Estudo de Lucas 18:9 – Comentado e Explicado

Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros:
Lucas 18:9

Comentário de Albert Barnes

Até certo – até alguns.

Que confiavam em si mesmos – que confiavam em si mesmos ou que supunham que eram justos. Eles não confiaram em Deus ou no Messias para a justiça, mas para suas próprias obras. Eles supuseram em vão que eles mesmos haviam cumprido as exigências da lei de Deus.

Outros desprezados – Outros que não eram tão justos externamente quanto eles. Esse era o caráter dos fariseus. Eles confiaram em sua conformidade externa com as cerimônias da lei. Eles consideraram todos os que não fizeram isso como pecadores. Além disso, esse é o verdadeiro caráter da justiça própria. Homens desse selo sempre desprezam todos os outros. Eles acham que estão muito acima deles em santidade, e estão dispostos a dizer-lhes: Permaneçam firmes, porque eu sou mais santo do que tu, Isaías 65: 5 . A verdadeira religião, pelo contrário, é humilde. Aqueles que confiam em Cristo para a justiça sentem que “eles” são, em si mesmos, pobres, miseráveis ??e culpados, e estão dispostos a admitir que outros podem ser muito melhores que eles. Certamente, eles “desprezam” ninguém. Eles amam todas as pessoas; eles os consideram, por mais vil, como as criaturas de Deus e como indo para a eternidade, e estão dispostos a tratá-los bem e ajudá-los em sua jornada em direção a outro mundo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 18: 9-10 . E ele falou essa parábola – Tendo na parábola anterior guardado seus discípulos contra desmaios e cansaço na oração, ele os protege aqui contra o extremo contrário da autoconfiança: até certo – Pela convicção de certas pessoas em seu trem; que confiavam em si mesmos que eram justos – Que tinham uma alta opinião de sua própria piedade, e por isso desprezavam os outros como muito inferiores a eles, tanto na santidade quanto no favor de Deus. Observem, leitor, essas pessoas não eram, propriamente, hipócritas: o fariseu aqui mencionado evidentemente não era um hipócrita, assim como ele era um adúltero externo; mas, confundindo seu estado e caráter reais, ele sinceramente acreditava ser justo, e, portanto, disse a Deus na oração que ninguém, exceto Deus, ouviu. Dois homens subiram ao templo para orar – Parece que não era a hora da oração pública, mas foram para lá oferecer suas devoções pessoais, como era habitual com pessoas piedosas na época, quando o templo não era apenas o lugar , mas o meio de adoração; Deus tendo prometido, em resposta ao pedido de Salomão, que qualquer que seja a oração feita de maneira correta dentro ou em direção a essa casa, ela deve, portanto, ser aceita. Cristo é o nosso templo, e para ele devemos ter um olho em todas as nossas abordagens a Deus. Um fariseu – Como se ele tivesse dito: Uma dessas seitas é tão honrada entre eles; e o outro publicano – a quem estavam acostumados a contar com os mais desprezíveis da humanidade.

Comentário de E.W. Bullinger

certo = alguns também.

dentro Grego. epi. App-104.

desprezado = nada feito.

outros = o resto. Veja Lucas 8:10 .

Comentário de John Calvin

Cristo agora dá instruções sobre outra virtude, necessária à oração aceitável. Os crentes não devem entrar na presença de Deus, mas com humildade e humilhação. Nenhuma doença é mais perigosa que arrogância; e ainda assim tudo o tem tão profundamente fixado na medula dos ossos, que dificilmente pode ser removido ou extirpado por qualquer remédio. Sem dúvida, é estranho que os homens fiquem tão loucos que se aventuram a erguer seus brasões contra Deus e a defender seus próprios méritos diante dele. Embora os homens se deixem levar pela ambição, ainda assim, quando chegamos à presença de Deus, toda presunção deve ser deixada de lado; e, no entanto, todo homem pensa que se humilhou suficientemente, se apenas apresentar uma oração hipócrita por perdão. Portanto, inferimos que esse aviso que nosso Senhor dá estava longe de ser desnecessário.

Existem duas falhas nas quais Cristo olha, e que ele pretendia condenar – a confiança perversa em nós mesmos e o orgulho de desprezar os irmãos, um dos quais brota do outro. É impossível que quem se ilude com vaidosa confiança não se levante acima de seus irmãos. Nem é maravilhoso que assim seja; pois como esse homem não deve desprezar seus iguais, que se vangloria contra o próprio Deus? Todo homem que está cheio de autoconfiança continua em guerra aberta com Deus, com quem não podemos nos reconciliar de outra maneira senão pela negação de nós mesmos; isto é, deixando de lado toda a confiança em nossa própria virtude e justiça, e confiando apenas em sua misericórdia.

Comentário de Adam Clarke

Desprezado – ?????e????ta? , Desdenhado , nada fez dos outros, tratou-os com desprezo soberano. Nosso Senhor concede que os fariseus limpem o exterior: mas, infelizmente! que orgulho, vã glória e desprezo pelos outros estavam alojados lá dentro!

Comentário de Thomas Coke

Lucas 18: 9 . E ele falou esta parábola Nosso Salvador, tendo encorajado e reforçado o dever de importunidade e perseverança na oração, procedeu, em outro exemplo, a advertir contra um espírito farisaico de justiça própria, que deve ser renunciado, e a recomendar humildade e auto-estima. humilhação, que deve ter um lugar no coração, se alguma vez encontrarmos aceitação de nossas pessoas e orações: e ele dirigiu esse discurso a um grupo de pessoas que tinham grande confiança em seus próprios méritos, e fez disso seu grande apelo a Deus por aceitação, e que olhavam com desprezo e desprezo aos outros, como não dignos de serem comparados consigo mesmos ou considerados de Deus.

Comentário de Scofield

justo

(Veja Scofield “ Romanos 10: 3 “) .

Comentário de John Wesley

E ele falou esta parábola a certos que confiavam em si mesmos que eram justos e desprezavam os outros.

Ele falou esta parábola – Não para hipócritas; o fariseu aqui mencionado não era hipócrita, não era mais que um adúltero externo; mas ele confiava sinceramente em si mesmo que era justo e, portanto, disse isso a Deus na oração que ninguém, exceto Deus, ouviu.

Referências Cruzadas

Provérbios 30:12 – os que são puros aos seus próprios olhos e que ainda não foram purificados da sua impureza;

Isaías 65:5 – esse povo diz: ‘Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo! ’ Essa gente é fumaça no meu nariz! É fogo que queima o tempo todo!

Isaías 66:5 – Ouçam a palavra do Senhor, vocês que tremem diante da sua palavra: “Seus irmãos que os odeiam e os excluem por causa do meu nome, disseram: ‘Que o Senhor seja glorioso, para que vejamos a alegria de vocês! ’ Mas eles é que passarão vergonha.

Lucas 7:39 – Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Lucas 10:29 – Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? “

Lucas 15:2 – Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.

Lucas 15:29 – Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.

Lucas 15:30 – Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’

Lucas 16:15 – Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

Lucas 18:11 – O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

Lucas 19:7 – Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

João 7:47 – “Será que vocês também foram enganados? “, perguntaram os fariseus.

João 8:48 – Os judeus lhe responderam: “Não estamos certos em dizer que você é samaritano e está endemoninhado? “

João 9:28 – Então o insultaram e disseram: “Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés!

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 14:10 – Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.

Filipenses 3:4 – embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *