Estudo de João 4:14 – Comentado e Explicado

mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna.
João 4:14

Comentário de Albert Barnes

A água que eu darei a ele – Jesus aqui se refere, sem dúvida, a seus próprios ensinamentos, sua “graça”, seu “espírito” e os benefícios que entram na alma que abraça seu evangelho. É uma imagem impressionante, e especialmente nos países do leste, onde existem vastos desertos e muitas vezes uma grande falta de água. A alma por natureza é como um deserto, ou como um viajante que vagueia por esse deserto. Está sedento de felicidade, e a procura em todos os lugares, e não a encontra. Ele olha em todas as direções e tenta todos os objetos, mas em vão. Nada atende aos seus desejos. Embora um pecador busque alegria em riquezas e prazeres, ele não está satisfeito. Ele ainda quer mais, e busca ainda a felicidade em algum novo prazer. Para um pecador tão cansado e insatisfeito, a graça de Cristo é “como águas frias para uma alma sedenta”.

Nunca terá sede – Ele ficará “satisfeito” com isso, e não terá um senso de desejo, um sentimento angustiante de que não está adaptado a ele. Quem bebe isso não deseja buscar a felicidade em outros objetos. “Satisfeito” com a graça de Cristo, ele não desejará os prazeres e diversões deste mundo. E isso será para sempre – neste mundo e no mundo vindouro. “Todo aquele que bebe disso tudo que participa do evangelho – ficará“ para sempre ”satisfeito com suas alegrias puras e ricas.

Estará nele – A graça de Cristo estará em seu coração; ou os princípios da religião devem permanecer com ele.

Um poço de água – deve haver um suprimento constante, uma fonte infalível; ou a religião viverá constantemente com ele.

Brotando – Esta é uma imagem bonita, deve borbulhar ou brotar como uma fonte. Não é como uma piscina estagnada – não como um poço profundo, mas como uma fonte sempre viva, que flui em todas as estações do ano, no calor e no frio, e em todas as circunstâncias externas do clima, sejam sujas ou justas, molhadas ou seco. Então a religião sempre vive; e, em meio a todas as mudanças das circunstâncias externas – em calor e frio, fome e sede, prosperidade e adversidade, vida, perseguição, desprezo ou morte – ele ainda vive, refresca e anima a alma.

Na vida eterna – Não é temporário, como o suprimento de nossos desejos naturais; não está mudando em sua natureza; não é como uma fonte natural ou uma fonte de água jogar um tempo e depois desaparecer, como todas as fontes naturais no fim do mundo. É eterno em sua natureza e suprimento, e continuará a viver para sempre. Podemos aprender aqui:

1. que o cristão tem uma fonte inesgotável de consolo adaptada a todos os tempos e circunstâncias.

2. que a religião tem seu lugar no coração e que deve viver constantemente lá.

3.que derrama suas bênçãos em um mundo de pecado e se manifesta por uma vida contínua de piedade, como uma fonte constante.

4.que seu fim é a vida eterna. Isso continuará para sempre; e “todo aquele que bebe disso nunca terá sede, mas sua piedade será em seu coração uma fonte pura“ brotando para a alegria eterna ”.

Comentário de E.W. Bullinger

quem bebe = aquele que pode ter bebido (grego. an, com Subjuntivo Aor.)

nunca sede = de maneira alguma (grego. ou eu. App-105) sede para sempre (App-151).

ser = tornar-se. in. grego en. App-104.

poço = fonte, como em João 4: 6 . Não como nos versículos: João 4:11 , João 4:12 .

brotando = brotando.

eterno . App-161.

vida . Veja a nota em João 1: 4 e App-170.

Comentário de Adam Clarke

Saltar para a vida eterna – Por esse motivo, ele nunca pode ter sede: – pois como ele pode carecer de água que tem em si uma fonte viva e eterna? Por essa água, nosso Senhor também significa sua doutrina, explicando e prometendo os dons e graças do Espírito Santo, que procedem de Jesus Cristo, sua fonte, habitando em um coração crente. Não há vida eterna sem o Espírito; sem Espírito sem Cristo; e nenhum Cristo para dar o Espírito, sem habitar no coração: esta toda a sua doutrina proclama.

Comentário de John Wesley

Mas todo aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; mas a água que eu lhe der será nele um poço de água que saltará para a vida eterna.

Nunca terá sede – nunca (desde que ele continue a beber) seja infeliz, insatisfeito, sem refresco. Se alguma vez essa sede voltar, será culpa do homem, não da água.

Mas a água que eu darei a ele – O espírito de fé que opera pelo amor se tornará nele – Um princípio de vida interior, uma fonte – Quase não um poço, que logo se esgota, brotando na vida eterna – Que é uma confluência , ou melhor, um oceano de riachos que surgem dessa fonte.

Referências Cruzadas

Isaías 49:10 – Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.

João 6:35 – Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

João 6:58 – Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

João 10:10 – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 11:26 – e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? “

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

2 Coríntios 1:22 – nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 7:16 – Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *