Estudo de Isaías 2:11 – Comentado e Explicado

A soberba dos mortais será abatida, e o orgulho dos homens será humilhado. Só o Senhor será exaltado naquele tempo.
Isaías 2:11

Comentário de Albert Barnes

Os olhares elevados – hebraico ‹Os olhos do orgulho ‘, isto é, os olhos ou olhares orgulhosos. O orgulho geralmente se manifesta em uma carruagem elevada e em um aspecto arrogante; Salmo 18:27 .

Será humilhado – pelas calamidades que varrerão a terra. Isso não significa que ele seja levado a “ser” humilde, ou ter um coração humilde, mas aquilo em que tanto se orgulhava será tirado.

Somente o Senhor … – Deus os tratará de modo a justificar sua honra; voltar a atenção inteiramente para si e garantir a reverência de todas as pessoas. Tão terríveis serão seus julgamentos, e tão “manifestamente” eles virão de “ele”, que desviarão o olhar de todo o resto para “ele” sozinho.

Naquele dia – No dia em que o profeta fala, quando Deus os puniria por seus pecados, provavelmente é feita referência ao cativeiro na Babilônia. Pode-se observar que um dos objetivos da punição é levar as pessoas a considerarem e honrarem a Deus. Ele humilhará o orgulho do povo e, portanto, passará diante deles em seus julgamentos, para que sejam obrigados a “reconhecê-lo” como seu justo Soberano e Juiz.

Comentário de E.W. Bullinger

nobre = orgulhoso. Observe a figura do discurso Synonymia para nos impressionar com o objetivo e o efeito de longo alcance das relações de Jeová no “dia do SENHOR” , registradas nos versículos: Isaías 2: 11-17 . Hebraico. Gabá. A mesma palavra que ” alto “( Isaías 2:15 ) e” grandiosidade “( Isaías 2:17 ). Não é a mesma palavra que” elevado “( Isaías 2:12 ).

humilhado = menor. Observe a figura de linguagem Sinonymia , em Isaías 2:11 e Isaías 2:17 . Hebraico. shaphal. A mesma palavra que “humilhado” ( Isaías 2:12 ), “humilhado ” ( Isaías 2:17 ). Hebraico = cada um deve ser, & c.

e. Observe a figura do discurso Polysyndeton (App-6).

arrogância. Hebraico. rum. A mesma palavra que “elevado” ( Isaías 2:12 ), “alto” (versículos: Isaías 2:13 , Isaías 2:14 ).

homens. Hebraico, plural de “enosh. App-14.

curvado = derrubado . Hebraico. sliahah. A mesma palavra que em Isaías 2:17 .

exaltado. Hebraico. sagab. A mesma palavra que em Isaías 2:17 .

Comentário de Adam Clarke

Seja humilhado –??? ??? shaphel veshach , leia ?? ???? shaphelu shach “. Dr. Durell. O que retifica a construção gramatical. Sem MS. ou versão confirma esta leitura.

Comentário de John Calvin

11 A grandiosidade dos olhares do homem (44) será humilhada pelos ímpios, contando com a riqueza, tranquilidade e prosperidade de que gozam atualmente, consideram as ameaças dos Profetas com altivo desdém e, assim, endurecem seus corações contra Deus, e são levados a se entregar à devassidão. Nesse relato, Isaías aqui determina, como já dissemos, reprimir sua arrogância; como se ele tivesse dito: “Chegará o tempo em que esse seu orgulho, pelo qual você vaidosa e loucamente contenda contra Deus, será derrubado”. Pois os homens maus, apesar de pretenderem ter alguma religião, são tão ousados ??que lutam contra o próprio Deus e imaginam que são mais elevados que Deus. Por outro lado, ao trombar contra eles, ele baixa a arrogância deles, para que somente ele seja exaltado.

E é isso que já dissemos, que quando os crimes podem passar impunes, é uma espécie de nuvem diante de nossos olhos, que nos impede de contemplar a glória do Senhor; mas quando ele se vinga das transgressões dos homens, sua glória brilha ilustrativamente. Esta é também a razão pela qual Salomão atribui por que os homens maus são endurecidos contra Deus: é porque eles pensam que homens bons e maus são igualmente felizes neste mundo.

Visto que a sentença contra uma obra maligna não é executada com rapidez, portanto o coração dos filhos dos homens está totalmente preparado para fazer o mal ( Eclesiastes 8:11 😉

pois todos se tornam mais insolentes e são cada vez mais cegos.

Mas aqui ele mostra que, quando homens orgulhosos forem levados ao seu nível adequado, não haverá nada para impedir que Deus seja reconhecido como o que ele é. De fato, estava se tornando altamente que o povo, por sua própria vontade, contemplava humildemente a grandeza de Deus, sob cuja sombra eles eram defendidos; e para esse fim, a posteridade de Abraão foi tão extraordinariamente distinguida por inúmeras bênçãos, que poderia ser o espelho da glória e santidade de Deus. Isaías agora ameaça que, porque os judeus se levantaram contra ele, Deus empregará um novo método de exaltar sua glória, isto é, pela destruição deles. Quando ele fala de olhares elevados e grandiosidade , ele emprega um gesto externo para denotar o orgulho interior da mente; pois a confiança pecaminosa quase sempre revela, pela própria aparência, um desprezo a Deus e aos homens. No mesmo sentido, Davi descreve o homem cujos olhos são elevados . ( Salmos 101: 5. )

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *