Estudo de Salmos 45:3 – Comentado e Explicado

Cingi-vos com vossa espada, ó herói; ela é vosso ornamento e esplendor.
Salmos 45:3

Comentário de Albert Barnes

Cinge a tua espada à coxa – Ou seja, arme-se ou prepare-se para a batalha e a conquista. O Messias é introduzido aqui como um rei conquistador; prestes a submeter as nações a si mesmo; prestes a estabelecer um reino permanente.

O mais poderoso – Isto é, Herói; Guerreiro; Conquistador.

Com a tua glória e majestade – Com a glória e majestade apropriada para ti; ou que lhe pertencem adequadamente. É ao mesmo tempo a expressão de um desejo por parte do autor do salmo, e uma descrição profética. O salmista desejava que ele fosse assim à conquista do mundo; e viu que ele faria isso. Compare o Salmo 45: 5-6 . É desnecessário observar que isso é fácil e naturalmente aplicável ao Messias – o Senhor Jesus – como algo que avança pela subjugação do mundo à autoridade de Deus. Compare 1 Coríntios 15:25 , 1 Coríntios 15:28 . Veja também, em referência à figura usada aqui, Isaías 49: 2 ; Hebreus 4:12 ; Apocalipse 1:16 ; Apocalipse 19:15 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 45: 3 . Cinge tua espada, etc. – Isto significa que Cristo veio vitoriosamente para estabelecer seu reino espiritual em nossos corações, e para governar e reinar neles pelo poder de sua graça; em alusão aos potentados terrestres, que são investidos com as insígnias da majestade, e cingidos com sua armadura adequada quando saem para a batalha. Mas a espada com a qual Cristo estava armado era a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. O bispo Hare apresenta o verso: Cinge-te com a espada na coxa, ó Poderoso: a tua glória e a tua fama são para sempre.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 45: 3-4 . Cinge a tua espada à coxa, ó Poderoso – “Tendo descrito a beleza e a eloqüência do rei, o profeta passa a expor seu poder e a armar-se como um guerreiro para a batalha.” A espada do Messias, que aqui é colocada, por uma sinédoque, para todos os seus braços, é a sua Palavra, que, na linguagem de São Paulo, é dita ser rápida e poderosa, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes , e é representado por São João como uma espada afiada de dois gumes saindo da boca, Hebreus 4:12 ; Apocalipse 1:19 . Com isso, ele fere seus inimigos, e com isso subjuga as nações, e amplia e estabelece seu reino, tanto na terra como no coração de seu povo. Com a tua glória e majestade – Ou, que é a tua glória e a tua majestade; isto é, qual espada ou palavra é o grande instrumento de manter e espalhar tua honra, glória e reino. Ou, como o bispo Patrick parafraseia a cláusula: “Aparece como você em tal esplendor e majestade, que pode servir de emblema do poder mais ilustre e autoridade soberana, em que o onipotente Senhor de todo o mundo se mostrará entre os homens”. E em tua majestade Sendo assim magnificamente cingido e armado; cavalgue próspero – Marque com rapidez e sucesso contra teus inimigos; por causa da verdade, etc. – Hebraico, ?? ??? ??? , gnal debar emeth, sobre a palavra da verdade, isto é, o evangelho; que é chamada a palavra da verdade, Efésios 1:13 , e não menos verdadeiramente pode ser chamada a palavra da mansidão, porque não é entregue com terror, como era a lei no Sinai, mas mansamente e docemente; e a palavra da justiça, porque traz justiça eterna, e excita fortemente todos os homens à prática da justiça e santidade. E assim o evangelho é comparado a um cavalo ou carruagem, sobre os quais se diz que Cristo cavalga, quando o evangelho é pregado e levado de um lugar para outro. E isto pode ser acrescentado aqui, para mostrar a grande diferença entre os reinos do mundo, que são administrados e governados com pompa e glória exteriores, e o reino de Cristo, que é um reino espiritual, não deste mundo, e como o cônjuge, mencionado Salmos 45:13 : todos gloriosos por dentro, como consistindo em graças e virtudes espirituais, verdade, mansidão e retidão. E a tua mão direita te ensinará coisas terríveis – farás grandes e gloriosas façanhas, que serão terríveis para os teus inimigos, como o próximo versículo explica, e isso não por grandes forças e pela ajuda de outros, mas por ti mesmo. poder único, Isaías 63: 3 . Mas a frase que a tua mão direita te ensinará, não deve ser tomada adequadamente, pois assim ele ensinou a sua mão, não a sua mão; mas o significado é que sua mão o mostre, descubra e trabalhe diante dele. O LXX. rendê-lo, ?d???se? se ?a?µast?? , a tua mão direita o guiará ou te guiará maravilhosamente.

Comentário de E.W. Bullinger

mais poderoso = poderoso. Gibor hebraico. Com tua glória. Forneça reticências (App-6), repetindo “[Cinge-te] com Tua glória” .

Comentário de Adam Clarke

Cinge a tua espada à coxa, ó valente – Esta cláusula deve ser traduzida, ó herói, cinge a tua espada à coxa! Penso que isso não se pode falar de Salomão. Ele não era um príncipe guerreiro: ele nunca fez nenhum feito de armas. Foi dito que ele teria sido um guerreiro se tivesse inimigos; poderia ter sido assim: mas as palavras se aplicam mais adequadamente a Cristo, que é rei dos reis e senhor dos senhores; cuja espada de dois gumes, saindo de sua boca, corta todos os seus adversários em pedaços.

Com tua glória e majestade – Seja como a guerra, como és glorioso e majestoso. A corte de Salomão era esplêndida e sua pessoa era majestosa. Essas palavras podem ser bem ditas sobre ele. Mas a majestade e a glória de Cristo são acima de tudo: ele é superior a todos os reis da terra; e tem um nome acima de todo nome; e nele todo joelho dobrará, e toda língua confessará.

Comentário de John Calvin

3. Cinge a tua espada à coxa. Aqui Salomão é elogiado também por seu valor bélico, que causa terror em seus inimigos, assim como por suas virtudes que lhe conferem autoridade entre seus súditos e garantem sua reverência. Por um lado, nenhum rei será capaz de preservar e defender seus súditos, a menos que seja formidável para seus inimigos; e, por outro lado, será de pouco propósito fazer uma guerra ousada contra reinos estrangeiros, se o estado interno de seu próprio reino não for estabelecido e regulado em retidão e justiça. Por conseguinte, o escritor inspirado diz que a espada com a qual ele será cingido será, em primeiro lugar, um sinal de coragem guerreira para repelir e derrotar seus inimigos; e, em segundo lugar, também da autoridade , para que ele não seja desprezado entre seus próprios súditos. Ele acrescenta, ao mesmo tempo, que a glória que ele obterá não será uma coisa meramente transitória, como a pompa e a glória vã dos reis, que logo se deterioram, mas terão duração duradoura e aumentarão muito.

Ele então fala das virtudes que mais florescem em tempos de paz e que, por uma semelhança apropriada, ele mostra ser o verdadeiro meio de acrescentar força e prosperidade a um reino. À primeira vista, de fato, parece ser um modo de expressão estranho e deselegante, falar de andar sobre a verdade, mansidão e retidão (versículo 4;) mas, como já disse, ele compara essas virtudes com os carros de maneira muito adequada. , em que o rei é conspicuamente carregado no alto com grande majestade. A essas virtudes, ele se opõe não apenas à vaidade e pompa e desfile em que os reis terrenos se orgulham orgulhosamente; mas também aos vícios e corrupções pelas quais eles se esforçam mais comumente para adquirir autoridade e renome. O próprio Salomão

“Misericórdia e verdade preservam o rei;
e seu trono é sustentado pela misericórdia. ”- Provérbios 20:28

Mas, pelo contrário, quando os reis do mundo desejam aumentar seus domínios e aumentar seu poder, ambição, orgulho, ferocidade, crueldade, exações, rapina e violência, são os cavalos e os carros que empregam para realizar seus fins; e, portanto, não é de admirar-se se Deus os derrubaria com muita frequência, quando assim exaltado com orgulho e vaidosa glória, de seus tronos cambaleantes e decadentes. Para os reis, portanto, cultivar fidelidade e justiça, e temperar seu governo com misericórdia e bondade, é o verdadeiro e sólido fundamento dos reinos. A última cláusula do versículo sugere que tudo o que Salomão empreende prosperará, desde que ele combine com coragem guerreira as qualidades da justiça e da misericórdia. Reis que são carregados de cabeça erguida com um impulso cego e violento, podem por um tempo espalhar terror e consternação ao seu redor; mas logo caem pela força de seus próprios esforços. A devida moderação e, portanto, a autocontrole uniforme, são os melhores meios para fazer com que as mãos dos valentes sejam temidas e temidas.

Comentário de John Wesley

Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.

Tua espada – Para ferir teus inimigos. E a espada está aqui colocada para todos os seus braços, como em muitos outros lugares.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *