Estudo de Salmos 14:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. De Davi. Diz o insensato em seu coração: Não há Deus. Corromperam-se os homens, sua conduta é abominável, não há um só que faça o bem.
Salmos 14:1

Comentário de Albert Barnes

O tolo – A palavra “tolo” é freqüentemente usada nas Escrituras para designar um homem mau – como o pecado é a essência da loucura. Compare Jó 2:10 ; Salmo 74:18 ; Gênesis 34: 7 ; Deuteronômio 22:21 . A palavra hebraica é traduzida como “pessoa vil” em Isaías 32: 5-6 . Em outros lugares, é traduzido como “tolo, tolo” e “homem tolo”. Ele foi projetado para transmitir a idéia de que a iniquidade ou impiedade é uma loucura essencial, ou para usar um termo para descrever os iníquos que, talvez, mais do que qualquer outro, tornem a mente aversa ao pecado – pois há muitos homens que veja mais na palavra “tolo” a ser odiado do que na palavra “ímpio”; quem preferiria ser chamado de “pecador” a “tolo”.

Hath disse – isto é, “pensou”, pois a referência é o que está passando em sua mente.

Em seu coração – Veja a nota no Salmo 10:11 . Ele pode não ter dito isso para os outros; ele pode não ter assumido abertamente a posição perante o mundo de que não há Deus, mas esse pensamento passou por sua mente, e ele o valorizou; e tal pensamento, seja como uma questão de crença ou de desejo, está na base de sua conduta. Ele “age” como se fosse sua crença ou seu desejo.

Deus não existe – As palavras “existe” não estão no original. A tradução literal seria “sem Deus”, “nada de Deus” ou “Deus não é”. A idéia é que, na sua apreensão, não existe Deus ou Deus. A idéia mais correta na passagem é que essa era a crença daquele que aqui é chamado de “tolo”; e é duvidoso que a linguagem possa transmitir a idéia de desejo – ou de um desejo de que seja assim; mas, ainda assim, não resta dúvida de que esse é o desejo ou o desejo dos iníquos, e que eles escutam ansiosamente quaisquer sugestões ou argumentos que, em sua apreensão, demonstrem que não existe um ser como Deus. O estado exato da mente, no entanto, indicado pelos languaqe aqui, sem dúvida é que essa era a opinião ou a crença daquele que aqui é chamado de tolo. Se essa é a verdadeira interpretação, a passagem provaria que houve pessoas ateus. A passagem provaria, também, em sua conexão, que tal crença estava intimamente ligada, como causa ou conseqüente, a uma vida corrupta, pois essa afirmação segue imediatamente em relação ao caráter daqueles que são representados como dizendo que: Deus não existe. De fato, a crença de que Deus não existe é comumente fundada no desejo de levar uma vida perversa; ou, a opinião de que Deus não existe é adotada por aqueles que de fato levam uma vida assim, com o desejo de se sustentar em sua depravação e de evitar o medo de retribuição futura. Um homem que deseja levar uma vida íntegra, deseja encontrar evidências de que existe um Deus, e para esse homem nada seria mais sombrio e angustiante do que qualquer coisa que o levasse a duvidar do fato da existência de Deus. É apenas um homem perverso que encontra prazer em uma discussão para provar que não há Deus, e o desejo de que não houvesse Deus surge apenas em um coração ruim.

Eles são corruptos – Ou seja, eles fizeram corruptos; ou, a conduta deles é corrupta. “Eles fizeram trabalhos abomináveis.” Eles fizeram o que deve ser abominável ou abominável; aquilo que deve ser detestado e adequado para encher a mente de horror.

Não há quem faça o bem – a depravação é universal. Todos caíram em pecado; todos falham em fazer o bem. Não se encontra ninguém disposto a adorar seu Criador e a manter suas leis. Isso foi originalmente falado, sem dúvida, com referência à idade em que o salmista viveu; mas é aplicado pelo apóstolo Paulo, Romanos 3:10 (veja a nota dessa passagem), como um argumento para a depravação universal da humanidade.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 14.

Davi descreve a corrupção de um homem natural: ele convence os ímpios pela luz da consciência deles; ele se glorifica na salvação de Deus.

Para o músico chefe. Um salmo de Davi.

Título. ???? ????? lamnatseach ledavid. Pensa-se que este salmo tenha sido composto por Davi após a quase total deserção de seu povo para Absalão. O quinto verso parece marcar fortemente essa circunstância. Ver 2 Samuel 17: 8 ; 2 Samuel 17:29 . O Sr. Mudge, no entanto, observa que parece do último versículo que este Salmo foi composto durante o cativeiro, e dos versos 4 e 5, que surgiu de um incidente específico, onde os pagãos, no meio de suas carícias, sem nenhum senso de Deus, ou reconhecimento de sua bondade, de alguma forma se assustavam (onde não havia motivos humanos para o medo, como acrescenta o 52º Salmo). Isso parece apontar a festa de Belsazar; onde a maior folga foi dada à impiedade; os vasos sagrados, puramente em desafio, sendo empregados para promover sua devassidão; e onde eles estavam realmente assustados de uma maneira totalmente sobrenatural.

Salmos 14: 1 . O tolo Por tolo, aqui se entende o pagão: É assim que Jó 30: 8 chama os pagãos pagãos, filhos de tolos; isto é, de extração gentia. Em calamidade eminente, era nos primeiros tempos uma prática pagã, não apenas para questionar a existência de suas divindades, mas também para processá-las com as mais terríveis maldições e imprecações. Os judeus, apaixonados por absorver os costumes de seus vizinhos pagãos, parecem ter envolvido isso entre outros. Na simplicidade da tenra idade, quando os homens estavam à vontade, essa opinião geral, tão agradável à mente humana, de um Deus e seu governo moral, era tão forte que nunca seria posta em causa. Foi quando se viram em perigo e na miséria, na vida pública ou privada, que começaram a reclamar, a questionar a justiça ou a negar a existência da Providência. Até agora, o bispo Warburton. Outros, no entanto, imaginam que, pela palavra tolo, são denotados aqui e nos Salmos 53 libertinos e pessoas profanas em geral, cujas mentes foram depravadas pela crueldade de seus corações. Assim, os platonistas denominavam todos os tolos homens maus , embora parecessem ser muito sábios. Parece no versículo 5, em que o salmista sugere a respeito desses tolos que eles não invocaram a Deus, que seu crime não era ateísmo direto, mas uma disposição irreligiosa, procedendo de uma imaginação afetiva que Deus não exercia nenhum governo moral na terra.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 14: 1 . O tolo disse em seu coração – Em seus pensamentos secretos, ou dentro de si mesmo, o que ele tem medo ou vergonha de pronunciar com seus lábios; Não há Deus – ou nenhum que se preocupe com os assuntos da humanidade, nenhum que governe o mundo, e observe e recompense as ações dos homens de acordo com sua qualidade. E, de fato, ele deve ser um tolo que diz ou pensa assim, pois, ao fazê-lo, fala ou pensa contra a luz mais clara, contra seu próprio conhecimento e convicções, e os sentimentos comuns da parte sábia e sóbria da humanidade. De fato, ninguém dirá: Deus não existe, até que ele esteja tão endurecido pelo pecado que se torne seu interesse que não haja ninguém para chamá-lo para uma conta. O que São Paulo diz dos idólatras é igualmente verdadeiro para os ateus. Seu coração tolo está escurecido. Professando a si mesmos para serem sábios, mostram que se tornaram tolos, totalmente destituídos da verdadeira sabedoria, desprovidos de razão e de graça. Eles são corruptos – Na prática, bem como nos princípios. “A infidelidade é o começo do pecado, a loucura é o fundamento da infidelidade e o coração é o assento de ambos.” Horne. Não há – Nenhum dos tolos aqui mencionados, e nenhum da humanidade por natureza, nenhum sem graça sobrenatural; isso faz o bem – De um princípio certo, para um fim certo, e no espírito certo. Nenhuma de suas ações é realmente boa e agradável e agradável a Deus. Pois se alguns deles são bons, quanto ao assunto deles, como quando praticam um ato de justiça ou caridade; todavia, essas ações são corruptas em seus princípios ou fins, não sendo realizadas por amor a Deus, e um desejo e cuidado conscientes de agradá-lo, ou com vistas à sua glória, pois, então, eles realizariam outras boas ações, além dessas. : mas em hipocrisia, ou em vão glória, ou por algum outro design sinistro e indigno.

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64.

O tolo: ou seja, o homem ímpio. Compare Salmos 10: 4 ; Salmos 53: 1 .

no = nenhum sinal de a.

DEUS*. O texto primitivo era “Jeová” (App-4.), Mas os soferins dizem que o alteraram para El (App-4.). Então, Salmos 14: 2 e Salmos 14: 5 . Veja App-32

Há, etc. Citado em Romanos 3: 10-12 com outras escrituras.

faz bem. A Septuaginta acrescenta “ninguém, não” . Isso completa a Figura da fala Epanadiplose com Salmos 14: 3 (App-6).

Comentário de Adam Clarke

O tolo disse em seu coração: Não há Deus – n ?? nabal , que nós fazemos de tolo, significa um sujeito vazio, uma pessoa desprezível, um vilão. Alguém que tem a cabeça enlameada e um coração imundo; e, em sua escuridão e loucura, diz em seu coração: “Deus não existe”. “E nenhum”, diz um, “mas um tolo diria”. A palavra não deve ser tomada no sentido estrito em que usamos o termo ateu, isto é, alguém que nega o ser de um Deus ou o confunde com a matéria. 1. Houve alguns, não muitos, que negaram a existência de Deus. 2. Há outros que, sem negar absolutamente a existência divina, negam sua providência; isto é, eles reconhecem um Ser de poder infinito etc., mas não lhe dão nada para fazer e nem mundo para governar. 3. Existem outros, e eles são muito numerosos, que, enquanto professam reconhecer os dois, negam-nos em seu coração e vivem como se fossem persuadidos de que não havia Deus para punir ou recompensar.

Eles são corruptos – estão em estado de putrefação e fizeram obras abomináveis ??- a corrupção de seus corações se estende por todas as ações de suas vidas. Eles são uma praga do tipo mais mortal; propagar nada além de destruição; e, como seu pai, o diabo, espalhou amplamente o contágio do pecado e da morte. Nenhum deles faz o bem. Ele não pode, pois não tem influência divina, e nega que tal possa ser recebido.

Comentário de John Calvin

Muitos dos judeus são de opinião que, neste salmo, é dada uma previsão sobre a opressão futura de sua nação: como se Davi, pela revelação do Espírito Santo, lamentasse a condição aflita da Igreja de Deus sob a tirania de os gentios. Eles, portanto, referem o que aqui é falado à condição dispersa em que os vemos hoje, como se fossem a preciosa herança de Deus que os animais selvagens devoram. Mas é muito aparente que, desejando cobrir a desgraça de sua nação, eles lutam e se aplicam aos gentios, sem um fundamento justo, o que é dito a respeito dos filhos perversos de Abraão. (279) Certamente não podemos encontrar um intérprete mais qualificado que o apóstolo Paulo, e ele aplica esse salmo expressamente às pessoas que viviam sob a lei ( Romanos 3:19 ). Além disso, embora não tivéssemos o testemunho desse apóstolo, a estrutura do salmo mostra muito claramente que Davi quer dizer mais tiranos domésticos e inimigos dos fiéis do que estrangeiros; um ponto que é muito necessário para entendermos. Sabemos que é uma tentação que nos aflige muito, ver a iniquidade surgindo e prevalecendo no meio da Igreja, os bons e os simples aflitos sem razão, enquanto os iníquos cruelmente dominam de acordo com o seu prazer. Esse triste espetáculo quase completamente nos desanima; e, portanto, precisamos muito ser fortalecidos com o exemplo que Davi aqui coloca diante de nós: para que, no meio das maiores desolações que contemplamos na Igreja, possamos nos consolar com essa garantia de que Deus finalmente libertá-la deles. Não tenho dúvida de que aqui é descrito o estado desordenado e desolado da Judéia que Saul introduziu quando começou a se enfurecer abertamente. Então, como se a lembrança de Deus tivesse sido extinta das mentes dos homens, toda a piedade havia desaparecido e, com respeito à integridade ou retidão entre os homens, havia tão pouco quanto a piedade.

O tolo disse. Como a palavra hebraica ??? , nabal, significa não apenas um tolo, mas também uma pessoa perversa, vil e desprezível, não seria inadequado traduzi-lo assim neste lugar; contudo, fico contente em seguir a interpretação mais geralmente recebida, ou seja, que todas as pessoas profanas, que rejeitaram todo temor a Deus e se abandonaram à iniqüidade, são condenadas por loucura. Davi não apresenta contra seus inimigos a acusação de tolice comum, mas investe contra a loucura e a insana dureza daqueles a quem o mundo considera eminente por sua sabedoria. Em geral, vemos que aqueles que, na opinião de si e dos outros, se destacam muito em sagacidade e sabedoria, empregam sua astúcia em armadilhas e exercitam a engenhosidade de suas mentes em desprezar e zombar de Deus. Portanto, é importante para nós, em primeiro lugar, saber que, por mais que o mundo aplaude esses personagens astuciosos e escarnecedores, que se permitem ceder até certo ponto à maldade, o Espírito Santo os condena como tolos; pois não há estupidez mais brutal do que o esquecimento de Deus. Devemos, no entanto, ao mesmo tempo, cuidadosamente marcar as evidências nas quais o salmista chega à conclusão de que eles rejeitaram todo senso de religião, e é isso: que eles derrubaram toda ordem, para que não mais faça qualquer distinção entre certo e errado, e não respeite a honestidade nem o amor à humanidade. Davi, portanto, não fala da afeição oculta do coração dos ímpios, exceto na medida em que eles se descobrem por suas ações externas. A importância de sua linguagem é: como é que esses homens se entregam a suas concupiscências com tanta ousadia e tão ultrajantes que não prestam atenção à retidão ou eqüidade; em resumo, que eles se apressam loucamente em todo tipo de maldade, se não é por terem sacudido todo senso de religião e extinguido, na medida do possível, toda lembrança de Deus de suas mentes? Quando as pessoas mantêm em seu coração qualquer senso de religião, devem necessariamente ter alguma modéstia e, de alguma forma, serem contidas e impedidas de desconsiderar completamente os ditames de sua consciência. A partir disso, segue-se que, quando os ímpios se permitem seguir suas próprias inclinações, de maneira tão obstinada e audaciosa como aqui são representados, sem qualquer sentimento de vergonha, é uma evidência de que rejeitaram todo temor de Deus.

O salmista diz que eles falam em seus corações. Eles não podem pronunciar esta blasfêmia detestável: Não há Deus com suas bocas; mas a licenciosidade desenfreada de sua vida declara alta e distintamente que em seus corações, destituídos de toda a piedade, eles cantam tranquilamente para si mesmos esse cântico. Não que eles mantenham, por argumentos prolongados ou silogismos formais, como os chamam, que não há Deus (para torná-los ainda mais indesculpáveis, Deus de tempos em tempos faz com que até mesmo o mais perverso dos homens se sinta secreto dores de consciência, para que possam ser compelidos a reconhecer sua majestade e poder soberano;) mas, qualquer que seja o conhecimento certo que Deus instila neles, eles o sufocam em parte por sua malícia contra ele, e em parte a corrompem, até que a religião neles se torne torpida e último morto. Eles podem não negar claramente a existência de um Deus, mas imaginam que ele seja trancado no céu e despojado de sua justiça e poder; e isso é apenas para formar um ídolo na sala de Deus. Como se nunca chegasse o momento em que terão que aparecer diante dele para julgamento, (280) esforçam-se, em todas as transações e preocupações de suas vidas, em removê-lo à maior distância e afastar de suas mentes toda apreensão. de sua majestade. (281) E quando Deus é arrastado de seu trono, e despojado de seu caráter como juiz, a impiedade atinge seu auge; e, portanto, devemos concluir que Davi certamente falou de acordo com a verdade, ao declarar que aqueles que se dão liberdade de cometer todo tipo de maldade, na lisonjeira esperança de escapar impunemente, negam em seu coração que Deus exista. . Como o quinquagésimo terceiro salmo, com exceção de algumas palavras nele modificadas, é apenas uma repetição desse salmo, mostrarei nos lugares apropriados, à medida que prosseguimos, a diferença que existe entre os dois salmos. Aqui, Davi reclama que eles fizeram um trabalho abominável; mas para a palavra trabalho, o termo empregado é iniqüidade. Deve-se observar que Davi não fala de uma obra ou de duas; mas, como ele dissera, que eles perverteram ou corromperam toda a ordem legal, agora ele acrescenta que poluíram toda a sua vida, a fim de torná-la abominável, e a prova disso é que ele aduz, que eles não têm consideram a retidão em suas relações uns com os outros, mas esqueceram toda a humanidade e toda a beneficência para com seus semelhantes.

Comentário de John Wesley

O tolo disse em seu coração: Deus não existe. Eles são corruptos, fizeram obras abomináveis, não há quem faça o bem.

O tolo – O homem mau.

Bom – isto é, ações realmente boas ou agradáveis ??a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *