Estudo de Êxodo 5:2 – Comentado e Explicado

O faraó respondeu: "Quem é esse Senhor, para que eu lhe deva obedecer, deixando partir Israel? Não conheço o Senhor, e não deixarei partir Israel".
Êxodo 5:2

Comentário de Albert Barnes

Não conheço o Senhor – ou Faraó não tinha ouvido falar do Senhor, ou ele não o reconheceu como um Deus.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 5: 2 . Faraó disse: Quem é o Senhor? Quem é Jeová? Seus pensamentos estavam cheios da crença supersticiosa das deidades locais ou tutelares; uma opinião que predominava geralmente entre os pagãos. Ele não fala, portanto, como ateu, que não acreditava em nenhum Deus; mas como um devoto cego a falsos deuses. Ele considerava Jeová uma dessas divindades locais; quem, portanto, ele finge não saber. Moisés, no versículo subseqüente, informa a ele que esse Jeová era o DEUS dos hebreus; e a seguinte seqüência de milagres foi convencer Faraó e seu povo, que Jeová não era apenas o DEUS dos hebreus, mas o Supremo Governante de todo o mundo, em oposição à sua fé falsa e idólatra. Ver nota no cap. Êxodo 3:13 .

REFLEXÕES. – Moisés e Arão não demoram. Observar,

1. Eles ousadamente entregam sua mensagem. O povo de Deus é sua porção peculiar, e aqueles que os ferem ou os oprimem fazem isso por sua conta e risco. Eles devem fazer um banquete para ele, e o sacrifício que aponta para a expiação é a substância do banquete. A fé no sangue expiatório de Jesus é o mais doce banquete para a alma.

2. Resposta ímpia do Faraó e negação total. Os que oprimem o povo de Deus desprezam o seu Deus: não o conhecem nem o temem. Nota; (1) A causa de todo pecado é a ignorância de Deus; pois onde não há conhecimento, não há medo dele. 2. Os pecadores obstinados passam da iniqüidade para a impiedade. Eles primeiro ofendem e depois desafiam o Deus de Israel; mas será por seu preço.

Comentário de Adam Clarke

Quem é o Senhor – quem é Jeová, para que eu obedeça à sua voz? Que reivindicações ele tem sobre mim? Não tenho nenhuma obrigação com ele. O faraó falou aqui sob a persuasão comum de que todo lugar e povo tinha uma divindade tutelar, e ele supôs que esse Jeová poderia ser a divindade tutelar dos israelitas, para quem ele, como egípcio, não podia estar sob nenhum tipo de obrigação. Não é prudente trazer essa questão como prova de que o faraó era ateu: disso o texto não oferece evidências.

Comentário de John Wesley

E Faraó disse: Quem é o SENHOR, para que eu obedeça à sua voz para deixar Israel ir? Não conheço o SENHOR, nem deixarei Israel ir.

Quem é o Senhor para que eu obedeça à sua voz? – Sendo convocado para se render, ele pendura a bandeira do desafio. Quem é Jeová? Eu não o conheço nem me importo com ele; nem o valor nem o temem. É um nome difícil que ele nunca ouviu falar antes, mas ele resolve que não deve ser um bugbear para ele. Israel era agora um povo desprezado e oprimido, e pelo caráter que eles tinham ele faz sua estimativa do seu Deus, e conclui que ele não fez uma figura melhor entre os deuses do que seu povo entre as nações.

Comentário de John Calvin

2. E Faraó disse: Quem é o Senhor? É dificilmente credível que exista tanta loucura em um mortal que, ao assim desprezar arbitrariamente a Deus, voe, por assim dizer, na face do céu! (67) Mas devemos observar que o tirano sendo devotado às idolatrias, assim insultou o Deus de Israel, para que ele pudesse manifestar sua grande piedade para com seus falsos deuses. Para sua zombaria, ao desdenhar com desdém o nome de Jeová, deve-se referir às palavras de Moisés, tanto quanto dizer: Por que você traz contra mim esse fantasma desconhecido sob o título de Deus eterno, como se não tivéssemos Deus próprio? Assim, Pilatos, quando Cristo disse: “Para esse fim nasci, e por essa causa vim ao mundo, para dar testemunho da verdade”, pergunta ironicamente, e não sem zombaria: “O que é a verdade?” (68) ( João 18:37 .) Em suma, o faraó não se imaginava desonrando a Deidade, quando rejeitou esse Deus falso ( prodigioso ), como ele pensava. No entanto, seu erro não serviu para justificá-lo, pois surgiu da audácia insana e do desprezo por Deus. Admita que não estava disposto a depreciar seus ídolos e que assim se imaginava cumprindo um dever religioso; mesmo assim, foi um ato de impiedade muito grosseira, repudiar tão descuidadamente o nome do Deus verdadeiro e até mesmo assediá-lo com zombaria. Podemos observar uma loucura semelhante em todos os idólatras. Sendo intoxicados por seus erros, eles ousadamente zombam de Deus e se dignam a não fazer perguntas sobre ele. O clamor dos papistas hoje em dia é que estamos impondo um novo Deus ao mundo; e, aplaudindo-se em seus delírios mais loucos, não hesitam em condenar toda a nossa doutrina como ímpia; não porque estejam convencidos de que estão adorando a Deus corretamente; mas são voluntariamente cegos, para que possam iludir, impunemente, a sagrada majestade de Deus, estupificar suas consciências e preservar para si mesmos seu sono mortal. Eles parecem ser perspicazes e zombeteiros quando zombam da novidade de nossa doutrina; embora sua verdade fosse clara o suficiente, se eles apenas abrissem os olhos. Os epicuristas também (dos quais seita pestilenta o mundo está agora cheio), embora espumem e se enfurecem contra Deus, ainda se refugiam invariavelmente em algumas nuvens, sob as quais sua detestável loucura pode ser escondida: pois fingem que em meio a tanta multidão de opiniões, dificilmente é possível discernir quem é Deus ou o que Ele ordena. Ainda assim, porém, esse é seu objetivo constante, a saber, que eles não tenham nada a ver com Deus e, no entanto, ocultem pelos gracejos a vergonha de sua impiedade; como se fosse livre para eles rejeitarem o que são intencionalmente ignorantes. Mas depois que o Faraó zombou indiretamente da mensagem de Moisés, como um caso ridículo, ele abertamente abusa com mais desprezo seu orgulho, implicando que ele não se importa com esse Deus, com cujo nome Moisés e Arão o assustariam.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 5: 2 . Quem é o Senhor, para que eu obedeça à sua voz? Eu sou o senhor soberano do Egito, e não possuo superior aqui. O nome hebraico Jeová deveria ter sido retido neste e no versículo anterior, e não deve ter sido traduzido como Senhor. Assim diz Jeová – que é Jeová – eu não conheço Jeová. Os egípcios, deve-se observar, e outras nações estavam afundadas em idolatria, e nada conhecendo o Deus verdadeiro, o possuidor do céu e da terra, cada nação tinha um deus ou deuses próprios. O faraó, portanto, não falou como ateu, ou quis dizer que ele não conhecia nada de nenhum deus a quem deveria obedecer; mas ele não sabia nada do Deus dos hebreus, a quem eles chamavam de Jeová, imaginando-o como um dos deuses do Egito, ou de algum outro país, uma mera divindade local, a quem, portanto, não lhe interessava saber nem obedecer . Agora, a série de milagres que se seguiram destinavam-se a ensinar Faraó e seu povo, que Jeová não era apenas o Deus dos hebreus, mas de todo o mundo, tendo um poder descontrolado e soberano sobre a natureza universal.

Referências Cruzadas

Exodo 3:19 – Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force.

1 Samuel 2:12 – Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor

2 Reis 18:35 – Qual dentre todos os deuses dessas nações conseguiu livrar sua terra do meu poder? Como então o Senhor poderá livrar Jerusalém das minhas mãos? “

2 Crônicas 32:15 – Portanto, não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das minhas mãos! “

2 Crônicas 32:19 – Referiram-se ao Deus de Jerusalém como falavam dos deuses dos outros povos da terra, que não passam de obra das mãos dos homens.

Jó 21:15 – Quem é o Todo-poderoso, para que o sirvamos? Que vantagem nos dá orar a ele? ’

Salmos 10:4 – Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos.

Salmos 12:4 – dos que dizem: “Venceremos graças à nossa língua; somos donos dos nossos lábios! Quem é senhor sobre nós? “

Salmos 14:1 – Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem.

Jeremias 44:16 – “Nós não daremos atenção à mensagem que você nos apresenta em nome do Senhor!

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *