Estudo de João 6:41 – Comentado e Explicado

Murmuravam então dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
João 6:41

Comentário de E.W. Bullinger

murmurou = estava murmurando. Gonguzo grego , a palavra da Septuaginta para Israel murmurando no deserto. Veja 1 Coríntios 10:10 . Compare Judas 1:16 .

at = concernente. Grego. peri. App-104.

Comentário de John Calvin

41. Portanto, os judeus murmuraram a seu respeito. O evangelista explica a causa da murmuração, que os judeus foram ofendidos com a condição média da natureza humana de Cristo (150) e não perceberam nele nada de divino ou celestial. No entanto, ele mostra que eles tinham uma dupla obstrução. Alguém que eles mesmos haviam formulado com uma opinião falsa, quando disseram: Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe nós sabemos agora? Outro surgiu de um sentimento perverso, de que eles não pensavam que Cristo era o Filho de Deus, porque ele desceu a homens vestidos com a nossa carne. (151) Mas somos culpados de malignidade excessiva, se desprezamos o Senhor da glória, porque por nossa conta

esvaziou-se e assumiu a forma de servo,
( Filipenses 2: 7 😉

pois isso era uma prova ilustre de seu amor ilimitado por nós e de sua maravilhosa graça. Além disso, a Divina Majestade de Cristo não estava tão oculta sob a aparência mesquinha e desprezível da carne, a ponto de não emitir os raios de seu brilho de várias maneiras; mas aqueles homens nojentos e estúpidos queriam olhos para ver sua glória conspícua.

Nós também pecamos diariamente de ambos os modos. Primeiro, é um grande obstáculo para nós, que é somente com olhos carnais que contemplamos Cristo; e esta é a razão pela qual não percebemos nele nada de magnífico, pois, por nossas visões pecaminosas, pervertemos tudo o que lhe pertence e à sua doutrina, tão inábeis somos os beneficiados por eles ou os vemos à luz apropriada. (152) Em segundo lugar, não satisfeitos com isso, adotamos muitas falsas imaginações, que produzem um desprezo pelo Evangelho. Mais ainda, há muitos que se enquadram em monstros, para torná-los uma pretensão de odiar o Evangelho. Dessa maneira, o mundo deliberadamente afasta a graça de Deus. Agora, o evangelista nomeia expressamente os judeus, a fim de nos informar que a murmuração procedeu daqueles que se glorificaram no título de fé e da Igreja, para que todos possamos aprender a receber Cristo com reverência, quando ele vier até nós , e que, na proporção em que ele se aproxima de nós, podemos nos aproximar mais alegremente dele, para que ele possa nos elevar à sua glória celestial.

Comentário de Adam Clarke

Os judeus então murmuraram – Porque todo o discurso dele provou que ele era infinitamente maior que Moisés; e que somente ele poderia dar a paz presente e a glória eterna aos homens.

Comentário de Thomas Coke

João 6: 41-42 . Os judeus então murmuraram, etc. – Assim, Jesus colocou o caráter do Messias sob uma luz muito diferente daquela em que seus ouvintes estavam acostumados a vê-lo; e ensinou-lhes que, em vez das bênçãos temporais que esperavam dele, não deveriam receber senão benefícios espirituais. Portanto, como as disposições da maior parte deles eram carnais, sua doutrina os ofendeu; especialmente ao afirmar que ele era o pão da vida e que desceu do céu. Os judeus não encontraram falhas em Jesus por insinuar que o Messias deveria descer do céu; esse era um ponto universalmente acreditado; mas ficaram descontentes porque ele disse que havia descido do céu: algo em que eles não podiam acreditar, porque estavam familiarizados com seu pai e mãe. O Dr. Wells argumenta nesta passagem que Joseph ainda estava vivo; mas seu significado claro parece ser apenas “sabemos quem eram seu pai e mãe”. Parece, no entanto, muito certo que Joseph morreu rapidamente depois; pois, se ele estivesse vivendo, não se deve supor que Jesus, morrendo na cruz, teria enviado sua mãe aos cuidados de São João.

Comentário de Spurgeon

João 6:41 . Os judeus então murmuraram para ele:

Ou seja, no Cristo, –

João 6: 41-42 . Porque ele disse: eu sou o pão que desceu do céu. E eles disseram: Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? como é que ele diz que desci do céu?

Eles conheciam a mãe dele; mas eles cometeram um erro, que talvez lhes parecesse muito ligeiro, quando disseram que conheciam o pai dele. No entanto, é assim que quase todos os grandes erros surgem de alguma adição leve e aparentemente trivial à verdade. Eles conheciam Maria, mas não sabiam que Jeová era o Pai de Cristo.

João 6: 43-44 . Jesus, portanto, respondeu e disse-lhes: Não murmure entre si: ninguém pode vir a mim, a não ser o Pai que me enviou a atraí-lo; e eu o levantarei no último dia,

Observe a ousadia inabalável de Cristo. Ele não disse a essas pessoas: “Bem, você tem algum motivo para murmurar, e eu explicarei o assunto para você”. Pelo contrário, ele os enfrentou com a doutrina da graça soberana e disse-lhes que não esperava que eles o entendessem, pois não podiam fazê-lo, exceto que o Pai, que o havia enviado, deveria atrair seus corações para ele.

João 6:45 . Está escrito nos profetas, e todos serão ensinados por Deus. Todo homem, portanto, que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim.

Então, na rua, ele lhes disse: “Você não foi ensinado por Deus; o Pai nunca te atraiu, senão você teria me recebido. O corajoso Campeão também empurra a espada nua da verdade em suas próprias almas.

João 6: 46-47 . Não que alguém tenha visto o Pai, senão o que é de Deus, ele viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo que quem crê em mim tem a vida eterna.

Deixe-me ler essas preciosas palavras novamente, prendê-las, tímidas e trêmulas: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem” – agora, em possessão atual – “vida eterna”.

João 6: 48-49 . Eu sou aquele pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos.

Ele não diz: “Nossos pais”. Ele sai, por assim dizer, tanto dos judeus quanto do mundo ímpio dos gentios, e diz: “Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos”.

João 6: 50-51 . Este é o pão que desce do céu, para que um homem coma ali, e não morra. Eu sou o pão vivo –

Pão que contém vida dentro de si e, portanto, é mais potente para sustentar uma vida como ela mesma: “Eu sou o pão vivo” –

João 6: 51-52 . Que desceu do céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Os judeus, portanto, lutaram entre si, dizendo: Como esse homem pode nos dar sua carne para comer?

Eu me pergunto se eles perceberam que essa declaração de Cristo envolvia sua morte, pois ele não falava em dar a eles seu corpo vivo, mas sua “carne”. Há quem encontre seu principal conforto na Encarnação de Cristo; e,

certamente, essa é uma verdade muito reconfortante; mas, sem a morte de Cristo, não oferece alimento para a alma. Expiação, expiação, – existe o núcleo de toda a questão. Cristo deve morrer, e então ele pode nos dar sua carne para comer.

João 6: 53-54 . Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e beberdes seu sangue, não tendes vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu vou levantá-lo no último dia.

Sua alma viverá; seu espírito nunca morrerá; e embora seu corpo morra, a força da vida eterna dentro do homem deve acelerar até seu corpo mortal a uma imortalidade como a de seu espírito.

João 6: 55-60 . Pois minha carne é carne, e meu sangue é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue habita em mim e eu nele. Como o Pai vivo me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim aquele que me come, esse viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu: não como vossos pais comeram maná e morreram; quem come deste pão viverá para sempre. Essas coisas o disseram na sinagoga, como ele ensinou em Cafarnaum. Muitos, portanto, de seus discípulos, quando ouviram isso, disseram: Este é um ditado difícil; quem pode ouvir isso?

E é difícil dizer que realmente é até sermos instruídos pelo Espírito de Deus a entendê-lo. O papista transformou-se em um ditado grosseiro e carnal, ensinando aos homens que eles realmente, e de fato e corporalmente, comem a carne e bebem o sangue de Cristo, que é uma blasfêmia horrível e nada menos. Mas aqueles que são ensinados por Deus vêem o significado interior da verdade aparecendo por trás da carta e sabem o que é receber em seus corações, embora não em seus corpos, – em seus pensamentos, embora não em seus meses, – o próprio corpo e sangue de Cristo.

João 6: 61-63 . Quando Jesus sabia em si mesmo que seus discípulos murmuravam, ele lhes disse: Isso te ofende? O que e se vereis subir o Filho do homem onde ele estava antes? É o espírito que vivifica;

O significado interior espiritual dá vida à Palavra, e também a vida: “É o espírito que vivifica”; –

João 6:63 . A carne de nada aproveita: as palavras que vos digo são espírito e vida.

Eles não são carnais; eles não são nojentos; eles têm neles um sentido interior cheio de vida e espírito.

João 6: 64-65 . Mas há alguns de vocês que não acreditam. Pois Jesus sabia desde o início quem eram aqueles que não criam e quem deveria traí-lo. E ele disse: Portanto eu vos disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que ele tenha sido dado a ele por meu Pai.

“Nenhum homem” – não, nem mesmo um apóstolo, – não quem comeu pão com Cristo, e era seu amigo familiar, – nem mesmo ele poderia vir sem ser atraído por Deus. E ele não veio a Cristo; no sentido em que nosso Senhor usou a Palavra, Judas nunca realmente veio a ele, mas pereceu em seu pecado. O Pai deve nos desenhar com cordas divinas, ou então para o Filho nunca iremos.

Comentário de Spurgeon

João 6: 41-44 . Os judeus então murmuraram para ele, porque ele disse: eu sou o pão que desceu do céu. E eles disseram: Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? como é que ele diz que desci do céu? Jesus, portanto, respondeu e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, exceto o Pai que me enviou a atraí-lo; e eu vou levantá-lo no último dia.

Cristo nunca retraiu uma verdade ou diminuiu sua força porque ela foi rejeitada, mas ele parecia dizer: “Você recusou esta verdade. Eu sabia que você faria. Você não precisa murmurar: você não é meu. Se você tivesse sido, o Pai teria atraído você. Você não virá. Então você está contra a verdade que não pode vê-la. Tão cegos são os seus olhos que você não o vê. Ninguém pode vir a mim, exceto o Pai, que me enviou, atraí-lo.

João 6:45 . Está escrito nos profetas, e todos serão ensinados por Deus. Todo homem, portanto, que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim.

Cuidado, queridos amigos, de qualquer aprendiz de Cristo, exceto pelos ensinamentos divinos, pois o que aprendemos meramente dos lábios de nossos semelhantes nunca será vitalmente aprendido ou realmente compreendido. Todos devemos ser ensinados por Deus; e assim seremos se, de fato, estivermos entre aqueles a quem o Pai atrai para Cristo. Todos os seus ensinamentos se desenham dessa maneira, e quando são ensinados ao homem interior – não tanto à mente quanto à alma e ao coração, sabemos a verdade de fato.

João 6: 46-47 . Não que alguém tenha visto o Pai senão o que é de Deus, ele já viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo que quem crê em mim tem a vida eterna.

Uma das passagens mais ricas de toda a sagrada Escritura. É tudo medula e gordura, mas aqui você parece ter a quintessência. Temos vida eterna, se somos crentes, não a teremos, mas a teremos agora. Temos uma vida eterna. É inútil falar em perdê-lo, porque não seria eterno se o fizéssemos. Temos uma vida dentro de nós que nunca pode morrer, mas deve viver para sempre. “Aquele que crê em mim, embora tenha muitos tremores – embora possa ser alvo de muitas enfermidades, ainda assim, que crê em mim tem a vida eterna.” Ó minha alma, exulte nessa verdade gloriosa. Tu tens a vida eterna tão seguramente quanto a fé em Cristo.

João 6:48 Eu sou aquele pão da vida.

O alimento em que vive a vida eterna – pão vivo para almas vivas.

Ó irmãos, a letra morta não nos serve de nada. Toda a verdade do mundo, até – “seja vivificante, não pode alimentar nossa natureza vivificada. É na verdade encarnada, em Cristo que devemos nos alimentar. “Eu sou aquele pão da vida.”

João 6: 49-50 Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos. Este é o pão que desce do céu, para que o homem coma e não morra.

Pois aquele maná deles era corruptível. Lemos que ele produzia vermes e fedia, e embora fosse um alimento para os anjos por um tempo, ainda era apenas temporário. Ele apenas alimentou uma vida temporária e, como essa vida, faleceu. Mas Jesus Cristo é incorruptível, e os que nele vivem vivem de alimento incorruptível, que nutre a semente incorruptível que vive e permanece para sempre.

João 6: 51-52 . Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, que darei pela vida do mundo. Os judeus, portanto, lutaram entre si, dizendo: Como esse homem pode nos dar sua carne para comer?

Eles entenderam mal o Mestre. Eles ficaram na carta e não alcançaram o espírito – o significado, e essa carta os matou, pois “a letra mata: o espírito dá vida”. O significado interno é aquele em que a Alma se alimenta. E assim, o infeliz humanista acredita que ele pode literalmente comer a carne de Cristo, que, se fosse verdade, era monstruosa e não poderia lhe servir. De que valor uma carne é mais do que outra, se é carnalmente considerada? Ele perde o significado interior. Bem-aventurados os que são atraídos pelo Pai e ensinados pelo Senhor – que espiam o que é, afinal, tão pouco escondido sob o fino véu da metáfora.

João 6:53 . Então Jesus disse-lhes:

O que? Você acha que ele explicou isso? Não, ele não explicou a esses judeus. Eles foram entregues à cegueira judicial. Há tanto tempo se recusavam a ver, que agora não podiam ver, pois neles havia a maldição que, vendo não ver, e ouvindo, não deveriam perceber. Oh! quão terrível é isso quando isso cai sobre um homem, e acho que conheço alguns sobre quem deve ter caído. Eles se entregaram à veia filosófica, sempre espiritualizando e cortando a alma da verdade, e são dedicados à espiritualização como muitos dos grandes filósofos alemães evidentemente foram, que agora não podem receber uma declaração clara, por mais simples que sejam as palavras, mas , de seu hábito natural de torcer e rasgar continuamente em pedaços, o fazem com tudo; e um homem pode ser um incrédulo por tanto tempo que nunca lhe será dado ser crente novamente. Deus conceda que nunca façamos escalas para nossos próprios olhos e, portanto, conecte a visão mental da alma com a argila de pecado do pecado, que dali em diante, mesmo que o Cristo eterno mostre a verdade divina em nossos olhos, apenas ficaremos deslumbrados com ela. em uma escuridão maior. O mesmo aconteceu com esses homens. Jesus não explicou a eles. Ele apenas repetiu a verdade com mais ênfase e tornou-a mais ofensiva para eles do que antes. Às vezes, um pregador pode ser ofensivo em sua pregação? Ele deve ser. Às vezes, ele deve sentir que tal verdade só moverá a ira dos homens se ele a pregar. No entanto, não devemos colocar a verdade no veredicto de um júri; nem a verdade deve ser submetida ao que é chamado de “consciência interior” de um conjunto de pecadores cuja consciência está toda contaminada. Também faça de uma companhia de salteadores um júri sobre roubo, assim como faça de homens não convertidos um júri sobre o que é verdade. Não pode ser. Cristo não condescende com isso. Ele lhes diz a verdade de maneira mais completa e ofensiva do que antes.

João 6:53 . Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e beberdes o seu sangue,

O que ele não havia dito antes, e era mais surpreendente ainda.

João 6: 53-57 . Você não tem vida em você. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é carne, e meu sangue é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue habita em mim e eu nele. Como o Pai vivo me enviou, e eu vivo pelo Pai: assim quem me come, viverá por mim.

Você vê aqui três pessoas vivas – o Pai vivo, e o Filho vivo, e o crente vivo, e, verdadeiramente, esses três vivem uma vida, que vem do Pai pelo Filho para dentro de nós, e somos feitos participantes do divino a natureza, de acordo com a maravilhosa linguagem do apóstolo, “tendo escapado da corrupção que há no mundo pela luxúria”. Este é um grande mistério, que somente ele entende quem o sente dentro de si.

João 6: 58-60 . Este é o pão que desceu do céu: não como vossos pais comeram maná e morreram; quem come deste pão viverá para sempre. Essas coisas o disseram na sinagoga, como ele ensinou em Cafarnaum. Muitos, portanto, de seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Este é um ditado difícil: quem pode ouvi-lo.

Não foram apenas os judeus cegos, mas mesmo seus discípulos que não entenderam. Agora, irmãos, o teste de um verdadeiro discípulo de Cristo é que ele está disposto a acreditar no que não entende. Se você apenas seguir as palavras de Cristo até onde puder compreendê-las, o espírito de discipulado não está em você. Você é o discípulo do seu próprio entendimento. Cristo não é mestre, mas seu julgamento é mestre. Mas aquele que se submete às palavras de Cristo freqüentemente acha proveitoso não entender. Diga você assim? Como é isso? É proveitoso sentir que chegamos ao fim de nosso próprio entendimento. Não tenho dúvida de que a conversa de um pai sábio é boa para seus filhos, mesmo que a criança ainda não o entenda. Ele colocará isso em sua memória: ele entenderá um dia desses, mas a criança – o verdadeiro coração infantil – diz: “Eu acredito em você, pai, embora você me confunda. Tu me deste um paradoxo que não posso entender, mas eu acredito em ti: tu és verdadeiro. ” Nós dizemos isso de Cristo; e que possamos ter sempre o espírito de uma criança pequena, sem a qual não podemos receber o Reino de Deus. O outro espírito é muito abundante no mundo – o espírito que faz do homem, virtualmente, seu próprio professor. E, sinceramente, não me pergunto: porque havia originalmente tanta submissão do julgamento ao ditado da igreja, ou o ditado do Papa, que é degradante, mas submeter-se a Jesus e aos seus ensinamentos – que é enobrecedor. Que tenhamos a mesma fé sagrada e cega em relação a Cristo que alguns tiveram à autoridade humana, acreditando em tudo que ele fala. Mas alguns desses discípulos não o fizeram.

João 6: 61-62 . Quando Jesus sabia em si mesmo que seus discípulos murmuravam, ele lhes disse: Isso te ofende? O que e se vereis subir o Filho do homem onde ele estava antes?

O que você dirá então?

João 6:63 . É o espírito que vivifica; a carne de nada aproveita: as palavras que vos digo são espírito e vida.

“Você não deve tomá-los como se fossem carne, e entendê-los carnalmente. Eles apenas incorporam minhas palavras, mas incorporam uma alma viva de significado, que será para você receber se você realmente for vivificado, e então isso o vivificará, e você me entenderá e viverá em mim. ”

João 6:64 . Mas há alguns de vocês que não acreditam.

E se eles não acreditam, sentem falta de toda a alma da coisa.

João 6: 64-65 . Pois Jesus sabia desde o início quem eram aqueles que não criam e quem deveria traí-lo. E ele disse: Portanto eu vos disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que ele tenha sido dado a ele por meu Pai.

Não, mesmo que ele fosse um apóstolo – embora ele estivesse tão perto de Cristo para orar e ouvir suas comunicações secretas e mais particulares, e ver seus milagres singulares e especiais, mas ele não entenderia, exceto que o Pai o deu. como um ato especial de graça.

João 6:66 . Desde então, muitos de seus discípulos voltaram e não andaram mais com ele.

Ele os queria? Não creio que Ele desejasse não ter ao seu redor uma massa de palha, mas o puro milho moído. Conseqüentemente, ele usou sua própria palavra como fã de vitrais. E eu acredito, irmãos e irmãs, que onde quer que Cristo seja fielmente pregado, a pregação é a melhor forma de disciplina da igreja.

De um jeito ou de outro, as mentes carnais se cansam disso, e vão embora, e as que não têm desejo e amor pela verdade desaparecem; então eles não andam mais com ele.

Referências Cruzadas

Lucas 5:30 – Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? “

Lucas 15:2 – Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.

Lucas 19:7 – Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:43 – Respondeu Jesus: “Parem de fazer-me críticas.

João 6:48 – Eu sou o pão da vida.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 6:52 – Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: “Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos? “

João 6:58 – Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

João 6:60 – Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? “

João 6:66 – Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

João 7:12 – Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: “É um bom homem”. Outros respondiam: “Não, ele está enganando o povo”.

1 Coríntios 10:10 – E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.

Judas 1:16 – Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *