Estudo de Lucas 7:39 – Comentado e Explicado

Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora.
Lucas 7:39

Comentário de Albert Barnes

Ele falou dentro de si – Pensamento.

Se ele era um profeta – A palavra “profeta” aqui significa, não alguém que prediz eventos futuros, mas alguém que conhece o coração das pessoas. Se Jesus tivesse sido enviado de Deus como profeta, ele supôs que conheceria o caráter da mulher e a teria repreendido.

Teria sabido … – Como Jesus não a repreendeu e a expulsou de sua presença, ele deduziu que não podia estar familiarizado com o caráter dela. Os fariseus consideravam impróprio manter comunhão com aqueles que eram notórios pecadores. Eles julgaram nosso Salvador por suas próprias regras e supuseram que “ele” agisse da mesma maneira; e Simon, portanto, concluiu que ele não conhecia o caráter dela e não podia ser um profeta. Jesus não recusou a sociedade dos culpados. Ele veio para salvar os perdidos; e ninguém jamais procurou a ele com tanta certeza de encontrar um “amigo”, como aqueles que se deram conta de que eram profundamente depravados e de luto por causa de seus crimes.

Isso o toca – O “toque” de um gentio, ou de uma pessoa singularmente ímpia, eles deveriam estar poluindo, e os fariseus o evitavam. Veja Mateus 9:11 .

Comentário de Joseph Benson

7:39 . Agora, quando o fariseu viu – Quando Simão observou o que foi feito, que Jesus permitiu que um pecador tão notório se aproximasse, não, e tocasse nele; ele falou dentro de si – Ele pensou em seu coração; Este homem, se ele fosse um profeta – Como ele finge ser; saberia que tipo de mulher – Que criatura vil e abominável; é isso que o toca – Assim, familiarmente; e, em vez de permitir que ela o fizesse, imediatamente a teria afastado com apenas desdém, como a tradição dos anciãos determina; pois era uma máxima entre os fariseus que o próprio toque dos ímpios causasse poluição. “Mas, embora Simão não tenha declarado seus sentimentos, eles não estavam ocultos de Cristo, que, para mostrar a ele que ele era um profeta, e que ele conhecia não apenas o caráter dos homens, mas o estado interior e invisível de suas mentes, conversavam com ele imediatamente sobre o assunto de seus pensamentos. O escopo de fato do que ele disse foi, para convencer Simon o quão absurdamente ele raciocinou. No entanto, Jesus não o expôs perante a empresa, tornando público o que ele disse dentro de si mesmo, mas, com grande delicadeza, apontou a irracionalidade de seus pensamentos apenas para Simão, sem que os convidados da mesa soubessem de alguma coisa. ”

Comentário de E.W. Bullinger

bidden = convidado.

dentro. Grego. pt = in. App-104.

se, etc. Assumindo e acreditando no fato. App-118.

conhecido = conheceu, como em Lucas 7:36 .

naquela. Igual a “qual” em Lucas 7:36 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 7: 39-40 . Agora, quando o fariseu – viu, etc. – Simão, percebendo o que foi feito, concluiu imediatamente que Jesus não poderia ser um profeta; já que, nesse caso, em vez de permitir que ela o tocasse, ele certamente a expulsaria de sua presença imediatamente, conforme a tradição dos anciãos dirigia; pois era uma máxima entre os fariseus que o próprio toque dos ímpios causasse poluição. Mas, embora Simão não tenha declarado seus sentimentos, eles não estavam ocultos de Cristo; quem, para mostrar que ele era um profeta, e que ele conhecia não apenas o caráter dos homens, mas o estado interior e invisível de suas mentes, conversou com ele imediatamente sobre o assunto de seus pensamentos. O escopo de fato do que ele disse foi, para convencer Simon o quão absurdamente ele raciocinou. No entanto, Jesus não o expôs perante a companhia, tornando público o que ele disse dentro de si; mas com grande delicadeza apontou a irracionalidade de seus pensamentos apenas para Simon, sem deixar que os convidados da mesa soubessem de nada do assunto. Em vez de Mestre, alguns traduzem a palavra ??das?a?e (e, ao que parece, mais propriamente) ó professor; para ??das?a?e certamente expressa mais do que a palavra inglesa Master, especialmente no sentido em que a usamos agora.

Referências Cruzadas

2 Reis 5:20 – Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa”.

Provérbios 23:7 – pois ele só pensa nos gastos. Ele lhe diz: “Coma e beba! “, mas não fala com sinceridade.

Isaías 65:5 – esse povo diz: ‘Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo! ’ Essa gente é fumaça no meu nariz! É fogo que queima o tempo todo!

Mateus 9:12 – Ouvindo isso, Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.

Mateus 20:16 – “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.

Mateus 21:28 – “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.

Marcos 2:6 – Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo:

Marcos 7:21 – Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

Lucas 3:8 – Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Lucas 7:37 – Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume,

Lucas 12:17 – Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.

Lucas 15:2 – Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.

Lucas 15:28 – “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.

Lucas 16:3 – “O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar…

Lucas 18:4 – “Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens,

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

João 7:12 – Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: “É um bom homem”. Outros respondiam: “Não, ele está enganando o povo”.

João 7:40 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.

João 7:47 – “Será que vocês também foram enganados? “, perguntaram os fariseus.

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *