Estudo de Salmos 31:23 – Comentado e Explicado

Amai o Senhor todos os seus servos! Ele protege os que lhe são fiéis. Sabe, porém, retribuir, castigando com rigor aos que procedem com soberba.
Salmos 31:23

Comentário de Albert Barnes

O love the Lord, all ye his saints – This is the “application” of all the truths suggested in the psalm. The experience of the psalmist had shown the wisdom of trusting in God in times of danger and trouble, and had laid the foundation for a proper exhortation to others to imitate his example; an argument why all the people of God should love him, and should be of good courage. The reason here assigned for their loving the Lord is, that he preserves those who are faithful to him, and “rewards the proud doer.” This is a reason for loving God, or for putting our trust in him, though the psalmist does not say that this is the only reason for doing it. The meaning here is, that the dealings of God toward the psalmist had established this truth in regard to the character of God, that he does preserve the faithful, and does punish the proud, and that this fact constitutes a reason why all his people should confide in him.

For the Lord preserveth the faithful – The faithful; those who put their trust in him; those who do not give up in despondency and despair in time of danger and trouble; those who do not forsake him even though for a time he seems to forsake them. What God looks for mainly in his people is confidence; faithfulness; trust; fidelity.

And plentifully rewardeth – “ Abundantly” rewards. Literally, “in plenty.” That is, his punishment does not fall short of the desert of the wicked man. It is ample or full. He does full justice.

The proud doer – “ The man working pride.” The reference is to the man who is confident in himself; who seeks to aggrandize himself, and who in doing this is regardless of the rights of others.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 31:23 . Oh, amai o Senhor, todos os seus santos. Aqueles que têm seu coração cheio de amor a Deus, não podem deixar de desejar que outros também o amem: pois no seu amor não há necessidade de temer um rival. É o caráter de todos os santos que eles amam a Deus; e ainda assim eles ainda devem ser chamados a amá-lo; amá-lo mais e dar melhores provas de seu amor. Pois o Senhor preserva os fiéis – que recebem e andam na verdade, que são firmes e constantes em seu apego a Deus e à sua causa, e são fiéis a toda confiança depositada neles por Deus e pelo homem. Eles se opõem ao agente orgulhoso mencionado na próxima cláusula. As palavras, no entanto,

?????? , pode ser prestado, quem guarda fidelidade, ou fidelidade, isto é, é fiel no cumprimento de suas promessas; e recompensa abundantemente – Hebraico, ?? ??? , gnal jether, recompensa com abundância, o orgulhoso fazedor Os inimigos e perseguidores dos fiéis de Deus, antes mencionados, são aqui pretendidos. Estes ele chama de orgulhosos praticantes, por causa de sua rebelião contra a vontade de Deus, e pelo desprezo de suas ameaças e julgamentos, e pela conduta mais insolente e desdenhosa em relação a seu povo; tudo o que procedeu do orgulho de seus corações, Salmos 10: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico “et Jeová. App-4. (Objetivo.)

santos = favorecidos ou agraciados.

Comentário de Adam Clarke

Oh, ame o Senhor, todos os seus santos – São apenas os santos que podem amar a Deus, pois somente eles são feitos participantes da natureza divina. Os espíritos santos podem amar a Deus, que é a fonte de sua santidade; e os santos deveriam amá-lo.

Preserva os fiéis – Aqueles que, sendo cheios do amor de Deus, produzem os frutos desse amor – obediência universal à vontade de Deus; pois para essas pessoas seus mandamentos não são graves, o dever deles é o deleite; enquanto um homem é fiel à graça que recebeu, isto é, usa e aprimora os talentos com os quais Deus confiou, o serviço de Deus é a perfeita liberdade.

O executor orgulhoso – O homem do coração orgulhoso, carruagem altiva e arrogante, conduta insultuosa e ultrajante. Um homem orgulhoso é particularmente odioso aos olhos de Deus; e, à vista da razão, que absurdo! Um pecador, um espírito caído, um herdeiro de miséria e orgulho de corrupção!

Orgulhoso de quê? De um demônio residente! Bem; essas pessoas serão abundantemente recompensadas. Eles receberão o que lhes é devido, todo o seu vencimento e nada além do vencimento.

Comentário de John Calvin

23. Amai a Jeová, todos os seus mansos! Na minha opinião, o salmista aqui não exorta os santos a temer e reverenciar a Deus, como muitos pensam, mas os encoraja a confiar nele; ou, em outras palavras, dedicar-se inteiramente a ele, depositar nele toda a sua esperança e confiar inteiramente nele, sem procurar outro. De onde é que nossos próprios dispositivos afetuosos nos deleitam, mas porque não nos deleitamos com Deus tanto quanto deveríamos e porque nossas afeições não se apegam a ele? Esse amor de Deus, portanto, compreende todos os desejos do coração. Por natureza, todos os homens desejam muito estar em um estado próspero ou feliz; mas, embora o maior número seja fascinado pelas fascinações do mundo, e prefira suas mentiras e imposturas, quase uma em cem põe seu coração em Deus. A razão que se segue imediatamente confirma esta interpretação; pois o salmista inspirado exorta os mansos a amar a Deus, porque preserva os fiéis, como se desejasse que eles ficassem satisfeitos com sua tutela, e reconhecesse que neles tinham socorro suficiente. (656) Nesse meio tempo, ele os aconselha a manter uma boa consciência e cultivar a retidão, pois Deus promete preservar apenas os que são retos e fiéis. Por outro lado, ele declara que recompensa abundantemente os orgulhosos, a fim de que, quando os observarmos prosperando por um tempo, uma emulação indigna não nos seduza a imitá-los, a arrogância e a indignação que cometem, enquanto eles pensam que têm a liberdade de fazer o que bem entendem, não podem esmagar e quebrar nossos espíritos. A quantidade do todo é esta: embora os ímpios se bajulem, enquanto prosseguem impunemente em sua impiedade, e os crentes são atormentados por muitos medos e perigos, mas se dediquem a Deus e confiam em sua graça, pois sempre defenderá os fiéis e recompensam os orgulhosos como eles merecem. Com relação ao significado da palavra hebraica ??-??? , al-yether, que apresentamos em abundância, (657) intérpretes não estão de acordo. Alguns traduzem orgulho, o que significa que para aqueles que se comportam com orgulho, Deus prestará de acordo com seu orgulho; outros a traduzem como transbordando, ou além da medida, porque ??? , no entanto, significa em resíduo hebraico ou remanescente; em vez do qual eu o traduzi abundantemente. Alguns o entendem como estendendo-se a seus filhos e filhos, que permanecerão o resíduo de suas sementes. Além disso, como a mesma palavra é freqüentemente usada para excelência (658), não tenho dúvidas de que o profeta repreende elegantemente os orgulhosos, que imaginam que sua excelência imaginada não é apenas um escudo para eles, mas uma fortaleza invencível contra Deus. Como sua autoridade e poder infundados os cegam, ou melhor, os enfeitiçam, de modo que se vangloriam intemperatura e sem medida contra aqueles que são humildes e fracos, o profeta elegantemente diz que há uma recompensa para eles proporcional à arrogância com que eles estão inchados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *