Estudo de João 8:11 – Comentado e Explicado

Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.
João 8:11

Comentário de Albert Barnes

Tampouco te condeno – Isso deve ser tomado no sentido de condenação judicial ou de sentença como magistrado, pois era para isso que eles a haviam denunciado. Não era para obter sua opinião sobre adultério, mas para obter a condenação da mulher. Como ele não reivindicou autoridade civil, ele disse que não a exercia e não deveria condená-la a morrer. Nesse sentido, a palavra é usada no versículo anterior, e esse é o único sentido que a passagem exige. Além disso, o que se segue mostra que esse era o seu significado.

Vá e não peque mais – você pecou. Você foi detectado e acusado. O pecado é grande. Mas não reivindico poder para condená-lo a morrer e, como seus acusadores o deixaram, minha orientação para você é que você não peque mais. Esta passagem, portanto, nos ensina:

1. que Jesus não reivindicou autoridade civil.

2.que ele considerava a ação da qual eles a acusavam como pecado.

3.que ele conhecia o coração e a vida dos homens.

4.que os homens costumam ser muito zelosos em acusar outras pessoas daquilo de que elas próprias são culpadas. E,

5. que Jesus foi dotado de maravilhosa sabedoria para enfrentar os artifícios de seus inimigos e iludir seus planos profundos de envolvê-lo em ruínas.

Deve-se acrescentar que essa passagem, juntamente com o último versículo do capítulo anterior, tem sido considerada por muitos críticos como espúria. Está faltando em muitos dos manuscritos e versões antigos e foi rejeitado por Erasmus, Calvin, Beza, Grotius, Wetstein, Tittman, Knapp e muitos outros. Não é fácil decidir se é uma parte genuína do Novo Testamento ou não. Alguns supuseram que não foi escrito pelos evangelistas, mas foi frequentemente relatado por eles, e que depois de um tempo foi gravado e introduzido por Papias no texto sagrado.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . Veja App-98. BA.

ti . Ele não diz “teu pecado” . Ele fala judicialmente.

pecado . App-128.

Comentário de John Calvin

11. Nem eu também te condeno. Não nos dizem que Cristo absolveu absolutamente a mulher, mas que ele permitiu que ela fosse libertada. Isso também não é maravilhoso, pois ele não desejava empreender nada que não pertencesse ao seu cargo. Ele foi enviado pelo Pai para reunir as ovelhas perdidas ( Mateus 10: 6 😉 e, portanto, atento ao seu chamado, exorta a mulher ao arrependimento e a conforta por uma promessa de graça. Aqueles que inferem disso que o adultério não deve ser punido com a morte devem, pela mesma razão, admitir que as heranças não devem ser divididas, porque Cristo se recusou a arbitrar nessa questão entre dois irmãos ( Lucas 12:13 ). De fato, não haverá crime que não seja isento das penalidades da lei, se o adultério não for punido; pois então a porta será aberta para qualquer tipo de traição, envenenamento, assassinato e roubo. Além disso, a adúltera, quando dá à luz um filho ilícito, não apenas rouba o nome da família, como tira violentamente o direito de herança da descendência legal e a transmite a estranhos. Mas o pior de tudo é que a esposa não apenas desonra o marido a quem se uniu, mas também se prostitui em vergonhosa maldade, e também viola a aliança sagrada de Deus, sem a qual nenhuma santidade pode continuar a existir no mundo.

No entanto, a teologia popista é que nesta passagem Cristo nos trouxe a Lei da graça, pela qual os adúlteros são libertados do castigo. E embora se esforcem, por todo método, de apagar da mente dos homens a graça de Deus, tal graça que em todos os lugares nos é declarada pela doutrina do Evangelho, mas somente nesta passagem eles pregam em voz alta a Lei da graça. Por que isso, senão que eles podem poluir, com luxúria desenfreada, quase todos os leitos matrimoniais, e podem escapar impunes? Verdadeiramente, este é o excelente fruto (210) que colhemos do sistema diabólico do celibato, que aqueles que não têm permissão para se casar com uma esposa legal podem cometer fornicação sem restrição. Mas lembremos que, enquanto Cristo perdoa os pecados dos homens, ele não derruba a ordem política nem inverte as sentenças e punições designadas pelas leis.

Vá e não peques mais. Portanto, inferimos qual é o desígnio da graça de Cristo. É que o pecador, reconciliado com Deus, pode honrar o Autor de sua salvação por uma vida boa e santa. Em resumo, pela mesma palavra de Deus, quando o perdão é oferecido a nós, somos igualmente chamados ao arrependimento. Além disso, embora essa exortação aguarde o futuro, ainda humilha os pecadores, lembrando-se de recordar suas vidas passadas.

Comentário de Adam Clarke

Nem eu também te condeno – o Bispo Pearce diz: “Teria sido estranho se Jesus, quando ele não era magistrado, e não tivesse testemunhas diante dele para examiná-los, e quando ela não tivesse sido julgada e condenada pela lei e juízes legais, deveriam tê-lo levado a condená-la.Este é o caso, parece que Jesus evitou dar uma resposta à pergunta dos escribas e fariseus, e também como há poucas razões para concluir daí que Cristo parece nisto. caso não o suficiente para desencorajar o adultério, embora ele tenha chamado de pecado.E, no entanto, essa opinião ocorreu tão cedo entre os cristãos que a leitura dessa história foi diligentemente evitada, nas lições recitadas nos Evangelhos, no serviço público das igrejas, como se a frase de Jesus, eu não te condeno, tivesse dado demasiada atenção às mulheres culpadas por esse crime.Em conseqüência disso, como nunca foi lido nas igrejas, e agora não é encontrado em nenhum da Evangelistaria, e como ele provavelmente marcado no MSS. como uma parte a não ser lida lá, toda essa história, de João 8: 1-11 , inclusive, veio, com o tempo, ser deixada de fora em alguns MSS., embora na maior parte ainda permaneça. ” Até agora, o bispo judicioso e erudito. Como a passagem está presente em todos os MSS. Até então reunidos pode ser visto em Wetstein e Griesbach. Depois de ponderar o que foi aduzido em favor de sua autenticidade e considerar seriamente seu estado nos MSS., exibido na Var. Lect. de Griesbach, devo confessar, as evidências a seu favor não me parecem impressionantes. No entanto, de maneira alguma eu a extinguiria do texto. Sua ausência de muitos MSS. O modo confuso em que aparece em outros pode ser facilmente explicado pelos princípios estabelecidos pelo bispo Pearce acima.No entanto, pode ser necessário observar que uma conexão muito perfeita subsiste entre João 7:52 e João 8:12 ; – todos os versículos intermediários foram omitidos por MSS. da primeira antiguidade e autoridade. Em alguns MSS. é encontrado no final deste evangelho; em outros, um lugar vago é deixado neste capítulo; e em outros, é colocado após o capítulo 21 de Lucas. Veja no final deste capítulo.

Comentário de John Wesley

Ela disse: Nenhum homem, Senhor. E Jesus lhe disse: Nem eu também te condeno; vai, e não peques mais.

Tampouco te condeno – Também não decido fazer nenhuma dessas sentenças. Que essa libertação te leve ao arrependimento.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 16:18 – Nomeiem juízes e oficiais para cada uma de suas tribos em todas as cidades que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, para que eles julguem o povo com justiça.

Deuteronômio 17:9 – e procurem os sacerdotes levitas e o juiz que estiver exercendo o cargo na ocasião. Apresentem-lhes o caso, e eles lhes darão o veredicto.

Jó 34:31 – “Suponhamos que um homem diga a Deus: ‘Sou culpado, mas não vou mais pecar.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Mateus 21:28 – “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.

Lucas 5:32 – Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.

Lucas 9:56 – e foram para outro povoado.

Lucas 12:13 – Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo”.

Lucas 13:3 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Lucas 13:5 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.

Lucas 15:7 – Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

João 5:14 – Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.

João 8:15 – Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.

João 18:36 – Disse Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 13:3 – Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.

1 Coríntios 5:12 – Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

Apocalipse 2:21 – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *