Estudo de Êxodo 10:3 – Comentado e Explicado

Moisés e Aarão foram procurar o rei e disseram-lhe: "Eis o que diz o Senhor, Deus dos hebreus: até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que ele me preste o seu culto.
Êxodo 10:3

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 10: 3 . Por quanto tempo você se recusará a se humilhar Essa expressão prova claramente que a intenção de Deus não era endurecer o Faraó por esses julgamentos singulares. Seu objetivo gracioso era tê-lo humilhado ; isto é, tê-lo levado a um senso justo de si mesmo e a um baixo reconhecimento da soberania de Jeová.

Comentário de Adam Clarke

Por quanto tempo você se recusará a se humilhar – Se fora impossível para o Faraó, em todas as pragas anteriores, se humilhar e se arrepender, podemos supor que Deus poderia ter se dirigido a ele em uma linguagem como a anterior? Podemos estar certos de que sempre houve um tempo em que ele poderia ter cedido, e que foi porque ele endureceu seu coração em momentos em que se diz que Deus o endurece, ou seja, para entregá-lo ao seu próprio coração obstinado e obstinado. ; em consequência da qual ele se recusou a deixar o povo ir, para que Deus tivesse uma nova oportunidade de realizar outro milagre, pelos propósitos graciosos mencionados em Êxodo 10: 2 . Se o faraó cedeu antes, os mesmos fins graciosos teriam sido alcançados por outros meios.

Comentário de John Wesley

Moisés e Arão chegaram a Faraó e disseram-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? deixa meu povo ir, para que me sirvam.

Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? – É justamente esperado do maior dos homens que eles se humilhem diante do grande Deus, e é de seu risco se eles se recusarem a fazê-lo. Aqueles que não se humilharão, Deus se humilhará.

Comentário de John Calvin

3. E Moisés e Arão entraram. Moisés agora relata como, sob o comando de Deus, ele tentou se o coração de Faraó, depois de tantas experiências, seria inclinado à obediência por medo do novo castigo iminente. Mas, por essa prova, sua impiedade era mais conhecida, pois, embora ele visse seu reino privado de uma parte de seu milho, ele não teme o que é denunciado por Moisés a respeito da outra parte. Portanto, ele o reprova ainda mais severamente, indagando: “Até quando” você orgulhosamente resistirá ao mandamento de Deus? Visto que as pragas vencem até as piores naturezas, era maravilhoso que o rei, tendo sido ferido oito vezes e de maneira tão terrível, ainda não estivesse disposto a ceder, como se estivesse em segurança e não fosse afetado por nenhum ferimento. Mas podemos aprender com esta passagem, que somos castigados com este objetivo pelas varas de Deus, que podemos voltar da indulgência de nossas concupiscências à submissão a Ele. Este Moisés chama (e Pedro depois dele, 1 Pedro 5: 6 ) a “humilhar-se” diante de Deus, ou “debaixo de Sua mão poderosa”, quando, tendo experimentado Seu poder formidável, nos submetemos reverentemente a Seu domínio. Daí resulta que eles, que não são domados nem inclinados pelo medo do castigo, lutam contra Deus como com uma testa de ferro. Que o medo, então, nos ensine a nos arrepender; e que não possamos provocar Sua vingança por desprezo orgulhoso, aprendamos que nada é mais terrível do que cair em Suas mãos. Moisés também sugere que a disputa de Faraó não era apenas com os israelitas, mas com Deus que empreendeu sua causa. E não duvidemos, portanto, que todos os tiranos, que perseguem injustamente a Igreja, disputem com o próprio Deus, a cujos poderes eles se acharão muito inferiores.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 10: 3 . Por quanto tempo você se recusará a se humilhar? Com isso, parece que o desígnio de Deus não era endurecer o faraó, mas humilhá-lo por esses julgamentos extraordinários. Espera-se justamente do maior dos homens que eles se humilhem diante do grande Deus, e é de seu risco se eles se recusarem a fazê-lo. Aqueles que não se humilharão, Deus se humilhará.

Referências Cruzadas

Exodo 9:17 – Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir.

Exodo 16:28 – Então o Senhor disse a Moisés: “Até quando vocês se recusarão a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções?

Números 14:27 – “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores.

1 Reis 18:21 – Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.

1 Reis 21:29 – “Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho”.

2 Crônicas 7:14 – se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

2 Crônicas 34:27 – Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Provérbios 1:22 – “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Provérbios 1:24 – Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

Provérbios 18:12 – Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.  

Isaías 1:5 – Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.

Isaías 2:11 – O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Jeremias 13:10 – Este povo ímpio, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que age segundo a dureza de seus corações, seguindo outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los, que este povo seja como aquele cinto: completamente inútil!

Jeremias 13:18 – Diga-se ao rei e à rainha-mãe: “Desçam do trono, pois as suas coroas gloriosas caíram de suas cabeças”.

Ezequiel 5:6 – Contudo, em sua maldade, ela se revoltou contra as minhas leis e contra os meus decretos mais do que os povos e as nações ao seu redor. Ela rejeitou as minhas leis e não agiu segundo os meus decretos.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Tiago 4:10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

1 Pedro 5:6 – Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *