Estudo de 2 Reis 5:15 – Comentado e Explicado

Voltando então para o homem de Deus, com toda a sua comitiva, entrou, apresentou-se diante dele e disse: Reconheço que não há outro Deus em toda a terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo.
2 Reis 5:15

Comentário de Albert Barnes

Ele voltou – Naamã ficou agradecido (compare Lucas 17:15 ). Do Jordão a Samaria havia uma distância não inferior a 32 milhas. Naamã foi ainda a Damasco, longe de seu caminho, prolongando sua jornada necessária por pelo menos três dias. Seu objetivo especial ao retornar parece ter sido aliviar seus sentimentos de obrigação, induzindo o profeta a aceitar uma “bênção”, ou seja, um presente.

Deus não existe … – Compare as referências marginais; mas em nenhuma delas as expressões são tão fortes como aqui. Naamã parece absolutamente renunciar a toda crença em qualquer outro Deus que não seja o Senhor.

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 5:15 . Ele voltou ao homem de Deus – Para agradecer e recompensar o grande benefício que ele havia recebido. Eu sei que não há Deus em toda a terra, exceto em Israel – Por esse trabalho maravilhoso, estou plenamente convencido de que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro e que outros deuses são ídolos impotentes. Uma nobre confissão! mas quem fala a miséria do mundo gentio; para as nações que tinham muitos deuses, realmente não tinham Deus, mas estavam sem Deus no mundo. Anteriormente, ele pensara que os deuses da Síria eram de fato, mas agora a experiência havia corrigido seu erro, e ele sabia que o Deus de Israel era apenas Deus, o soberano Senhor de todos. Se ele tivesse apenas visto outros leprosos serem limpos, talvez não o tivesse convencido; mas a misericórdia da cura o afetou mais do que o milagre dela. Aqueles são mais capazes de falar do poder da graça divina, que já a experimentaram. Oro para que receba uma bênção do teu servo – um agradecimento ou reconhecimento de gratidão. Os hebreus chamavam todo presente de bênção.

Comentário de E.W. Bullinger

devolvida. Cerca de trinta milhas.

agora eu sei. Compare “Eis que pensei” , 2 Reis 5:11 .

aceitar = aceitar.

benção = um presente. Compare Gênesis 33:11 . Juízes 1:15 .

Comentário de Adam Clarke

God – He saw that the hand of the Lord was upon him; Ele voltou ao homem de Deus – viu que a mão do Senhor estava sobre ele; ele sentiu gratidão por sua limpeza; e voltou a reconhecer, da maneira mais pública, sua obrigação para com Deus e seu servo.

Parou diante dele – Ele agora estava verdadeiramente humilhado e deixou todo o seu estado para trás. Geralmente, os que menos valorizam a si mesmos são orgulhosos e orgulhosos; enquanto os mais excelentes da terra são os mais humildes, sabendo que eles não têm nada além do que receberam. Naamã, o leproso, estava mais orgulhoso e ditatorial do que quando foi purificado da lepra.

the earth – Those termed gods are no gods; Não existe Deus em toda a terra – Esses chamados deuses não são deuses; o Deus de Israel é Deus único em toda a terra. Veja meu sermão sobre este assunto.

Tome uma bênção – aceite um presente. Tome um presente expiatório. Árabe. Ele desejava oferecer algo para sua limpeza. Ele achou certo assim reconhecer a mão da qual havia recebido sua cura e, assim, honrar o Senhor, dando algo ao seu servo.

Referências Cruzadas

Gênesis 33:11 – Aceita, pois, o presente que te foi trazido, pois Deus tem sido favorável para comigo, e eu já tenho tudo o que necessito”. Jacó tanto insistiu que Esaú acabou aceitando.

Josué 2:9 – e lhes disse: “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.

Josué 9:9 – Ele responderam: “Seus servos vieram de uma terra muito distante por causa da fama do Senhor, do seu Deus. Pois ouvimos falar dele, de tudo o que fez no Egito,

Josué 9:24 – Eles responderam a Josué: “Os seus servos ficaram sabendo como o Senhor, o seu Deus, ordenou que o seu servo Moisés lhes desse toda esta terra e que destruísse todos os seus habitantes da presença de vocês. Tivemos medo do que poderia acontecer conosco por causa de vocês. Por isso agimos assim.

1 Samuel 17:46 – Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

1 Samuel 25:27 – E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem.

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

2 Reis 5:8 – Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: “Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel”.

Isaías 43:10 – “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:6 – de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Daniel 2:47 – O rei disse a Daniel: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério”.

Daniel 3:29 – Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira”.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

Lucas 17:15 – Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

2 Coríntios 9:5 – Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *