Estudo de Lucas 16:15 – Comentado e Explicado

Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus.
Lucas 16:15

Comentário de E.W. Bullinger

para eles . Endereçado aos fariseus. Veja a estrutura “R” e “R”, p. 1479

justifique-se . Veja notas em Lucas 15: 7 , Lucas 15:29 ; e compare Lucas 7:39 . Mateus 23:25 .

entre . Grego. en. App-104. abominação. Em contraste com o escárnio deles.

à vista de . A mesma palavra que “antes” na cláusula anterior.

Comentário de John Calvin

15. É você que se justifica diante dos homens. Vemos que Cristo não cede à sua conduta desdenhosa, mas mantém constantemente a autoridade de sua doutrina em oposição à zombaria deles; e é dever de todos os ministros do Evangelho seguir o mesmo caminho, encontrando desprezadores ímpios com o terrível julgamento de Deus. Ele declara que a hipocrisia, com a qual eles enganam os olhos dos homens, não lhes será útil no tribunal de Deus. Eles não estavam dispostos a pensar que sua zombaria pretendia defender sua cobiça. Mas Cristo afirma que esse veneno irrompe de uma úlcera oculta; como se alguém dissesse aos prelados mitigados de nossos dias, que a hostilidade deles ao Evangelho decorre da severidade com que ataca seus vícios ocultos.

Mas Deus conhece seus corações. Ele diz que eles consideram o suficiente se parecem bons aos olhos dos homens e se podem gabar-se de uma pretensa santidade; mas que Deus, que conhece os corações, conhece bem os vícios que ocultam da visão do mundo. E aqui devemos atender à distinção entre os julgamentos de Deus e os julgamentos dos homens; pois os homens concedem aprovação às aparências exteriores, mas no tribunal de Deus nada é aprovado senão um coração reto. Foi adicionada uma observação impressionante:

O que é altamente estimado pelos homens é abominação aos olhos de Deus. Não que Deus rejeite essas virtudes, cuja aprovação Ele gravou no coração dos homens; mas que Deus detesta qualquer homem que esteja disposto, por vontade própria, a aplaudir. Portanto, é evidente sob que luz devemos ver todos os fingidos atos de adoração que o mundo cria de acordo com sua própria fantasia. Por mais que eles possam agradar a seus inventores, Cristo declara que eles não são apenas vaidosos e inúteis, mas são até detestáveis.

Comentário de Adam Clarke

Vós – justifiquem-se – declaram-se justos. Esforça-se por fazer parecer aos homens que ainda pode sentir uma sede insaciável pelo mundo atual, e ainda assim garantir as bênçãos de outro; para que você possa reconciliar Deus e Mamom, – e servir a dois senhores com igual zelo e afeição; mas Deus conhece seus corações – e ele sabe que você está vivo para o mundo e morto para Deus e bondade. Portanto, quanto quer que sejais estimados entre os homens, sois uma abominação diante dele. Veja a nota em Lucas 7:29 .

Comentário de John Wesley

E ele lhes disse: Vós sois os que se justificam diante dos homens; mas Deus conhece o seu coração; porque aquilo que é muito estimado entre os homens é abominação aos olhos de Deus.

E ele lhes disse: Vós sois os que se justificam diante dos homens – O sentido de toda a passagem é que esse orgulho, com o qual vocês se justificam, alimenta a cobiça, zomba do Evangelho, Lucas 16:14 , e destrói a lei, Lucas 16. : 18 Tudo isso é ilustrado por um terrível exemplo.

Vocês se justificam diante dos homens – vocês se acham justos e persuadem os outros a pensarem assim.

Referências Cruzadas

1 Samuel 16:7 – O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

2 Crônicas 6:30 – ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Perdoa e trata cada um de acordo com o que merece, visto que conheces o seu coração. Sim, só tu conheces o coração do homem.

Salmos 7:9 – Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.

Salmos 10:3 – Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor.

Salmos 49:13 – Este é o destino dos que confiam em si mesmos, e dos seus seguidores, que aprovam o que eles dizem. Pausa

Salmos 49:18 – Embora em vida ele se parabenize: “Todos o elogiam, pois você está prosperando”,

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Provérbios 16:5 – O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.

Provérbios 20:6 – Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?

Isaías 1:10 – Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus!

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Malaquias 3:15 – Por isso, agora consideramos felizes os arrogantes, pois tanto prospera o que pratica o mal como escapam ilesos os que desafiam a Deus! ’ “

Mateus 6:2 – “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

Mateus 6:5 – “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.

Mateus 6:16 – “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

Mateus 23:5 – “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

Mateus 23:25 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.

Lucas 10:29 – Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? “

Lucas 11:39 – Então o Senhor lhe disse: “Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e da maldade.

Lucas 18:11 – O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

Lucas 18:21 – “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele.

Lucas 20:20 – Pondo-se a vigiá-lo, eles mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador.

Lucas 20:47 – Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses homens serão punidos com maior rigor! “

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 1:18 – ( Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.

Atos dos Apóstolos 15:8 – Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

Tiago 2:21 – Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?

1 Pedro 3:4 – Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *