Estudo de João 6:58 – Comentado e Explicado

Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.
João 6:58

Comentário de Albert Barnes

Este é o pão … – Este é o verdadeiro pão que desceu. A palavra “isso” não deve estar na tradução.

Viverá para sempre – Não na terra, mas nos prazeres de um mundo melhor.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso , etc. Compare João 6:50 e veja Mateus 16:18 .

viver para sempre. Este é o oposto da morte ( João 6:49 ), e deve ser somente pela ressurreição e através deles (versículos: João 6:39 , João 6:40 , João 6:44 ).

Comentário de John Calvin

58. Este é o pão que desceu do céu. Ele volta à comparação entre o maná e sua carne, com a qual ele havia começado; pois era necessário que ele encerrasse o sermão desta maneira: “Não há razão para que você prefira Moisés a mim, porque ele alimentou seus pais no deserto; desde que lhe forneço muito mais comida excelente, pois trago a vida celestial comigo. ” Pois – como foi dito anteriormente – diz-se que o pão desceu do céu, porque não tem nada terrestre ou corruptível em sua natureza, mas respira a imortalidade do reino de Deus. Os que estavam empenhados apenas em alimentar a barriga, não encontraram tanta virtude no maná; pois enquanto o maná tinha um duplo uso, os judeus, com quem Cristo agora está disputando, não via nele nada além de comida corporal. Mas a vida da alma não está desaparecendo, mas faz progresso contínuo até que todo o homem seja renovado.

Comentário de Thomas Coke

João 6:58 . Este é o pão que desceu, etc. – “Se você prestar atenção a essas dicas importantes que eu dei, em geral você pode entender o que eu quis dizer, dizendo, como eu fiz: Este é o pão que desceu do céu. ; um tipo de pão infinitamente superior ao maná, tanto em sua natureza quanto em sua eficácia; pois ele deve ser comido por você, não como seus pais comeram maná e estão mortos; não deve ser comido da mesma maneira que vossos pais comeram o maná, nem com o mesmo efeito; mas quem comer deste pão viverá para sempre: este pão nutrirá a alma fiel para a vida eterna. ” Ver João 6:50 . Uma breve análise dessa passagem, respeitando o pão da vida, talvez torne o todo mais claro. Até o momento, observamos que era habitual com nosso Senhor acomodar seus discursos às ocasiões que lhes deram origem e extrair instruções e reflexões dos objetos que se apresentavam. Veja em Mateus 5: 2 . O teor do presente discurso, considerado nesta visão, parecerá mais bonito. João 6:26 nos dizem que os judeus seguiram nosso Senhor por causa do milagre dos pães e na expectativa de mais apoio. Ele os repreende por isso, João 6:27 e exorta-os a desejar e buscar o pão que dura para a vida eterna; esse conhecimento e graça divinos, que eram o alimento adequado da alma, e que, sendo recebidos pela fé perseverante nele, os trariam à glória eterna. Eles então perguntam a ele como devem fazer isso. e em resposta, ele lhes diz claramente, João 6:29 , crendo nele: sobre isso eles declaram que não crerão, a menos que ele lhes dê algum sinal, algum milagre eminente, João 6:30, e mencionam Moisés como tendo trazido eles maná do céu, e íntimo que eles não esperariam menos um milagre dele, João 6:31 . Sobre isso, ele se compara à mamma; mostra quanto ele a superou e continua a comparação entre ele e o pão, João 6:33 . Essa comparação, na qual ele afirma que ele era o pão que desceu do céu, ofende os judeus, João 6:41 . Portanto, Cristo retoma o assunto e afirma com confiança: “Eu sou o pão da vida”, João 6:48, ou seja, “aquele alimento espiritual, que pode levar os homens à vida eterna”. E este pão, diz ele, é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo; isto é, “Eu morrerei, como sacrifício expiatório, para dar vida eterna aos homens”. Como se eles não o tivessem entendido o tempo todo, embora ele tenha falado com eles em termos claros e expressado todo o seu significado acreditando nele com uma fé viva, João 6:29 ; João 6:35 e fez uso desse método figurativo em resposta às propostas deles – pervertem seu significado e perguntam: como esse homem pode nos dar carne? João 6:52 . Em resposta à qual ele responde, João 6:53 . Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes, etc. ainda querendo dizer o que ele quis dizer durante todo esse tempo, em oposição ao maná – que sua doutrina, para a pregação da qual ele foi enviado do céu, e que a graça que deveria ser comprada para eles por sua morte, era o alimento mais excelente para suas almas; que seria capaz de manter sua vida espiritual e eterna, e ser para eles a fonte e a fonte da felicidade perpétua, João 6: 54-58 . A partir desta análise, aprendemos que a quantidade do discurso anterior é que Cristo, o Cristo mortal, desprezado e crucificado, que tomou nossa carne, desceu do céu, viveu e morreu entre nós, para revelar a vontade de seu Pai, e trabalhar vivendo fé em nós, é o alimento de nossas almas; a crença e a obediência de quem apoiará nossa vida espiritual, pois o alimento sustenta a vida animal: e, portanto, podemos inferir o que é essa , que Cristo representa como tão necessária, e que pode ser nada menos do que essa crença dos grandes. doutrinas do cristianismo, como pela graça divina, influenciarão nossos corações, vidas e práticas.

Comentário de John Wesley

Este é o pão que desceu do céu: não como vossos pais comeram maná e morreram; quem come deste pão viverá para sempre.

Isto é – isto é, eu sou o pão – que não é como o maná que seus pais comeram, que morreram apesar disso.

Referências Cruzadas

João 6:32 – Declarou-lhes Jesus: “Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu.

João 6:34 – Disseram eles: “Senhor, dá-nos sempre desse pão! “

João 6:41 – Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”.

João 6:47 – Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *