Estudo de Salmos 7:8 – Comentado e Explicado

O Senhor é o juiz dos povos. Fazei-me justiça, Senhor, segundo o meu justo direito, conforme minha integridade.
Salmos 7:8

Comentário de Albert Barnes

O Senhor julgará o povo – Expressando sua crença confiante de que Deus interporia e que seu julgamento não demoraria muito mais. A proposição é geral – que Deus veria que a justiça seria feita a todas as pessoas; e com base nisso, o salmista alega que agora ele iria interpor e defendê-lo de seus inimigos.

Julgue-me, ó Senhor – Isto é, nas minhas circunstâncias atuais. Interponha-se a fazer justiça à minha causa e a reivindicar-me dessas falsas acusações.

De acordo com minha justiça – Nesse caso em particular, para isso as leis de interpretação apropriadas exigem que confinemos isso. Ele não diz que desejava que sua própria justiça fosse a base do julgamento para determinar seu bem-estar eterno, ou que dependia de sua própria justiça para a salvação – pois esse não é o ponto em questão; mas ele sentiu que a sua era, neste caso, uma causa justa; que ele não era culpado da acusação alegada contra ele; que ele era um homem ferido, injuriado e caluniado; e orou para que Deus o “justificasse” contra essas acusações e o defendesse daqueles que o perseguiam injustamente. Com todo o nosso senso de indignidade pessoal em matéria de salvação, não é impróprio, quando somos injustiçados, orar para que Deus interponha e nos justifique nesse caso específico, de acordo com a nossa inocência das acusações que nos foram alegadas.

E de acordo com a minha integridade que está em mim – hebraico, “minha perfeição”. Ou seja, sua perfeição neste “caso”; toda a sua liberdade das acusações contra ele; sua absoluta inocência em relação aos pontos em consideração. Um homem pode estar consciente da inocência “perfeita” em relação a um assunto específico, e ainda assim ter um profundo senso de sua indignidade “geral” e do fato de ser um pecador contra Deus. O fato de eu ser inocente de um ato específico imputado a mim não prova que sou totalmente inocente; que eu deveria alegar isso, insistir nisso e orar a Deus para me justificar nisso, não prova que dependo disso para a salvação de minha alma, ou que reivindico perfeição absoluta diante dele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 7: 8 . De acordo com a minha justiça ou seja, referindo-se a Davi: “Minha inocência, com respeito a ele, que me persegue sem justa causa”. Veja o terceiro e o quarto versos. No mesmo sentido, Davi chama a si mesmo de justo ou justo, no próximo versículo; onde as rédeas significam a mesma coisa com o coração; mas os escritores sagrados geralmente juntam essas duas palavras, descrevendo o conhecimento que Deus tem de nossos movimentos e pensamentos internos, a fim de se expressarem com maior força, e melhor para denotar que Deus penetra em nossos sentimentos mais secretos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 7: 8 . O Senhor julgará o povo – O Soberano do mundo não deixará de oferecer justiça igual a todos, de acordo com suas obras. Seguro de que, digo, julga-me, ó Senhor, segundo a minha justiça Pois não desejo maior favor do que ser descartado de acordo com a minha inocência neste assunto. Se eu sou culpado daqueles desígnios malignos para com Saul, com os quais Cush e outros me acusam, profere sentença contra mim; mas, se eu sou justo e inocente em relação a ele, como tu sabes que sou e tenho sido, proclama o meu direito. Observe, leitor, “justiça e integridade legais ou perfeitas são peculiares ao Redentor; mas a justiça e a integridade evangélica todos devem ter quem seria salvo. ” Horne.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor julgará o povo – Ele executará a justiça e manterá a verdade entre eles. Não serão como ovelhas sem pastor.

Julgue-me, ó Senhor – Deixe minha inocência ser trazida à luz, e meu trato justificado como o meio-dia.

Comentário de John Calvin

8 Jeová julgará as nações Esta frase está intimamente ligada ao versículo anterior. Davi havia orado a Deus para se mostrar juiz das nações; e agora ele considera uma certa e admitida verdade que é o ofício peculiar de Deus julgar as nações: pois a palavra colocada no tempo futuro, e prestada julgará, denota aqui um ato contínuo; e este é o significado do tempo futuro nas sentenças gerais. Além disso, ele não fala aqui de apenas uma nação, mas compreende todas as nações. Como ele reconhece que Deus é o juiz de todo o mundo, ele conclui um pouco depois disso, que manterá sua causa e seu direito. E quantas vezes parecemos ser abandonados e oprimidos, devemos lembrar essa verdade em nossa lembrança: que, como Deus é o governador do mundo, é tão impossível para ele abdicar de seu cargo quanto negar a si mesmo. Dessa fonte fluirá uma corrente contínua de conforto, embora uma longa sucessão de calamidades possa nos pressionar: pois dessa verdade podemos concluir com certeza que ele cuidará de defender nossa inocência. Seria contrário a todo princípio do raciocínio justo supor que quem governa muitas nações negligencia um único homem. O que acontece com relação aos juízes deste mundo nunca pode acontecer com relação a ele; ele não pode, como pode ser o caso deles, estar tão ocupado com assuntos públicos e grandes que negligenciar, porque incapaz de atender a eles, as preocupações dos indivíduos. Mais uma vez, ele traz à tona sua integridade, que talvez não pareça, depois do exemplo dos hipócritas, para tornar o nome de Deus um mero pretexto para a promoção de seus próprios propósitos. Como Deus não faz acepção de pessoas, não podemos esperar que ele esteja do nosso lado e nos favorecer, se nossa causa não for boa. Mas é perguntado: como Davi aqui pode se orgulhar de sua própria integridade diante de Deus, quando em outros lugares ele deprecia Deus entrando em julgamento com ele? A resposta é fácil, e é esta: O assunto aqui tratado não é como ele poderia responder se Deus exigisse dele uma conta de toda a sua vida; mas, comparando-se com seus inimigos, ele sustenta e não sem justa causa que, em relação a eles, ele era justo. Mas quando cada santo passa sob a revisão do julgamento de Deus, e seu próprio caráter é provado por seus próprios méritos, o assunto é muito diferente, pois o único santuário ao qual ele pode se arriscar por segurança é a misericórdia de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *