Estudo de João 21:17 – Comentado e Explicado

Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
João 21:17

Comentário de Albert Barnes

A terceira vez – É provável que Jesus tenha proposto essa pergunta três vezes porque Pedro o havia negado três vezes. Assim, ele o advertiu com ternura de sua culpa e o lembrou de seu pecado, enquanto o solenemente o acusava de ser fiel e vigilante no cumprimento dos deveres do ofício pastoral. A razão pela qual o Salvador se dirigiu a Pedro dessa maneira foi sem dúvida porque ele acabara de negá-lo – havia dado um exemplo mais melancólico da instabilidade e fraqueza de sua fé e de sua responsabilidade de cair. Como ele havia sido proeminente em abandoná-lo, ele aproveitou a ocasião para lhe dar uma acusação especial e garantir sua obediência futura. Por isso, ele administrou a acusação de modo a lembrá-lo de sua culpa; e ele o tornou tão proeminente a ponto de mostrar a solicitude do Salvador que, a partir de agora, ele não poderá desonrar seu alto chamado. Essa mesma acusação, em substância, ele já havia dado em outras ocasiões aos apóstolos Mateus 18:18 , e não há a menor evidência aqui de que Cristo pretendia, como pretendem os papistas, dar a Pedro qualquer primazia ou eminência especial na igreja. A acusação a Pedro surgiu, manifestamente, de seu ato proeminente e melancólico em negá-lo, e foi o meio gentil e terno usado por um fiel Salvador para impedi-lo de atos semelhantes nos futuros perigos e provações da vida. Vale ressaltar que a advertência foi eficaz. A partir de então, Pedro foi um dos mais firmes e inabaláveis ??de todos os apóstolos, e assim justificou totalmente a denominação de uma rocha, que o Salvador por antecipação lhe dera. Veja as notas em João 1:42 .

Comentário de E.W. Bullinger

entristecido . Grego. lupeo . Em outro lugar em João 16:20 . Compare 1 Pedro 1: 6 . O substantivo lupe ocorre em João 16: 6 , João 16:20 , João 16:21 , João 16:22 . Compare 1 Pedro 2:19 .

conhecedor. Ginosko grego . App-132.

Comentário de John Calvin

17. Pedro ficou triste. Pedro, sem dúvida, não percebeu o objetivo que Cristo tinha em vista, ao colocar a mesma pergunta com tanta frequência; e, portanto, ele pensa que é acusado diretamente, como se não tivesse respondido com sinceridade. Mas já mostramos que a repetição não foi supérflua. Além disso, Pedro ainda não sabia o quão profundamente o amor de Cristo deve ser gravado no coração daqueles que precisam lutar contra inúmeras dificuldades. Mais tarde, ele aprendeu por longa experiência que esse teste não havia sido feito em vão. Aqueles que devem assumir a responsabilidade de governar a Igreja também são ensinados, em sua pessoa, a não se examinarem levemente, mas a examinar minuciosamente o zelo que possuem, para que não encolhem ou desmaiem no meio do curso. Da mesma forma, somos ensinados que devemos nos submeter pacientemente e com moderação, se a qualquer momento o Senhor nos submeter a uma prova severa; porque ele tem boas razões para fazê-lo, embora elas geralmente sejam desconhecidas para nós.

Comentário de Adam Clarke

Pedro ficou entristecido – Temendo, diz São Crisóstomo, para que Cristo não visse em seu coração algo que ele não se via, e que poderia levar a outra queda; e que Cristo estava prestes a contar a ele, como ele havia predito sua negação.

Comentário de John Wesley

Disse-lhe ele pela terceira vez: Simão, filho de Jonas, me amas? Pedro ficou triste porque lhe disse pela terceira vez: Amas-me? E ele lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo. Disse-lhe Jesus: Alimenta minhas ovelhas.

Porque ele disse pela terceira vez – Como se ele não acreditasse nele.

Referências Cruzadas

Josué 22:22 – “O Poderoso, Deus, o Senhor! O Poderoso, Deus, o Senhor! Ele sabe! E que Israel o saiba! Se agimos com rebelião ou infidelidade para com o Senhor, não nos poupem hoje.

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Jó 31:4 – Não vê ele os meus caminhos, e não considera cada um de meus passos?

Salmos 7:8 – O Senhor é quem julga os povos. Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, conforme a minha integridade.

Salmos 17:3 – Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Lamentações 3:33 – Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Mateus 26:73 – Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”.

Mateus 26:75 – Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente.

Marcos 14:72 – E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes”. E se pôs a chorar.

Lucas 22:61 – O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”.

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 12:8 – Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão”.

João 13:38 – Então Jesus respondeu: “Você dará a vida por mim? Asseguro-lhe que, antes que o galo cante, você me negará três vezes! “

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 16:30 – Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus”.

João 18:4 – Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando? “

João 18:27 – Mais uma vez Pedro negou, e no mesmo instante um galo cantou.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 1:24 – Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

Atos dos Apóstolos 15:8 – Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 2:4 – Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas: não para entristecê-los, mas para que soubessem como e profundo o meu amor por vocês.

2 Coríntios 7:8 – Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo. 9 Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.

2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

2 Pedro 1:12 – Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

3 João 1:7 – pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber ajuda alguma dos gentios.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *