Estudo de Isaías 12:3 – Comentado e Explicado

Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação,
Isaías 12:3

Comentário de Albert Barnes

Portanto – Tendo em vista todas as suas misericórdias, o hebraico é, no entanto; simplesmente, ‘e’ você deve desenhar. ‘ Já foi sugerido que os judeus aplicaram essa passagem ao Espírito Santo: e que, provavelmente, nisso basearam o costume de tirar água da fonte de Siloé no banquete da dedicação (nota, João 7:37 ). A fonte de Siloão ficava na parte oriental da cidade, e a água era levada daquela fonte em um cálice de ouro e era derramada, com toda expressão de regozijo, no sacrifício no altar. Não é provável, no entanto, que esse costume tenha sido usado no tempo de Isaías. A linguagem é evidentemente figurativa; mas o significado é óbvio. Uma fonte, ou um poço, nos escritos sagrados, é um emblema daquilo que produz alegria e refresco; que sustenta e aplaude. A figura é freqüentemente empregada para denotar aquilo que apóia e refresca a alma; que sustenta o homem ao afundar de exaustão, como balbuciar, fonte ou poço refresca o peregrino cansado e desmaiado (compare João 4:14 ).

É assim aplicado a Deus como uma fonte transbordante, adequada para suprir as necessidades de todas as suas criaturas Jeremias 2:13 ; Jeremias 17:13 ; Salmo 36: 9 ; Provérbios 14:27 ; e ao seu plano de salvação – as fontes de conforto que ele abriu no esquema de redimir a misericórdia para satisfazer as necessidades das almas das pessoas Zacarias 13: 1 ; Isaías 41:18 ; Apocalipse 7:17 . A palavra ‘rios’ é usada no mesmo sentido que ‘fontes’ nos lugares acima Isaías 42:15 ; Isaías 43: 19-20 . Geralmente, nas Escrituras, córregos, fontes, rios, são usados ??como emblemáticos da abundância e riqueza abundantes das misericórdias que Deus providenciou para suprir as necessidades espirituais dos homens. A idéia aqui é, portanto, que eles participem abundantemente das misericórdias da salvação; que era água livre, transbordante e refrescante para os peregrinos cansados ??no deserto; e que a participação deles seria com alegria. Encheria a alma de felicidade; como a descoberta de uma fonte abundante, ou de um poço no deserto, enche de alegria o peregrino sedento.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 12: 3 . Portanto – porque o Senhor Jeová é sua força e seu cântico, e é e será sua salvação; com alegria tirareis água, etc. – As garantias que Deus lhe deu de seu amor, e a experiência que você teve do benefício e conforto de sua graça, devem incentivar muito sua fé nele e suas expectativas dele. Fora das fontes da salvação – Suas almas sedentas e desmaiadas serão preenchidas com graças e confortos divinos; que você deve extrair abundantemente de Deus, no uso das ordenanças do evangelho, e que muitas vezes são significados pela água, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Ele parece aludir ao estado de Israel no deserto, onde, quando foram atormentados pela sede, ficaram muito revigorados e deliciados com as águas que Deus, tão graciosa e maravilhosamente, lhes proporcionou naquela terra seca e árida, Números 20: 11 ; Números 21: 16-18 . Como esse hino evidentemente parece, por todo o seu teor, e por muitas expressões nele, ser muito melhor calculado para a Igreja Cristã do que poderia ser para os Judeus, em quaisquer circunstâncias ou em qualquer momento que possa ser designado; então “os próprios judeus parecem ter aplicado isso aos tempos do Messias. No último dia da festa dos tabernáculos, eles buscaram água, em uma jarra de ouro, da fonte de Siloá, brotando ao pé do monte Sião, sem a cidade; eles a trouxeram através do portão de água para o templo e o derramaram, misturados com vinho, sobre o sacrifício que estava sobre o altar, com grande alegria. Eles parecem ter adotado esse costume, pois não está ordenado na lei de Moisés, como um emblema de futuras bênçãos, em alusão a essa passagem de Isaías: Tirarás água com alegria das fontes da salvação: expressões que podem dificilmente se entende quaisquer benefícios proporcionados pela dispensação Mosaic. Nosso Salvador aplicou a cerimônia, e a intenção dela, a si mesmo e à efusão do Espírito Santo, prometida e a ser dada por ele. ” Assim, o bispo Lowth, que cita uma passagem do Talmude de Jerusalém para mostrar que os judeus pensavam que essa música era destinada aos tempos do Messias, e consideravam a água, disse ser retirada dos poços da salvação, como significando as influências da o Espírito Santo a ser dado em seus dias.

Comentário de John Calvin

3. Você deve desenhar águas com alegria . Neste versículo, ele confirma o que já vimos, que este capítulo pode ser considerado um selo para confirmar a promessa que ele deu sobre a redenção de seu povo. Como se ele tivesse dito: “A salvação de Deus foi colocada diante de você, como se fosse uma fonte constante, da qual você pode tirar água em abundância”. Esta é uma metáfora muito bonita; pois nesta vida nada é mais necessário que a água , de modo que não há nenhum tipo de escassez que nos dê mais mal-estar ou angústia do que uma escassez de água . Assim, por uma figura de linguagem, na qual uma parte é tomada para o todo, ele declara que tudo o necessário para sustentar a vida flui para nós a partir da bondade imerecida de Deus. E, como estamos vazios e destituídos de tudo de bom, ele compara adequadamente a misericórdia de Deus a uma fonte que satisfaz os que têm sede e a seca, refresca os que estão ressecados pelo calor e revive aqueles que estão cansados ??de fadiga.

Das fontes do Salvador. (195) Esta palavra é mais apropriada para esta passagem do que se ele tivesse dito: ” das fontes de Deus”; pois produz mais consolo quando sabemos que ele é o autor de nossa salvação e, portanto, o Profeta habilmente adaptou esse termo à situação em que é colocado. Agora, se essa promessa inclui todo o reino de Cristo, devemos constantemente aplicá-la ao nosso uso. Portanto, saibamos que a bondade de Deus é estendida a nós, para que possamos nos satisfazer com ela; pois devemos ser como uma terra seca e com sede , como diz o salmista ( Salmos 143: 6 ), para que desejemos as águas do Senhor. Essa bondade de Deus é maravilhosa e está além do que se poderia acreditar, que Ele não nos permite queimar com desejos insatisfeitos, mas apresenta uma fonte da qual podemos extrair abundantemente. Essa fonte é Cristo, em quem todos os benefícios de Deus são concedidos a nós; pois de sua plenitude , como João diz, todos nós desenhamos . ( João 1:16 .) Resta, portanto, que sempre que sentimos nosso desejo, vamos diretamente a ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *