Estudo de Romanos 14:17 – Comentado e Explicado

O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo.
Romanos 14:17

Comentário de Albert Barnes

Para o reino de Deus – Para uma explicação desta frase, veja a nota em Mateus 3: 2 . Aqui, significa que as singularidades do reino de Deus, ou da Igreja de Cristo na Terra, não consistem em observar as distinções entre carnes e bebidas, era verdade que por essas coisas os judeus tinham sido particularmente caracterizados, mas o cristão igreja deveria ser distinguida de uma maneira diferente.

Não é – não consiste em, ou não é distinguido por.

Carne e bebida – Ao observar distinções entre diferentes tipos de comida, ou fazer dessas observâncias uma questão de consciência como os judeus. Moisés não prescreveu nenhuma bebida em particular ou proibiu, mas os nazireus se abstiveram de vinho e todo tipo de bebida forte; e não é improvável que os judeus tivessem inventado algumas distinções sobre esse assunto que eles julgavam importantes. Por isso, é dito em Colossenses 2:16 : “Ninguém vos julgue em carne ou em bebida;” compare 1 Coríntios 8: 8 ; 1 Coríntios 4:20 .

Mas justiça – Esta palavra aqui significa “virtude, integridade”, um fiel cumprimento de todos os deveres que devemos a Deus ou a nossos semelhantes. Significa que o cristão deve viver de maneira a ser adequadamente denominado homem justo, e não homem cuja atenção seja absorvida pelas meras cerimônias e formas externas de religião. Dizem que produzir isso foi o principal objetivo e o principal ensinamento do evangelho; Tito 2:12 ; Compare Romanos 8:13 ; 1 Pedro 2:11 . Assim, é dito 1 João 2:29 : “Todo aquele que pratica a justiça nasce de Deus;” 1 João 3:10 : “Todo aquele que não faz justiça não é de Deus;” compare 1 João 3: 7 ; 1 Coríntios 15:34 ; 2 Coríntios 3: 9 ; 2 Coríntios 6: 7 , 2 Coríntios 6:14 ; Efésios 5: 9 ; Efésios 6:14 ; 1 Timóteo 6:11 ; 1 Pedro 2:24 ; Efésios 4:24 . Quem é justo, cuja característica é levar uma vida santa, é cristão. Se o seu grande objetivo é fazer a vontade de Deus, e se ele procura cumprir com fidelidade todos os seus deveres para com Deus e os homens, ele é renovado. Sobre essa justiça, ele não “dependerá” da salvação. Filêmon 3: 8-9 , mas considerará esse caráter e essa disposição como evidência de que ele é cristão e de que o Senhor Jesus lhe foi feito ”sabedoria e retidão, santificação e redenção ”; 1 Coríntios 1:30 .

E paz – Esta palavra, neste lugar, não se refere à “paz” e felicidade interna que o cristão tem em sua mente (compare as notas em Romanos 5: 1 ); mas à paz ou à concórdia em oposição à “disputa” entre irmãos. A tendência e o desígnio do reino de Deus é produzir concórdia e amor, e pôr fim à alienação e conflito. Embora, portanto, houvesse fundamento para as opiniões que alguns estimavam em relação aos rituais, era mais importante manter a paz do que obstinadamente pressionar esses assuntos à custa de conflitos e contendas. Que a tendência do evangelho é promover a paz e induzir as pessoas a deixar de lado todas as causas de contenda e contenda amarga, é evidente nas seguintes passagens do Novo Testamento; 1 Coríntios 7:15 ; 1 Coríntios 14:33 ; Gálatas 5:22 ; Efésios 4: 3 ; 1 Tessalonicenses 5:13 ; 2 Timóteo 2:22 ; Tiago 3:18 ; Mateus 5: 9 ; Efésios 4: 31-32 ; Colossenses 3: 8 ; João 13: 34-35 ; João 17: 21-23 . Esta é a segunda evidência de piedade pela qual os cristãos devem examinar seus corações – uma disposição para promover a paz de Jerusalém; Salmo 122: 6 ; Salmo 37:11 . Um espírito contencioso e briguento; uma disposição para ampliar ninharias; fazer do Shibboleth da festa uma ocasião de alienação, de queimação de coração e discórdia; semear dissensões por causa de pontos sem importância da doutrina ou da disciplina é uma prova completa de que não há apego Àquele que é o príncipe da paz. Tal disposição desonra infinitamente a causa da religião e talvez tenha feito mais para retardar seu progresso do que todas as outras causas reunidas. As contendas geralmente surgem de alguma questão pequena na doutrina, no vestuário, nas cerimônias; e, freqüentemente, quanto menor o assunto, mais acirrada a controvérsia, até que seu espírito de religião desapareça e a desolação assuma a face de Sião:

“O Espírito, como uma pomba pacífica,

Voa dos reinos do barulho e dos conflitos.

E alegria – Refere-se, sem dúvida, à felicidade “pessoal” produzida na mente pela influência do evangelho; veja as notas em Romanos 5: 1-5 .

In the Holy Ghost – Produced “by” the Holy Spirit; Romanos 5: 5 ; compare Gálatas 5: 22-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

reino de Deus . App-114.

carne, bebida = comer, beber.

justiça. Veja Romanos 1:17 .

alegria . Compare Gálatas 1: 5 , Gálatas 1:22 .

Espírito Santo . App-101.:14.

Comentário de John Calvin

17. Para o reino de Deus, etc. Ele agora, por outro lado, nos ensina que podemos sem perda abster-nos do uso de nossa liberdade, porque o reino de Deus não consiste em tais coisas. De fato, essas coisas, necessárias para edificar ou preservar o reino de Deus, não devem ser negligenciadas, quaisquer que sejam as ofensas a seguir: mas se, por amor, é lícito abster-se de comer, enquanto a honra de Deus não é ferida. , enquanto o reino de Cristo não sofre nenhum dano, enquanto a religião não é prejudicada, eles não devem ser levados com quem, por causa da carne, perturbe a Igreja. Ele usa argumentos semelhantes em sua primeira epístola aos coríntios:

“Carne”, ele diz, “para o estômago, e o estômago para carne; mas Deus destruirá ambos ”( 1 Coríntios 6:13 🙂

novamente,

“Se comermos, não teremos abundância” ( 1 Coríntios 8: 8. )

Com essas palavras, ele pretendeu mostrar brevemente que carne e bebida eram coisas muito inúteis, que por sua conta o curso do evangelho deveria ser impedido.

Mas justiça e paz, etc. Ele, de passagem, colocou isso em oposição à carne e à bebida; não com o objetivo de enumerar todas as coisas que constituem o reino de Cristo, mas de mostrar que consiste em coisas espirituais. Ele tem ao mesmo tempo, sem dúvida, incluído em poucas palavras um resumo do que é; ou seja, que, estando bem assegurados, tenhamos paz com Deus e possuamos verdadeira alegria de coração através do Espírito Santo que habita em nós. Mas, como eu disse, essas poucas coisas que ele acomodou ao seu assunto atual. Aquele que, de fato, se torna participante da verdadeira justiça, desfruta de um bem grande e inestimável, até uma calma alegria de consciência; e quem tem paz com Deus, o que mais pode desejar? (430)

Ao conectar paz e alegria , ele me parece expressar o caráter dessa alegria; pois, por mais torpedos que sejam os réprobos, ou por mais elevados que sejam, ainda assim a consciência não se torna calma e alegre, exceto quando sente que Deus é pacificado e propício a ela; e não há alegria sólida senão o que procede dessa paz. E, embora fosse necessário, quando se mencionava essas coisas, que o Espírito fosse declarado como autor; todavia, ele pretendia neste lugar indiretamente opor o Espírito a coisas externas, para que possamos saber, que as coisas que pertencem ao reino de Deus continuam completas para nós sem o uso de carnes.

Comentário de Adam Clarke

Para o reino de Deus – A religião sagrada que Deus enviou do céu e que pretende criar o instrumento de estabelecer uma contrapartida do reino de glória entre os homens: veja em Mateus 3: 2 ; (Nota).

Não é carne e bebida – não consiste nessas coisas exteriores e indiferentes. Não ordena nem proíbe particularmente.

Mas justiça – Perdão do pecado, e santidade do coração e da vida.

E paz – Na alma, a partir da sensação da misericórdia de Deus; paz regulando, governando e harmonizando o coração.

E alegria no Espírito Santo – felicidade espiritual sólida; uma alegria que brota de um sentido claro da misericórdia de Deus; o amor de Deus sendo derramado no coração pelo Espírito Santo. Em uma palavra, é a felicidade trazida à alma pelo Espírito Santo, e mantida ali pela mesma influência. Esta é uma contrapartida genuína do céu; justiça sem pecado, paz sem perturbação interior, alegria sem qualquer tipo de agonia mental ou medo angustiante. Veja a nota em Mateus 3: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Romanos 14:17 . Pois o reino de Deus não é carne, etc. – “O reino de Deus não proíbe nem ordena coisas como estas, nem é abordado com tão pouco assunto; mas o grande objetivo é regular o temperamento de seus professores. e da maneira mais eficaz para cultivar e promover a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo; ou seja, um temperamento sereno e uma alegria santa, apoiados por uma consciência de estrita integridade, estabelecida nos princípios do amor universal, e inspirado pelo abençoado Espírito de Deus. ” Veja Vida Cristã de Scott, vol. 1: p. 285

Comentário de Scofield

reino Veja, Gálatas 4: 9-11 ; Colossenses 2: 20-23 . (Veja Scofield “ Mateus 6:33 “) .

justiça (Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

Pois o reino de Deus não é carne e bebida; mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Para o reino de Deus – isto é, a verdadeira religião, não consiste em observâncias externas. Mas em justiça – A imagem de Deus estampada no coração; o amor de Deus e do homem, acompanhado pela paz que excede todo entendimento e alegria no Espírito Santo.

Referências Cruzadas

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 55:12 – Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Mateus 3:2 – Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 6:33 – Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Lucas 14:15 – Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”.

Lucas 17:20 – Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 13:52 – Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 8:6 – A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 4:20 – Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 8:8 – A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4:7 – E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Colossenses 2:16 – Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *