Estudo de Êxodo 18:11 – Comentado e Explicado

Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses, porque o demonstrou quando {seu povo} era tiranizado".
Êxodo 18:11

Comentário de Albert Barnes

Maior que todos os deuses – Veja Êxodo 15:11 . As palavras simplesmente indicam uma convicção do incomparável poder e majestade do Senhor.

Pois em … acima deles – ou seja, a grandeza do Senhor foi demonstrada naquelas transações em que os egípcios pensavam em lidar com altivez e crueldade contra os israelitas. Jetro refere-se especialmente à destruição do exército egípcio no Mar Vermelho.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 18:11 . Pois na coisa em que eles tratavam com orgulho, etc. – Jetro, na parte anterior do verso, expressa sua crença na superioridade de Jeová sobre todos os deuses falsos: uma crença, confirmada pela razão subordinada; e que mostra que os falsos deuses, aos quais ele mais alude, eram os ídolos do Egito. Ou pode se referir aos próprios egípcios, e significa, pois na coisa em que os egípcios lidavam com orgulho (planejando inteiramente escravizar ou destruir o povo de Deus), Deus provou estar acima deles, para a salvação de seu próprio povo, e à sua destruição. E, assim interpretados, todos os deuses devem significar falsos deuses em geral. A paráfrase de Chaldee tem, porque no que os egípcios pensavam que deveriam julgar Israel, ele os julgou. O árabe, Houbigant, etc. interpretar da mesma maneira. Talvez, no entanto, possa ser dada uma tradução melhor e mais consistente com Neemias 9:10, onde a mesma expressão é usada. A partícula hebraica ki, pela qual representamos , na coisa, etc. significa muito frequentemente sim, certamente, até etc. (para a prova disso, veja Noldius, 4. 6. 9.) e, portanto, podemos ler o versículo, mesmo pela mesma coisa em que eles se arriscaram orgulhosamente contra eles; ie Sei que o Senhor está acima de todos os deuses, especialmente por exercer sua superioridade, de modo a causar a destruição que os egípcios pretendiam trazer sobre o seu povo, cair sobre suas próprias cabeças. Este parece ser o verdadeiro significado da frase.

Comentário de Adam Clarke

Agora eu sei que o Senhor é maior do que todos os deuses – alguns pensam que Jetro agora foi convertido no Deus verdadeiro; mas é muito provável que ele tenha desfrutado dessa bênção antes de conhecer qualquer coisa de Moisés, pois não é provável que Moisés tivesse feito uma aliança com essa família se fossem pagãos. Jetro, sem dúvida, tinha a verdadeira religião patriarcal.

Em que eles trataram com orgulho – Agindo como tiranos sobre o povo de Deus; escravizando-os da maneira mais sem princípios e ainda propondo atos mais tirânicos. Ele estava acima deles – mostrou-se infinitamente superior a todos os deuses deles, pelos milagres que realizou. Várias traduções foram fornecidas nesta cláusula; o acima eu acredito ser o sentido.

Comentário de John Wesley

Agora sei que o SENHOR é maior do que todos os deuses; porque naquilo em que se orgulhavam, ele estava acima deles.

Agora sei que JEOVÁ é maior que todos os deuses – Que o Deus de Israel é maior que todos os pretendentes; todas as divindades, que usurpam honras divinas: ele as silencia, subjuga todas e é ele mesmo o único Deus vivo e verdadeiro. Ele também é superior a todos os príncipes e potentados, que também são chamados deuses, e tem uma autoridade incontestável sobre eles e um poder irresistível para controlá-los; ele administra a todos como quer, e recebe honra sobre eles quão grandes são. Agora eu sei: ele sabia disso antes, mas agora sabia melhor; sua fé cresceu com plena certeza, com base nessas novas evidências; por onde eles negociavam com orgulho – Os mágicos ou ídolos do Egito, ou o Faraó e suas grandezas, opondo-se a Deus e começando a competir com ele, ele estava acima deles. Os mágicos ficaram confusos, o faraó se humilhou, seus poderes foram quebrados e Israel foi resgatado das mãos deles.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 18:11 . Agora sei que JEOVÁ é maior que todos os deuses – Que o Deus de Israel é maior que todos os pretendentes – Todas as divindades, que usurpam honras divinas: ele silencia e subjuga todas elas, e é ele mesmo o único Deus vivo e verdadeiro. Ele também é superior a todos os príncipes e potentados, que também são chamados deuses, e tem uma autoridade incontestável sobre eles e um poder irresistível para controlá-los; ele administra a todos como quer, e recebe honra sobre eles, quão grandes eles são. Agora sei que eu – ele sabia disso antes, mas agora sabia melhor; sua fé cresceu com plena certeza, com base nessas novas evidências; por onde eles negociaram com orgulho – Os mágicos ou ídolos do Egito, ou o Faraó e suas grandezas, opondo-se a Deus, e se colocando em concorrência com ele; ele estava acima deles – Os mágicos ficaram confusos, o faraó humilhou, seus poderes foram quebrados e Israel foi resgatado das mãos deles.

Referências Cruzadas

Exodo 1:10 – Temos de agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam do país”.

Exodo 1:16 – “Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver”.

Exodo 1:22 – Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: “Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas”.

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Exodo 5:7 – “Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha!

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Exodo 9:17 – Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir.

Exodo 10:3 – Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto.

Exodo 14:8 – O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.

Exodo 14:18 – Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

1 Samuel 2:3 – “Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.

1 Reis 17:24 – Então a mulher disse a Elias: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade”.

2 Reis 5:15 – Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo”.

1 Crônicas 16:25 – Pois o Senhor é grande e muitíssimo digno de louvor; ele deve ser mais temido que todos os deuses.

2 Crônicas 2:5 – “O templo que vou construir será grande, pois o nosso Deus é maior do que todos os outros deuses.

Neemias 9:10 – Fizeste sinais e maravilhas contra o faraó e todos os seus oficiais e contra todo o povo da sua terra, pois sabias com quanta arrogância os egípcios os tratavam. Alcançaste renome, que permanece até hoje.

Neemias 9:16 – “Mas os nossos antepassados tornaram-se arrogantes e obstinados, e não obedeceram aos teus mandamentos.

Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

Jó 40:11 – Derrame a fúria da sua ira, olhe para todo orgulhoso e lance-o por terra,

Salmos 31:23 – Amem o Senhor, todos vocês, os seus santos! O Senhor preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem.

Salmos 95:3 – Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.

Salmos 97:9 – Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!

Salmos 119:21 – Tu repreendes os arrogantes; malditos os que se desviam dos teus mandamentos!

Salmos 135:5 – Na verdade, sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Lucas 1:51 – Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração.

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *