Estudo de Lucas 17:15 – Comentado e Explicado

Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.
Lucas 17:15

Comentário de Albert Barnes

Um deles … – Este homem, sensível ao poder de Deus e agradecido por suas misericórdias, voltou para expressar sua gratidão a Deus por sua bondade. Em vez de obedecer “de uma vez” a “letra” da ordem, ele “primeiro” expressou seu agradecimento a Deus e ao seu Grande Benfeitor. Não há evidências, no entanto, de que ele não “depois” de ter dado graças a Deus e de ter derramado sua alegria aos pés de Jesus, ir ao sacerdote como foi orientado; de fato, ele não poderia ter sido restaurado à sociedade sem fazê-lo; mas ele “primeiro” derramou seus agradecimentos a Deus e louvou-o por sua maravilhosa recuperação. O primeiro dever dos pecadores, depois de perdoados e com a esperança da vida eterna, é prostrar-se aos pés de seu Grande Benfeitor e consagrar-se ao seu serviço. “Então” deixe-os ir e mostrar aos outros a evidência de que eles são purificados. Deixe-os ir e se misturar, como um leproso restaurado, com suas famílias e amigos, e mostrar pela pureza e santidade de suas vidas quão grande é a misericórdia que os purificou.

Ele era samaritano – Veja as notas em Mateus 10: 5 . Isso tornou sua conduta mais notável e impressionante à vista dos judeus. “Eles” consideravam os samaritanos como especialmente maus, e “eles mesmos” como especialmente santos. Este exemplo mostrou a eles, como a parábola do bom samaritano, que nisso eles estavam enganados: e um dos objetivos disso parece ter sido derrubar a “oposição” entre judeus e samaritanos e levar o primeiro a ser mais caridoso julgamentos respeitantes a este último.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 17: 15-19 . E um deles, quando viu que estava curado – ficou tão afetado que, com o coração cheio de gratidão e alegria, voltou imediatamente e com uma voz alta glorificou a Deus – fez um reconhecimento livre e aberto do sinal misericórdia que ele recebeu. Embora ele tivesse se mantido afastado de Jesus antes, e, apesar de sentir que agora estava perfeitamente limpo, ele se aproximou, para que todos pudessem ter a oportunidade de contemplar os milagres; e caiu de bruços aos pés – Na mais profunda humilhação, agradecendo-lhe como o autor imediato de sua cura; e ainda assim esse homem era samaritano – uma nação herética, da qual se esperaria menos do que os judeus, os professores da verdadeira religião e os membros da igreja visível de Deus. Portanto, tornar conhecida a boa disposição do homem, embora ele professasse uma religião falsa, e dizer que os outros, que eram mais favorecidos com privilégios e vantagens externos, deveriam ter demonstrado um grande senso de piedade e gratidão. ele; Jesus disse: Não foram dez os limpos, mas onde estão os nove? Por que eles não voltaram para agradecer? Isso sugere que a ingratidão é um pecado muito comum; dos muitos que recebem misericórdia de Deus, há poucos, muito poucos, que retornam para dar graças da maneira correta; que prestam de acordo com os benefícios que lhes foram feitos. Não foi encontrado para dar glória a Deus, exceto esse estrangeiro – ? a????e??? ??t?? , esse alienígena – Assim, desde o cativeiro, os judeus consideram os samaritanos. Eles os chamam de cutitas até hoje. Assim, muitos que professam religião revelada são superados e bastante envergonhados por alguns que são governados apenas pela religião natural, e isso não apenas na virtude moral, mas na piedade e devoção. “A ingratidão desses leprosos judeus, agora curados, parecerá monstruosa, se considerarmos que a doença da qual foram libertados é em si uma das doenças mais repugnantes incidentes à natureza humana e uma doença que, pela lei de Moisés , sujeitou-os a maiores dificuldades do que qualquer cinomose. Mas, embora a cura dessa aflição terrível tenha sido produzida sem a menor dor ou até problemas para os leprosos, e com tanta rapidez que foi concluída quando eles se afastaram um pouco, como parece o samaritano encontrar Jesus onde o deixou , esses judeus não se dariam ao trabalho de voltar para glorificar a Deus, tornando público o milagre, nem honrando Jesus, reconhecendo o favor. Tais eram as pessoas que se glorificavam em serem santas e insolentemente chamavam os homens de todas as outras nações de cães. Mas sua hipocrisia e presunção receberam uma severa repreensão nesta ocasião. Pois nosso Senhor, em suas observações sobre o comportamento deles, declarou claramente que a profissão externa de qualquer religião, por mais verdadeira e excelente que possa ser a religião em si mesma, não tem valor diante de Deus em comparação à piedade e às santas disposições internas. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

com . Grego. meta. App-104.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

15. E um deles, etc. É incerto se ele voltou quando eles estavam no meio do caminho, e as palavras de Lucas parecem implicar isso; mas acho mais provável que só depois de ouvir a decisão dos padres que ele voltou para agradecer. Ele deve ter obtido permissão dos padres para retornar à relação comum da vida; e ele não tinha o direito de negligenciar o mandamento de Cristo e defraudar o templo de Deus em sacrifício. Alguns talvez se sintam mais satisfeitos com uma conjectura diferente: assim que ele viu que estava purificado, e antes de solicitar um testemunho aos sacerdotes, foi tomado por um zelo devoto e santo, e retornou ao Autor da curar, a fim de iniciar seu sacrifício com ação de graças. As palavras de Cristo contêm uma exposição a toda a nação; pois é por meio de censura que ele faz uma comparação entre um estrangeiro e muitos judeus, porque era costume deles engolirem os favores de Deus sem nenhum sentimento de piedade. E foi por essa razão que Cristo ganhou quase nenhuma reputação entre eles por milagres tão numerosos e tão esplêndidos. Aprendemos que esta queixa é apresentada geralmente contra todos nós, se pelo menos não retribuirmos os favores divinos pelo dever de gratidão.

Comentário de Adam Clarke

Um deles, quando viu que estava curado, etc. – Parece que ele não esperou para ir primeiro ao padre, mas voltou imediatamente e elogiou publicamente a mão amável da qual ele havia recebido a cura.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 32:24 – Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. Ele orou ao Senhor, que lhe respondeu dando-lhe um sinal miraculoso.

Salmos 30:1 – Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.

Salmos 30:11 – Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,

Salmos 103:1 – Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!

Salmos 107:20 – Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.

Salmos 116:12 – Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?

Salmos 118:18 – O Senhor me castigou com severidade, mas não me entregou à morte.

Isaías 38:19 – Os vivos, somente os vivos, te louvam, como hoje estou fazendo; os pais contam a tua fidelidade a seus filhos.

Lucas 17:17 – Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?

João 5:14 – Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.

João 9:38 – Então o homem disse: “Senhor, eu creio”. E o adorou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *