Estudo de Isaías 1:10 – Comentado e Explicado

Ouvi a palavra do Senhor, príncipes de Sodoma; escuta a lição de nosso Deus, povo de Gomorra:
Isaías 1:10

Comentário de Albert Barnes

Ouça a palavra do Senhor – A mensagem de Deus. Tendo declarado as calamidades sob as quais a nação estava gemendo, o profeta passa a se dirigir aos governantes e a declarar a causa de todos esses problemas.

Vós governantes de Sodoma – A menção incidental a Sodoma no versículo anterior dá ocasião a esta bela transição e endereço abrupto e espirituoso. Seu caráter e destino eram quase como os de Sodoma, e o profeta, portanto, se dirige abertamente aos governantes como sendo chamados a presidir um povo como aqueles em Sodoma. Não poderia ter havido uma repreensão mais severa ou mais severa à sua maldade do que tratá-los como semelhantes às pessoas que Deus derrubou por seus enormes crimes.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 1:10 . Ouça a palavra do Senhor, etc. – A iniquidade singular dos habitantes de Sodoma e Gomorra era tão grande que, finalmente, foi usada como uma expressão proverbial, para transmitir a idéia da iniquidade mais negra e incorrigível. As palavras anteriores, que mostram que o povo de Sodoma e Gomorra agora não podiam ser abordadas, porque não havia mais, mostram igualmente que é a nação judaica que é chamada por esses nomes. Este versículo faz alusão ao cântico de Moisés, Deuteronômio 32:32, e talvez o profeta use essas alusões para mostrar que os tempos previstos nesse cântico pelo legislador judeu haviam chegado.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 1:10 . Ouça a palavra do Senhor – Trago uma mensagem do seu Senhor e governador, a quem você deve toda reverência e obediência; vós governantes de Sodoma – assim chamados por sua semelhança com eles em maldade. Compare Deuteronômio 32:32 ; Ezequiel 16:46 ; Ezequiel 16:48 . A menção incidental de Sodoma e Gomorra no versículo anterior sugeriu ao profeta esse discurso espirituoso aos governantes e habitantes de Jerusalém, sob o caráter de príncipes de Sodoma e do povo de Gomorra. Dois exemplos, de um estilo elegante, do mesmo tipo, podem ser observados na epístola de São Paulo aos Romanos 15: 4-5 ; Romanos 15: 12-13 . ” – Bispo Lowth. Ouvi a lei de nosso Deus – A mensagem que agora devo entregar a você de Deus, seu grande legislador.

Comentário de E.W. Bullinger

governantes de: ie governantes que governaram como em Sodoma.

a lei. Referência a todo o Pentateuco. ; Isaiah 30:9 , &c. Doze vezes em Isaías ( Isaías 1:10 ; Isaías 2: 3 ; Isaías 5:24 ; Isaías 8:16 , Isaías 8:20 ; Isaías 24: 5 ; Isaías 30: 9 , & c.

pessoas de: ie pessoas que agiram como as pessoas de Gomorra.

Comentário de Adam Clarke

Vós governantes de Sodoma “Vós príncipes de Sodoma” – A menção incidental de Sodoma e Gomorra no versículo anterior sugeriu ao profeta esse discurso espirituoso aos governantes e habitantes de Jerusalém, sob o caráter de príncipes de Sodoma e do povo de Gomorra. Dois exemplos de um tipo de mudança elegante do mesmo tipo podem ser observados na Epístola de São Paulo aos Romanos, Romanos 15: 4 , Romanos 15: 5 , Romanos 15:12 , Romanos 15:13 . Veja Locke no local; e veja Isaías 1:29 , Isaías 1:30 , deste capítulo, que dá outro exemplo do mesmo.

E – como Gomorra. – O vau é acrescentado por trinta e um dos MSS de Kennicott, vinte e nove dos de Rossi e um, muito antigo, meu. Veja nota em Isaías 1: 6 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

10. Ouça a palavra do Senhor. Ele confirma o que havia dito anteriormente, que a vingança do Senhor não é cruel; porque eles mereciam uma punição muito mais severa. Pois, embora houvesse uma diferença entre eles e os habitantes de Sodoma quanto ao castigo, a culpa deles era a mesma; para que um castigo igual pudesse ter sido infligido, se o Senhor não os tivesse poupado. Isso equivale a dizer que, se eles receberam tratamento mais brando, não é porque pecaram com menos hediondo que os habitantes de Sodoma , mas devem ser atribuídos à misericórdia de Deus.

Quando ele dá aos governantes o nome de Sodoma e distingue as pessoas pelo nome de Gomorra , isso não indica que há uma diferença, mas que suas condições são iguais. Mas, repetindo a mesma coisa duas vezes, a diversidade dos nomes confere elegância adicional; como se ele tivesse dito, que não há maior diferença entre os governantes e o povo do que entre Sodoma e Gomorra . Há, sem dúvida, uma alusão às várias fileiras de homens, atribuindo a elas, separadamente, por assim dizer, duas cidades; mas como Sodoma e Gomorra significam a mesma coisa, percebemos que ele as joga, por assim dizer, em um pacote. Em resumo, o significado é: “Se alguém formar uma opinião sobre o povo e os governantes, descobrirá que há uma semelhança tão próxima entre eles quanto entre Sodoma e Gomorra, ou entre um ovo e outro; pois nenhuma parte é mais sólida que qualquer outra parte. ”

O Profeta começa tirando os judeus de seus disfarces, e com justiça; pois enquanto todos os hipócritas estão acostumados a empregar estranhos revestimentos para se esconderem da vista, essa nação era particularmente viciada nesse vício, e em nenhum assunto os profetas os enfrentaram com mais intensidade ou ardor. Juntamente com a vanglória da pretensa santidade, também reinava o orgulho, e eles se gabavam da grandeza e excelência de sua nação, tanto quanto de cerimônias e adoração externa. Tanto mais ficaram ofendidos com a grande dureza com que Isaías se dirigiu a eles. Mas era necessário arrastar sua maldade de seus lugares ocultos e, portanto, quanto mais altivo seu comportamento, maior a veemência com que o Profeta troveja contra eles. Da mesma maneira, devemos lidar com todos os hipócritas.

A palavra do Senhor O Profeta leva a palavra e a lei para a mesma coisa; e, no entanto, acredito plenamente que ele propositalmente empregou o termo lei , a fim de examinar sua opinião absurda; porque, imaginando que a oferta de sacrifícios, não acompanhada pela fé e arrependimento, pode apaziguar a Deus, eles colocam uma interpretação absurda na lei . Por essas palavras, ele lembrou que, citando Moisés a eles, ele não introduz nada de novo e não faz acréscimo à lei; que é necessário apenas ouvirem qual é a vontade de Deus; e que sobre esse assunto ele os instruirá fielmente. Para que eles não suponham que, por uma crença infundada de sua própria justiça, possam enganar a Deus, ele também os lembra que a lei não lhes dá apoio nesse assunto.

Comentário de John Wesley

Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodoma; dai ouvidos à lei de nosso Deus, povo de Gomorra.

De Sodoma – Assim chamado por sua semelhança com eles em maldade.

A lei – A mensagem que agora devo entregar a você de Deus, seu grande legislador.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *