Estudo de Lucas 5:30 – Comentado e Explicado

Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?
Lucas 5:30

Comentário de Joseph Benson

Lucas 5: 30-32 . Mas seus escribas e fariseus murmuraram – Os fariseus de Cafarnaum, que sabiam tanto a ocupação de Mateus quanto o caráter de seus convidados, ficaram muito ofendidos por Jesus, que fingia ser profeta, se dignar a entrar na companhia de tais homens; tão ofendidos que não puderam deixar de condenar abertamente sua conduta, perguntando a seus discípulos, com um ar de insolência, na audiência de toda a companhia, por que ele estava sentado com publicanos e pecadores. Jesus, respondendo, disse: Os que são inteiros, etc. – Os fariseus não haviam dirigido seu discurso a Jesus, mas, tendo falado tão alto que todos os convidados ouviram sua censura, ele não pôde, com propriedade, deixar passar sem demonstrar a irracionalidade disso; o que ele faz de maneira forçada, com estas palavras: Como se ele tivesse dito: Os que estão em perfeita saúde não precisam do inverso e do conselho do médico, mas daqueles que estão doentes; e, portanto, devido à necessidade que ele tem dele, ele visita e conversa com eles, embora não possa ser agradável para ele fazê-lo; e ajo com os mesmos princípios; pois não vim chamar justos – como vocês supõem arrogantemente, mas pecadores tão pobres como estes; ao arrependimento – Ou, a perseverante penitência, fé e santidade dos que são verdadeiramente justos, não é tanto o objeto da minha atenção, como a conversão dos pecadores. Veja uma forma de expressão semelhante, 1 Coríntios 1:17 . Alguns comentaristas imaginam que aqui se fala de pessoas justas; mas o escopo e a conexão da passagem confirmam evidentemente o significado anterior. De fato, não é verdade que nosso Senhor não veio chamar arrependimento a pessoas hipócritas: ele certamente veio tanto a chamá-las quanto a qualquer outra classe de pecadores. Tais eram os escribas e fariseus, e muitos de seus discursos foram evidentemente dirigidos a eles, e pretendiam levá-los a um senso de seus pecados e perigos, a fim de humilharem-se, humilharem-se e converterem-se. Veja este parágrafo mais detalhadamente explicado nas notas sobre Mateus 9: 9-13 ; Marcos 2: 13-17 .

Comentário de E.W. Bullinger

seus escribas e fariseus = os escribas e fariseus entre eles: “deles” referindo-se aos escribas galileanos, distintos dos de Jerusalém ( Mateus 15: 1 ). Observe a mesma distinção que as sinagogas em Mateus 4:23 ; Mateus 9:35 , etc.

contra . Grego. profissionais. App-104.

publicans = os publicanos. Veja Lucas 5:27 .

Comentário de Adam Clarke

Por que você come e bebe, etc. – Veja o que aconteceu neste entretenimento considerado amplamente em Mateus 9: 10-17 ; (Nota); Marcos 2: 15-22 ; (Nota).

Comentário de Scofield

pecadores

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Referências Cruzadas

Isaías 65:5 – esse povo diz: ‘Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo! ’ Essa gente é fumaça no meu nariz! É fogo que queima o tempo todo!

Mateus 21:28 – “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.

Marcos 7:3 – ( Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.

Lucas 5:17 – Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.

Lucas 5:21 – Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? “

Lucas 7:29 – Todo o povo, até os publicanos, ouvindo as palavras de Jesus, reconheceram que o caminho de Deus era justo, sendo batizados por João.

Lucas 7:34 – Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’.

Lucas 7:39 – Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Lucas 15:1 – Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvi-lo.

Lucas 18:11 – O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

Lucas 19:7 – Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *