Estudo de Josue 22:22 – Comentado e Explicado

Deus todo-poderoso, o Senhor Deus todo-poderoso, o Senhor sabe, e Israel o saiba: se foi por espírito de revolta e por infidelidade para com o Senhor, que ele não nos poupe neste dia!…
Josue 22:22

Comentário de Albert Barnes

compare Psalm 50:1 – marks the earnestness of the protestation. A invocação repetida de Deus, e a dos Seus três nomes – ?? ‘êl ????? ‘ elohi^ym ???? yehovâh, compare o Salmo 50: 1 – marca a seriedade do protesto. A conduta das duas tribos e meia tem sido freqüentemente considerada exemplar. Eles haviam cometido um crime grave e capital, inesperadamente, sob sua acusação, dos quais eram totalmente inocentes. No entanto, não há palavra de censura ou recriminação em sua reivindicação de si mesmos. Eles se contentam simplesmente em repudiar a falsa acusação e explicar os reais motivos de conduta talvez sugeridos a eles por um precedente estabelecido por Moisés Êxodo 17:15 .

Não nos salve hoje – As palavras são um apelo direto a Deus, exatamente equivalente à nossa forma “Então me ajude a Deus”.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor Deus dos deuses – As palavras originais são extremamente enfáticas e não podem ser facilmente traduzidas. ???? ????? ?? El Elohim Yehová , são os três principais nomes pelos quais o Deus supremo era conhecido entre os hebreus, e podem ser assim traduzidos: o Deus forte, Elohim, Jeová, que é quase a versão de Lutero, der starcte Gott der Herr , “O forte Deus, o Senhor.” E os rubenitas, usando-os em seu apelo muito solene, expressaram ao mesmo tempo sua forte fé inabalável no Deus de Israel; e por isso eles mostraram completamente à delegação das dez tribos que seu credo religioso não havia sido mudado; e, na parte seguinte de sua defesa, mostram que sua prática correspondia ao credo. A repetição desses nomes solenes pelos rubenitas etc. mostra sua profunda preocupação com a honra de Deus e sua ansiedade de eliminar a reprovação que eles consideram lançada sobre eles pela suposição de que eles foram capazes de deserção dos puros. adoração a Deus ou desapontamento a seus irmãos.

Não nos salve este dia – Isso estava colocando o caso na questão mais solene; e nada além da consciência máxima de sua própria integridade poderia induzi-los a fazer tal apelo e exigir tal decisão. “Que Deus, o Juiz, nos faça perecer neste dia, se, em princípio ou prática, nos afastamos conscientemente dele.”

Comentário de John Wesley

O Senhor Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses, ele conhece, e Israel ele conhecerá; se for em rebelião ou em transgressão contra o SENHOR (não nos salve neste dia)

O Senhor – Aquele Jeová, a quem nós menos do que você reconhece e adora como o Deus dos deuses, infinitamente superior a todos os que são chamados deuses. A multiplicação de seus títulos e a repetição dessas palavras demonstram seu zelo e sinceridade nesse assunto.

Ele sabe – A ele apelamos a quem conhece todas as coisas e à verdade do que estamos dizendo agora. Não apenas nossas palavras atuais, mas nosso futuro e curso constante devem satisfazer todo Israel de nossa perseverança na verdadeira religião.

Em rebelião – Se isso tiver sido feito por nós com esse design ou de tal maneira.

Não nos salve – Tu, ó Senhor, a quem apelamos, e sem quem não podemos ser salvos e preservados, não nos salve de nenhum de nossos inimigos, nem da espada de nossos irmãos. É um súbito apóstrofo para Deus, habitual em discursos tão veementes.

Comentário de Joseph Benson

Josué 22:22 . O Senhor Deus dos deuses – No hebraico, Deus dos deuses, Jeová; o Deus dos deuses, Jeová; ou melhor, existem três nomes de Deus, El, Elohim e Jeová, significando que eles não possuíam outro Deus além daquele a quem seus antepassados ??adoravam, com que nome ele era chamado, como se dissesse: Aquele Jeová que está infinitamente acima de todas as criaturas, e a fonte de todos os outros seres, a quem nós não menos que você reconhece como o Deus dos deuses. A multiplicação de seus títulos e a repetição dessas palavras mostram seu zelo e seriedade nesse assunto.

Ele sabe – A ele apelamos a quem conhece todas as coisas e à verdade do que estamos dizendo agora. Não apenas nossas palavras atuais, mas nosso futuro e curso constante devem satisfazer todo Israel de nossa perseverança na verdadeira religião. Se estiver em rebelião – Se isso tiver sido feito por nós com esse design ou de tal maneira. Não nos salve – Tu, ó Senhor, a quem apelamos, e sem quem não podemos ser salvos e preservados, não nos salve de nenhum de nossos inimigos, nem da espada de nossos irmãos. É um súbito apóstrofo para Deus, habitual em discursos tão veementes.

Comentário de E.W. Bullinger

O SENHOR DEUS dos deuses. Hebraico. El Elohim Jeová . Figura de linguagem Epizeuxis (App-6).

transgressão. Hebraico. maal. App-44.

não nos salve este dia. Observe a figura do discurso Parentheaia . App-6.

Referências Cruzadas

Exodo 18:11 – Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

Deuteronômio 10:17 – Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.

1 Samuel 15:23 – Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.

1 Reis 8:39 – ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Perdoa e age; trata cada um de acordo com o que merece, visto que conheces o seu coração. Sim, só tu conheces o coração do homem.

Jó 10:7 – embora saibas que não sou culpado e que ninguém pode livrar-me das tuas mãos.

Jó 23:10 – Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.

Jó 31:5 – “Se me conduzi com falsidade, ou se meus pés se apressaram a enganar,

Jó 31:38 – “Se a minha terra se queixar de mim e todos os seus sulcos chorarem,

Salmos 7:3 – Senhor meu Deus, se assim procedi, se nas minhas mãos há injustiça,

Salmos 7:3 – Senhor meu Deus, se assim procedi, se nas minhas mãos há injustiça,

Salmos 37:6 – Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.

Salmos 44:21 – Deus não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração!

Salmos 82:1 – É Deus quem preside na assembléia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz.

Salmos 95:3 – Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.

Salmos 97:7 – Ficam decepcionados todos os que adoram imagens e se vangloriam de ídolos. Prostram-se diante dele todos os deuses!

Salmos 136:2 – Dêem graças ao Deus dos deuses. O seu amor dura para sempre!

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Jeremias 12:3 – Tu, porém, me conheces, Senhor; tu me vês e provas a minha atitude para contigo. Arranca os ímpios como a ovelhas destinadas ao matadouro! Reserva-os para o dia da matança!

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Daniel 2:47 – O rei disse a Daniel: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério”.

Daniel 11:36 – “O rei fará o que bem entender. Ele se exaltará e se engrandecerá acima de todos os deuses e dirá coisas jamais ouvidas contra o Deus dos deuses. Ele terá sucesso até que o tempo da ira se complete, pois o que foi decidido irá acontecer.

Miquéias 7:9 – Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça.

Malaquias 3:18 – Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 1:24 – Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

Atos dos Apóstolos 11:2 – Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo:

Atos dos Apóstolos 25:11 – Se, de fato, sou culpado de ter feito algo que mereça pena de morte, não me recuso a morrer. Mas se as acusações feitas contra mim por estes judeus não são verdadeiras, ninguém tem o direito de me entregar a eles. Apelo para César! “

2 Coríntios 5:11 – Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus, e esperamos que esteja manifesto também diante da consciência de vocês.

2 Coríntios 11:11 – Por quê? Por que não os amo? Deus sabe que os amo!

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *