Estudo de Lucas 12:13 – Comentado e Explicado

Disse-lhe então alguém do meio do povo: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Lucas 12:13

Comentário de Albert Barnes

Um da empresa – Um da multidão. Esse homem provavelmente teve uma disputa com o irmão, supondo que o irmão se recusou a fazer justiça a ele. Concebendo que Jesus tinha poder sobre o povo – que o que ele disse devia ser realizado -, ele se esforçou para garantir o seu lado da disputa e ganhar seu ponto de vista. Da parábola que se segue, parece que ele não tinha uma reivindicação “justa” sobre a herança, mas foi influenciado pela cobiça. Além disso, se ele “tivesse” qualquer reivindicação justa, poderia ter sido garantida pelas leis da terra,

Fale com meu irmão – Comande meu irmão.

Divida a herança – Uma herança é a propriedade que um pai deixa para seus filhos. Entre os judeus, o irmão mais velho tinha duas partes, ou o dobro de qualquer outro filho, Deuteronômio 21:17 . O restante foi dividido igualmente entre todas as crianças.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 12: 13-15 . Um deles disse: Mestre, fale com meu irmão, etc. – Enquanto Jesus discursava, como relatado acima, a seu discípulo, um da multidão que foi reunida a respeito de Jesus, solicitou que ele falasse com seu irmão e o convencesse a dividir sua herança paterna e lhe dar sua parte. Mas, porque julgar em matéria civil era a província dos magistrados e estrangeiro até o fim da vinda de nosso Senhor, ele se recusou a se intrometer na briga. Não se diz qual desses irmãos estava errado; somente porque a disposição que eles descobriram propiciou uma oportunidade adequada de aconselhamento religioso, nosso Senhor a abraçou e advertiu seus ouvintes da maneira mais solene contra a cobiça, declarando que nem a duração nem a felicidade da vida de um homem dependem da grandeza de Deus. suas posses. Ele disse: Preste atenção e tenha cuidado – grego, cuidado, e fique atento , contra a cobiça. A frase é animada e cheia de força. Algumas versões antigas e boas cópias leem, de toda cobiça, em que medida, sem dúvida, nosso Senhor pretendia que sua cautela fosse compreendida, quer ele a expressasse ou não de maneira tão específica. “Falando propriamente, a cobiça é um amor imoderado pelo dinheiro. Agora, dessa paixão, existem dois tipos: um que, na busca de seu objetivo, não critica fraude, falsidade e opressão, e que geralmente é acompanhado de falta de bondade e caridade. Esta é a espécie mais odiosa e criminosa de cobiça. A outra forma do vício consiste em uma alta estima das riquezas como o principal bem, em buscar a felicidade dos prazeres que elas obtêm e em substituí-las no lugar da providência e graça de Deus. Esse amor pelas riquezas é, nas Escrituras, enfaticamente denominado uma confiança nelas, e é uma espécie de cobiça que é abundantemente compatível com a justiça, sendo frequentemente encontrada em pessoas que não são notáveis ??pela falta dessa virtude. ” Assim, o Dr. Macknight; ao qual podemos acrescentar, com o Dr. Whitby, que o desejo de ter mais do que realmente precisamos e que não suprir as necessidades de outras pessoas ou promover a glória de Deus, mas que possamos mantê-la e valorizá-la e desfrutar nós mesmos, é uma espécie de cobiça; pois essas palavras são certamente produzidas como dissuasivas desse pecado, que não poderiam ser, não eram o desejo de ter mais uma espécie ou sintoma. E pelas palavras que seguimos aprendemos, que ser mais solícito em relação às coisas temporais do que espirituais, e estar ansioso por elas, quando ainda não somos ricos em Deus, é outro sinal de cobiça. Isso pode ser concluído pela preocupação dessa pessoa em dividir sua herança, em vez de que nosso Senhor a instrua no modo de vida, sendo isso que deu ocasião à advertência de Cristo, para que se tenha cuidado com a cobiça; e segue-se ainda mais claramente o exemplo do rico tolo, mencionado nos versículos seguintes, que estava tão preocupado em acumular seus bens, mas nem um pouco preocupado em ser rico para com Deus; isto é, ter seu tesouro com Deus nos céus e estimar suas principais riquezas como herdeiro do reino de Deus, Lucas 12:32 , e empregar sua propriedade de uma maneira que fosse aceitável para Deus, e cuidar de sua própria felicidade futura; pois isso é uma indicação clara de um coração que valoriza essas preocupações temporais mais do que o favor de Deus, ou riquezas celestes, que, no julgamento de São Paulo, torna a cobiçada culpada de idolatria. Para a vida de um homem – isto é, o conforto e a felicidade dela; não consiste na abundância que ele possui – nem a continuidade de sua vida, mesmo pelo menor período de tempo, pode ser assegurada por essa abundância.

Comentário de E.W. Bullinger

Mestre = Professor. App-98.

dividir. Compare Deuteronômio 21: 15-17 .

com. Grego. meta. App-104.

Comentário de John Calvin

13. Peça a meu irmão que divida Nosso Senhor, quando solicitado a assumir o cargo de dividir uma herança, se recusa a fazê-lo. Agora, como isso tendia a promover a harmonia fraternal, e como o ofício de Cristo era não apenas reconciliar os homens com Deus, mas levá-los a um estado de acordo um com o outro, o que o impediu de resolver a disputa entre os dois irmãos? (265) Parece ter havido principalmente duas razões pelas quais ele recusou o cargo de juiz. Primeiro, como os judeus imaginavam que o Messias teria um reino terrestre (266), ele desejava se proteger contra fazer qualquer coisa que pudesse suportar esse erro. Se o tivessem visto dividir heranças, o relatório desse processo seria imediatamente divulgado. Muitos teriam sido levados a esperar uma redenção carnal, que eles também desejavam ardentemente; e homens maus teriam declarado em voz alta que ele estava efetuando uma revolução no estado e derrubando o Império Romano. Nada poderia ser mais apropriado, portanto, do que esta resposta, pela qual todos seriam informados, de que o reino de Cristo é espiritual. Vamos aprender com isso a regular nossa conduta por prudência e a não empreender nada que possa admitir uma construção desfavorável.

Em segundo lugar, nosso Senhor pretendia fazer uma distinção entre os reinos políticos deste mundo e o governo de sua Igreja; pois ele havia sido designado pelo Pai para ser um professor, que deveria

divide em pedaços, pela espada da palavra, os pensamentos e sentimentos, e penetra nas almas dos homens,
( Hebreus 4:12 )

mas não era um magistrado para dividir heranças Isso condena o roubo do papa e de seu clero, que, embora se dediquem a ser pastores da Igreja, ousaram usurpar uma jurisdição terrena e secular, que é inconsistente com seu ofício; pois o que é em si lícito pode ser impróprio em certas pessoas.

Havia também, na minha opinião, uma terceira razão de grande peso. Cristo viu que esse homem estava negligenciando a doutrina e estava olhando apenas para suas preocupações particulares. Esta é uma doença muito comum. Muitos que professam o Evangelho não se atrevem a usá-lo como uma falsa pretensão de promover seus interesses particulares e a alegar a autoridade de Cristo como um pedido de desculpas por seus ganhos. Das exortações (267) que são imediatamente adicionadas, podemos facilmente tirar essa inferência; pois se esse homem não tivesse se valido do evangelho como pretexto para seu próprio emolumento, Cristo não teria tido ocasião de dar esse aviso contra a cobiça. O contexto, portanto, torna suficientemente evidente que este era um pretenso discípulo, cuja mente estava inteiramente ocupado com terras ou dinheiro.

É altamente absurdo nos anabatistas inferir dessa resposta que nenhum cristão tem o direito de dividir heranças, de participar de decisões legais ou de demitir qualquer cargo público. Cristo não discute da natureza da coisa em si, mas de seu próprio chamado. Tendo sido nomeado pelo Pai para um propósito diferente, ele declara que não é juiz, porque não recebeu tal ordem. Vamos manter por esta regra, que cada um mantenha dentro dos limites do chamado que Deus lhe deu.

Comentário de Adam Clarke

Fale com meu irmão, que ele divide. Entre os judeus, os filhos tiveram a herança de seus pais dividida entre eles; o mais velho tinha uma porção dupla, mas todo o resto tinha partes iguais. É provável que a pessoa reclamada no texto tenha sido o irmão mais velho; e ele desejava guardar o todo para si – um caso que está longe de ser incomum. O espírito de cobiça cancela todos os laços e obrigações, erra o certo e nada se importa com pai ou irmão.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 12: 13-14 . Mestre, fale com meu irmão, etc. – Enquanto Jesus estava exortando seus discípulos, uma certa pessoa na multidão implorou que ele convencesse seu irmão, que provavelmente estava presente, a dividir sua herança paterna e dar-lhe sua parte. O recorrente provavelmente pensou que, como Messias, ele atuaria no caráter de um príncipe, que decidira controvérsias relacionadas à propriedade; mas, porque julgar em matéria civil era a província do magistrado e estrangeiro até o fim da vinda de nosso Senhor ao mundo, ele se recusou a se intrometer na briga.

Comentário de Spurgeon

Lucas 12: 13-14 . E um da companhia lhe disse: Mestre, fala com meu irmão, que ele divide a herança comigo; e ele lhe disse: Homem, quem me fez juiz ou divisor sobre você?

Nosso Senhor era um juiz e um divisor, mas sua esfera de ação era espiritual; ele não interferiu nas disputas pessoais daqueles que se reuniram ao seu redor.

12:15 . E ele lhes disse: Cuidado, e tenha cuidado com a cobiça; porque a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui.

Cristo aproveitou o pedido desse homem e o transformou no texto de um sermão contra a cobiça.

Lucas 12: 16-19 . E ele lhes contou uma parábola, dizendo: A terra de um certo homem rico produziu abundantemente; e ele pensou em si mesmo, dizendo: O que devo fazer, porque não tenho espaço para dar meus frutos? E ele disse: Isto farei: derrubarei meus celeiros, e edificarei maior; e ali darei todos os meus frutos e meus bens. E direi à minha alma: Alma, tens muitos bens depositados por muitos anos, relaxa, come, bebe e se diverte.

Observe como o homem rico gostava dos pequenos pronomes “eu” e “meu”. Ele viveu apenas para si mesmo, e era uma personificação daquela cobiça que nosso Senhor abominou e denunciou. Que contraste vívido há entre o que o homem disse a si mesmo e a mensagem do Senhor para ele!

12:20 . Mas Deus lhe disse: Tu, tolo, nesta noite a tua alma será exigida de ti; então de quem serão essas coisas que tu proveste?

Isso também pode ser dito para qualquer um de vocês; onde você estaria se o Senhor lhe dissesse: “Esta noite a tua alma será exigida de ti”?

Lucas 12: 21-23 . Assim é quem guarda tesouros para si mesmo e não é rico para com Deus. E ele disse aos seus discípulos: Portanto, eu vos digo: Não penses na tua vida o que comereis; nem pelo corpo, o que vestis. A vida é mais do que carne e o corpo é mais do que roupas.

Não gaste seu cuidado com as coisas inferiores; cuide mais daquilo que vale a pena cuidar – mais do corpo do que do vestuário, mais da vida do que da carne e, conseqüentemente, mais do espírito imortal do que de qualquer outra coisa, e mais de Deus do que de sua própria alma. Deixe seus cuidados serem classificados de acordo com seus objetos; fixar um cuidado, um cuidado ansioso nas coisas menores, será realmente uma loucura.

12:24 . Considere os corvos: pois eles não semeiam nem colhem; que não têm armazém nem celeiro; e Deus os alimenta: quanto mais sois melhores que as aves?

Parece, então, que aqueles que são alimentados por Deus são muito melhores do que aqueles que são alimentados por homens. Os corvos não se importam, pois Deus cuida deles; e, se alguma vez pudéssemos trazer nossos corações a uma condição em que sentimos que tudo a ver conosco estava nas mãos de Deus, deveríamos entrar em uma abençoada e santificada liberdade de cuidado, na qual encontraríamos um doce repouso de espírito.

“Sob o céu que se espalha,

Nenhuma criatura é alimentada;

E quem alimenta os corvos,

Vai dar pão aos filhos.

Lucas 12: 25-26 . E qual de vocês, pensando bem, pode adicionar à sua estatura um côvado? Se você não é capaz de fazer o que é menos, por que pensar no resto?

Seria uma questão muito pequena para você se tivesse um pé mais alto ou se tivesse um pé mais baixo. Não é que fazer de você um côvado mais alto ou mais baixo seja algo pequeno a se fazer, mas é uma coisa pequena em seu resultado; é uma questão insignificante se um homem é alto ou baixo. Se você não conseguir reduzir sua estatura ou aumentá-la, não pense ansiosamente em outras coisas.

12:27 . Considere os lírios como crescem: não trabalham, não giram; e ainda vos digo que Salomão em toda a sua glória não se vestiu como um deles.

Para que Deus cuide não apenas das coisas que têm necessidades, como os corvos, mas das coisas que têm luxos, como os lírios. Quando Deus faz alguma coisa, ele faz bem. Ele é uma grande governanta; ele não mede tantas onças de pão por dia, como se estivéssemos em uma casa de trabalho, mas “os que buscam o Senhor não desejam nada de bom”. “Nada de bom ele negará aos que andam na vertical.” Os lírios podem se dar bem sem seus tons dourados, podem amadurecer suas sementes sem os caules alongados que os elevam onde podem ser observados; mas Deus cuida mais deles do que Salomão de si mesmo, pois “Salomão em toda a sua glória não se vestia como um deles”. Agora, queridos filhos de Deus, se você confiar em seu Pai Celestial, ele verá que você não tem motivos para cuidar. Se você confiar nele com sua alma, ele não lhe dará uma salvação nua, mas um rico manto de justiça para cobrir toda a sua nudez. Quando ele faz algum trabalho, ele o faz de uma maneira melhor do que o mais sábio dos homens poderia fazer; e a própria natureza, trabalhando como trabalha para os lírios, é apenas Deus trabalhando de outra maneira. Mas quando o próprio Deus, sem a intervenção das leis da natureza, trabalha no reino de sua graça, ele o faz perfeitamente; ele faz isso gloriosamente.

12:28 . Se então Deus veste a grama, que está hoje no campo, e amanhã é trazida ao forno; Quanto mais ele te vestirá, ó de pouca fé?

Sua vida não é como a grama, ou a flor do campo, que desaparece nos dias de verão. Deus cuidará de você, e as coisas eternas terão dele um cuidado ainda maior do que ele dá ao temporal. No entanto, quanto Deus realmente faz pelas flores – flores que apenas abrem suas xícaras de manhã e as fecham na morte à noite! Quanta habilidade e sabedoria há até sobre eles! Não haverá maior habilidade e sabedoria empregadas sobre você que, quando você começar a florescer à luz de Deus, continuará florescendo e florescendo e derramando seu perfume ao longo das eras sem fim?

Lucas 12: 29-30 . E não procurareis o que comereis ou o que bebereis, nem tenhais dúvidas. Pois todas essas coisas nas nações do mundo buscam e vosso Pai sabe que você precisa delas.

Para você, o imortal, o nascido duas vezes, o próprio guarda-corpo de Cristo, viver para as coisas pelas quais os homens do mundo vivem, é degradar os pares do céu, trazer aqueles que são do sangue real dos céus para uma busca grosseira. Não; que todo o seu pensamento, coração e vida sejam gastos por algo mais alto e melhor do que essas coisas; e deixe os cuidados inferiores com seu pai.

Lucas 12: 31-32 . Mas busque o reino de Deus; e todas estas coisas serão adicionadas a você. Não temas o pequeno rebanho; pois é um prazer de seu Pai dar-lhe o reino.

Quando Abraão teve muitos filhos, deu a cada um deles uma porção e os despediu; mas Isaque tinha a herança da família. É o mesmo com você. O Senhor pode dar aos outros mais do que lhe concede nesta vida, mas para você ele reserva o reino. Você não está contente com isso, o que mais o seu Pai lhe der ou reter?

12:33 . Vende o que tendes e dai esmolas;

Ou seja, não dê apenas um pouco, o que você pode facilmente poupar; mas às vezes até se beliscam para aliviar os pobres.

Lucas 12: 33-34 . Dai-vos sacos que não envelhecem, tesouro no céu que não falha, onde nenhum ladrão se aproxima, nem mariposa corrompe. Pois onde estiver o seu tesouro, também estará o seu coração.

Você certamente viverá para aquilo que é o objeto mais escolhido do seu amor. Tudo o que você pensa ser o primeiro, será o primeiro; e o que você ama em seu coração, certamente seguirá em sua vida.

Lucas 12: 35-36 . Sejam cingidos os lombos e acesas as tuas luzes; e vós mesmos semelhantes aos homens que esperam pelo seu senhor, quando ele voltará das bodas; para que, quando vier e bater, possam abrir-lhe imediatamente.

Muitas pessoas estão pensando agora no primeiro advento de Cristo, mas essa passagem nos pede que assistamos à sua gloriosa segunda vinda.

12:37 . Bem-aventurados os servos, a quem o senhor, quando vier, achar vigiando; em verdade vos digo que ele deve se cingir e fazê-los sentar-se em carne, e sairá e os servirá.

Eu nunca li este versículo sem pensar na maravilhosa condescendência de nosso Senhor. Mesmo no dia em que ele aparece na glória, seus pensamentos serão mais sobre o seu povo do que sobre si mesmo: “Ele se cingirá e fará com que se assentem em carne, e sairá e os servirá.”

12:33 . E se ele vier na segunda vigília, ou na terceira vigília, e achar que são assim, bem-aventurados os servos.

Não podemos dizer quando ele virá, mas “Bem-aventurados os servos, a quem o senhor, quando vier, achar vigiando”.

Lucas 12: 39-44 . E isso sabe que, se o homem da casa soubesse a que horas o ladrão chegaria, ele teria vigiado e não teria sofrido com que sua casa fosse invadida. Sede, pois, prontos também: pois o Filho do homem vem à hora em que não pensais. Então Pedro disse-lhe: Senhor, tu falas esta parábola para nós, ou mesmo para todos? E o Senhor disse: Quem então é aquele mordomo fiel e sábio, a quem seu senhor fará governar sua casa, para lhes dar sua porção de carne no devido tempo? Bem-aventurado aquele servo, a quem seu senhor, quando vier, o achar. Em verdade vos digo que ele o fará governar tudo o que tem.

Palavras maravilhosas! No momento, não podemos dizer tudo o que eles significam; mas, pela graça de Deus, que eles se cumpram conosco quando nosso Senhor vier nos levar para si!

Comentário de Spurgeon

Lucas 12: 13-14 . E um da companhia disse-lhe: Mestre, fala com meu irmão, que ele divide a herança comigo. E ele lhe disse: Homem, quem me fez juiz ou divisor sobre você?

Nosso Senhor manteve seus negócios apropriados, que eram a pregação do evangelho e a cura dos enfermos. Hoje, descobrimos que o ministro do evangelho é convidado a fazer quase tudo. Ele deve ser um político; ele deve ser um reformador social; ele deve ser, não sei o quê. Da minha parte, muitas vezes sinto como se pudesse responder: “Quem me fez fazer algo desse tipo? Se eu puder pregar o evangelho, terei feito bem se fizer isso para a glória de Deus e para a salvação dos homens. Certamente há pessoas suficientes para serem juízes e divisores, políticos suficientes para atender à política e muitos homens que se sentem qualificados para dirigir reformas sociais. Alguns de nós podem ser poupados para cuidar de assuntos espirituais. ”

12:15 . E ele lhes disse: Cuidado, e tenha cuidado com a cobiça; porque a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui.

Jesus deu a seus ouvintes uma boa lição moral e espiritual da ocorrência que eles testemunharam e depois passou a falar do assunto que sempre ocupava seus pensamentos.

Lucas 12: 16-17 . E ele lhes contou uma parábola, dizendo: A terra de um certo homem rico produziu abundantemente; e ele pensou em si mesmo, dizendo: O que devo fazer, porque não tenho espaço para dar meus frutos?

Ele não perguntou: “Onde posso encontrar um caso carente em que possa usar minha superfluidade para caridade?” Ah não! Como posso acumular isso? Como posso guardar tudo para mim? Este era um homem egoísta e mundano.

Lucas 12: 18-20 . E ele disse: Isto farei: derrubarei meus celeiros, e edificarei maior; e ali darei todos os meus frutos e meus bens. E direi à minha alma: Alma, tens muitos bens depositados por muitos anos; leve a sua mala, coma, beba e seja alegre. Mas Deus lhe disse: Tu, tolo,

Outros homens disseram sobre ele: “Este é um homem sábio; ele se importa com a principal chance; ele é um sujeito abundantemente dotado de bom senso e prudência; ” mas Deus lhe disse: “Tu enganas”

12:20 . Nesta noite, tua alma será exigida de ti:

Eu gostaria que você definisse isso como uma imagem do quadro que tivemos nesta manhã: “Hoje estarás comigo no Paraíso.” Isso foi dito por Cristo ao ladrão penitente, mas a esse impenitente homem rico, Deus disse: “Esta noite a tua alma será exigida de ti”.

Lucas 12: 20-21 . Então, de quem serão essas coisas que você forneceu? Assim é quem guarda tesouros para si mesmo e não é rico para com Deus.

“Quem deposita tesouro para si mesmo.” Esse era o ponto principal da conduta errada desse homem, seu egoísmo. Sua caridade começou em casa e terminou ali; ele viveu apenas para si mesmo.

Lucas 12: 22-23 . E ele disse aos seus discípulos: Portanto, eu vos digo: Não penses na tua vida o que comereis; nem pelo corpo, o que vestis. A vida é mais do que carne e o corpo é mais do que roupas.

Não tenha nenhum cuidado ansioso e carking. Não cuide das coisas inferiores e negligencie sua alma. Cuide da sua alma; seu corpo se cuidará melhor do que sua alma. As roupas para o corpo chegarão no devido tempo; mas a roupa para a alma é o assunto mais importante. Portanto, veja isso.

Lucas 12: 24-27 . Considere os corvos: pois eles não semeiam nem colhem; que não têm armazém nem celeiro; e Deus os alimenta: quanto mais sois melhores que as aves? E qual de vocês, pensando bem, pode adicionar à sua estatura um côvado? Se você não é capaz de fazer o que é menos, por que pensar no resto? Considere os lírios como crescem: não trabalham, não giram; e ainda vos digo que Salomão em toda a sua glória não se vestiu como um deles.

Os lírios simplesmente ficam parados à luz do sol e silenciosamente nos dizem: “Veja como são bonitos os pensamentos de Deus”. Se pudéssemos beber no amor de Deus e, quase sem fala, mostrá-lo em nossas vidas, como devemos glorificar o nome dele!

12:28 . Se Deus assim veste a grama, que está hoje no campo, e amanhã é lançada ao forno; Quanto mais ele te vestirá, ó de pouca fé!

Mas você tem alguma fé, senão o Salvador não teria lhe dito: “Ó de pouca fé!” O homem que não tem fé pode muito bem continuar se preocupando, labutando, girando; mas aquele que tem fé, como segue em seu trabalho diário, olha além disso para o Deus da providência, e assim Deus o mantém sem cuidado e o provê.

Lucas 12: 29-30 . E não procurareis o que comereis ou o que bebereis, nem tenhais dúvidas. Por todas essas coisas as nações do mundo buscam: e vosso Pai sabe que necessitais dessas coisas.

Ele sabe que você deve ir trabalhar por essas coisas; mas ele não quer que você se preocupe com eles. “Seu pai sabe.” Ele proverá. É o suficiente para ele conhecer os desejos de seus filhos, e ele certamente os suprirá.

12:31 . Mas busque o reino de Deus; e todas estas coisas serão adicionadas a você.

Jogado como uma espécie de peso. Você recebe o espiritual, e então as bênçãos comuns da vida serão adicionadas a você.

12:32 . Não temas, pequeno rebanho; pois é um prazer para seus pais dar-lhe o reino.

Essa é a sua parte. Outros podem ter alegrias inferiores; mas você deve ter o reino. O Senhor não poderia lhe dar mais do que isso; e ele não vai te dar menos.

12:33 . Vende o que tendes e dai esmolas;

Não dê apenas o que pode poupar; mas às vezes até se belisque e venda o que puder para ter mais a oferecer.

12:33 . Dai-vos sacos que não envelhecem, tesouro no céu que não falha, onde nenhum ladrão se aproxima, nem mariposa corrompe.

Coloque parte de sua propriedade onde não possa ser perdida. Cuide para que você invista um pouco dos pobres de Deus e da obra de Deus, onde o interesse será certo e o investimento será seguro.

12:34 . Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.

Certifique-se disso. Seu coração irá atrás do seu tesouro; e se nenhum dos seus tesouros foi para o céu, nenhum dos seus corações irá para lá.

Lucas 12: 35-36 . Sejam cingidos os lombos e acesas as tuas luzes; e vós mesmos semelhantes aos homens que esperam pelo seu senhor, quando ele voltará das bodas; para que, quando vier e bater, possam abrir-lhe imediatamente. Nosso Senhor lembrava constantemente a seus discípulos que chegaria o tempo em que os deixaria por um tempo; mas ele sempre manteve diante deles o pensamento de seu retorno, e pediu que observassem por ele como aqueles que esperam por seu senhor.

Lucas 12: 37-39 . Bem-aventurados os servos, a quem o senhor, quando vier, achar vigiando; em verdade vos digo que ele se cingirá e os fará sentar-se em carne, e sairá e os servirá. E se ele vier na segunda vigília, ou na terceira vigília, e achar que são assim, bem-aventurados os servos. E isto sabe que, se o homem bom da casa soubesse a que horas o ladrão chegaria, ele teria vigiado, e não sofrido a ruptura de sua casa.

Como ele não sabe quando o ladrão virá, ele está sempre assistindo.

Lucas 12: 40-41 . Sede, pois, prontos também: pois o Filho do homem vem à hora em que não pensais. Então Pedro disse-lhe: Senhor, tu falas esta parábola para nós, ou mesmo para todos?

E o Senhor lhe disse que, embora fosse falado a todos, tinha uma influência muito especial nos homens apostólicos, nos pregadores do evangelho, nos ministros de Cristo.

Lucas 12: 42-44 . E o Senhor disse: Quem então é aquele mordomo fiel e sábio, a quem seu senhor fará governar sua casa, para lhes dar sua porção de carne no devido tempo? Bem-aventurado aquele servo, a quem seu senhor, quando vier, o achar. Em verdade vos digo que ele o fará governar tudo o que tem.

Assim como Faraó fez José governar todo o Egito, assim, quando os homens se saírem bem no ministério de Cristo, ele os promoverá, e eles farão ainda mais por ele.

Lucas 12: 45-46 . Mas e se esse servo disser em seu coração, meu senhor atrasa sua vinda e começará a bater nos servos e donzelas, a comer e beber e a ficar bêbado; o senhor daquele servo chegará no dia em que não o procurar, e na hora em que ele não estiver ciente, e o cortará em pedaços.

Esta é uma expressão verdadeiramente terrível. Às vezes somos acusados ??de usar expressões muito fortes em relação à ira vindoura. É completamente impossível fazê-lo, mesmo que tentemos, pois as expressões do Senhor Jesus são mais profundamente terríveis do que qualquer outra que até os escritores medievais já sabiam inventar.

12:46 . E o designará sua parte com os incrédulos.

A pior parte que qualquer homem pode obter é com os incrédulos. Não há alguns aqui que, neste versículo, vejam como será a sua desgraça se estiverem entre aqueles que são descritos como estando em uma cisão, e tendo sua parte com os incrédulos?

12:47 . E aquele servo, que sabia que seus senhores o farão, e não se preparou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.

Para que haja diferentes medidas de responsabilidade; há graus de culpa e graus de punição.

12:48 . Mas aquele que não sabia, e cometeu coisas dignas de açoites, será açoitado com poucos açoites. Pois a quem tudo é dado, dele será exigido muito; e a quem os homens cometeram muito, a ele pedirão mais.

Ó meus irmãos! Que aqueles de nós que são privilegiados com a possessão do evangelho, e com toda a capacidade de propagá-la, indagem se poderíamos dar uma boa conta se o Senhor viesse hoje à noite e nos convoquem, como mordomos, a faça um relato de nossa mordomia. Deus abençoe a todos nós a leitura da Sua Palavra! Amém.

Referências Cruzadas

Salmos 17:14 – Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos.

Ezequiel 33:31 – O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.

Lucas 6:45 – O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Atos dos Apóstolos 8:18 – Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro

1 Timóteo 6:5 – e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *