Estudo de João 18:36 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo.
João 18:36

Comentário de E.W. Bullinger

servos . Huperetes gregos . A mesma palavra que “oficial” , João 18: 3 .

agora Grego. freira, como em João 17: 5 .

Comentário de John Calvin

36. Meu reino não é deste mundo. Por essas palavras, ele reconhece que é um rei, mas, na medida do necessário para provar sua inocência, ele se limpa da calúnia; pois ele declara que não há desacordo entre seu reino e o governo ou ordem política; (154) como se ele tivesse dito: “Sou falsamente acusado, como se tivesse tentado produzir um desordeiro ou fazer uma revolução nos assuntos públicos. Eu tenho pregado sobre o reino de Deus; mas isso é espiritual e, portanto, você não tem o direito de suspeitar que eu aspire ao poder real. Essa defesa foi feita por Cristo antes de Pilatos, mas a mesma doutrina é útil para os crentes até o fim do mundo; pois se o reino de Cristo fosse terreno, seria frágil e mutável, porque

a moda deste mundo passa,
( 1 Coríntios 7:31 😉

mas agora, uma vez que é declarado celestial, isso nos assegura sua perpetuidade. Assim, se o mundo inteiro fosse derrubado, contanto que nossas consciências estivessem sempre voltadas para o reino de Cristo, permaneceriam, no entanto, firmes, não apenas em meio a agitações e convulsões, mas até mesmo em meio a terríveis ruínas e destruição. Se somos cruelmente tratados por homens iníquos, nossa salvação ainda é garantida pelo reino de Cristo, que não está sujeito ao capricho dos homens. Em resumo, existem inúmeras tempestades pelas quais o mundo é continuamente agitado, o reino de Cristo, no qual devemos procurar tranquilidade, é separado do mundo.

Também somos ensinados qual é a natureza deste reino; pois se isso nos fez felizes de acordo com a carne e nos trouxe riquezas, luxos e tudo o que é desejável para o uso da vida atual, sentiria o cheiro da terra e do mundo; mas agora, embora nossa condição seja aparentemente miserável, nossa verdadeira felicidade permanece intacta. Também aprendemos com quem são aqueles que pertencem a este reino; aqueles que, tendo sido renovados pelo Espírito de Deus, contemplam a vida celestial em santidade e justiça. No entanto, merece nossa atenção, da mesma forma, que não se diz que o reino de Cristo não está neste mundo; pois sabemos que ele tem seu lugar em nossos corações, como também Cristo diz mais: O reino de Deus está dentro de você ( Lucas 17:21 ). Mas, estritamente falando, o reino de Deus , enquanto habita em nós, é um estranho para o mundo, porque sua condição é totalmente diferente.

Meus servos se esforçariam. Ele prova que não tinha como objetivo um reino terrestre, porque ninguém se move, ninguém pega em armas em seu apoio; pois se um indivíduo particular reivindica a autoridade real, ele deve ganhar poder por meio de homens sediciosos. Nada desse tipo é visto em Cristo; e, portanto, segue-se que ele não é um rei terreno.

Mas aqui surge uma pergunta: não é lei cumprir a defesa do reino de Cristo pelas armas? Pois quando os reis e os príncipes (155) são ordenados a beijar o Filho de Deus ( Salmos 2:10 ), eles não apenas são obrigados a se submeter à sua autoridade em sua capacidade privada, mas também a empregar todo o poder que possuem, em defender a Igreja e manter a piedade. Respondo, primeiro, aqueles que tiram essa conclusão que a doutrina do Evangelho e a pura adoração a Deus não devem ser defendidas pelas armas, são raciocinadores inábeis e ignorantes; pois Cristo argumenta apenas pelos fatos do caso em questão, quão frívolas eram as calúnias que os judeus haviam trazido contra ele. Em segundo lugar, embora os reis piedosos defendam o reino de Cristo pela espada, ainda assim é feito de maneira diferente daquela na qual os reinos do mundo costumam ser defendidos; pois o reino de Cristo, sendo espiritual, deve ser fundamentado na doutrina e no poder do Espírito. Da mesma maneira, também, sua edificação é promovida; pois nem as leis e decretos dos homens, nem os castigos infligidos por eles entram nas consciências. No entanto, isso não impede os príncipes de defender acidentalmente o reino de Cristo; em parte, designando disciplina externa e, em parte, emprestando sua proteção à Igreja contra homens iníquos. No entanto, resulta da depravação do mundo, que o reino de Cristo é fortalecido mais pelo sangue dos mártires do que pela ajuda de armas.

Comentário de Adam Clarke

Meu reino não é deste mundo – é puramente espiritual e divino. Se fosse de natureza secular, meus servos teriam argumentado – eles teriam oposto força com força, como fazem os reinos deste mundo em suas guerras; mas como meu reino não é deste mundo, portanto, nenhuma resistência foi feita. Eusébio relata, Hist. Eccles. lib. iii. c. 20, que “Os parentes de nosso Senhor foram levados a Domiciano e interrogaram se eram da família de Davi; e que tipo de reino de Cristo era e onde ele apareceria? Eles responderam que esse reino não era nada disso. mundo, nem de natureza terrena; que era totalmente celestial e angelical; e que não aconteceria até o fim do mundo “.

Comentário de Scofield

deste Gk. ek, fora ou de acordo com.

mundo kosmos = sistema mundial. 1 Coríntios 1:20 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu: Meu reino não é deste mundo; se meu reino fosse deste mundo, então meus servos lutariam, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora não é meu reino daqui.

Meu reino não é deste mundo – não é um reino externo, mas um reino espiritual; para que eu não fosse entregue aos judeus – o que Pilatos já havia tentado fazer, João 18:31 , e depois realmente, João 19:16 .

Referências Cruzadas

Salmos 45:3 – Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Lucas 12:14 – Respondeu Jesus: “Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? “

Lucas 17:20 – Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,

João 6:15 – Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

João 8:15 – Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.

João 18:11 – Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? “

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Colossenses 1:12 – dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *