Estudo de João 5:14 – Comentado e Explicado

Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior.
João 5:14

Comentário de Albert Barnes

O encontra – caiu com ele ou o viu.

No templo – o homem parece ter ido imediatamente ao templo – talvez um privilégio do qual ele havia sido privado por muito tempo. Os que são curados da doença devem procurar o santuário de Deus e agradecer-lhe por sua misericórdia. Compare as anotações em Isaías 38:20 . Não há nada mais impróprio, quando somos levantados de um leito de dor, do que esquecer Deus, nosso benfeitor, e deixar de elogiá-lo por suas misericórdias.

Tu és completo – Jesus recorda o fato de que ele foi curado, a fim de que ele possa adverti-lo a não pecar novamente.

Não peques mais – por essa expressão estava implícito que a enfermidade desse homem era causada pelo pecado – talvez pelo vício em sua juventude. Seu crime ou dissipação lhe trouxera essa aflição longa e angustiante. Jesus mostra que ele sabia a causa de sua doença e aproveita a ocasião para avisá-lo para não repeti-la. Nenhum homem que se entrega ao vício pode dizer quais podem ser suas conseqüências. Sempre deve terminar no mal, e não raramente, resulta em perda de saúde e em doenças longas e dolorosas. Esse é sempre o caso da intemperança e de todos os prazeres grosseiros. Cedo ou tarde, o pecado sempre resultará em miséria.

Não peques mais – não repita o vício. Você teve uma experiência de compra cara e, se repetida, será pior. Quando um homem é restaurado dos efeitos do pecado, deve aprender a evitar a própria aparência do mal. Ele deveria evitar o lugar da tentação; ele não deve se misturar novamente com seus antigos companheiros; ele não deve tocar, provar não, lidar com não. Deus visita com mais julgamento aqueles que já foram restaurados dos caminhos do pecado e que voltam a ele. O bêbado que foi reformado e que volta aos seus hábitos de beber torna-se mais bestial; o homem que professa ter experimentado uma mudança de coração e que depois se entrega ao pecado, afunda mais na poluição e raramente é restaurado. A única maneira de segurança em todos esses casos é “não pecar mais”; não estar no caminho da tentação; não nos expor; não tocar nem se aproximar daquilo que quase funcionou em nossa ruína. O homem que tem sido intemperante e reformado, se provar o veneno, pode esperar afundar mais do que nunca na embriaguez e na poluição.

Uma coisa pior – uma doença mais grave ou as dores do inferno. “A condenação dos apóstatas é pior do que a claudicação de trinta e oito anos” (Henry).

Comentário de E.W. Bullinger

Depois =

Depois dessas coisas. Veja a nota em João 5: 1 .

encontra . Compare João 9:35 . Veja App-176.

templo = os tribunais do templo. Veja nota em Mateus 23:16 .

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

arte feita = se tornou.

pecado, etc. = continuar não mais (grego. meketi) em pecado.

pecado. Grego. hamartano. App-128. Ver João 9:24 , João 9:25 , João 9:31 , João 9:34 . App-176.

para que = nessa ordem. . . não é grego.

mim. App-105.

Vinde a ti = acontece contigo, ou te sucede.

Comentário de John Calvin

14. Depois dessas coisas, Jesus o encontrou. Essas palavras mostram ainda mais claramente que, quando Cristo se ocultou por um tempo, não foi para que a lembrança da bondade que ele havia conferido pudesse perecer, pois agora ele aparece em público por sua própria vontade; somente ele pretendia que o trabalho fosse primeiro conhecido e que posteriormente seria declarado o autor do mesmo. Esta passagem contém uma doutrina altamente útil; pois quando Cristo diz: eis que tu és feito completo, seu significado é que façamos uso indevido dos dons de Deus, se não estivermos entusiasmados por gratidão. Cristo não censura o homem com o que ele lhe deu, mas apenas o lembra que ele havia sido curado para que, lembrando-se do favor que recebera, ele pudesse toda a vida servir a Deus, seu Libertador. Assim, como Deus, por estrias, instrui e estimula-nos ao arrependimento, assim ele nos convida a isso por sua bondade e tolerância; e, de fato, é o desígnio universal, tanto de nossa redenção quanto de todos os dons de Deus, manter-nos inteiramente devotados a Ele. Agora, isso não pode ser feito, a menos que a lembrança do castigo passado permaneça impressa na mente, e a menos que aquele que obteve perdão seja empregado nessa meditação durante toda a sua vida.

Essa advertência nos ensina também que todos os males que suportamos devem ser imputados aos nossos pecados; pois as aflições dos homens não são acidentais, mas há muitas listras para o nosso castigo. Primeiro, então, devemos reconhecer a mão de Deus que nos atinge, e não imaginar que nossas angústias surjam de uma impetuosidade cega da fortuna; e depois atribuímos essa honra a Deus, que, como Ele é um Pai cheio de bondade, Ele não se agrada de nossos sofrimentos e, portanto, não nos trata mais severamente do que foi ofendido por nossos pecados. Quando ele o cobra, não peque mais, ele não o ordena a se libertar de todo pecado, mas fala comparativamente sobre sua vida anterior; pois Cristo o exorta a partir de agora a se arrepender, e não fazer como ele havia feito antes.

Para que algo pior não aconteça em ti. Se Deus não consegue nos fazer o bem pelas listras com as quais gentilmente nos castiga, como o pai mais gentil castigaria seus ternos e delicados filhos, ele é obrigado a assumir um novo caráter, e um caráter que, por assim dizer, é não é natural para ele. Ele, portanto, aproveita o chicote para subjugar nossa obstinação, como ameaça na Lei ( Levítico 26:14 ; Deuteronômio 28:15 ; Salmos 32: 9 😉 e, de fato, nas Escrituras, passagens do mesmo tipo devem ser encontradas. Assim, quando somos incessantemente pressionados por novas aflições, devemos atribuir isso à nossa obstinação; pois não apenas parecemos cavalos e mulas inquietos, mas somos como animais selvagens que não podem ser domados. Não há razão para questionar, portanto, se Deus faz uso de punições mais severas para nos ferir, por assim dizer, com marretas, quando a punição moderada não tem proveito; pois é apropriado que aqueles que não desejam ser corrigidos sejam feridos por golpes. Em resumo, o uso de punições é para nos tornar mais cautelosos no futuro. Se, após o primeiro e o segundo golpes, mantivermos dureza obstinada do coração, ele nos atingirá sete vezes mais severamente. Se, depois de mostrarmos sinais de arrependimento por um tempo, imediatamente voltamos à nossa disposição natural, ele castiga mais profundamente essa leviandade que prova ser esquecida e cheia de preguiça.

Mais uma vez, na pessoa desse homem, é importante observarmos com que gentileza e condescendência o Senhor tem conosco. Suponhamos que o homem estivesse se aproximando da velhice, caso em que ele deve ter sido visitado por uma doença no começo da vida, e talvez tenha sido atacado por ela desde a primeira infância; e agora vamos considerar o quão doloroso para ele deve ter sido esse castigo continuado por tantos anos. É certo que não podemos censurar a Deus com severidade excessiva, fazendo com que este homem definha e fique meio morto por tanto tempo; e, portanto, quando somos punidos com mais leveza, aprendemos que é porque o Senhor, em sua infinita bondade, modera o extremo rigor dos castigos que teríamos merecido. (97) Aprendemos também que nenhum castigo é tão rigoroso e severo que o Senhor não pode fazer acréscimos a eles quando bem entender. Tampouco se pode duvidar que os homens miseráveis, com suas queixas perversas, frequentemente recaiam sobre si mesmos torturas terríveis e chocantes, quando afirmam que não é possível suportar angústias mais pesadas e que Deus não pode mais lhes enviar nada. (98) Essas coisas não estão ocultas entre os meus tesouros ? diz o Senhor ( Deuteronômio 32:34 .) Também devemos observar como somos lentos em tirar proveito dos castigos de Deus; pois se a exortação de Cristo não era supérflua, podemos aprender com ele que a alma desse homem ainda não estava totalmente purificada de todos os vícios. De fato, as raízes dos vícios são profundas demais em nós para podermos ser arrancadas em um único dia ou em alguns dias; e a cura das doenças da alma é muito difícil de ser efetuada por remédios aplicados por um curto período de tempo.

Comentário de Adam Clarke

Jesus o encontra no templo – O homem, consciente de que foi pela misericórdia de Deus que foi restaurado (embora ainda não soubesse claramente quem era Cristo), foi ao templo para retornar graças a Deus por sua cura. . Se isso foi no mesmo dia, ou em algum outro, não aparece distintamente: provavelmente foi no mesmo dia, depois que ele levou para casa o sofá. Quantos, quando são curados, esquecem a mão que os curou e, em vez de gratidão e obediência a Deus, usam sua saúde e força renovadas no serviço do pecado! Aqueles que fazem uso das misericórdias de Deus podem considerar sua restauração apenas um descanso da perdição.

Não peques mais, para que nada pior aconteça a ti – Nosso Senhor, pretendendo descobrir a esse homem quem ele era, deu-lhe duas provas da perfeição de seu conhecimento.

  1. Ele mostrou a ele que conhecia o segredo do passado – não pecou mais: sugerindo que seus pecados anteriores eram a causa de sua longa aflição.

2. Ele mostrou a ele que conhecia o futuro – para que não aconteça uma coisa pior: se a tua iniquidade se repetir, a tua punição será aumentada.

Comentário de Thomas Coke

João 5:14 . Jesus o encontra no templo, Jesus encontrou o homem no templo, para onde provavelmente ele reparou, para retornar graças a Deus por sua recuperação de sinal; quando, para tornar completa a misericórdia que ele lhe dera, nosso Senhor aproveitou a oportunidade para lembrá-lo de ter trazido a perturbadora sobre si mesmo por suas más ações; pois ele o exorta a abster-se de pecar no futuro, para que algum julgamento mais pesado lhe seja infligido.

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Depois Jesus o encontrou no templo e disse-lhe: Eis que tu estás completo; não peques mais, para que não te aconteça uma coisa pior.

Não peques mais – Parece que sua doença anterior foi o efeito ou punição do pecado.

Referências Cruzadas

Levítico 7:12 – “Se alguém a fizer por gratidão, então, junto com sua oferta de gratidão, terá que oferecer bolos sem fermento e amassados com óleo, pães finos sem fermento e untados com óleo, e bolos da melhor farinha bem amassados e misturados com óleo.

Levítico 26:23 – “Se apesar disso vocês não aceitarem a minha disciplina, mas continuarem a opor-se a mim,

Levítico 26:27 – “Se apesar disso tudo vocês ainda não me ouvirem, mas continuarem a opor-se a mim,

2 Crônicas 28:22 – Mesmo nessa época em que passou por tantas dificuldades, o rei Acaz tornou-se ainda mais infiel ao Senhor.

Esdras 9:13 – Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este,

Neemias 9:28 – “Mas, tão logo voltavam a ter paz, de novo faziam o que tu reprovas. Então os abandonavas às mãos de seus inimigos para que dominassem sobre eles. E, quando novamente clamavam a ti, dos céus tu os ouvias e na tua compaixão os livravas vez após vez.

Salmos 9:13 – Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,

Salmos 27:6 – Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor.

Salmos 66:13 – Para o teu templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo,

Salmos 107:20 – Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.

Salmos 116:12 – Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?

Salmos 118:18 – O Senhor me castigou com severidade, mas não me entregou à morte.

Isaías 38:20 – O Senhor me salvou. Cantaremos com instrumentos de corda todos os dias de nossa vida no templo do Senhor.

Isaías 38:22 – Ezequias tinha perguntado: “Qual será o sinal de que subirei ao templo do Senhor? “

Mateus 12:45 – Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa”.

João 5:5 – Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.

João 8:11 – “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

Apocalipse 2:21 – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *