Estudo de João 7:38 – Comentado e Explicado

Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva {Zc 14,8; Is 58,11}.
João 7:38

Comentário de Albert Barnes

Aquele que crê em mim – Aquele que me reconhece como o Messias, e confia em mim para a salvação.

Como a escritura disse – Esta é uma expressão difícil, pelo fato de que nenhuma expressão a seguir pode ser encontrada literalmente no Antigo Testamento. Alguns propuseram conectá-lo com o que precede – “Aquele que crê em mim, como o Antigo Testamento ordenou ou exigiu” -, mas há muitas objeções a isso. O significado natural e óbvio aqui é, sem dúvida, o verdadeiro; e Jesus provavelmente pretendeu dizer, não que houvesse um lugar específico no Antigo Testamento que afirmasse isso em tantas palavras, mas que essa fosse a substância do que as Escrituras ensinavam, ou esse fosse o espírito de suas declarações. Portanto, o siríaco traduz no plural – as Escrituras. Provavelmente existe uma referência mais particularmente a Isaías 58:11 , do que a qualquer outra passagem: “Serás como um jardim regado e como uma fonte de água cujas águas não caem.” Veja também Isaías 44: 3-4 ; Joel 3:18 .

Fora da barriga – Fora do meio ou fora do coração. A palavra “barriga” costuma ser colocada no meio de uma coisa, no centro e no coração, Mateus 12:40 . Significa aqui que do homem fluirá; isto é, sua piedade será de tal natureza que estenderá suas bênçãos a outros. Será como uma fonte corrente – talvez em alusão a estátuas ou reservatórios ornamentados nos jardins. em que canos foram colocados dos quais a água estava fluindo continuamente. Os judeus usaram a mesma figura: “Suas duas rédeas são como fontes de água, das quais a lei flui”. E novamente: “Quando um homem se voltar para o Senhor, ele será como uma fonte cheia de água viva, e seus rios fluirão para todas as nações e tribos dos homens” (Kuinoel).

Rios – Esta palavra é usada para expressar abundância ou suprimento total. Significa aqui que aqueles que são cristãos devem difundir grandes, liberais e constantes bênçãos sobre seus semelhantes; ou, como Jesus explica imediatamente, que eles serão os instrumentos pelos quais o Espírito Santo será derramado sobre o mundo.

Água viva – Fontes, córregos sempre fluentes. Ou seja, o evangelho deve ser constante e vivificante em suas bênçãos. Aprendemos aqui:

1.que é da natureza da piedade cristã ser difusivo.

2.que nenhum homem pode acreditar em Jesus que não deseja que outros também o façam e que não o procura.

3. que o desejo é grande e liberal – que o cristão deseja a salvação de todo o mundo.

4. que a fé do crente deve estar conectada com a influência do Espírito Santo, e assim os cristãos devem ser como rios de água viva.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele que = aquilo. Leia isto em conexão com o versículo anterior: “beba aquele que crê em mim” .

as = de acordo com.

disse = disse [a respeito de Mim]. App-107.

fora de . Grego. ek. App-104. como nos versículos: João 7:41 , João 7:52 . Não é a mesma palavra que em João 7:42 .

A barriga dele . Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), App-6, para toda a pessoa, para ênfase = Ele mesmo. Aqui, referindo-se ao Messias (o Doador), não ao crente. Ele é, e será, a Fonte de toda bênção espiritual “como a Escritura disse” : Isaías 12: 3 ; Isaías 55: 1 ; Isaías 58:11 . Ezequiel 47: 1 . Joel 3:18 . Zacarias 13: 1 ; Zacarias 14: 8 . Veja App-107.

Dele . Referindo-se não ao crente (o recebedor), mas ao Senhor (o Doador).

fluirá. Grego. rheo. Ocorre apenas aqui nos rios do NT. Esta é a palavra enfática, pela Figura do discurso Hyperbaton (App-6), implicando abundância. Veja Números 20:11 . 1 Coríntios 10: 4 ,

vivo. Veja nota em João 4:10 .

Comentário de John Calvin

38. Quem crê em mim. Ele agora aponta a maneira de vir, ou seja, que devemos nos aproximar, não com os pés, mas pela fé; ou melhor, vir não é senão acreditar , pelo menos, se você definir com precisão a palavra acreditar ; como já dissemos que cremos em Cristo, quando o abraçamos como ele nos é apresentado no evangelho, cheio de poder, sabedoria, retidão, pureza, vida e todos os dons do Espírito Santo. Além disso, ele agora confirma mais clara e plenamente a promessa que mencionamos recentemente; pois ele mostra que tem uma abundância rica para nos satisfazer ao máximo.

Do seu ventre jorrarão rios de água viva. A metáfora parece, sem dúvida, ser um pouco dura, quando ele diz que rios de água viva fluirão do ventre dos crentes ; mas não há dúvida quanto ao significado de que aqueles que crerem não sofrerão falta de bênçãos espirituais. Ele chama de água viva, cuja fonte nunca seca, nem deixa de fluir continuamente. Quanto à palavra rios, que está no número plural, eu a interpreto como denotando as graças diversificadas do Espírito, necessárias para a vida espiritual da alma. Em suma, a perpetuidade, assim como a abundância, dos dons e graças do Espírito Santo (195) é aqui prometida. Alguns entendem o ditado – que as águas fluem do ventre dos crentes – significa que aquele a quem o Espírito foi dado faz uma parte para fluir para seus irmãos, pois deve haver comunicação mútua entre nós. Mas considero um significado mais simples que todo aquele que crer em Cristo terá uma fonte de vida brotando, como se fosse em si mesmo, como Cristo disse anteriormente:

Quem beber desta água nunca terá sede,
( João 4:14 😉

pois enquanto a bebida comum sacia a sede apenas por um curto período de tempo, Cristo diz que pela fé atraímos o Espírito, para que ele se torne uma fonte de água que salta para a vida eterna.

Ainda assim, ele não diz que, no primeiro dia, os crentes estão tão plenamente satisfeitos com Cristo, que nunca mais têm fome nem sede; mas, pelo contrário, o gozo de Cristo acende um novo desejo dele. Mas o significado é que o Espírito Santo é como uma fonte viva e continuamente fluindo nos crentes; como Paulo também declara que ele é vida em nós ( Romanos 8:10 ), embora ainda continuemos, nos restos do pecado, a causa da morte. E, de fato, como todo mundo participa dos dons e graças do Espírito Santo, de acordo com a medida de sua fé, não podemos possuir uma plenitude perfeita deles na vida atual. Mas os crentes, enquanto progridem na fé, aspiram continuamente a novas adições do Espírito, de modo que as primícias que provaram os levem à perpetuidade da vida. Mas também somos lembrados por ela: quão pequena é a capacidade de nossa fé, uma vez que as graças do Espírito mal chegam a nós por gotas, que fluiriam como rios, se admitíssemos a Cristo; isto é, se a fé nos tornou capazes de recebê-lo.

Como diz a Escritura. Alguns limitam isso à cláusula anterior e outros à cláusula anterior; por minha parte, eu o estendo a todo o escopo do discurso. Além disso, Cristo aqui não, em minha opinião, aponta nenhuma passagem específica das Escrituras, mas produz um testemunho extraído da doutrina comum dos Profetas. Pois sempre que o Senhor, prometendo abundância do seu Espírito, o compara às águas vivas, ele olha principalmente para o reino de Cristo, para o qual dirige as mentes dos crentes. Todas as previsões das águas vivas, portanto, têm seu cumprimento em Cristo, porque somente ele abriu e exibiu os tesouros ocultos de Deus. A razão pela qual as graças do Espírito são derramadas sobre ele é:

para que todos possamos tirar sua plenitude ( João 1:16 .)

Aquelas pessoas, portanto, a quem Cristo tão gentil e graciosamente chama, e que vagam em todas as direções, merecem perecer miseravelmente.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que crê em mim, como a Escritura disse – Aquele que me recebe como o Messias, de acordo com o que a Escritura disse a meu respeito; minha pessoa, nascimento, conduta, pregação e milagres, sendo comparada com o que está escrito lá, para verificar o verdadeiro Messias. Fora de sua barriga – de seu coração e alma; pois em sua alma este Espírito habitará.

Água viva – Como uma fonte verdadeira é sempre suprida com água das grandes profundezas, com a qual tem comunicação, assim a alma do crente genuíno será suprida com luz, vida, amor e liberdade, e todas as outras graças da natureza. Espírito que habita, a partir de Cristo que habita. Os judeus freqüentemente comparam os dons e influências do Espírito Santo à água em geral – à chuva, fontes, poços, rios, etc. etc. As Escrituras abundam nessa metáfora. Salmo 36: 8 , Salmo 36: 9 ; Isaías 44: 3 , Isaías 44: 4 ; Joel 2:23 .

Comentário de John Wesley

Aquele que crê em mim, como a Escritura disse, do seu ventre jorrará rios de água viva.

Aquele que crê – Isso responde para deixá-lo vir até mim. E todo aquele que chegar a ele pela fé, sua alma íntima será preenchida com água viva, com abundância de paz, alegria e amor, que da mesma forma fluirá dele para os outros.

Como a Escritura disse – Não expressamente em nenhum lugar em particular. Mas aqui está uma referência geral a todas as escrituras que falam da efusão do Espírito pelo Messias, sob a semelhança de derramar água. Zacarias 14: 8 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Jó 32:18 – pois não me faltam palavras, e dentro de mim o espírito me impulsiona.

Provérbios 10:11 – A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência.

Provérbios 18:4 – As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda.

Isaías 12:3 – Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 58:11 – O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Ezequiel 47:1 – O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Zacarias 14:8 – Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *