Estudo de João 7:40 – Comentado e Explicado

Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: Este é realmente o profeta.
João 7:40

Comentário de Albert Barnes

O Profeta – Ou seja, o profeta que eles esperavam preceder a vinda do Messias – Elias ou Jeremias. Veja Mateus 16:14 .

Comentário de E.W. Bullinger

De uma verdade . Grego. alethos. Veja nota em “de fato” ( João 1:47 ).

Comentário de John Calvin

40. Muitas da multidão. O evangelista agora relata que frutos se seguiram deste último sermão de nosso Senhor Jesus Cristo; a saber, que alguns pensavam uma coisa e outra, de modo que surgia uma diferença de opinião entre as pessoas . Deve-se observar que João não fala dos inimigos abertos de Cristo, ou daqueles que já estavam cheios de ódio mortal (200). ) contra a sã doutrina, mas as pessoas comuns, entre as quais deveria ter havido maior integridade. Ele enumera três classes deles.

Ele é verdadeiramente um profeta. O primeiro reconheceu que Jesus era verdadeiramente um profeta , do qual deduzimos que eles não gostavam de sua doutrina. Mas, por outro lado, quão leve e insignificante essa confissão foi, é evidente pelo fato de que, embora eles aprovem o Mestre, eles não entendem o que ele quer dizer, nem gostam do que ele diz; pois eles não poderiam realmente recebê-lo como um Profeta , sem, ao mesmo tempo, reconhecer que ele é o Filho de Deus e o Autor de sua salvação. No entanto, isso é bom neles, que eles percebem em Cristo algo Divino, o que os leva a considerá-lo com reverência; pois essa vontade de aprender pode depois dar uma fácil abertura à fé.

Comentário de Adam Clarke

Na verdade, este é o Profeta – O grande profeta, ou professor, mencionado por Moisés, Deuteronômio 18:15 , que eles distinguiram indevidamente do Messias, João 7:41 . Alguns, sem dúvida, sabiam que, pelo profeta, o Messias estava destinado; mas outros parecem ter pensado que um dos profetas antigos deveria ser ressuscitado dentre os mortos e preceder o aparecimento do Messias.

Comentário de Thomas Coke

João 7: 40-46 . Muitas pessoas, portanto, Nosso Senhor parece ter discursado como acima, quando os oficiais enviados pelo conselho para prendê-lo, João 7:32 apareceram: mas, como era um assunto incomum, ele parecia estar falando com grande fervor, sua curiosidade os fez dispostos a ouvi-lo um pouco antes de lhe darem as mãos, João 7: 44-45 . A eloqüência e poder com que ele falou os impressionaram; todas as palavras que ele pronunciara eram bem escolhidas, colocadas apropriadamente e pronunciadas graciosamente. Não havia apenas uma doçura em seus sermões que encantava os ouvidos, mas uma clareza, perspicácia e peso, que faziam as belezas da verdade brilharem antes do entendimento com aquele brilho que é peculiar a elas mesmas. Até esses seus inimigos, que vieram com a intenção de impor mãos violentas sobre ele, ficaram profundamente feridos: a grandeza de seu assunto tornada visível, por assim dizer, pelo orador divino, encheu seus entendimentos: o calor e a ternura com que ele entregou ele próprio, penetrou em seus corações: eles sentiram emoções novas e incomuns. Em uma palavra, impressionados com a grandeza de sua admiração, eles silenciosamente ficaram surpresos, condenando-se por terem chegado à missão e, depois de um tempo, retornando sem cumpri-la. Plutarco menciona isso como uma prova memorável da extraordinária seqüência de Marcos Antônio, quando Marius enviou soldados para matá-lo, que quando ele começou a pa?a?te?s?a? t?? ?a?at??, para implorar por sua vida, ele desarmou a resolução deles e os derretia em lágrimas. Mas esses oficiais são assim vencidos meramente por ouvir os discursos graciosos de Cristo para o povo; que é uma circunstância infinitamente mais notável. Eles retornam em uma espécie de surpresa, e, em vez de prendê-lo como prisioneiro ou pedir desculpas pelo fracasso, apenas explodem em uma exclamação patética, de que nenhum homem no mundo jamais falou como ele. Esta é uma reflexão que espero que façamos com frequência, enquanto lemos seus discursos. Os oficiais não foram as únicas pessoas em quem esse sermão causou uma profunda impressão: os ouvintes de nosso Senhor em geral foram grandemente afetados por ele; pois muitos deles opinaram que ele era certamente um dos profetas antigos ressuscitado dentre os mortos, para inaugurar o Messias, João 7:40 . Outros declararam que acreditavam que ele era o próprio Messias, João 7:41 . No entanto, alguns deles, levados embora com o erro comum de que ele nasceu em Nazaré, perguntaram com desdém se o Messias deveria sair da Galiléia? Então havia uma divisão entre eles, s??sµa, uma dissensão e caloroso desacordo entre eles.

Comentário de John Wesley

Muitas pessoas, portanto, quando ouviram esse ditado, disseram: Na verdade, este é o Profeta.

O profeta – A quem esperamos ser o precursor do Messias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *