essa seria a designação deles; eles deveriam ser entregues à posteridade como apóstatas na mesma terra que Deus lhes deu. A razão pela qual o ? é descartado é a conexão da palavra com “terra”, embora precedida por ?Ed

Comentário de E.W. Bullinger

a esperança de Israel. Colocado pela figura do discurso Metonímia (do Adjunto), para Jeová, em quem Israel esperava.

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, esperança de Israel, todos os que te abandonam terão vergonha, e os que se apartam de mim serão escritos na terra, porque abandonaram o SENHOR, a fonte das águas vivas.

Partida – Do que eu lhes revelei como tua vontade, não haverá porção além da terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *